Menu principal

Review e testes do RM2

Iniciado por Adriano, 14 Dezembro 2009 às 11:42:53

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Salve!

Atendendo à pedidos (e à minha própria vontade), fiz testes de marcha e principalmente de estanqueidade.

Aproveito para fazer um breve review. Gostei muito do relógio, mais do que eu esperava que gostaria. Preferi ele, de longe, com a pulseira de borracha, que é de qualidade ótima. A pulseira de aço, apesar da boa construção, não achei atraente e acaba ofuscando a forma da caixa, que é muito bonita. O meu exemplar é preto, e o resultado da personalização ficou muito legal, bem mais bonito que o preto de série. Apesar do tamanho, ele é um relógio confortável, pelo menos no meu pulso.

O sistema de fixação da pulseira é bom e seguro, mas o parafuso começa a apresentar marcas na cabeça se manipulado mais que duas vezes, mesmo com cuidado e usando corretamente a chave Allen. Achei o bezel um pouco solto demais. Ele gira facilmente ao se rosquear a coroa, por exemplo. Outros colegas notaram isso também.

Vamos aos testes: primeiramente, aviso que os testes foram realizados dentro de condições controladas e seguindo regras. Por ser um relógio novo, montado por técnicos competentes e testado previamente, é seguro fazer o teste na água. Mesmo assim, antes, ele passou pelo teste a seco. Importante notar que mesmo usando diferentes configurações de teste, ele falha no teste de vácuo. Pela experiência e pelo tipo de relógio, concluí que não é um problema do relógio - ele está perfeitamente vedado. O que ocorre é um fenômeno um pouco comum em relógios de mergulho com caixas grandes: sua deformação em baixa pressão é praticamente nula, o que falsifica o resultado do teste em um aparelho como o ALC 2000, cuja análise se dá pela deformação da caixa. O vidro é muito espesso, quase indeformável, assim como a tampa do fundo. Ele não apresenta deformação com meros 0,5 ou 0,8 bar de vácuo e o aparelho entende como um resultado negativo. O subsequente teste de pressão, por sua vez, apresenta resultado máximo, comprovando a perfeita vedação do relógio.

Logo, o modo ideal de se testar a seco esse tipo de relógio é nos ALC's que funcionam por diferencial de volume de ar da câmara de teste, e não de deformação do relógio.

Seguro de tudo isso, procedi com o teste na água. O relógio foi submetido a pressão de 375 metros durante duas horas e depois feito o teste de condensação. Desnecessário dizer que o relógio tirou de letra o teste.

Depois fiz o teste de marcha. Esse realmente me surpreendeu. Na verdade nem tanto, pois a Orient do Brasil tem mesmo fama de colocar à venda relógios perfeitamente regulados. Este não fugiu à regra e demonstrou desempenho espetacular. Pela própria experiência, estou acostumado a testar relógios de altíssima categoria, com máquinas de alto nível, COSC e etc., o que me tornou mais crítico no que diz respeito à ajuste e regulagem de relógios. E honestamente, não é comum se esperar resultados ótimos com máquinas da categoria deste Orient. Entendam, não estou rebaixando a categoria da máquina do Orient. Mas não dá para colocar na mesma categoria de máquinas suíças com COSC, escapamento co-axial, balanço free-sprung, e "DNA" nobres como Frederic Piguet, por exemplo. Isso é um fato e é natural que não se espere o mesmo padrão de desempenho. No fim, isso é um ponto positivíssimo para a Orient, pois nunca vi mecanismos da mesma categoria desse Orient (Seiko e Citizen) apresentarem resultados assim.

