Menu principal

Paul Ditisheim - Um pouco de história...

Iniciado por RÔMULO FÓZ, 02 Janeiro 2010 às 11:04:00

tópico anterior - próximo tópico

RÔMULO FÓZ

Bom dia rapazes,
Feliz 2010 para os amigos  ;)
Semana passada eu peguei um relógio de bolso e fiquei muito curioso quanto a sua máquina(acabamento muito bem feito). E procurando um pouco no novo pai dos burros(o google-  ;D), encontrei algo interessante que vale a pena partilhar com o pessoal do fórum.
Paul Ditisheim (1868 -1945)

Era fisico, astronomo, arquiteto, matemático e claro...rsss relojoeiro, pelo jeito de primeira  ;D . Gostava muito da medida do tempo..... Pela pesquisa nao encontrei se era músico ou estudava a música, provalvelmente sim, pois geralmente as pessoas que sao aficcionados e estudiosos pelo tempo curtem tb essa área....
A sua contribuição horológica se deu pela precisão, pela arte da mecânica(acabamento nas peças), influência da pressão atmosférica e campo magnético no desempenho dos seus relógios cronometros(ele queria um relógio super preciso) densidade dos óleos em diferentes áreas e atritos dos relógios e o que achei mais interessante foi a compensação/contrapeso no balanço....
Muito bacana....

Fotos do bichinho....

Abs
Romulo Foz

Cigano

Fico grato por compartilhar, assim eu somo mais essa história ao meu pouco conhecimento em relógios tanto é que já tinha visto o nome por ai mais não fazia de quem se tratava!!
Belo relógio e belas fotos !!

Feliz 2010!! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

igorschutz

Putz, começamos bem 2010... muito legal o tópico!

Paul Ditisheim é um dos meus relojoeiros favoritos e um dos maiores que já nasceram na Suíça.
A cronometria deu um grande salto com suas pesquisas sobre óleos e ligas metálicas (Ditisheim, por exemplo, foi o relojoeiro que aplicou o Invar e o Elinvar, ligas metálicas que renderam o Prêmio Nobel à Guilheaume, nos relógios).

Sobre a marca Solvil, falei um pouco nesta mensagem.

Tenho um artigo sobre Paul Ditisheim nos meus planos, e espero tê-lo pronto neste primeiro semestre de 2010.
Este tópico é um bom incentivo!

Obrigado por compartilhar e um abraço!

Igor

P.S.: Quando eu voltar pra SP, postarei algumas informações específicas deste teu relógio que eu encontrar num livro que tenho.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Wilson

Legal mesmo Romulo  !  :D

tenho um aqui que guardo com muito carinho, pois é o símbolo de uma grande amizade !  ;)
me foi presenteado pelo grande amigo Alberto Ferreira, numa das vezes em que eu estive
no Masp, Valeu Alberto ! está aqui bem "cuidadinho",
ê saudade do Masp, qualquer dia desse apareço por aí para a gente tomar aquele cafézinho !

abraços,

wilson

Alberto Ferreira

Salve!

Wilson,
Realmente um símbolo de amizade!
E este Paul Ditisheim não poderia estar em melhores mãos!  8)

Apareça, para aquele cafezinho, chopinho, "capilé de groselha", ou seja lá o que for.  Uai! 8)

Um grande abraço e um 2010 cheio de Luz e sucesso!

Abraços!
Alberto