Menu principal

OT: Para quem gosta de facas

Iniciado por Clélio, 09 Novembro 2009 às 14:13:01

tópico anterior - próximo tópico

Pandolfi

Sandro, para satisfazer um gosto deste, não existe a palavra comercialização.
Acredite: ganhei um podão cortador de cana todo detonado (cabo e corte) e vou restaurar só pelo gosto de vê-lo novo de novo.
Para este vou fazer um antes e o depois.
Abração.
Pandolfi

paulorocha

Sandro, se trata de um facão mesmo (90% de chance). O que diferencia um facão pequeno de uma faca grande é a têmpera usada e consequentemente o tipo de atividade que a ferramenta será mais adequada.

Um facão tem normalmente a lâmina mais pesada e a têmpera mais branda (mais "mole"). O uso primário é permitir golpes fortes para corte de madeiras e assemelhados. Trabalho "bruto".

Já uma faca é bem mais leve e possui têmpera bem mais "dura". E apesar de permitir (se bem temperada) cortar os mesmos ítens cortados pelo facão, a sua utilização, definitivamente, não é esta.
Um grande abraço

Paulo Rocha

sat

Ontem, a emoção falou mais alto, ou seja, o fato de ser o facão uma relíquia de família (da família da minha noiva). Fui comprar uma bainha e um cara louco ofereceu R$ 200,00 no facãozinho. Recusei. Detalhe: gastei R$ 70,00 na restauração.
Para um colecionador querer comprar, deve ser mesmo de boa qualidade, embora a marca não apareça.
Abraços,

SANDRO

ACPavanato

Uma recente aquisição, não é propriamente uma faca, mas uma BAIONETA muito antiga:

Abraços!

ACPavanato

sat

paulorocha

Linda baioneta amigo Pavanato! Se não estou enganado é de um Mauser, correto?

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

ACPavanato

Citação de: paulorocha online 24 Maio 2010 às 18:49:17
Linda baioneta amigo Pavanato! Se não estou enganado é de um Mauser, correto?

Grande abraço

Obrigado meu amigo Paulo, não tenho 100% de certeza, mas com as pessoas com quem falei à respeito, a resposta foi sim que trata-se de uma Mauser.  ;)  ;)  ;)

Abraços!

ACPavanato

ACPavanato

Tenho visto algumas peças que me tiram o fôlego!  :o  :o  :o
Participo de um Fórum na Argentina, e acabei fazendo amizade com o Claúdio Sobral, que é  um  fabricante artesanal de facas. Um dos melhores da Argentina!  :-*  :-*  :-*
Em março deste ano encomendei uma faca, que ontem chegou, finalmente, em minhas mãos.  ;)  ;)  ;)
Espero que gostem!

Me impressiona a qualidade e a dedicação dos argentinos quando o assunto são facas artesanais.
São fantásticas suas peças! O mundo inteiro conhece esta tradição argentina. Show!  :-*  :-*  :-*

Abraços!

ACPavanato

aminger

ACPavanato vou passar o feriado em Gramado, vou sair de carro de porto alegre e subirei a serra gaúcha, tem alguma indicação de locais para a aquisição de facas, sejam artesanais ou industriais?
Roberto.

ACPavanato

Citação de: aminger online 01 Junho 2010 às 10:00:01
ACPavanato vou passar o feriado em Gramado, vou sair de carro de porto alegre e subirei a serra gaúcha, tem alguma indicação de locais para a aquisição de facas, sejam artesanais ou industriais?
Roberto.

Oi Roberto
Olha pouco conheço a região, mas procure se informar ao longo da viagem, que com certeza você vai encontrar cuteleiros.

Abraços!

ACPavanato

sat

A pergunta não foi para mim. Mas, já que o Roberto vai subir até Porto Alegre, tem  o Eduardo Cunha, em Maricá. Eu não conheço a cidade, mas, parece que fica a apenas 70 km de Porto Alegre.
Abraços,

SANDRO

paulorocha

Pavanato, particularmente eu não gosto de lâminas com este tipo de vazado (hollow grind), mas a qualidade das peças do Sobral já está se tornando famosa. Parabéns pela aquisição.

Roberto, assino embaixo a recomendação do Sandro. Vale REALMENTE a pena fazer uma visita ao Cunha. Ótimas facas e preços ainda melhores! Apenas tome cuidado para não passar por Bento Gonçalves... Tem um cuteleirinho lá, muito do fuleiro e exagera uma barbaridade nos preços... (opinião minha, OK  ;D)

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

sat

Só me enganei quanto ao nome da cidade. É Araricá.
Abraços,

SANDRO

aminger

Paulo, Sandro e Pavanato, obrigado pelas dicas, mas será que essa cidade é no caminho para Gramado? Vou verificar.... Fiquei curioso....

sat

Isso eu posso te responder. Não é no caminho para Gramado. Por isso, não fui até lá e comprei minha faquinha por telefone e e-mail.
Mas, como o amigo já vai até Porto Alegre, não custa dar uma esticada de 70 km, ou, então, comprar via internet, ou encomendar por telefone. A alerta do Paulo Rocha vale. Existe um cuteleiro em Bento Gonçalves, mas, cobra o triplo por uma faca. Então, pelo custo-benefício, vale a pena contactar o Eduardo Cunha. Eu comprei uma faca dele e adoro. É uma faca até bonita e muito boa.
Abraços,

SANDRO

aminger

Pessoal, comprei uma faca de um cuteleiro em Canela, mas eles tb tem loja em Gramado.
O nome é Nôno Ferrero em aço 420, faca peuqena mas versátil. Preço muito bom.

Obs: paguei bem mais barato lá do que no site deles....

sat

Bonita, parabéns.
Abraços,

SANDRO

sat

Minha nova aquisição é uma faquinha tosca prá burro! Pasmem! Feita a partir de uma velha tesoura de tosquiar ovelhas. Cabo em madeira avermelhada (não perguntei o nome) e chifre de cervo pantaneiro. Aproximadamente 13 cem de lâmina. Essa foi a que consegui, pois é feita a partir de uma tesoura marca Corneta. Se fosse de uma marca alemã, seria muito cara. Essa tosquice foi o que me fez eu me apaixonar por ela.

Desculpem a foto no carro, no meu colo. Mas, foi onde consegui uma foto que mostrasse claramente a cor da madeira utilizada para o cabo.
Gostaria de pedir ao Paulo Rocha, se isso está correto. Notei que a faca, apesar de fininha, é dura. As facas de tesoura não teriam que ser, obrigatoriamente, muito moles, uma vez que, para uma tesoura, não é necessária muita dureza?
Acabamento do cabo:

Será que suporta cortar carnes mais macias, como picanha?
Jamais cortaria com ela, uma costela, pois, por ser muito fininha, acho que não suportaria.
Sei que não é falsa, pois via tesoura, antes da faca ser forjada. A não ser que a tesoura seja falsa.
Abraços,

SANDRO

aminger

Maneira a faca Sandro, coloca uma foto da espessura da lâmina ai....
Esse metal de tesoura , acho eu , ele oxida, então tenha cuidado com sua faca , que é muito linda.

Clélio

Olá amigos,

estas facas de tesoura são muito bonitas, tem realmente cara de ferramenta.
Ganhei de um cunhado uma faca cujo cabo é feito com rabo de tatú, a rusticidade da peça acrescentou charme extra...
  E por falar em "faca ferramenta " um modelo que pretendo ter é a Kukri ( tb chamada de Gurka), os videos de demostração no youtube fazem qualquer um virar fã....

Abs