Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1506430 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #180 Online: 25 Setembro 2009 às 11:11:41 »
Luciano,

As vezes a caneta tinteiro não é para você, da mesma forma que tem gente que não gosta de relógios mecânicos (acham pouco prático).

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #181 Online: 25 Setembro 2009 às 12:21:30 »
Eu não me adaptei bem com a pena média.

Porém gostei muito mesmo da pena extra fina. Macia, não arranha, uma beleza!  :)

Tanto da Lamy Studio quanto da Vanishing Point, que foram as únicas que testei até agora.

Abraços,
Jose A.


*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #182 Online: 25 Setembro 2009 às 12:36:58 »
Acabei de receber a mensagem: meu conjunto Parker Frontier (tinteiro e esfero) acaba de sair da Inglaterra! Agora é esperar e começar a escrever!

O conjunto que comprei é este:


Foto do vendedor.




Um abraço

Rapaz, eu falei que estava na dúvida né, pois bem, decidi por esse jogo também.
Vou encomendar junto a tinta permanente e 2 ou 3 conversores, conjunto completo, kkkkkk.

Depois se duvidar ainda pego a aço escovado também porque acho linda demais, mas essa via ficar pra presente de aniversário, acho que vou convencer minha esposa a me dar ela, kkkkkk.

Nos mantenha informado Paulo.

Luciano,
por isso que o povo te dizia para não comprar a mais cara, ir devagar, fazer um teste para o caso de não gostar o custo não ser muito alto.

Eu comecei ainda mais simples que você, com uma Parker Vector e estou adorando, vou partir para essa Parker igual a do Paulo, gostei demais desse conjunto.
Agora imagine se você tivesse já de cara comprado uns 3 vidros de tinta + conversores + uma Sonnet que é mais cara, o arrependimento seria bem maior.

Porém eu voto por você dar uma chance à caneta, insiste mais um pouco, vai que existe "amaciamento de pena" (isso o Moriel vai poder falar se existe ou não) e com o tempo ela vai melhorando a escrita, de repente você muda de idéia quanto à ela.
Dê mais uma chance a ela, pelo menos até acabar o cartucho.
Em última hipótese, se não gostar mesmo, dê de presente a alguém, com certeza será um belo presente.
« Última modificação: 25 Setembro 2009 às 12:39:52 por O Cara »
Um abraço
Fábio

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #183 Online: 25 Setembro 2009 às 12:49:24 »
Luciano,
Eu to aceitando presente..... ::) ::) ::) ::) ::)


*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #184 Online: 25 Setembro 2009 às 13:09:22 »
Uma pergunta, que talvez seja até idiota, mas mesmo assim, vai lá: Uma tinteiro pode ser carregada com nankim? É que volta e meia eu preciso fazer alguns desenhos técnicos e uso nankim.

Posso usar, ou vai dar problema na caneta?




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #185 Online: 25 Setembro 2009 às 13:19:50 »
Acabei de receber a mensagem: meu conjunto Parker Frontier (tinteiro e esfero) acaba de sair da Inglaterra! Agora é esperar e começar a escrever!

O conjunto que comprei é este:


Foto do vendedor.




Um abraço

Rapaz, eu falei que estava na dúvida né, pois bem, decidi por esse jogo também.
Vou encomendar junto a tinta permanente e 2 ou 3 conversores, conjunto completo, kkkkkk.

Depois se duvidar ainda pego a aço escovado também porque acho linda demais, mas essa via ficar pra presente de aniversário, acho que vou convencer minha esposa a me dar ela, kkkkkk.

Nos mantenha informado Paulo.

Luciano,
por isso que o povo te dizia para não comprar a mais cara, ir devagar, fazer um teste para o caso de não gostar o custo não ser muito alto.

Eu comecei ainda mais simples que você, com uma Parker Vector e estou adorando, vou partir para essa Parker igual a do Paulo, gostei demais desse conjunto.
Agora imagine se você tivesse já de cara comprado uns 3 vidros de tinta + conversores + uma Sonnet que é mais cara, o arrependimento seria bem maior.

Porém eu voto por você dar uma chance à caneta, insiste mais um pouco, vai que existe "amaciamento de pena" (isso o Moriel vai poder falar se existe ou não) e com o tempo ela vai melhorando a escrita, de repente você muda de idéia quanto à ela.
Dê mais uma chance a ela, pelo menos até acabar o cartucho.
Em última hipótese, se não gostar mesmo, dê de presente a alguém, com certeza será um belo presente.

Existe sim, inclusive com o tempo, ela vai pegando a manha da tua escrita;  quando outros vão escrever com ela, sai tudo errado....mas existe um amaciamento sim, e até se adquirir domínio completo da tinteiro pode demorar um pouco........

Outra:  JAMAIS usem nanquin nessas canetas.....canetas de nanquin são outros 500;

abraços

Moriel

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #186 Online: 25 Setembro 2009 às 13:28:08 »

Existe sim, inclusive com o tempo, ela vai pegando a manha da tua escrita;  quando outros vão escrever com ela, sai tudo errado....mas existe um amaciamento sim, e até se adquirir domínio completo da tinteiro pode demorar um pouco........

