Menu principal

Qual a sua última aquisição?

Iniciado por Miguel, 28 Outubro 2008 às 09:15:07

tópico anterior - próximo tópico

ThiagoDF

Veio de fora Luis? Sem imposto? Muito bonito, parabéns de novo.
Membro do RedBarBrazil

LuisR

Foi um leilao no ebay,Thiago. Taxado com força  :(

celsojunior510

Citação de: Alberto Ferreira online 12 Agosto 2015 às 17:36:54
Bom saber.

Cesar,...
Vixe!
Eu troquei os nomes, Sô!  :-[

Celso!
Eu não sei o seu nível de informação...
Portanto, eu já peço antecipadas desculpas se eu disser aqui algo que você já saiba ou que lhe seja óbvio, ok?

Bem,...
A ajuda que eu poderia tentar lhe dar é apenas essa...

- Comece identificando exatamente o modelo do seu 6139, esta informação está gravada na parte inferior do mostrador (algo como 6139-XXXX yyy), além do segundo grupo de quatro dígitos em geral há também letras (ilustradas aqui com o yyy).
Isto é importante para você poder procurar (por alguém que tenha) uma sucata usável...

- Tente conseguir uma informação técnica que mostre a lista das peças do movimento (mas note que os 6139 têm variantes - ou versões).
Você poderá encontrar alguns catálogos técnicos (de peças)  disponíveis na NET em PDF, até de forma gratuíta.
Mas há que pesquisar.  ::)

- Localize o código das peças que lhe faltam e...
...agora é que vem o verdadeiro "suspense"...  ;)

Busque por uma boa sucata, ou por um amigo que a tenha...
Isto faz parte do "jogo dos vintages"  :D, portanto curta também o "durante" da busca.  ;)  8)

Infelizmente eu lamento mas, pessoalmente, não tenho nada deste modelo...
Aliás, o que eu tinha eu "disponibilizei" recentemente para um colega nosso, que por sua vez já o está usando, pois ele está recuperando o relógio.

Um abraço!
Alberto

PS:
Desculpem o meu "mau jeito" da troca de nomes.  [emoji14]
Sem problemas pela troca de nome Alberto, vou seguir seu conselho amigo,pesquisar mais e ver em outras cidades se acho aki onde moro já fui pra todo lado mas muito obb pela ajuda [emoji106]

ThiagoDF

Citação de: LuisR online 12 Agosto 2015 às 21:44:15
Foi um leilao no ebay,Thiago. Taxado com força  :(

Ah, mas é um relógio muito legal, e raro neste estado, valeu a pena. ;)
Membro do RedBarBrazil

Marcos David

(imagem da net)

540 dilmas em loja física.

8)
"O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro." ― William Paley

Lobo do Mar

Boa tarde, pessoal. Pensando em comprar um Seiko, o automático que eu quero só tem lá fora, gostei desse modelo que tem aqui no Brasil, Seiko 6T63AQ-0. Será que vale a pena? Eu digo pela máquina e custo-benefício, pois de beleza eu o achei formidável.

"Treinar intensamente o corpo para absorver o espírito, diz a tradição." (Musashi, Miyamoto)

shun

Vale a pena sim. Se você gostou, a marca é de confiança e cabe no seu orçamento acho que você não precisaria da opinião de mais ninguém!

Abraços!

GuilhermeAzeredo

Muito bacana o samurai! Parabéns! A caixa dele é incrível!!

F355

Muito bonito o seiko e o orient

CALS

Seguindo a vibe dos cronógrafos japoneses vintage, comprei por um bom preço esse Citizen 8110 caixa retangular, parte cromada, parte em PVD. Visual totalmente anos 70 com dial dourado com detalhes em preto, amarelo e verde.
O crono zera perfeitamente e o dial apresenta o brilho original, até o vermelho dos ponteiros ainda está lá. O único senão para um relógio de 40 anos são algumas falhas no PVD, principalmente na coroa e extremidades da caixa.

Alguém sabe como recuperar PVD?

Alberto Ferreira

Boa noite, CALS!

Bem,...
Sendo um relógio antigo, 40 anos ou algo assim, no caso do aro, eu creio que possa não ser PVD, mas sim uma pintura com tinta epóxi.
Neste processo o epóxi é aplicado na forma de um pó que depois é fundido a alta temperatura.

Havia uma pessoa em Sampa que fazia a recuperação de caixas de relógios pintados com epóxi (conhecido como "Zé do Bolo" - seu apelido no meio), mas na última vez que eu falei com ele a respeito desta pintura, já lá se vão uns seis anos, pois eu queria recuperar a caixa de um Citizen "Chifrudinho", ele me disse que tinha desmontado a oficina e vendido o equipamento (forno, etc...).

