Fotografando nossos relógios

  • 1130 Respostas
  • 321347 Visualizações
*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #20 Online: 18 Setembro 2009 às 11:11:19 »
O kit da Nikon D40 + lente nikkor 18-55 custa na Amazon us$ 469.99
Apenas uma lente BOA Nikkor 17-55 custa us$ 1,279.95
A lente que vem no kit é um lixo.
Por que será que o kit da DSLR custa o mesmo que uma boa "Prosumer"?
Broker,

É que os corpos das DSLR "passam" ... mas as lentes não.

A D40 já tem vários sucessores mas uma lente boa, ficando em local seco, dura (quase) tanto quanto um bom relógio.

Já esta lente que v. observou, pode ser boa no geral mas para fotos macro com uma Nikon, os "gurus" recomendam uma Nikon 105mm f/2.8G ED-IF AF-S VR Micro-Nikkor que custa em torno dos US$ 800.

Abs,

N

*

Offline gilvvm

  • ****
  • 455
    • Ver perfil
    • Log3D Design
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #21 Online: 18 Setembro 2009 às 11:17:43 »
Lembrando que de modo geral as lentes fixas têm qualidade de imagem melhor que as lentes zoom.

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #22 Online: 18 Setembro 2009 às 17:55:21 »
Prá quem quer comparar, comprar ou mesmo satisfazer a curiosidade sobre máquinas fotográficas, o site abaixo é o melhor para saber sobre as novidades.

Tem todas as especificações técnicas, testes, opiniões e comparativos dos modelos em produção.


Bom fim de semana prá todos!



http://dpreview.com/
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #23 Online: 18 Setembro 2009 às 19:04:09 »
Grande Nilo!!!
Obrigado pelas dicas!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #24 Online: 18 Setembro 2009 às 21:12:35 »
...
Aos felizes proprietários de máquinas DSLR, a lente que normalmente vem com a máquina é ... média, no máximo.
Enquanto não criei coragem e comprei uma lente macro ... tirava fotos bem melhores com uma Sony automática.
...

O kit da Nikon D40 + lente nikkor 18-55 custa na Amazon us$ 469.99
Apenas uma lente BOA Nikkor 17-55 custa us$ 1,279.95

A lente que vem no kit é um lixo.
Por que será que o kit da DSLR custa o mesmo que uma boa "Prosumer"?

Cuidado, isso não é um fórum sobre fotografia. O que quero dizer é que alguns leitores podem realmente acreditar no "lixo". Eu diria que a Nikkor 18-55 VR é EXCELENTE, exceto para uso profissional. Cuidado ao avaliar seu valor, pois essa objetiva vale muito mais do que custa.

Abraço.

*

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #25 Online: 19 Setembro 2009 às 09:44:13 »
Nilo e amigos, creio que consegui melhorar um pouco as coisas por aqui.
Depois de vários testes, consegui algumas fotos interessantes.
Porém com a minha boa e velha Sony Ciber-Shot, pois com a Canon XTi com lente Canon 28mm x 105mm o resultado foi péssimo!
Esta foto, foi o que de melhor consegui hoje. Luz natural e com alguns "panos" e tudo isso dentro de uma caixa plástica (tipo tapoer).
Com as lâmpadas laterais e no escuro - resultado péssimo! Desisti!

Bom veja aí o resultado:



Conforme as coisas forem evoluindo, vou postando por aqui.

Abraços!

ACPavanato

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #26 Online: 19 Setembro 2009 às 10:47:04 »
...O que quero dizer é que alguns leitores podem realmente acreditar no "lixo"...

Caso esta minha postagem consiga fazer com que ao menos 1 colega não cometa o mesmo erro que cometi e compre apenas o corpo, economizando os us$ 70.00 (diferença entre o preço do corpo e do "kit") que o peso de papel chamado de lente custa já fico satisfeito.

...Eu diria que a Nikkor 18-55 VR é EXCELENTE...

Considerando que não é esta lente que vem no kit a afirmação é irrelevante, aliás nem sei se existe 18-55 VR, logo, não posso opinar.

...Cuidado ao avaliar seu valor, pois essa objetiva vale muito mais do que custa.

Novamente não sei de que lente você está falando, da que citou ou a que vem no "kit", caso seja esta última e, cuidados tomados, reitero que, NA MINHA OPNIÃO a lente "Nikkor AF-S 18-55mm f/3.5-5.6 G ED DX II" que acompanha o "kit" é um LIXO. Tenho ciência que as expectativas/exigências das pessoas variam e as minhas são altas, usualmente.