Outra:  JAMAIS usem nanquin nessas canetas.....canetas de nanquin são outros 500;

abraços

Moriel


Bom saber... Valeu o toque!






Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #187 Online: 25 Setembro 2009 às 13:30:38 »
Pô, Luciano, acho que você não deu sorte.

Olha, quando comprei a 'made in China' tive problemas semelhantes. Como sempre quis escrever com tinteiro, esperei o melhor momento e comprei uma de custo mediano (130 euros, já disse antes) e DEU CERTO!!

Acabo de escrever lento, depois rápido, depois fiz testes com a caneta mais deitada e depois mais em pé, e tudo saiu de modo uniforme, sem borrar, sem soltar carga demais e sem falhar...

Quando for a Curitiba, te aviso. Vai ver que a Waterman pode ser uma boa. Só não diz isso pro Flávio...

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #188 Online: 25 Setembro 2009 às 13:36:25 »
Moriel, eu quero crer que o problema é aquela peçinha que empunha a caneta, mas está difícil de acreditar nisso... ::)

Ela tem ponta média, e deixa a letra uma pouco "gorda", mas isso sei que é característica desse calibre de pena - acho que para mim o ideal teria de ser a fina. O problema mesmo são dois: ela solta quantidade variável de tinta, e no final do traçado a letra fica mais grossa. Por causa disso, como a tinta demora mais para secar, é fácil borrar. Eu escrevo bastante mas geralmente notas curtas, e isso é problema, pois agora tenho de cuidar bastante para não passar a mão e borrar. Com cheque, por exemplo, tive que esperar um pouquinho para entregar, pois fiquei com medo de borrar (fiz só um para sentir como se comportava com papel de cheque). Além disso, de vez em quando, o traçado fica "granuloso", como se fosse uma caneta de ponta porosa com pouca tinta. Notei também que de acordo com o tipo do papel eses probelmas melhoram ou pioram  :-\.

Em suma, não estou conseguindo um resultados consistente no traçado, e isso é piorado pelo fato de borrar. Tentei escrever com a parte côncava da pena para cima, deixando o traço mais fino, mas o borrar persiste (porque a tinta demora para secar). Mesmo com roller eu consigo resultados mais uniformes. Quanto a traços longos, que alguém aqui disse que com tinteiro se consegue uma deposição de tinta homogênea, eu não consegui, parece uma roller.

A caneta em si parece ser boa. No início achei leve demais, mas com o uso me acostumei. É bem simploriona, não tem a robusteza (peso) ou acabamento que uma topo de linha, mas para o dia a dia acho que vai muito bem. Inclusive, por causa do clipe, vai bem no bolso da camisa. Para assinaturas, ou algo extra-curto assim, parece excelente.

Do jeito que está, não sei se é um problema com essa pena ou então eu deveria usar uma pena mais fina, pois para o uso pesado está ruim.

Bem, a Lamy al star é uma caneta grande comparada ás esfero que estamos acostumados;  pode ser que o problema seja de adaptação com a pena mesmo, pq a maioria das "queixas" são em relação a isso, porém tem uma coisa:  a tinta das tinteiro sempre vai demorar mais pra secar.....uma pena fina seria melhor talvez, mas como o Igor disse ali em cima, pode ser que vc não se adapte as tinteiro.....mas se vc continuar tentando, provavelmente consiga um bom resultado, imagine se quando só existiam tinteiros os caras não se adaptassem?? garanto que muito bom escritor teria desistido....

abraços

Moriel

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #189 Online: 25 Setembro 2009 às 14:14:56 »
Uma pergunta, que talvez seja até idiota, mas mesmo assim, vai lá: Uma tinteiro pode ser carregada com nankim? É que volta e meia eu preciso fazer alguns desenhos técnicos e uso nankim.

Posso usar, ou vai dar problema na caneta?




Um abraço

A tinta nankin possui laca para fixação. A laca entope a tinteiro. Além disso, desenho técnico, só com caneta técnica mesmo: essas são feitas para uso com nanquim. Caso queira um negocio "profissa", compre as Stedtler Mars. São caras, mas são um espetáculo. Usei-as durante toda minha faculdade. Se quiser gastar menos, acho que a Desetec ainda fabrica.

Abraços

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #190 Online: 25 Setembro 2009 às 14:27:38 »
Salve!

Ah! ...os meus tempos do nankin...  8)

Eu ainda tenho o meu velho "jogo" de canetas e acessórios, da Rötring...

http://www.rotring.com/

Para quem não sabe, ou lembra (a memória da "turma do nankin" já pode estar, digamos,... em outro nível... :D), nas "penas" para este tipo de tinta costuma haver uma espécie de "estilete" interno (uma válvula), justamente para evitar ressecamentos e entupimentos.

Abraços!
Alberto


*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #191 Online: 25 Setembro 2009 às 14:33:46 »
Pô, Luciano, acho que você não deu sorte.

Olha, quando comprei a 'made in China' tive problemas semelhantes. Como sempre quis escrever com tinteiro, esperei o melhor momento e comprei uma de custo mediano (130 euros, já disse antes) e DEU CERTO!!

É justo isso que quero saber: dei azar na caneta ou só preciso de mais tempo para me adaptar ::)?

Porque se não for nenhuma da duas situações acima, então tenho de abandonar a ideía de usar uma tinteiro. Estou com vontade de ir à Curitiba na Companhia das Canetas e pedir para usar uma tinteiro mais power, para ver se há diferenças. Estou cismado que a pena da minha Lamy é muito larga, e que talvez com uma pena mais fina pelo menos acabe o problema de borrar. E quando digo borrar, não é só logo depois de escrever e passar a mão para ficar borrado, é a tinta penetrando no papel e fazendo aquelas aranhas. Também imagino que se essa tinta da Lamy é a base de água (lavável) deva ser mais demorada para secar que alguma outra tinta permanente.

E Humberto, caso venha para cá, considere-se intimado a entrar em contato para sairmos para conversar. Quem sabe até comentar alguma coisa sobre relógios. Ou canetas ;).
[ ]s
Luciano

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #192 Online: 25 Setembro 2009 às 14:45:53 »
Bem, vou continuar na base do emprestimo mesmo  ;D. É que, quando eu digo que faço alguns desenhos técnicos, estou me referindo a realmente alguns... Muito poucos... Coisa de umas duas ou três folhas por semestre. Daí não compensa comprar uma marsmatic da vida (que são as que eu uso - emprestadas).

Agora a pouco eu cai na tentação de comprar uma chinesinha, só pra ver qual é a dela. Sabe que eu gostei! Bem simplesinha, acabamento próximo do tosco, mas escrita bastante agradável. Mais tarde eu coloco umas fotos e um teste de escrita com ela.




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #193 Online: 25 Setembro 2009 às 14:52:05 »
Pessoal, navegando pelo eBay, achei essa caneta pra vender...

Mont Blanc Hommage á Nicolaus Copernicus

Sem dúvida, uma das penas de caneta mais bonitas q já vi na vida!





Abraços!
Rafael.

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #194 Online: 25 Setembro 2009 às 14:54:09 »
Lindona mesmo.
Nem dá vontade de escrever para não estragar a pena, dá vontade de deixar em exposição.

Uma questão, aqueles estojinhos de couro para duas canetas eu compro onde?
Vi um jogo para vender com 2 canetas + estojo, mas eram as Parker Vector, se fosse uma caneta mais "chique" eu de repente optaria por ele.
Um abraço
Fábio

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
« Última modificação: 25 Setembro 2009 às 15:39:03 por O Cara »
Um abraço
Fábio

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #196 Online: 25 Setembro 2009 às 17:08:09 »
Mont Blanc Hommage á Nicolaus Copernicus





Abraços!
Caramba!

Não sabia que tinham feito uma tinteiro em homenagem a Copérnico! As que olhei não tinham me entusiasmado, mas esta... Digo, pela homenagem. A última, se não me equivoco, foi Marlene Dietrich. Tudo bem, boa homenagem, mas não mexeu comigo. Olhei as outras homenagens e deu no mesmo... Essa do Nicolau Copérnico é outra história.

Uhu!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #197 Online: 25 Setembro 2009 às 18:10:21 »
Até que é uma boa pedida Fábio, mas vou dar um tempo... Se eu começar a comprar canetas eu tô ralado...

Fiz um pequeno teste com a chinesinha que comprei hoje cedo, peço desculpas antecipadas pelas fotos. A iluminação estava horrível.

Lá no forum do FA, eu ví uns reviews feitos a mão de algumas canetas. Achei a ideia muito legal! Segue o meu (não reparem na letra horrível...):



















Espero que gostem.





Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #198 Online: 26 Setembro 2009 às 01:36:32 »
O problema da Roller é o preço do refil.

Eu vou encomendar esse mesmo set, tinteiro + esfero, mas já vou comprar logo tinta, conversor e refil pra esfero.
Vi numa papelaria hoje o refil esfero da Parker por R$17,00, esse mesmo vendedor tem a menos de USD5,00 um pac com 5 refis, fala sério.

A tinta dele também está menos de USD5,00, passei na Caneta Continental hoje e estão cobrando R$30,00 pelo vidrinho de tinta Parker.

Porque tudo é tão caro por aqui hein. sai mais barato comprar lá do outro lado do oceano do que comprar aqui em nossa terra, brincadeira.
Um abraço
Fábio

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #199 Online: 26 Setembro 2009 às 17:56:56 »
Existem cargas esfero da Crown que servem nas Parker!!!
O preço é menor, com o mesmo efeito!!!
O mesmo se alica àquelas cargas do tipo "Cross", aquelas finas, com o adaptador de rosca!!!  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio