Menu principal

OT: Para quem gosta de facas

Iniciado por Clélio, 09 Novembro 2009 às 14:13:01

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Sergio

Bonitas facas Jmm...
Sabe da durabilidade de fio e da faca?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Jmm

Não sei responder, meu caro.
Estava lendo o tópico, lembrei da reportagem e procurei o link pra indicar aos amigos a cutelaria, a conheci pela reportagem. Sempre admirei facas mas nunca tive uma desse tipo, "de coleção".
Pretendo conhecer Tiradentes em breve e, com certeza, farei uma visita à feira de artesanato para conhecer, dentre outras coisas, o trabalho dessa família. (Mas o artesanato lá é caaaaaro!)

Abraço!
José Mário

Clélio

Olá para todos...
Para lembrar:  de amanhã 09/11 até 11/11 será realizado o IV Salão Paulista de Cutelaria, segue o link:

http://www.salaopaulistadecutelaria.com.br/

Abraços a todos.

João de Deus

Pessoal,

E quanto aos acabamentos das Lâminas das facas forjadas?
Existem acabamentos Fosfatizados, brut forje polido, acetinado polido e outros.
Onde posso encontrar artigos que explicam as vantagens e desvantagens de cada um?

João
João

paulorocha

João, vamos ver se eu consigo aclarar um pouco o assunto para ti.

Fosfatização - usa-se ácido fosfórico ou algum dos seus sais para criar uma camada de fosfato sobre a lâmina. O objetivo é proteger contra a oxidação. É um revestimento muito utilizado em lâminas "de serviço", pois é bastante resistente. A desvantagem é o visual. Até existem pessoas que gostam do efeito (eu não gosto...), mas dificilmente você encontra uma faca "de exposição" com este acabamento. A fosfatização também é conhecida como parkerização e é muito utilizada em armas de fogo.

Brut de Forge - Não é um acabamento, é falta de acabamento... ;D Mas falando sério, a ideia do brut de forge é manter a aparência de rústico. É o acabamento mais fácil de se fazer, pois basta passar a peça numa escova de aço. Também possui uma ótima resistência à oxidação, pois o processo de forjamento cria uma camada de óxido de ferro cinza, ótima para proteger contra a ferrugem (óxido de ferro vermelho). Mas em contra partida, apenas um verdadeiro artista consegue fazer um brut de forge realmente bonito. É a velha história: fazer é fácil, fazer bem feito é OUTRA história...

Acetinado - Este é meu acabamento favorito. É um processo 100% mecânico (a lâmina não é revestida por nenhum material) e 100% manual, e apesar de bastante trabalhoso (é o acabamento que leva mais tempo para ficar pronto) não apresenta muitas dificuldades para ser feito. O segredo é polir a lâmina com lixas progressivamente mais finas (eu uso a sequência de grãos: 100 - 150 - 220 - 300 - 400 - 600), sempre na mesma direção e eliminando totalmente as marcas da lixa anterior. Depois da última lixa passa-se palha de aço, também no mesmo sentido usado nas lixas, para eliminar o brilho do polimento. O efeito é lindo, muito apreciado por colecionadores e a manutenção é facílima. Se arranhar, basta passar um bom-bril que ta resolvido. Este acabamento é considerado o padrão para facas de aço carbono.

Espelhado - Da mesma forma que o acetinado, é um processo 100% mecânico, porém impossível de se fazer sem auxílio de máquinas, notadamente de uma politriz de alta velocidade. Ao contrário do acetinado, o espelhado é um dos acabamentos mais difíceis de se manter (se não for O mais difícil...). Utilizado quase que exclusivamente em facas de aço inox.

Pátina química - A lâmina é mergulhada em alguma substância que cria uma oxidação superficial que irá proteger contra a ferrugem. Os mais conhecidos são o percloreto de ferro e o fosfato de manganês. Existem produtos comerciais que entram nesta categoria, praticamente todos desenvolvidos para armas de fogo: oxiblack, perma blue, etc.

Pintura - Muito utilizada em facas militares. A lâmina é simplesmente pintada. O mais comum (e mais resistente) é com tintas do tipo epoxy.

Espero ter ajudado
Um grande abraço

Paulo Rocha

João de Deus

Oi Paulo,

Muito Obrigado por sua Atenção!!!
Esclareceu totalmente minhas dúvidas sobre os acabamentos em facas forjadas.
Aproveitando mais um pouco do seu enorme conhecimento, qual tipo de aço carbono é melhor para uma faca tipo churrasqueiro, aço 5106 ou 1095 (lima)?

Abs

João
João

paulorocha

Na minha opinião, 5160.
O 5160 não vai pegar tanto fio quanto o 1095, mas é mais fácil de manter afiado e mais difícil de enferrujar. O 1095 enferruja só de olhar torto pra ele... ;D
Um grande abraço

Paulo Rocha

rtakami

Pelos posts que lí aqui, ví que a área é do Paulo Rocha, você tem grande conhecimento relacionado a facas! Um dia vou forjar uma!
O que acham das wusthof, JA henckels e a linha century tramontina, eu andei comprando para uso doméstico e churrasquinho de final de semana.

sat

Citação de: rtakami online 09 Abril 2013 às 22:39:42
Pelos posts que lí aqui, ví que a área é do Paulo Rocha, você tem grande conhecimento relacionado a facas! Um dia vou forjar uma!
O que acham das wusthof, JA henckels e a linha century tramontina, eu andei comprando para uso doméstico e churrasquinho de final de semana.

O Paulo Rocha foi um grande cuteleiro! É possível achar, na internet, belos trabalhos dele! Parece que, agora, infelizmente, não forja mais. O duro, para mim, é que parou de forjar, antes de eu conseguir adquirir um trabalho dele. :'(
Porém, o conhecimento permanece.
Abraços,

SANDRO

paulorocha

Citação de: rtakami online 09 Abril 2013 às 22:39:42

Olha, wusthof e henckels são ótimas, mas tramontina eu não curto muito. Aliás, nacional eu só gosto (mais ou menos) das Mundial da linha profissional.

Citação de: sat online 10 Abril 2013 às 11:50:11
O Paulo Rocha foi um grande cuteleiro! É possível achar, na internet, belos trabalhos dele! Parece que, agora, infelizmente, não forja mais. O duro, para mim, é que parou de forjar, antes de eu conseguir adquirir um trabalho dele. :'(
Porém, o conhecimento permanece.
Abraços,
SANDRO

Grande Sandro, obrigado pelo elogio (nem tão merecido assim...). Realmente não estou mais forjando e 90% de chance de não voltar mais... Mas ainda não joguei a toalha em definitivo. Pretendo montar uma oficininha para talvez fazer algumas facas apenas por desbaste (lixadeira). Vamos dar tempo ao tempo...

Grande abraço!
Um grande abraço

Paulo Rocha

JoaoPedro

Paulo, no lugar de tinta epoxi, pode-se utilizar pintura eletrostática?

rtakami

Paulo Rocha, você não cogita nem dar umas aulinhas para ensinar alguém? Eu gostaria de aprender um pouco a fim de conseguir fazer uma no fundo do quintal, já fiz por desbaste usando uma serra grossa de aço rápido e solda no cabo, mas sei que ela quebra muito fácil.

paulorocha

Citação de: JoaoPedro online 10 Abril 2013 às 18:01:25
Paulo, no lugar de tinta epoxi, pode-se utilizar pintura eletrostática?

Sim, lembrando que somente facas táticas (militares) são bem vistas com este tipo de acabamento.

Citação de: rtakami online 10 Abril 2013 às 18:10:31
Paulo Rocha, você não cogita nem dar umas aulinhas para ensinar alguém? Eu gostaria de aprender um pouco a fim de conseguir fazer uma no fundo do quintal, já fiz por desbaste usando uma serra grossa de aço rápido e solda no cabo, mas sei que ela quebra muito fácil.

Com toda certeza, meu amigo! Estou 100% à disposição. Me mande um email no golpedemartelo@gmail.com
Um grande abraço

Paulo Rocha

rtakami

Ôpa, realmente gostaria de aprender alguma coisa, se possível começando do fácil, acredito que haja muita gente interessado em aprender.

FPiccinin

Ontem à noite assisti um documentário no NatGeo bem legal sobre os canivetes Victorinox. Achei interessante, por exemplo a necessidade de reinvenção da marca após o 11 de setembro.

http://m.youtube.com/watch?v=sPvDNXnRJQM

Abs

Alberto Ferreira

Pois é...
"Desde sempre"...  ;)
...eu sempre tive algum.   8)

Destes aí abaixo eu tive dois.

Um eu vendi para um grande amigo aqui do FRM, o outro eu dei para o meu filho mais velho.

Hoje eu tenho um com lâmina grande, que ganhei de um amigo de Basel, mas esqueci na bagagem de mão e ele foi apreendido...  :P.
Quando ele soube, em uma outra viagem ele me deu outro, que desta vez veio na mala!  8)

O que eu mais uso (está cheio de marcas...) é um modelo Ranger, que na minha opinião tem uma excelente relação entre funcionalidades e tamanho (volume da peça em si).

Alberto

vizel

Não conhecia esse tópico

Dei uma olhada nas postagens anteriores e as achei bem legais.

Resolvi então postar uma foto de umas "facas" antigas que tenho  :)

vizel

mestreaudi

Caramba Vizel, só espero que esse kit não faça parte do seu Everyday carry...

Abs!
Rafael.

Guga Sport

Citação de: mestreaudi online 07 Março 2015 às 16:57:52
Caramba Vizel, só espero que esse kit não faça parte do seu Everyday carry...

Abs!

;D
Membro do RedBarBrazil.

Alberto Ferreira

;D

A menos que haja uma "vertente" meio que...
..."Walking Dead"...  ::)

:D

Alberto