Antes ele já tinha feito o serviço para mim na caixa de dois Citizen´s (um preto e um marrom), e ficou bom, pena que ele desistiu de "metier"...

Uma dica,
Tente procurar por quem faça pintura epóxi para peças industriais,...  Talvez  ::) algum possa fazer... Ou lhe "quebrar um galho".
O problema será a cor (preta) e o tamanho das peças no caso do relógio, além da espessura do filme aplicado, que tem que ser bem fina para permitir a montagem do aro.
As empresas que trabalham com isso em geral fazem revestimentos para grades, prateleiras e outros itens para geladeiras, por exemplo.

Para aplicar o PVD há empresas especializadas, nós já discutimos isso aqui e o resultado infelizmente foi "inconclusivo", pois no Brasil quem aplica o processo em geral não se interessa por fazer este tipo de "reparos".

Abraço!
Alberto

gabriel

PVD é enjoado mesmo, acho o visual bonito mas risca, mas no casso desse relógio, são apenas peças pequenas, talvez desse pra tentar uma oxidação galvânica, e ficasse bom. Pode tentar numa dessa empresas menores que fazem banhos de prata. Mas o fato é que risca também.  :-\

O relógio é muito bacana by the way

Abs gabo  :)

anzjr

Posto foto depois, mas meu ultimo presente foi um Breitling Aerospace Esquadrilha da Fumaça amarelo em Titânio.

CALS

Obrigado pelas dicas, Gabriel e caríssimo Alberto Ferreira.
Agora, a recuperação da pintura por epóxi não seria só no aro, mas também em parte da caixa (a caixa parece dividida em duas partes, isso se é que elas se separam).

Vejam outra foto. 

Citação de: Alberto Ferreira online 14 Agosto 2015 às 01:05:02
Boa noite, CALS!

Bem,...
Sendo um relógio antigo, 40 anos ou algo assim, no caso do aro, eu creio que possa não ser PVD, mas sim uma pintura com tinta epóxi.
Neste processo o epóxi é aplicado na forma de um pó que depois é fundido a alta temperatura.

Havia uma pessoa em Sampa que fazia a recuperação de caixas de relógios pintados com epóxi (conhecido como "Zé do Bolo" - seu apelido no meio), mas na última vez que eu falei com ele a respeito desta pintura, já lá se vão uns seis anos, pois eu queria recuperar a caixa de um Citizen "Chifrudinho", ele me disse que tinha desmontado a oficina e vendido o equipamento (forno, etc...).

Antes ele já tinha feito o serviço para mim na caixa de dois Citizen´s (um preto e um marrom), e ficou bom, pena que ele desistiu de "metier"...

Uma dica,
Tente procurar por quem faça pintura epóxi para peças industriais,...  Talvez  ::) algum possa fazer... Ou lhe "quebrar um galho".
O problema será a cor (preta) e o tamanho das peças no caso do relógio, além da espessura do filme aplicado, que tem que ser bem fina para permitir a montagem do aro.
As empresas que trabalham com isso em geral fazem revestimentos para grades, prateleiras e outros itens para geladeiras, por exemplo.

Para aplicar o PVD há empresas especializadas, nós já discutimos isso aqui e o resultado infelizmente foi "inconclusivo", pois no Brasil quem aplica o processo em geral não se interessa por fazer este tipo de "reparos".

Abraço!
Alberto

Alberto Ferreira

Boa noite, CALS!

Eu não conheço especificamente este modelo de Citizen e consequentemente nunca tive um deles em mãos.
Então, o que direi é baseado em uma suposição.

Eu creio, com boa margem de convicção, que as partes citadas sejam separadas (ou separáveis), mas como seria a construção eu não saberia dizer com certeza.
Como seria a separação das partes e se seria possível uma remontagem (encaixado, colado, outro método...), eu também não me atrevo a cogitar, pois poderia ser qualquer das alternativas que eu citei...

Mas eu vou dar um palpite... Sem compromisso...  ::)

A julgar pelo que eu penso ver nesta última foto que você nos mostra, eu poderia pensar que a caixa inclui o aro e é pintada...
A parte cromada, aquela "superior" com superfícies anguladas, me parece ser "sobreposta à caixa e encaixada deixando "passar" (aparecer) o aro.
Esta parte "cromada" seria o que tecnicamente nós chamamos de "carrure".

Apenas para ilustração do que eu estou tentando dizer...
Veja um exemplo de "carrure".