Vale ler o "review" na mesma fonte postada pelo companheiro Nilo
http://www.photozone.de/nikon--nikkor-aps-c-lens-tests/234-nikkor-af-s-18-55mm-f35-56-g-ed-dx-ii-review--test-report
Algumas frases:
"...the price...already indicates that there're limits of what you can expect from such a lens regarding its build quality - it feels sub-standard..."
"...manual focusing is quite a nightmare..."
"...The front element rotates so using a polarizer is quite cumbersome..."
"...The AF-S 18-55mm II shows the quite typical distortion characteristic for a lens in this class..."
"...the vignetting is more pronounced compared to classic full frame lenses. As to be expected the problem is most significant..."
"...Chromatic aberrations (color shadows at harsh contrast transitions) can be a problem..."
e a última frase da conclusão:
"...Nonetheless there's no such thing as a free lunch and price level of the Nikkor AF-S 18-55mm f/3.5-5.6 G ED DX II shows up in the build quality which is clearly sub-standard. This is probably a sufficient reason alone for some to think about the AF-S 18-70mm f/3.5-4.5G DX or AF-S 18-135mm f/3.5-5.6G DX as alternative investments."
Isto de um "review" de 2 páginas.

Acredito que quem compra uma "DSLR" queira um equipamento, no mínimo, melhor que a melhor "prosumer" e o "kit" da D40 não entrega isto. A lente do "kit" funciona bem em ambientes iluminados, luz a favor, fotos "lentas", foco em 35mm e etc., neste caso até foto de celular sai boa. Na minha opnião, quer gastar us$ 500 não compre "DSLR" compre "prosumer", "DSLR" é us$ 1,000 para cima.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #27 Online: 19 Setembro 2009 às 14:08:09 »
Broker, estamos falando de objetivas diferentes mesmo. Desde o final de 2007, os "kits" das DSLRs de entrada da Nikon vêm com a Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G AF-S VR DX, é essa que eu uso e estou muito satisfeito com seu custo/benefício (para quem gosta dos reviews: http://www.dpreview.com/lensreviews/nikon_18-55_3p5-5p6_vr_n15/ e http://www.kenrockwell.com/nikon/18-55mm-vr.htm).
Pela maneira como você se expressa, fica claro que suas expectativas eram bem maiores do que a capacidade do equipamento que você adquiriu, mesmo ele não sendo um lixo. Ou você não soube utilizá-lo corretamente (nem te conheço para afirmar que esse é o seu caso, isso é apenas uma hipótese, então não encare isso como uma crítica pessoal, ok?).
Abraço.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #28 Online: 19 Setembro 2009 às 15:28:27 »
Broker, estamos falando de objetivas diferentes mesmo. Desde o final de 2007, os "kits" das DSLRs de entrada da Nikon vêm com a Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G AF-S VR DX...

Acredito que esta informação esteja incorreta, como podemos ver nos links de duas das principais lojas do gênero nos EUA, no kit a lente que vem não é VR:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/471716-REG/Nikon_25420_D40_SLR_Digital_Camera.html#specifications
http://www.amazon.com/gp/product/B000KJQ1DG/ref=s9_simz_gw_s0_p23_i1?pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_s=center-2&pf_rd_r=0JD498BZY4N1BYZX49QT&pf_rd_t=101&pf_rd_p=470938631&pf_rd_i=507846
Site do fabricante onde mostra a descrição do kit onde a lente também não é VR:
http://nikonusa.com/Find-Your-Nikon/Product/Digital-SLR/25420/D40.html

Eu comprei este kit (vem tudo junto, em uma caixa única) em novembro/2008 a lente que veio não é a "Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G AF-S VR DX" e sim a "Nikkor AF-S 18-55mm f/3.5-5.6 G ED DX II".

Pela maneira como você se expressa, fica claro que suas expectativas eram bem maiores do que a capacidade do equipamento que você adquiriu...

Amigo, não poderia concordar mais com esta afirmação...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Enéias

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #29 Online: 19 Setembro 2009 às 16:24:45 »
Muito útil. Tudo o que eu precisava está neste tópico. Agradeço pelo dispêndio de tempo e meus sinceros parabéns!

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #30 Online: 19 Setembro 2009 às 16:41:47 »
Porém com a minha boa e velha Sony Ciber-Shot, pois com a Canon XTi com lente Canon 28mm x 105mm o resultado foi péssimo!
Pavanato,

De mais uma chance para a excelente XTi.

Ponha em modo completamente manual (a letra M) e desligue o foco automático da lente e tente mais um pouco.

Use um tripé ou encoste a máquina em algum local firme.

Se v. não tiver o acionador por controle remoto (custa R$ 100 e poucos aqui), ponha a máquina em auto timer.

Inicie com a lente em F11 ou mais (uso muito F22) e vá ajustando o tempo de exposição até as fotos ficarem corretas.

Ahh, é claro, se puder, ponha a máquina para fotografar em formato RAW (um dia falo sobre isto). Isto, mais o software "Digital Photo Professional" te dará um controle absoluto sobre a iluminação, depois de ter fotografado.

Finalmente pegue a última versão dos softwares Canon no site da Canon (note que v. tem que selecionar o O. S.).

Estou assumindo que v. já atualizou o firmware da tua máquina para a última versão.

Abs,

Nilo

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #31 Online: 19 Setembro 2009 às 17:38:10 »
...
Eu comprei este kit (vem tudo junto, em uma caixa única) em novembro/2008 a lente que veio não é a "Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G AF-S VR DX" e sim a "Nikkor AF-S 18-55mm f/3.5-5.6 G ED DX II".
...

Correto, você pode escolher. Eu optei pela D60 com a 18-55 VR, mas também tinha a opção da D60 sem VR. Imagino que sem VR seja mais barato, estou certo? A questão é que eu tremo mais que... sei lá o quê, então preciso do estabilizador. Agora, já que temos equipamentos parecidos, vc possui outra objetiva? Eu tenho uma 70-300 VR e recomendo... apesar de tb recomendar a 18-55 VR que talvez não lhe agrade ;D.

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #32 Online: 19 Setembro 2009 às 19:06:44 »
Nilomis,
Muito legal !!

Eu tenho uma Canon 1000D, é a mais barata da linha atualmente.
Uso uma lente do kit e outra Sigma 28-200.

Estou agora estudando comprar uma lente macro. Mas no caso de fotografar relógios não seria idela comprar uma MACRO 50mm ???
Isto porque a distância focal mínima dela seria aprox 20cm, ao contrário dos 50 cm de uma MACRO 100mm.

Alguém aqui tem experiência com lentes MACRO 50mm ?

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #33 Online: 19 Setembro 2009 às 19:41:28 »
Estou agora estudando comprar uma lente macro. Mas no caso de fotografar relógios não seria idela comprar uma MACRO 50mm ???
Isto porque a distância focal mínima dela seria aprox 20cm, ao contrário dos 50 cm de uma MACRO 100mm.
Meus 2c:

Todos os gurus de fotografia de relógios afirmam que:

a) Uma lente macro 50mm somente da 1:2 (Não fotografa tamanho natural)

b) Com uma de 100mm (isto para mim é o importante) v. vai ficar mais longe do objeto, evitando assim reflexos da própria câmera/lente.

De qualquer forma o ideal é ter as duas mas lentes macro das boas custam bem caro.

Abs,

Nilo


*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #34 Online: 19 Setembro 2009 às 20:06:02 »
...
Eu comprei este kit (vem tudo junto, em uma caixa única) em novembro/2008 a lente que veio não é a "Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G AF-S VR DX" e sim a "Nikkor AF-S 18-55mm f/3.5-5.6 G ED DX II".
...
Correto, você pode escolher. Eu optei pela D60 com a 18-55 VR, mas também tinha a opção da D60 sem VR...

Agora foi feita a LUZ; Na verdade, no kit vendido pela Nikon, você não escolhe, é caixa fechada, lacrada, com tudo dentro, no caso da D40 a lente que vem é sem VR, na D60, com VR, se o amigo teve a oportunidade de escolher acredito que tenha comprado o corpo + a lente (que hoje sei é a alternativa + sábia). Como deixei claro desde minha primeira aparição estou falando do que tenho e conheço, que é o kit da D40 e sua lente que é, de fato, um lixo.

Eu peguei emprestado (roubei na verdade) do meu irmão um "AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED" que é uma senhora lente, mostra todo o potencial da D40 e, baseado nisto, aconselho:

Se vai comprar uma DSLR porque acha que a "prosumer" não te atende não compre o kit, compre o corpo + uma lente boa. Se pensa em ter apenas uma lente na sua DSLR compre o corpo + lente, não o kit, agora, saiba que uma DSLR + lente boa não custa preço de "prosumer", custa pelo menos o dobro. Lente boa custa caro, não fixa custa mais caro ainda, mais de us$500~800. Esta que uso não custa menos de us$2,000. Na minha opnião, falando em us$500~600 "prosumer" tira fotos melhores do que qualquer DSLR+lente nesta faixa (como os kit´s da D40, D60, XT e etc.) simplesmente porque as lentes são melhores. Um setup de DSLR para bater uma "prosumer" custa mais de us$1,000. (preços de hoje).
Aliás meu conselho mesmo é vá de "prosumer", ninguém que não seja profissional precisa de mais ou ficará limitado com uma "top" não DSLR e poucos conseguirão tirar fotos melhores com a DSLR do que com a "prosumer" e mesmo assim gastando mais que o dobro.

PS. Com esta lente que uso (AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED) não consigo tirar fotos "macro" legais... Nilo?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #35 Online: 19 Setembro 2009 às 20:32:12 »
Estou agora estudando comprar uma lente macro. Mas no caso de fotografar relógios não seria idela comprar uma MACRO 50mm ???
Isto porque a distância focal mínima dela seria aprox 20cm, ao contrário dos 50 cm de uma MACRO 100mm.
Meus 2c:

Todos os gurus de fotografia de relógios afirmam que:

a) Uma lente macro 50mm somente da 1:2 (Não fotografa tamanho natural)

b) Com uma de 100mm (isto para mim é o importante) v. vai ficar mais longe do objeto, evitando assim reflexos da própria câmera/lente.
....


É verdade, tinha esquecido do detalhe do reflexo.
Mas o que andei lendo é que a de 100mm é + indicada para fotografar a nautureza, devido a distância.
MAs vc tem razão o melhor é ter as duas...

Qual site/foruns de fotografia vc recomenda ?

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #36 Online: 19 Setembro 2009 às 20:38:11 »
PS. Com esta lente que uso (AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED) não consigo tirar fotos "macro" legais... Nilo?
Broker,

Consegue sim! A foto abaixo for tirada hoje, sem grandes preparação, usando o "setup" que descrevo aqui.

Não é uma grande foto (feita bem nas pressas, com o "overhead" familiar normal).



Canon 50D, ISO 200, f20, 1s de exposição. Tudo manual.

A lente usada foi a do bendito "kit" que é uma lente: Canon EF 28-135 IS USM.

Esta lente, não é nada excepcional como se pode ver aqui.

Agora o que eu acho importante:

a) A câmera estava em um sólido tripé.
b) A iluminação (uma lâmpada fluorescente) foi difundida usando papel vegetal e outro papel para rebater.
c) A imagem foi capturada em modo "RAW" e teve a iluminação/definição ajustada pelo Canon Digital Photo Professional (vem com a máquina, atualizado via site da Canon US). A Nikon tem exatamente os mesmos recursos/software.
d) Tudo estava em modo manual (foco/velocidade etc.).

Acho que estas máquinas tipo "prosumer" vem programadas para situações médias e em qualquer modo automático elas não se saem bem, independente do tipo de lente que se usa.

Abs,

N

*

Enéias

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #37 Online: 19 Setembro 2009 às 20:48:11 »
Amigos:

Tenho visto fotos por aqui que foram feitas com máquinas simples, amadoras mesmo! A qualidade é maravilhosa! É mesmo necessário um kit assim?

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #38 Online: 19 Setembro 2009 às 20:55:40 »
É verdade, tinha esquecido do detalhe do reflexo.
Mas o que andei lendo é que a de 100mm é + indicada para fotografar a nautureza, devido a distância.
MAs vc tem razão o melhor é ter as duas...
Qual site/foruns de fotografia vc recomenda ?

Caso o fabricante da sua máquina tenha 60mm ela faz 1:1.

PS. Com esta lente que uso (AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED) não consigo tirar fotos "macro" legais... Nilo?
Broker,
Consegue sim! A foto abaixo for tirada hoje, sem grandes preparação, usando o "setup" que descrevo aqui...

É que na verdade eu queria aqueles MEGA macros mesmo.
Esta foto você tirou em RAW? Caso afirmativo você poderia abrir este raw no editor de imagem e com a visualização em 100% fazer um crop de 1024/768 no mostrador do relógio para eu ver como fica (desculpe o incômodo, se não der eu entendo)
Eu estou usando ISO muito alto (400/800) para compensar falte de luz e acho que isto está acabando com minhas fotos (=ruído), minha lente tem distância mínima de 0,5m poderia ser menor também e por fim não estou usando RAW, preciso ir ao manual...
exemplo:
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #39 Online: 19 Setembro 2009 às 21:20:23 »
Broker,

Não sei se é isto que v. quer ver. A tua foto está ótima.



Note que perdeu muito na conversão feita pelo Flickr. Independente disso, com a lente macro (não do kit) os detalhes são muito melhores.

Agora, ISO acima de 400 é um desastre, independente de lente, máquina ou fotógrafo.

Abs.

Nilo