Olá amigos,
Muito obrigado pelas positivas manifestações sobre este Omega 30T2RG.
Os colecionadores, em sua esmagadora maioria, preferem os modelos que estão com o mostrador original de época, isso é fato, e onde também me enquadro!
Porém, algumas peças antigas, não chegam as nossas mãos naquele estado de conservação que almejamos
. Não raro são às vezes onde, o relógio é perfeito, caixa conservada, máquina perfeita, nota-se pouco uso, mas o sempre frágil mostrador está comprometido, quer seja pelo tempo, quer seja por um inapropriado acondicionamento da peça (ex: a umidade mata).
Pois bem, o que fazer diante de uma peça altamente colecionável com o mostrador em péssimo estado?
São dois os procedimentos, no meu entender, a saber:
1) Declinar do interesse da compra
2) Restaurar o mostrador
Quando comprei este Omega, o seu mostrador estava comprometido pela ação da umidade, mas a sua caixa e máquina em excelente estado..............arrisquei a compra pensando em um terceiro procedimento, não citado, qual seja, esperar (não sei por quanto tempo), “aparecer” um mostrador original do modelo ........via e-bay, ou por outra via qualquer...............nunca se sabe, mas sempre aparece
....apenas o tempo pode ser um inimigo (isso não funciona como no exercício do direito, onde para tudo existe um prazo................tudo mesmo!).
Consultei como faço com todos os outros Omegas da minha coleção, o histórico deste relógio no Museu Omega, e para minha surpresa verifiquei que era um modelo bem raro, ou seja, foram produzidas apenas 32 peças
desta exata configuração de mostrador para um mercado específico (neste caso, é o modelo de mostrador que faz a diferença), existem outros, e até um mais belo e clássico, em dois tons com linha em cruz que é show de bola, e foi até reeditado nos anos 90, mas é também o mais comum entre os raros.
Aquela resposta do Museu foi boa e ruim ao mesmo tempo, boa pela raridade do modelo, ruim na medida em que a mentalização
na busca de um mostrador exatamente igual a este seria muito desgastante, sem mencionar que, poderia aparecer, mas não estar em bom estado de conservação!
Dois dias depois daquela resposta, o Museu envia-me uma mensagem onde perguntava se eu desejaria enviar aquele precário mostrador para um serviço restauração, com a condição que este envio (remessa) correria por minha conta e risco, quanto a um possível extravio...
De pronto aceitei, enviei o mostrador para Bienne, e o que sobrou para Moema para aquele trato na máquina.
Quem conhece o Museu Omega, e aqui eu sei que o amigo Igor conhece, sabe que todos os relógios que lá estão expostos, são absolutamente PERFEITOS, você pega um modelo dos anos 30, e o seu mostrador não tem sequer um mínimo detalhe, o que nos dá a impressão de estarmos em uma vitrine qualquer nos mesmos anos 30, coisa incrível, coisa de cinema!
Qual a mágica, se muitos dos relógios que lá estão, foram adquiridos no mercado comum, e alguns até via e-bay
Será que eles tinham todos os mostradores e ponteiros em estoque?
Mesmo que tivessem, estariam tão novos e perfeitos como estão aqueles expostos?
Gostaria de saber a fórmula de acondicionar os mesmos, caso isso fosse uma verdade.
Na verdade, eles têm em estoque muita coisa, tive acesso ao mesmo quando lá estive, (Uma verdadeira Disneylândia para uma criança
), mas não tem tudo, é óbvio!
A solução: Restaurar aquilo que não tem jeito, e para isso eles contam com um profissional para tal, que num primeiro momento acredito que esteja localizado no Sul da França, mas isso pouco importa, não vou lá mesmo!
Esta restauração obedece à ficha técnica descritiva de época da Omega, portanto, diferentemente do que aqui ocorre, na nossa querida Sarica, por exemplo, o cliente não escolhe (não pode escolher) modelo, cor, detalhes, é como era, do jeito que era mesmo à época.
Então, desapontando até alguns amigos que aqui se manifestaram, eu digo que o mostrador é restaurado, ainda que eu mesmo não o veja como tal!
Foi mais um presente que eu recebi do meu amigo em Bienne.
Alguns modelos de 30T2RG trazem a inscrição no mostrador “Swiss Made”, ou até mesmo “Fab Suisse”, mas outros ainda não vinham com nenhuma inscrição indicativa do país de origem, os primeiros...
Entre enviar, e receber de volta, passaram-se cinco meses, mas valeu à pena!.
Abraços
Gravina
Ps. A Sarica ao longo destes anos que eu a conheço, tem melhorado em muito, muito mesmo, a qualidade da sua restauração. Fica aqui registrado os meus parabéns a esta empresa.