A amplitude, ainda que baixa para a média (já expliquei isso outras vezes sobre mecanismos japoneses), está ótima para esse tipo de mecanismo. O escapamento está perfeitamente "fechado" (o beat-error não passou de 0,3 ms), e a marcha é muito estável. Ele apresentou os seguintes resultados: +4s/dia com coroa para baixo, +2s/dia com coroa para a esquerda e +1s/dia com mostrador para cima, o que dá média matemática de +2,33s/dia e delta de 3 segundos. Embora ignorados para efeitos matemáticos, os resultados com coroa para cima e mostrador para baixo se deram também por volta de +2 e +3s/dia. Tudo isso com tempo de estabilização bem rápido entre posições, e pouca queda de amplitude. Isso revela um ajuste perfeito da espiral, em sua centralidade horizontal e vertical e o ajuste dos pinos do regulador. Realmente muito, muito bom.

É isso. Fiquem com as fotos do "bicho".

Antes do teste na água:

Durante o teste:

Após o teste de condensação:

Os testes de marcha (com mostrador para cima e coroa para esquerda):

E as fotos finais, com detalhes:

Abraços!

Adriano

mestreaudi

:D :D :D :D

O RM2 ficou show de bola!!!!!!!!  ;)
Rafael.

JotaA

Adriano,

Parabéns pelo review, não é a primeira vez que vejo um review do amigo e fico encantado, tanto pela explicação técnica quanto pelas fotos e pelo teste em si.

Já tinha ouvido falar da regulagem de fábrica da Orient, e fico contente em saber que o nosso também veio muito bem regulado. O meu ainda não chegou, deve estar na minha mão até no máximo quarta. Estou ainda mais ancioso após ler este ensaio técnico.

Muito obrigado e continue nos apreciando com seus reviews.

Abraços

Glauco GM

Marcelo Costa

Adriano, excelente review!!

Já estava adorando o RM2 e agora com esse teste mais ainda!!

Obrigado por nos proporcionar estas preciosas informações!

Abs

Marcelo

Cigano

Muito bom este review, esse Orient é mesmo top !!

Adriano Parabéns pelos teste e pelo seu extenso conhecimento e ficou muito bem esclarecido !!
Abraços,
Cigano!

nilomis

Adriano,

Parabéns. Excelente review, um dos melhores que já vi.

V. fugiu dos costumeiros "eu acho" e demonstrou de forma técnica clara todos os pontos do RM2.

Agora um pedido (tem sempre um, não?):

Fazer um review similar sobre relógios populares (O Seiko Monster, por exemplo) e de outros não tão populares, mas que são objeto de desejo quase que universal (Speedmaster moon, Rolex Sub / GMT, Planet Ocean etc.).

Já li muitas análises destes relógios mas nada tão completo quanto o que você apresentou aqui.

Um abraço e parabéns, de novo.

Nilo

klaus

show adriano!!!
o preto/pepsi esta lindo demais realmente. o simbolo em alto relevo na coroa é um charme a parte
parabens, pelo que vi o unico senao é o bezel meio biruta, mas estamos no lucro ;D

quero ver quem sera o primeiro maluco a abrir o RM2 para podermos ver as fotos da maquina.

uma pergunta: qual camera vc usou para fotografar?

um abraço e parabens

o770

RM & Orient parabéns! Excepcional.

Desotti

Adriano meu amigo, confesso que quando lhe perguntei sobre as qualidades do movimento utilizado no RM2 não esperava tanto! ;D

Sinceros parabéns e muito obrigado pelo review praticamente instantâneo. :D

Grande abraço!

Marcelo.

igorschutz

Legal! Ótima resenha, Adriano!

Essa vai pra Pulso?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

ACPavanato

Parabéns Adriano!

Mais um motivo para ter orgulho de ter participado do RM2!  ;)

Obrigado pela disposição em passar todas estas informações aos felizes possuidores do RM2.  :D

Abraços!

ACPavanato

lucius

Não bastava ao RM2 ser só bonito, tinha que ser (muito) bom também !

O Review - Ensaio técnico, do Adriano foi show de bola e vai nos deixar ainda mais orgulhosos de ter esta peça no Pulso.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Jeff

Citação de: klaus online 14 Dezembro 2009 às 12:27:27
...quero ver quem sera o primeiro maluco a abrir o RM2 para podermos ver as fotos da maquina....
Eu não chamaria de maluco. E acho que, se alguns já não fizeram, estão prestes a fazer isso. Por que não? ;D

E se alguém sonhar que há alguma referência ao RM no rotor...

