Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro

  • 71 Respostas
  • 21039 Visualizações
*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #20 Online: 22 Setembro 2009 às 13:50:32 »
Caros Amigos,



O dia de hoje foi termino do pessoal que estava com a lubrificação de incabloc, e teoria sobre sistema de escapamentos,

Todo o sistema com e sem Lubrifar, alguém conhece, o que acham?

E sobre o uso de Epilan, suas qualidades e beneficios.

E claro a quantidade de oleo a ser usado nos movimentos,

Como isso diminuiu , drasticamente, o que antes era muito oleo , hoje diria que é só um cheiro, fizemos 5 máquinas nem todos terminaram ,
1 relogio de bolso
3 pulso calibre 1120
1 pulso feminino

Como estão rigorosos nos padrões de treinamento, nunca tinha visto isso aqui na Omega, nos batemos um monte todos sem exeção,

A quantidade de lubrificação indicada agora é de 1/3 do tamanho do dente da roda de escape e não pode borrar a leve da ancora, nó máximo um pequeno deposito ao lado direito da leve, caso contrário lavar e refazer tudo,

Eu ainda não tenho a minha opnião formada sobre a nova prática, as vezes acho pouco , e as vezes penso que é correto, até o final do curso talvez tenha minha opnião definida, e o dente da roda de escape não pode ultrapassar nada por cima, somente a lateral do dente onde encosta na leve,

Antes se lubrificava todos os dentes até o começo da circunferência da roda,

Mais vamos esperar pra ver o resultado, acho que eles estão pensando nisso para padronizar todos os centros e relojoeiros para ficarem mais caprichosos com o Coaxial, que antes era somente ele exigido tanto cuidado e pouca quantidade de oleo,

Almoçamos o famoso Chucrutz , típico Alemão, uma delícia, eheheh , eu gosto pelo menos,

A tarde continuamos nos escapamentos, e ainda vamos terminar amanhã cedo.

Vou postar umas fotos agora da oficina de modo geral a parte interna da fábrica,

Abs a todos e até amanhã.

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #21 Online: 22 Setembro 2009 às 13:55:24 »

Aqui nosso intrutor de frente o baixinho, Argentino de Pais Paraguaio e criando e residente na Suiça, uma pessoa maravilhosa, ao seu lado esquerdo dois Portugueses e ao lado direto Sr. Joaquim de Portugal e o Sr. Flavio do Brasil,


Oficina Geral



Uma visão mais ampla da oficina e suas lindas bancas de trabalho.



Profissionais trabalhando , também tem muita mulher relojoeira , coisa que no Brasil é raro.


Fotos ao lado das banca , ai fica o responsável pelo setor, ao Mestres de plantas quem adivinha o calibre das fotos?


Foto ao lado de um mecanismo que é uma raridade, ainda se habilita?

Abs, boa noite a todos e até amanhã,

Mauro

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #22 Online: 22 Setembro 2009 às 14:02:38 »
Hehehe, grande Mariano! Figuraça!

Realmente esse treinamento parece estar com uma abordagem bem diferente. Muito bacana!

Um abraço e bom curso à todos!

Adriano

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
treinamento na Omega
« Resposta #23 Online: 23 Setembro 2009 às 15:18:40 »
Fala pessoal,

Ninguem palpitou sobre o Lubrifar e o Epilan, mais vamos lá,

Hoje pela manhã término da lubrificação do escapamento e teroria sobre espiral,

Na minha opnião sem necessidade pois um relojoeiros que se julga relojoeiro não sabe corrigir um espiral não é relojoeiro.

Mais tudo mostrado nos detalhes boas dicas para novatos na area, e depois fomos a prática,

Almoço carne de alce com repolho roxo , um prato bem ezotico, pra mim meia boca , eeheheheh

A tarde continuamos com a prática em espiral, vários mecanismos desde o 683 , 1120, 2500 e outros mais.

Ontem a noite tinha uma partida de Hoquei no Gelo , era um classico regional , eu iria assistir mais como é parecido com Grenal, Flaflu, Coringao e Palmeiras, preferi não ir , dito e feito deu briga , acho que vou assistir sexta um jogo aqui.

Amanhã temos o tão esperado teste, vamos ver como nos saimos, agora estou relendo algumas coisas de teorias básicas dos calibres omegas e vou comer algo,

Hoje vou postar umas fotos do polimento e de uma caixa que foi polida na hora para a gente quando fomos visitar,

Detalhe o polimento é bem superficial, não é tirado todas as batidas da caixa, tanto para não gastar muito e também não tirar as caracteristicas das quinas da caixa,

Grande abs a todos e até amanhÃ,

Amanhã aqui na cidade é o dia em que o comércio funciona até mais tarde e é o único dia da semana que a cidade tem movimento, talvés vamos sair todos para jantar e dai chegue tarde e então postarei algo só na sexta,

Abs,

Mauro

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #24 Online: 23 Setembro 2009 às 15:23:13 »

cada equipamento que é brincadeira


polidor que nos auxilio no dia e nos deu algumas dicas



polidor iniciante sendo formado na f;abrica


Daqui a pouco mando mais fotos.

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #25 Online: 23 Setembro 2009 às 17:04:26 »

essa era a primeira foto


Primeiro de frente Ederson do Brasil e Flavio, bem Atraz Eduardo tbm Brasileiro, depois do Eduardo tem o Antonio Portugues, trabalhou na Sellita por varios anos aqui em La-Chaux de Fonds e agora retornou ao Pais de origem, ao lado Sr. Godinho e Sr. Antonio tbm de Portugal, e Samudio instrutor




aqui o aparador para reforçar as quinas.


caixa polida na hora , bem ao lado da para ver pequenos batidas que não são retiradas.

mais detalhes de picos profundos , claro que com o fosqueado vai dimuniur muito

agora pronta , so faltando lavar




para fosquear as caixas em circular


aqui o sistema de lavagem do polimento

os pequenos ultrassom para lavagem

mais ultrassom

está para encerrar o polimento.

Grande abs a todos,

Mauro

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #26 Online: 23 Setembro 2009 às 17:25:18 »
Muito legais estas fotos do polimento, polimento de relógio usado é para trazer de volta o aspecto de "limpo", não para deixar igual zero novamente, por isto que vemos por aí (geralmente rolex) com garras mais finas e sem cantos vivos em relação aos originais.

Sobre os equipamentos realmente a oficina é mais que completa, até com alguns bem curiosos:

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #27 Online: 23 Setembro 2009 às 18:34:23 »
Excelente este tópico...
Wadley

Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #28 Online: 24 Setembro 2009 às 09:23:56 »
Obrigado Mauro, por compartilhar conosco essas fotos !!!! ;)

Omega, Omega ...eh por isso que ti amo tanto !!!! :-* :-* Profissionalismo puro !!!! ;) ;)

Adorei ver as fotos do polimento, inclusive o relojoeiro que faco a manutencao dos meus relogios, sempre se preocupou em manter as quinas dos relogios, polimento somente para dar aquele aspecto de limpo como bem disse o amigo Broker, tem limite para isso !!!! ;D ;D

Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #29 Online: 24 Setembro 2009 às 16:00:03 »
Mauro,

sou apenas usuário de relógio, ainda tentando entender o funcionamento
e pretendendo ser um "fuçador".

Muito obrigado por este seu "relatório de viagem" !
 
Está sendo muito interessante e com certeza estou gostando cada vez
mais dos Omega...

abs

Glauco

P.S. - fique de olho se não tem nenhum Speed Moon perdido embaixo de
alguma bancada por aí.....rsrsrsrsrsrs.

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #30 Online: 24 Setembro 2009 às 20:17:47 »
Fala Pessoal,

Cheguei agora pouco, to cansado, hoje foi o teste,
bem cansativo mais é legal,
Amanhã posto fotos,
Abs a todos,

Mauro

Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #31 Online: 25 Setembro 2009 às 09:24:28 »
Fala Pessoal,

Cheguei agora pouco, to cansado, hoje foi o teste,
bem cansativo mais é legal,
Amanhã posto fotos,
Abs a todos,

Mauro


Saudacoes Mauro, espero que tenha ido bem no teste !!!! ;)

Ancioso para ver mais fotos !!!! :D :D


*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #32 Online: 26 Setembro 2009 às 09:23:10 »
Caros Amigos,

Quinta feira o teste,

Acho que tudo o que envolve avaliação ja da um frio na barriga , todo mundo fica tenso, mais vale a pena,

Começamos por volta das nove da manhã, agora todo o tempo parado é startado e não conta, como lavagem da máquina , espera por peças e coisas do genero , acho que é bem legal e bem democratico,

Todos bem focados e tensos, relógios com defeitos criados para serem reparados indiferente a pessoa que esteja fazendo o teste, pode trocar qualquer peça que você condene defeituosa, a fornitura está aberta para o teste, mais claro, trocamos o mínimo possível, eu no meu caso troquei apenas 3 peças.

Eu fiz o teste de ajustes de cronografo do calibre 861 , troquei o martelo de zeramento que foi diminuido para prender a roda de minutos do cronografo, pois a mesma tem que ter uma folga minima permitida de 0,10 mm de cada lado, o freio da roda de segundos do crono amassado para dificultar a parada do crono,
e a roda de segundos do crono, pois a mesma tinha sido mexida no coração pela parte de baixo e tinha tirado de posição o dente que aciona a mudança do contador de minutos, poderia até voltar ao lugar , mais tem duas folgas permitidas e tem que ser exato senão somos penalizados, e a mudança do ponteiro tem que ser exato ao 60 segundos, por isso defini trocar a roda para não ser penalizado,

Todos os excentricos mexidos e fora de posição, todos ajutados, e o que acho mais importante a penetração da roda de ligação tanto com a roda de segundos do cronografo e a segunda roda, isso tem uma medida a ser feita 1/3 de penetração em uma roda e 2/3 na outra, que na verdade somente com o microscopio pode controlar isso,

Deu tudo certo, depois lembro se tinha mais alguma coisa e posto,

Vou postar as fotos do setor de restauração, tudo la é refeito , são calibres que não tem mais peças disponíveis então la tudo se refaz, rodas, eixos , molas , bascules, somente tem mais um centro autorizado no mundo a fazer isso, é de London, que eu também não sabia, ano passado vejam só o exemplo este centro de London solicitou apenas duas peças a Bienne , que coisa show ein, quem sabe um dia no Brasil temos como fazer isso, mais hoje ainda ficamos a desejar com isso.

Sexta somente tivemos os resultados dos testes, todos fomos bem , depois vou tirar as fotos dos resultados e postar aqui, todos nós brasileiros fomos bem , todos estamos aptos e capacitados, show para nós, que me lembro anteriormente 4 relojoeiros brasileiros tinham sido reprovados em cursos anteriores .

abs e vai as fotos,

Hoje sabado estamos indo a Neuchatel tem a festa da uva , vamos la conhecer e tomar um vinho ou uma cerveja, amanha nos falamos mais abs,

Mauro

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #33 Online: 26 Setembro 2009 às 09:34:32 »













aqui o relojoeiros fazendo o conserto de um 321






Flavio e Ana Paula a unica mulher junto com nós


alguns dos tornos e equipamentos


uma visão mais ampla da sala dos tornos e equipamentos do restauro e a felicidade do Ederson em conhecer, que por sinal é um belo relojoeiro com relógios antigos.

Abs, a todos e fui, a e a minha nota na avaliação foi Show.

Abs,

Mauro

*

Alberto Ferreira

Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #34 Online: 26 Setembro 2009 às 10:44:39 »
Salve!

Mauro,
Desnecessário dizer quão interessante este seu tópico está sendo.

Afora o seu interesse e dedicação em compartilhar conosco toda esta sua experiência.  8)

Fica um outro aspecto muito relevante, eu creio, a oportunidade que muitos aqui, amantes da marca, estamos tendo de vermos um pouco mais desta marca, na prática, por dentro, numa visão panorâmica e técnica, digamos assim, sem ser uma visita de caráter "turístico" e generalizado.

Grato, também por isso!

Abraços!
Alberto

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #35 Online: 26 Setembro 2009 às 11:31:22 »
Muito interessante !!!!

Grato por compratilhar !!!

Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #36 Online: 26 Setembro 2009 às 17:48:00 »
Amigo Mauro...
Parabéns pela nota e sucesso na empreitada!!!  ;)   ;)  ;)
Os amantes da relojoaria agradecem, e necessitam de mais e mais amigos que, como você, crescem na nobre profissão de relojoeiro, com dedicação e qualidade!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #37 Online: 26 Setembro 2009 às 20:18:52 »
Amigos,


Valeu pelas palavras,
Fomos a festa de Neuchatel, muito legal , não conhecia isso aqui na Suiça, bem diferente do que ja vi e vivi aqui,
Povo alegre , muita gente bonita , gente alegre, coisa que não é algo fácil por aqui,
Ja presenciei festas aqui mesmo em Bienne , Le Locle e Zurich, mais esta foi a melhor ,
Muitas crianças, muitas familias, muito bonito mesmo, depois posto as fotos aqui,
Bom agora vou postar a avaliação, valeu abs a todos,



Nem esperava por todo este resultado, pelas exigências deles aqui.



Boa Noite , Abs e até amanhã.

Mauro

Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #38 Online: 26 Setembro 2009 às 20:27:36 »
O cara não é FRACOOOO!!!!!!!  :o  :o  :o
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Treinamento Omega em Bienne Suiça 21 de Setembro a 02 Outubro
« Resposta #39 Online: 27 Setembro 2009 às 07:23:14 »






Parabéns pelo notão Mauro!!!

Sucesso!!!

mich
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”