Menu principal

Feira do MASP e do Bixiga: que,quem, como,onde,por que,porque....

Iniciado por Chris Galbraith, 30 Novembro 2009 às 19:59:54

tópico anterior - próximo tópico

Chris Galbraith

Olá a todos! Resolvi fazer um tópico em separado com o intuito de ajudar aqueles novos membros que, como eu, estão se inciando no garimpo pelas feiras de SP em busca dos 'tesouros da arca perdida'!

Passei a frequentar o fórum diariamente há pouco mais de 2 semanas - o suficiente pra saber que sou vizinho de um portal de negócios horologísticos em potencial e não sabia: MASP e Bixiga, haja vista que moro nos arredores!
Então, confiante de que na minha primeira visita à feira do MASP  eu encontraria um 6105-8110 zerado, daqueles que o dono comprou, guardou no armário e lembrou que existia agora! Hhahahahahah, falou então....'sonho meu'!

Brincadeiras à parte, fiquei bem impressionado com o que vi, mas talvez por ter sido a minha primeira visita à feira e nunca tê-la frequentado os áureos tempos discutidos aqui, os quais pelo visto já se foram há muito, infelizmente.
Particularmente, não vi nada que me interessasse/impressionasse na parte vintage ( mas isto pq meu negócio são diver's ), porém qto a relógios novos, vi uma barraquinha de um camarada com sotaque casteliano vendendo váaaaaaarios SEIKO de mergulho modernos - mais precisamente um SKX009 zerado, um SKZ 5 'TUNA' amarelo, um ALBA 200m com máquina 7S26 e um ORIENT mil style em titanio animalesco de bonito.

De resto, realmente eu não sei o que dizer.....talvez pq fui tarde? Cheguei lá por volta das 13:30 hs....

Bom, seria interessante vcs veteranos aqui do fórum e das feirinhas montar um tópico com a finalidade de fazer uma 'cartilha' do bea-bá dessas feirinhas para nós, iniciantes aqui do RELÓGIOS MECANICOS.
Seria legal saber os horários mais bacanas do MASP e Bixiga, quem devemos procurar por lá, onde ficam localizados, como chegamos até eles, etc. Por exemplo, digamos que eu me interesse por uma peça, lá, e decida compra-la....como pago por ela? Qual é a pratica habitual (cheque, dinheiro, cartão)?
Enfim, essas feirinhas parecem ser muito interessantes de serem frequentadas para todos aqueles que genuinamente querem incrementar sua coleção e se aprofundar num garimpo eterno em busca "daquelas" peças impossíveis.

Ficaria grato caso a idéia fosse considerada boa e o tópico preenchido com alguns posts educativos acerca do que fora exposto aqui.

Valeu!
No need of swiss 2 B a WIS!

nilomis

Meus 2c:

Na verdade são três feiras: A da Praça Benedito Calixto (nos sábados) e a do MASP e Bexiga, nos domingos.

Em todos os casos, "passarinho que acorda cedo, come mais minhoca", ou seja tem que chegar junto com os vendedores pois, chegando depois, como no exemplo hipotético do 6105-8110 zerado, ele já estaria no bolso de alguém (até eu mesmo!).

Outra coisa é ser conhecido e isto toma um certo tempo para v. passar a "existir" para os vendedores.
Isto só ocorre depois de v. ter comprado algns relógios deles.
Depois disso eles, sabendo que v. gosta de comprar marcas/modelos X, que o teu cheque é bom etc. eles irão lhe dar uma (certa) preferência.

Sobre o Bexiga, fui algumas vezes mas acho que somente comprei uma ou outra bobagem por lá.
A oferta/variedades são muito pequenas e dou preferência para os vendedores da Benedito/MASP que já conheço.

A respeito do pagamento, cheque é o mais comum.
Nunca paguei nada com cartão e umas poucas vezes, para coisas de valor muito pequeno, em dinheiro.

Um ponto importante é que, em muitas vezes, se acaba comprando de outro freqüentador/comprador (não expositor) mas isso requer "networking", o que só vem com o tempo.

Horários de chegada:

Benedito (pouca oferta mas tem um Franz Café perto onde, as vezes, algo aparece) - Começa as 8 da manhã.
MASP (a oferta varia mas, as vezes, algo aparece) - Depois das 9.

Em resumo. Toma tempo, bastante paciência e dinheiro, é claro. Mas acabou virando a minha diversão das manhãs de final de semana, quando estou em SP.

Abs,

Nilo

Notas:

1) O "camarada com sotaque castelhano" é o Bobby (americano).
2) Em alguns anos nas feiras nunca vi um 6105, a não ser ... no meu pulso ou de um outro colega do fórum ;D.
3) Chamar as feirinhas de "portal de negócios" é muito exagero.

shun

Eu tambem nao conheco essa feira, vou a Sao Paulo ocasionalmente, para o periodo de festas ( Natal, Ano Novo ) e sou novo nessa 'brincadeira' tambem gostaria de mais informacoes sobre essas feirinhas... vou a sampa dia 22 de Dezembro e gostaria de conhecer la.. talvez mandar o meu Rado p/ Carregalo se possível..

Chris Galbraith

Valeu por iniciar nas respostas, Nilomis!  :)

Vamos lá, galera.....eu sei que vcs podem contribuir e muito por aqui.  :D

igorschutz

Vou falar sobre o Masp, que é o único que conheço razoavelmente:

Ali é mais ou menos um jogo de cartas marcadas.
As vezes até chega relógios bons, raros e (muito difícil) com preço justo, mas eles não vão para o público comum, e sim direto para os colecionadores e figurinhas tarimbadas que freqüentam a feira.
É "uma mão lava a outra": o colecionador privilegia o vendedor e o vendedor privilegia o colecionador. Simples assim.

O Masp não é só ponto de referência nacional para o troca-troca de relógios, é vigiado por gringos também. É normal saírem relógios de lá diretamente para Europa e EUA.
E os gringos pagam bem, portanto os vendedores também favorecem vender pra fora; por um "premium", claro!

Se você não for conhecido por ali, esqueça, pois você só conseguirá pegar os "restos" que o povo mais "graduado" rejeitou (seja por desconhecimento, seja porque o relógio é ruim/mexido/caro ou não seja interessante). E, pelo que sei, só tem um jeito de você ser conhecido: grana...

Gaste um bom dinheiro por ali e você será promovido a "amigo" dos vendedores do Masp, sejam eles expositores das barracas ou então ambulantes que vendem veladamente por ali. É a grana que manda naquele lugar, e mais nada.

Você pode ser um supercolecionador, um superconhecedor, um superentusiasta, o cara mais conhecido da internet, o Imperador do Reino Unido de TimeZone e WatchUSeek, pode ser o melhor amigo do Gravina e Edu.......... Se você não gastar, você é só mais um, e entra na fila dos mortais (aquela dos restos)...

Portanto, Chris, sinto decepcioná-lo, mas podemos escrever aqui TODAS as dicas e manhas da feira, mas se você quiser caçar raridades naquele lugar, ou você é apadrinhado por uma galera da pesada ou então vai ter que abrir [bem] a carteira. Você escolhe...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Bom,...
Para ser bem franco.
Para mim, o MASP vale (não digo que apenas..., mas em grande medida e cada vez mais), pelo encontro e pelo papo com os amigos.

Eu comprei muito pouca coisa lá e nem sempre foram relógios.

Abraços!
Alberto

Chris Galbraith

OUCH!  :o

Igor, valeu pelo post 1000% sincero! É assim, exatamente desta maneira que procurava ouvir opiniões a respeito destas feiras. É bom pq serve pra desmistificar a aura em que elas estão envoltas. O negócio é ir pra frequentar como mortal e, aos poucos, começar a sacar o "quem é quem" do lugar. Entre uma ida e outra, com sorte, quem sabe pinta algo valioso. Pq não dá pra sair gastando a rodo, tb. Neste negócio de relógios, se tem algo que aprendi é o seguinte: COMPRE O VENDEDOR, E DEPOIS O RELÓGIO. Levei um tempo pra entender o valor desta frase. Tempo, aborrecimentos e lots of ca$h - o que é pior!

Muito bom, Igor, valeu!

Vambora, galera...mais opiniões e dicas, por favor! Os calouros agradecem!  ;D

Fabricioab

Chris, simplesmente sensacional seu topico meu querido, poxa vida sempre tive vontade de perguntar isso ou fazer um topico exatamente que nem o seu para efeito de curiosidade e troca de informaçoes para nós que somos novos na horologia e eu sempre esquecia rapaz, poxa vida.

Muito obrigado pelas informaçoes tanto do nilo quanto do igor, nunca fui ao MASP e sempre ouvi mto vcs comentarem.

Não adianta, feiras livres famosas sempre é assim mesmo, ainda mais envolvendo relogio, eu participada de uma até que famosa em minha cidade, e eu vi ela acontecer fora do pais tmb, era referente a outra arte de colecionar que poucos gostam, mas basicamente chamava-se pickyourshoes! Isso mesmo, pegue o seu tenis (feira e arte essa que deu o nome a um dos sites mais famosos da internet em compra de tenis - obs: não estou fzendo propaganda amigos   ;)).

Basicamente o Igor falou tudo, nesse mundo, dinheiro sempre fala mais alto, é inevitavel, é a lei da demanda pela oferta.

Gostaria de obter uma informação que sinceramente para mim é preciosissima!

Eu sou de Sorocaba (interior de sp), conheço Sao Paulo relativamente bem digamos assim, gostaria de saber qual o endereço exato do MASP, em que rua se localiza precisamente ?
Estou pensando em breve (leia-se férias da BELISSIMA faculdade de engenharia) passarei por lá pra ver como é que é.

Se algum amigo puder me ajudar, serei eternamente grato.

Obrigado e novamente parabens pelo belissimo tópico Chris!

Abs.
What the next step ?

Jeff

Citação de: Fabricioab online 01 Dezembro 2009 às 00:56:36
Gostaria de obter uma informação que sinceramente para mim é preciosissima!

Eu sou de Sorocaba (interior de sp), conheço Sao Paulo relativamente bem digamos assim, gostaria de saber qual o endereço exato do MASP, em que rua se localiza precisamente ?...

Feira permanente de Antiguidade e Arte MASP, ligada oficialmente à Associação de Antiguidades do Estado de São Paulo, com cerca de 160 expositores.
Endereço: Vão livre do Masp - Av. Paulista, 1578 - Cerqueira César - São Paulo/SP - Brasil. Funcionamento: Domingos das 10h às 17h

clique aqui e veja o mapa via satélite pelo google maps

Alberto Ferreira

Salve!

Como achar...

Além de todos conhecerem o MASP, uma verdadeira referência para os paulistanos, e até para alguns de fora daqui, há uma estação de metrô que fica muito perto.

Trata-se da estação TRIANON-MASP na linha 2 - verde do metrô.

http://www.metro.sp.gov.br/redes/verde/tetrianon.shtml

A estação fica a uma centena da metros do MASP.

Abraços!
Alberto

Guilherme

Olá amigos.

Vou opinar com base em minhas experiências nas três feiras:

- Benedito Calixto: Em nível de relógios mecânicos, pouca oferta; Nas barracas os preços são melhores que o Masp, mas ainda sim caros; encontra-se alguns cacarecos com relativa facilidade (relógios vintage baratos como Orient KD e seiko 6119, peças de relógios como pulseiras de aço vintage, ponteiros, mostradores, etc.).

- Bixiga: Nas barracas, o preço não é muito diferente das outras feiras; fora delas aparecem muitos comerciantes mas você precisa conhecer ou ser apresentado a eles (se você aparecer de qualquer jeito, eles embolsam o relógio e se afastam), você passa a ser "respeitado" :-\ quando compra algo deles; encontra-se cacarecos com muita facilidade.

- Masp: Bastante oferta nas barracas com preços muito altos; fora delas, idem Bixiga; encontra-se cacarecos com relativa facilidade (mas não compre, pois são mais caros do que nas outras feiras).

Estou plenamente de acordo com o amigo Igor, é assim mesmo que funciona. Há uns 3 anos aconteceu algo hilariante. Um vendedor mostrou um Omega Reduced para um amigo ex-forista, e eu estava ao lado deles. O camarada foi bem claro: "pega o relógio e depois você vê como quer pagar". O amigo descartou o relógio com a justificativa de que não gostava muito do modelo. Feito o descarte, me interessei e perguntei o valor e o vendedor respondeu que só venderia a mim se fosse com pagamento à vista, em dinheiro. Foi muita humilhação, mas como estava afim do relógio, que encontrava-se em ótimo estado e por um preço interessante, paguei e levei. No domingo seguinte, o mesmo vendedor me cumprimentou, apresentou outros vendedores e ofereceu um Rolex Explorer II. Perguntei o preço e o cara disse: "É tanto, mas você vê aí como quer pagar..." ;D :-\ :-X

Mas, fora os casos citados, tem os amigos do forum que de vez em quando levam um ou outro relógio para escambo. E estes valem à pena pela procedência.

Mas eu não vou no Masp só para negociar. Encontrar os amigos foristas, tomar um café (o da lanchonete, viu Nilo ;D) e jogar uma conversa fora já é um ótimo motivo.

Abraço,
Guilherme.

igorschutz

Citação de: Guilherme online 01 Dezembro 2009 às 11:39:12
Mas eu não vou no Masp só para negociar. Encontrar os amigos foristas, tomar um café (o da lanchonete, viu Nilo ;D) e jogar uma conversa fora já é um ótimo motivo.

Ah, isso é importante mencionar: nós falamos muito no Masp, mas para boa parte do pessoal a ida até a feira se justifica pelo bate-papo com a galera. Sempre tem algum forista por lá.

Eu mesmo jamais comprei relógio no Masp, nem de expositor e nem de ambulante. Só vou para conversar.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Paulo Sergio

Olá...
Há alguns anos não frequento as feiras de SP!!!
Concordo com o falado pelos amigos Igor, Nilo e Guilherme... é "brabo" mesmo "pertencer" a algum grupo de compradores/vendedores!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Lobo do Mar

Estou programando conhecer a feira do MASP na semana que vem, aí vim pesquisar no forum. Não penso em comprar, no momento, apenas em conhecer. Como as postagens no tópico são de 2009, alguma dica atualizada do pessoal das antigas do forum?! Vale o passeio!?

Abs, Rodrigo.
"Treinar intensamente o corpo para absorver o espírito, diz a tradição." (Musashi, Miyamoto)

Clélio

Olá Rodrigo.

A Feira do Masp já não esta mais tão interessante, mas vale a visita, principalmente se você ainda não a conhece, pois tudo será novidade e poderá até encontrar algo interessante para sua coleção. Lá é mais fácil encontrar relógios como Omega, Longines, Tissot e eventualmente Rolex...

Na Feira da Benedito Calixto, que acontece aos sábados em Pinheiros tem menos barracas , logo menos ofertas, alguns vendedores , inclusive vão  ao Masp no domingo.

A Feira do Bexiga, na praça Don Orione é um verdadeiro garimpo, sendo que recomendo apenas se seu foco forem relógios como Seiko, Orient, Citizen. Eu particularmente gosto desta feira, pois para mim vasculhar as barracas é quase como pescar, vez ou outra acho algo que me interessa.

Se tiver tempo, procure se informar sobre o Museu do Relógio da Dimep; http://www.dimep.com.br/museu-do-relogio
   Recomendo que ligue para saber como agendar a visita.

Abs e bom passeio

lemos

pessoal,me surgiu um duvida,
no meio de tanta falsificação que tem para todo lado,
tem algum vendedor lá que dá p/confiar 100% quanto a isso?
Obs: não conheço ainda a feira,por isso a duvida.

vinniearques

Citação de: lemos online 06 Junho 2015 às 09:56:48
pessoal,me surgiu um duvida,
no meio de tanta falsificação que tem para todo lado,
tem algum vendedor lá que dá p/confiar 100% quanto a isso?
Obs: não conheço ainda a feira,por isso a duvida.

Hoje em dia não, existem alguns que voce pode confiar quanto a originalidade da peça sim, já a procedencia......

lemos

Vinnie,
Eu ouvia falar do Masp mas sempre ficava com o pé atrás,porque sou meio medroso,
mas pelo jeito basta procurar bem,agora a questão da procedência é acho bastante complicado,
ai só conhecendo bem o vendedor para confiar em uma boa procedência.
teria algum que você pudesse indicar por MP?

vinniearques

Citação de: lemos online 06 Junho 2015 às 10:09:33
Vinnie,
Eu ouvia falar do Masp mas sempre ficava com o pé atrás,porque sou meio medroso,
mas pelo jeito basta procurar bem,agora a questão da procedência é acho bastante complicado,
ai só conhecendo bem o vendedor para confiar em uma boa procedência.
teria algum que você pudesse indicar por MP?

Lemos, infelizmente a resposta também é não, o unico que tinha um pouco mais de nome ou honestidade ( Opinião exclusivamente minha ) já não é mais confiavel tambem.

Aqui no FRM mesmo ocorreu uma historia com um querido amigo onde o relogio dele foi roubado na Paulista e apareceu no Masp e na mão de um vendedor respeitado, podemos supor que ele comprou sem saber que era um produto de roubo mas mesmo assim é complicado de avaliar.

lemos

Vinnie,
agradeço pela sinceridade,
meu medo era justamente originalidade e procedência,
quando você disse:"existem alguns que você pode confiar quanto a originalidade da peça sim, já a procedência......"
já fiquei alerta,por isso queria saber alguém de confiança nesses 2 sentidos.
Não consigo ficar tranquilo,se eu comprar um relógio e ficar a duvida.
É uma pena uma situação dessa,acredito que tenha vendedores bons,que fizeram a fama da feira,mas se para os amigos que são frequentadores tá complicado separar o trigo do joio,eu que sou de fora(do Espírito Santo)não ariscaria,mas ainda tenho vontade de conhecer,quando tiver uma chance.

abç