Savio84

Parabens Adriano pelo review !!!!

Nao vejo a hora de pegar meu yelloy Rm2 ...o bixo ta danado de bonito !!! :D :D

Pelo jeito, a pulseira de borracha esta sendo unanimidade !!!! :D

zE_

Muito bom, como sempre!

Gostei demais do RM2 preto, não tinha visto ainda.

Adriano, voce arriscaria tentar melhorar ainda mais a regulagem?

Abraços,
Jose A.

Marcelo Costa

Eu estou usando com a pulseira de aço e estou gostando. Achei ela até melhor que muito diver mais caro, e bem acabada, bem polida (alterna partes foscas e brilhantes), bom encaixe do feixo principal e do de segurança.

Só acho que por ser um Diver para 300 m, fato que provou no teste do Adriano, deveria ter algum tipo de extensão dessa pulseira para roupa de mergulho. Outro ponto a se considerar é o sistema de troca de pulseiras, que pelo jeito tem que ser feito com muito cuidado para não danificar a peça.

Acho que a pulseira de borracha está sendo a preferência, mas olhem com carinho para a de aço pois na minha opinião é excelente. Como já disse até melhor que muitas que já vi em relógios muito mais caros.

Abs

Marcelo

Jeff

Este é "O Review", by Adriano. Não falta mais nada para que os idealizadores, felizes proprietários do RM2 e a G5 fiquem muito satisfeitos com o resultado, bem como os japoneses da Orient e com sensação de dever cumprido. Destaquei em negrito os elogios do mestre Adriano:

Citação de: Adriano online 14 Dezembro 2009 às 11:42:53
...
Aproveito para fazer um breve review. Gostei muito do relógio, mais do que eu esperava que gostaria... O meu exemplar é preto, e o resultado da personalização ficou muito legal, bem mais bonito que o preto de série. Apesar do tamanho, ele é um relógio confortável, pelo menos no meu pulso...

Vamos aos testes: ... O vidro é muito espesso, quase indeformável, assim como a tampa do fundo. Ele não apresenta deformação com meros 0,5 ou 0,8 bar de vácuo e o aparelho entende como um resultado negativo. O subsequente teste de pressão, por sua vez, apresenta resultado máximo, comprovando a perfeita vedação do relógio...

Seguro de tudo isso, procedi com o teste na água. O relógio foi submetido a pressão de 375 metros durante duas horas e depois feito o teste de condensação. Desnecessário dizer que o relógio tirou de letra o teste.

Depois fiz o teste de marcha. Esse realmente me surpreendeu. Na verdade nem tanto, pois a Orient do Brasil tem mesmo fama de colocar à venda relógios perfeitamente regulados. Este não fugiu à regra e demonstrou desempenho espetacular. Pela própria experiência, estou acostumado a testar relógios de altíssima categoria, com máquinas de alto nível, COSC e etc., o que me tornou mais crítico no que diz respeito à ajuste e regulagem de relógios...

A amplitude, ainda que baixa para a média (já expliquei isso outras vezes sobre mecanismos japoneses), está ótima para esse tipo de mecanismo. O escapamento está perfeitamente "fechado" (o beat-error não passou de 0,3 ms), e a marcha é muito estável. Ele apresentou os seguintes resultados: +4s/dia com coroa para baixo, +2s/dia com coroa para a esquerda e +1s/dia com mostrador para cima, o que dá média matemática de +2,33s/dia e delta de 3 segundos. Embora ignorados para efeitos matemáticos, os resultados com coroa para cima e mostrador para baixo se deram também por volta de +2 e +3s/dia. Tudo isso com tempo de estabilização bem rápido entre posições, e pouca queda de amplitude. Isso revela um ajuste perfeito da espiral, em sua centralidade horizontal e vertical e o ajuste dos pinos do regulador. Realmente muito, muito bom.

