Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1506137 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #80 Online: 21 Setembro 2009 às 18:18:40 »
Aos leigos aí, mais uma coisa: atenção ao tamanho da pena e sua letra. Minha letra, por exemplo, é minúscula, então, mesmo com penas M, que são as que uso, algumas vezes costuma embolar. Mas, como já disse aqui, ambas as canetas que uso foram presente (a Parket Sonnet GT Aço ouro e a BOSTA da Waterman Hemisphere). Se possuem letra de tamanho normal, vão de M, que é o padrão. Salvo engano, todas as Parker vem com M e, se você não usar a caneta, é só mandar para a assistência técnica que eles trocam sem custo. Eu não sabia disso, fiquei com a M, mas para mim tinha que ser fina.

Quanto aos conversores, se a caneta já é algo que presta, vem com ele (aliás, porque todas não vem?). A Hemisphere não veio, mas é uma caneta barata, na faixa de...sei lá, uns 300 paus (barato para algo supostamente mais ou menos na linha). A sonnet não, já é coisa de uns 1000 reais. Esta veio com conversor, e é o que eu uso. Não dá para comparar com cartuchos gente. Sim, é tosco ter que colocar tinta toda semana (a minha acaba de semana em semana, mas escrevo muito, mas muito mesmo por semana, algo em torno de umas 20 páginas a mão), suja etc. Mas você limpa. No final das contas, os vidros de tinta são muito mais baratos do que os cartuchos. Um vidro de quink comigo, que custa uns 35 reais, dura um ano inteiro!


Flávio

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #81 Online: 21 Setembro 2009 às 19:11:43 »
Então para mim que escrevo muito pouco, umas 20 páginas por ano, um vidro desses vai durar uns 20 anos.
Um abraço
Fábio

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #82 Online: 21 Setembro 2009 às 19:24:01 »
Mais dúvidas (de noob):
1) Só as Parker vem o cartucho?
2) Toda tinteiro aceita cartucho?
3) Se a caneta aceita cartucho, posso usar com ou sem?
4) O cartucho é recarregável (eu é que carrego)?
5) Tem de ser guardada na vertocal, com a ponta para cima? Ou pode ficar deitada na mesa?
[ ]s
Luciano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #83 Online: 21 Setembro 2009 às 19:30:43 »
Mais dúvidas (de noob):
1) Só as Parker vem o cartucho? Não. Todas as canetas que prestam vem com o recarregador. Mas as mais baratas das linhas costumam não vir.
2) Toda tinteiro aceita cartucho? Que eu saiba, das atuais, sim.
3) Se a caneta aceita cartucho, posso usar com ou sem? Sim.
4) O cartucho é recarregável (eu é que carrego)? Cartucho ou o recarregador? O cartucho não é recarregável, mas descartável.
5) Tem de ser guardada na vertocal, com a ponta para cima? Ou pode ficar deitada na mesa? Pode ficar deitada.

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #84 Online: 21 Setembro 2009 às 19:34:09 »
Ah tá, o cartucho então é descartável. Mas vamos dizer que acabou a carga (eu tinha carregado), para eu por um cartucho eu primeiro tenho de lavar a caneta antes ou é só uma questão de abrir e espetar o cartucho ali dentro? Se for assim pelo menos no escritório dá para ficar sem back-up.
[ ]s
Luciano

*

Offline Fcc

  • **
  • 57
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #85 Online: 21 Setembro 2009 às 20:28:21 »
Ola Fábio, companheiro de Ht forum.

la estamos nós em outro fórum apaixonante $$$$.

Canetas, sempre foram, assim como relógios minha paixão. Acho que são coisas que andam lado a lado, sei lá...

Sobre a Lamy Safari, tenho a linha completa com esfero, roller, lapiseira e tinteiro. Usei a tinteiro minha faculdade inteira e te garanto é uma caneta pau pra toda obra, pode ir sem medo.

Abs !

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #86 Online: 21 Setembro 2009 às 21:19:13 »
Ah tá, o cartucho então é descartável. Mas vamos dizer que acabou a carga (eu tinha carregado), para eu por um cartucho eu primeiro tenho de lavar a caneta antes ou é só uma questão de abrir e espetar o cartucho ali dentro? Se for assim pelo menos no escritório dá para ficar sem back-up.

Só abrir e trocar.  A Parker 45 foi a primeira caneta tinteiro com cartuchos, o que deu o nome à caneta (em alusão á arma .45), por ser mais prático trocar os cartuchos a usar o conversor.

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #87 Online: 21 Setembro 2009 às 21:20:42 »
Ah tá, o cartucho então é descartável. Mas vamos dizer que acabou a carga (eu tinha carregado), para eu por um cartucho eu primeiro tenho de lavar a caneta antes ou é só uma questão de abrir e espetar o cartucho ali dentro? Se for assim pelo menos no escritório dá para ficar sem back-up.

Olá...
Como falei em uma postagem lá atrás, pode-se, com uma seringa e agulha, recarregar um cartucho... o orifício por onde se coloca a tinta é grande...
Ah, nada de se comparar com serviço de recarga de um cartucho de impressora!!!  ;D  ;D  ;D
Se a opção for a do descarte, tire o velho, vazio, e recoloque um novo!!!
Lembrem-se: canetas tinteiro são delicadas, mas, por outro lado, são pau para toda obra!!!
Não espere que uma tinteiro aguente o que uma BIC (a famosa "Brazilian International Canet" -  ;D  ;D  ;D ) aguenta!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #88 Online: 21 Setembro 2009 às 23:22:47 »
Olá Paulo, acho que na verdade, as canetas pau pra toda obra são as esfero, que vc guarda no bolso, leva de qualquer jeito, escreve em qualquer tipo de papel, em madeira, a carga dura meses, não vaza, é barata e vc encontra em qualquer lugar, e a tinta não sai nem a pau, pode escrever em papéis carbonados, etc.....as tinteiro são bem delicadas mesmo, tem que ter muito cuidado mesmo......

abraços

Moriel

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #89 Online: 21 Setembro 2009 às 23:26:30 »
Ah, em relação a recarregar cartuchos, o plástico dos cartuchos é bem mais maleável que o dos conversores, que são rígidos......com o tempo, os cartuchos vão alargando a "boca", o que pode causar vazamentos.....então não se deve recarregar os cartuchos muitas vezes, assim que se notar que estão alargando, tem que substituir.

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #90 Online: 22 Setembro 2009 às 00:01:33 »
5) Tem de ser guardada na vertocal, com a ponta para cima? Ou pode ficar deitada na mesa? Pode ficar deitada.

Pode ficar deitada sim! Até com a pena para baixo naqueles suportes de mesa.  ;)

O cuidado é no transporte da caneta tinteira!
Na mochila, dentro de um estojo chacoalhando não é legal.. ela vaza... no bolso da camisa com a pena para cima é o mais seguro... ou numa pasta ou mala q tenham suportes para q ela fique com a pena pra cima!
Rafael.

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #91 Online: 22 Setembro 2009 às 00:10:03 »
Bem, me empolguei com o assunto; gostaria de saber o quanto vcs escrevem por dia;  eu tenho uma sonnet aço ct que bebe uma tinta violenta (tenho 3 sonnets, essa é a que mais uso), pois uma vez ela caiu de pena no chão, e entortou......desentortei na hora, com as mãos mesmo, e ela ficou boa, mas larga bastante tinta, sem deixar passar pro outro lado do papel......essa Sonnet eu recarrego diariamente, o conversor deluxe (0,5ml).....outras canetas gastam menos, mas eu gosto das que "bebem", pois adoro o ritual de recarregá-las........logo que me organizar aqui, vou postar uma fotos do meu acervo de canetas e tintas......

Abraços

Moriel

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #92 Online: 22 Setembro 2009 às 00:24:03 »
Moriel...
Entenda o que estou falando...   :)  Veja, os amigos estão fazendo perguntas sobre as tinteiro com receio relativo, qual seja, aquele de quem se inicia na arte da escrita e da satisfação de escrever com uma tinteiro, com todo receio!!!  ;)  ;)  ;)
Ninguém está dizendo para que se escreva com uma tinteiro em um pedaço de pau!!!  :(  :(  :(
Eu tive a intenção de deixar claro que os cuidados não são tudo isso!!!  ;)  ;)  ;)
No mais, essa arte se une perfeitamente com os que amam relógios!!! Ou vamos levantar um muro com um PP no punho???  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #93 Online: 22 Setembro 2009 às 00:29:28 »
Primeiro foi com relógios agora canets...
Vcs são dose mesmo! ;D
No final, quero nome e endereço completo de todas as más influências aqui, pois quando minha mulher vier atrás do meu couro, vou dizer "É tudo culpa deles!!!" ;D

Nesse exato momento estou com algumas abas abertas olhando e pesquisando preço dessas aqui no eBay:


Parker Sonnet - laca preta (US$ 132,00)


Parker Sonnet - aço inox (US$ 95,00)


Parker Sonnet - laca(?) azul (US$ 95,00)


Parker Sonnet - preto fosco  (US$ 102,00)

Até agora a que mais gostei foi a de laca preta. Achei até por US$ 105,00 de um vendedor nos EUA (esse de cima é da Malasia), porém vindo dos EUA tem mais chances de eu tomar imposto, por isso acho que até vale pagar os US$ 27,00 a mais mas escapar dos 60%. A preta fosca é do mesmo cara da Malásia (pensgallery), e as outras são todas dos EUA. Me interessei pela Sonnet por causa do preço, é claro, e também pela avaliação do Moriel. Além disso, a Parker sempre me foi simpática, pois meu saudoso nono tinha uma 51. Por causa disso sempre tive a Parker em alta conta, e se fosse para ter uma caneta graal seria algo da marca 8).

Pois bem, estou pensando em pena média. O que que vcs acham desse tamanho de pena e esse modelo (Sonnet) de caneta como minha primeira tinteiro? Não escrevo livros por dia mas escrevo bastante, e essa seria para ficar na minha mesa. Mais para frente penso comprar uma esfero também, se bem que tenho uma Waterman e uma Lamy. A Waterman, como é "twist" (nem imagino o termo correto para esse tipo de mecanismo) está meio baleada (= mole), e a Lamy, que era preto fosco, descascou toda  :-\.

Contudo, essa afirmação do Moriel me preocupa: ter de carregar a caneta todo dia ? O ritual não me incomodaria nem um pouco, mas sim o fato que talvez no pega para capar do dia a dia vou ter de ter uma caneta reserva caso fique sem tinta. Nada contra fazer manutenção recarga, mas não gostaria que fosse algo trabalhoso demais (em termos de frequência). Isso é comum acontecer? Qual o problema, o modelo da caneta, a pena ou toda tinteiro é assim? Sabem bem que sou meio (bem) avesso a coisas que não são práticas, por isso se for algo que não dá para confiar talvez não seja para mim ::).
[ ]s
Luciano

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #94 Online: 22 Setembro 2009 às 03:06:30 »
Rapaz, essa aço inox está linda demais, gosto de canetas assim, tanto que estou ressuscitando (foi enterrada viva, pois nunca foi usada) uma esfero que ganhei de aniversário há alguns anos atras, vou comprar carga para ela e ela irá fazer par com minha tinteiro (para fazer o papel de backup que todos aconselham).

Sobre quanto escrever, confesso que escrevo muito pouco, por isso não pretendo me encher de canetas e nem pagar muito caro numa caneta.

No meu dia a dia, uso muito essa caneta aqui:


Que faz parte desse Kit:


Wacom Intuos 3 6x8.

Agora caneta de tinta, confesso que uso muito pouco, faço muitas anotações mas uso até mais a lapiseira 0.5 do que caneta.
Um abraço
Fábio

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #95 Online: 22 Setembro 2009 às 07:30:04 »
Faço coro com o Luciano: Vocês são os culpados!  ;D

Já estou tendo ideias de jeríco com relação à canetas... Acho que logo terei algumas novidades para contar...  ::)





Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #96 Online: 22 Setembro 2009 às 07:57:03 »
Moriel...
Entenda o que estou falando...   :)  Veja, os amigos estão fazendo perguntas sobre as tinteiro com receio relativo, qual seja, aquele de quem se inicia na arte da escrita e da satisfação de escrever com uma tinteiro, com todo receio!!!  ;)  ;)  ;)
Ninguém está dizendo para que se escreva com uma tinteiro em um pedaço de pau!!!  :(  :(  :(
Eu tive a intenção de deixar claro que os cuidados não são tudo isso!!!  ;)  ;)  ;)
No mais, essa arte se une perfeitamente com os que amam relógios!!! Ou vamos levantar um muro com um PP no punho???  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio

Beleza Paulo, desculpe-me se te interpretei mal.....mas os novatos pode também interpretar mal, então só quis fazer um adendo.....

um grande abraço

Moriel


*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #97 Online: 22 Setembro 2009 às 08:01:27 »



Pois bem, estou pensando em pena média. O que que vcs acham desse tamanho de pena e esse modelo (Sonnet) de caneta como minha primeira tinteiro? Não escrevo livros por dia mas escrevo bastante, e essa seria para ficar na minha mesa. Mais para frente penso comprar uma esfero também, se bem que tenho uma Waterman e uma Lamy. A Waterman, como é "twist" (nem imagino o termo correto para esse tipo de mecanismo) está meio baleada (= mole), e a Lamy, que era preto fosco, descascou toda  :-\.

Contudo, essa afirmação do Moriel me preocupa: ter de carregar a caneta todo dia ? O ritual não me incomodaria nem um pouco, mas sim o fato que talvez no pega para capar do dia a dia vou ter de ter uma caneta reserva caso fique sem tinta. Nada contra fazer manutenção recarga, mas não gostaria que fosse algo trabalhoso demais (em termos de frequência). Isso é comum acontecer? Qual o problema, o modelo da caneta, a pena ou toda tinteiro é assim? Sabem bem que sou meio (bem) avesso a coisas que não são práticas, por isso se for algo que não dá para confiar talvez não seja para mim ::).

Na verdade, essa que eu recarrego todos os dias é a que entortou a pena e larga mais tinta, por isso vai tanta tinta assim....outra, esses conversores levam em média .5 mL de tinta;  os cartuchos levam cerca de 1,5mL......a saída é ter alguns cartuchos junto, caso acabe a tinta.....mas elas não são tão dispendiosas assim, eu sou um caso isolado...ah, e são belas as tuas opções, mas pra iniciar, uma Lamy safari seria ideal, pq é boa, bonita, barata e não difere em nada da escrita das tinteiro mais caras....outra coisa, tenta primeiro com uma pena média, pois o fluxo de tinta é bom e se a tua letra for de tamanho médio, com certeza será a que vc melhor adaptar-se-á......tenho uma sonnet pena fina, gosto dela, etc, mas como escrevo grande e rápido, ela arranha bastantes, não é confortável como as de pena média..... sou um grande entusiasta das Sonnets, então minha opinião sobre elas será sempre tendenciosa.......se tiver oportunidade, compre uma....

abraços

Moriel

ps:  modifiquei para acrescentar informações;
« Última modificação: 22 Setembro 2009 às 08:50:11 por Moriel »

*

Offline Fcc

  • **
  • 57
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #98 Online: 22 Setembro 2009 às 08:56:53 »
Quando me referia pau pra toda obra, quis dizer, como exemplo da minha Lamy, que tenho até hj ( a tampa ta com um quebradinho, consigo somente a tampa nova ??? ) e me acompanhou desde o início da faculdade em 1994, todos os dias !!!

Ainda tá aqui firme e forte....e olha q passou por diversas anotações nos bares depois da aula !  ;D

Abs !

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #99 Online: 22 Setembro 2009 às 09:10:02 »
Quando me referia pau pra toda obra, quis dizer, como exemplo da minha Lamy, que tenho até hj ( a tampa ta com um quebradinho, consigo somente a tampa nova ??? ) e me acompanhou desde o início da faculdade em 1994, todos os dias !!!

Ainda tá aqui firme e forte....e olha q passou por diversas anotações nos bares depois da aula !  ;D

Abs !

Sim, mas a Safari é um "tanque", encara tudo mesmo, até a pena dela é mais resistente.......mas se pegar  uma caneta em laca, com pena em ouro, etc....é só deixar cair no chão que se foi.....tenhoo uma MontBlanc Meisterstuck esfero, dessas mais comunzinhas, que caiu no chão e quebrou no meio.....se fosse uma safari esfero, que tb tenho e adoro, não teria dado nada......

abraços

Moriel