Embora a minha intenção seja a de ajudar, por favor,  leia o que eu disse como sendo alguns "pitacos" ou mesmo "chutes calibrados"...  ;)

Abraço!
Alberto

Clélio

Cals, bela aquisição, no ultimo final de semana vi um destes, eu conheço este modelo como "Mônaco", uma comparação pretenciosa em relação ao Heuer ( assim como fazem com o Seiko 7016).

Na minha opnião o seu relógio esta bem, levando em conta a idade e que este era um modelo popular, feito para bater.... com relação a refazer a pintura em epoxi ou pvd , digo que não será uma tarefa fácil, estes "piques" e desgastes parecem ocorrer em todos os relógios , sejam Porsches, Seiko 6139.

Tenho um Citizen modelo - 8110a, 67-9178 conhecido como Spaceman, que esta em manutenção a meses :P   
    Bem, quando comprei o modelo que tem caixa e pulseira pretas pareciam bem legais, mas com o relógio em mãos vi que a caixa tinha alguns piques, mas tranquilo...dado a idade, mas pulseira tinha umas " inconformidades brabas"... ai meu amigo disse que havia retocado com esmalte preto kkkkkk. 
     Fiquei com o relógio mesmo assim pela raridade do modelo, quando retornar do estaleiro vou colocar uma pulseira de couro ou borracha que combine...

Em tempo, o Zé do Bolo,que já não estava trabalhando, infelizmente faleceu  :-\.

Abs

Obs. Este site pode ajuda-lo com os Citizen antigos : http://sweep-hand.org/

Henk

Esse foi muito esperado. Atingiu todas as minhas expectativas. Falta uma pulseira de couro.

Sarb035

shun

Depois de muito tempo sem aquisições..

Orient Curator

Agora é esperar pela eficiencia da RFB e dos CUrreios.

https://www.youtube.com/watch?v=XQpZ81tJMEk

Abraços

CALS

Caros Alberto e Clélio,

Agradeço muito as observações, o Alberto já conhece o quanto gosto de um papo sobre os vintages.
Agora olhando com mais atenção o meu 67-9071, vejo que a sobreposição da parte cromada com a parte em epóxi parece ser uma variação do sistema carrure exposto pelo Alberto (obrigado Mestre, não conhecia).
Como mostra a foto abaixo, a parte inox não recebe as pulseiras, mas parece uma "aro superdimensionado", encaixado ou colado (espero que não) na caixa negra com tampa em inox.
Inclusive, Clélio, a pulseira desse modelo parece ser negra também, com tratamento em epóxi. Esse do meu é genérica, mas não esperaria achar uma pulseira de elos em epóxi em estado melhor do que está a caixa.
Sobre o tratamento em epóxi, as partes que mais me incomodam (sim, sou um cara um pouco chato) é a coroa e um dos pulsadores (bem desgastado) e o aro (ou como o Alberto alertou, a continuação da caixa) junto ao acrílico em que as falhas transparecem bem no contraste com o cromado. 
Bom, prometo não usar esmalte.........

Agradeço a todos e salve os vintages,
CALS

Citação de: Clélio online 14 Agosto 2015 às 23:50:36
     Cals, bela aquisição, no ultimo final de semana vi um destes, eu conheço este modelo como "Mônaco", uma comparação pretenciosa em relação ao Heuer ( assim como fazem com o Seiko 7016).

Na minha opnião o seu relógio esta bem, levando em conta a idade e que este era um modelo popular, feito para bater.... com relação a refazer a pintura em epoxi ou pvd , digo que não será uma tarefa fácil, estes "piques" e desgastes parecem ocorrer em todos os relógios , sejam Porsches, Seiko 6139.

Tenho um Citizen modelo - 8110a, 67-9178 conhecido como Spaceman, que esta em manutenção a meses :P   
    Bem, quando comprei o modelo que tem caixa e pulseira pretas pareciam bem legais, mas com o relógio em mãos vi que a caixa tinha alguns piques, mas tranquilo...dado a idade, mas pulseira tinha umas " inconformidades brabas"... ai meu amigo disse que havia retocado com esmalte preto kkkkkk. 
     Fiquei com o relógio mesmo assim pela raridade do modelo, quando retornar do estaleiro vou colocar uma pulseira de couro ou borracha que combine...

Em tempo, o Zé do Bolo,que já não estava trabalhando, infelizmente faleceu  :-\.

Abs

Obs. Este site pode ajuda-lo com os Citizen antigos : http://sweep-hand.org/

LuisR

2 classicos japoneses, Sarb e Curator, parabens