Adriano

Minhas impressões sobre alguns outros trechos do review:
Citação de: Adriano online 14 Dezembro 2009 às 11:42:53...Preferi ele, de longe, com a pulseira de borracha, que é de qualidade ótima. A pulseira de aço, apesar da boa construção, não achei atraente e acaba ofuscando a forma da caixa, que é muito bonita...
A pulseira de borracha ficou ótima. Já a pulseira de aço escovado, a meu ver, pecou por não combinar com a caixa (toda em aço polido). A primeira vista, parece que a pulseira não é deste modelo, uma pena. A melhor solução para isso seria ter a maior parte da caixa em escovado (ideal para este modelo esportivo) para melhor acompanhar a pulseira no mesmo acabamento.

Citação de: Adriano online 14 Dezembro 2009 às 11:42:53...O sistema de fixação da pulseira é bom e seguro, mas o parafuso começa a apresentar marcas na cabeça se manipulado mais que duas vezes, mesmo com cuidado e usando corretamente a chave Allen. Achei o bezel um pouco solto demais. Ele gira facilmente ao se rosquear a coroa, por exemplo. Outros colegas notaram isso também...
Citação de: klaus online 14 Dezembro 2009 às 12:27:27
...parabens, pelo que vi o unico senao é o bezel meio biruta, mas estamos no lucro...
Se a caixa fosse em aço escovado, ajudaria a minimizar os riscos/marcas nos parafusos. Para quem não gosta de ver sequer pequenas marcas (meu caso) é como se fossem parafusos descartáveis (para cada novo ajuste=novos parafusos).
Ponto negativo para o bezel. Eis um erro que incomoda bastante e não deveria ocorrer em um relógio de qualidade. Alguém poderia confirmar se existe o mesmo defeito com todos os demais modelos da Orient com catraca giratória?

Citação de: Adriano online 14 Dezembro 2009 às 11:42:53... E honestamente, não é comum se esperar resultados ótimos com máquinas da categoria deste Orient. Entendam, não estou rebaixando a categoria da máquina do Orient. Mas não dá para colocar na mesma categoria de máquinas suíças com COSC, escapamento co-axial, balanço free-sprung, e "DNA" nobres como Frederic Piguet, por exemplo. Isso é um fato e é natural que não se espere o mesmo padrão de desempenho. No fim, isso é um ponto positivíssimo para a Orient, pois nunca vi mecanismos da mesma categoria desse Orient (Seiko e Citizen) apresentarem resultados assim...
Creio que o pessoal da Orient teve uma atenção "extra" quanto a regulagem dos relógios RM, já que eram destinados a clientes altamente exigentes e apaixonados por relógios mecânicos. :D Passar pelo crivo do pessoal do fórum RM é como um diploma/troféu para a Orient. Dale selo "Aprovado" do RM.
Com o sucesso do RM2, pode ser aconteça uma nova tiragem no futuro (pré RM3) ou mesmo que a Orient estude a possibilidade de aproveitar o resultado positivo e colocar como modelo de série sem referência ao RM2 (já que não deve haver contrato de exclusividade). :D

Parabéns a todos que colaboraram para idealizar, em conjunto, o projeto muito bem executado e sucedido do RM2.

Adriano, só faltou a nota para o RM2 e resumo dos prós e contras do relógio. 
;)

Wadley

Excelente !

Estou aguardando,  ansiosamente, o meu,  pelos correios......... 8)
Wadley

igorschutz

Citação de: Jeff online 14 Dezembro 2009 às 16:17:50
Com o sucesso do RM2, pode ser aconteça uma nova tiragem no futuro (pré RM3) ou mesmo que a Orient estude a possibilidade de aproveitar o resultado positivo e colocar como modelo de série sem referência ao RM2 (já que não deve haver contrato de exclusividade).

Jeff,

Este modelo está a venda no mercado já há algumas semanas, inclusive alguns colegas aqui o tem.
Não é exclusivo do Fórum, exceto a cor amarela. O amarelo é exclusivo do RM2. Os modelos de linha normal são nas cores preta e laranja.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES