Menu principal

Maria Antonieta

Iniciado por vinigrando, 14 Janeiro 2010 às 22:38:11

tópico anterior - próximo tópico

vinigrando

      Maria Antonieta tinha pelos relógios de Breguet uma verdadeira paixão e havia adquirido vários, entre os quais um relógio perpétuo com dispositivo de carga automático. Em 1783, um misterioso admirador faz um pedido a Breguet para dar de presente a Rainha o relógio mais espetacular possível e que reunisse todo o conhecimento horológico da época. O pedido estipulava que o ouro devia ser utilizado onde fosse possível para substituir outros metais e que as complicações deveriam ser múltiplas e variadas. Sem limite de tempo, nem de dinheiro, Breguet que já era provedor da Corte, tem carta branca. Infelizmente, a rainha não tería jamais a oportunidade de contemplar seu relógio nº 160, chamado "Maria Antonieta" que somente foi finalizado em 1827, o que quer dizer, 34 anos depois de sua morte, 4 anos depois da morte de Breguet e 44 anos depois que foi encomendado.
      Tanto sua extrema complexidade como sua fabulsa história tem obsecado o mundo relojeiro e o espírito dos colecionadores por mais de 2 séculos. Roubado em 1983 de um museu em Jerusalém para ser encontrado somente em 2007, esta obra mestre da arte relojeira conheceu um destino tão enigmático e velado que se tornou um verdadeiro objeto de fascinação.
      Em 2004, Nicolas G. Hayek propõe aos seus relojeiros da fábrica Breguet o objetivo de reproduzir uma cópia perfeita deste excepcional relógio de bolso.
      Fabricar tal número de complicações unicamente com base em documentos foi um desafio para os relojeiros da fábrica. Investigações realizadas a partir de arquivos e desenhos originais do Museu Breguet assim como de lugares cultarais como o Museu de Artes e Ofícios de Paris, constituíram a única base de informação disponéivel para cada função ou elemento estético.
      Exames comparativos de relógios antigos, em especial o relógio do Duqye de Praslin, portaram novos elementos sobre a estética e as técnicas relojeiras da época. Estes estudos revelaram algumas técnicas desaparecidas hoje em dia e que permitiram a Breguet fabricar um relógio totalmente fiel ao original.      Relógio perpétuo com repetição de minutos soando as horas a discrição, os quartos e os minutos, o novo Maria Antonieta possui todos os componetes de uma obra de arte. Um calendário perpétuo indica a data, o dia e o mês, respectivamente as duas, seis e oito horas. A equação do tempo às dez horas anuncia a diferença cotidiana entre o tempo solar e o tempo civil. No centro, as horas saltantes e os minutos acolhem um segundeiro grande independente, precursor do cronógrafo, enquanto que o pequeno segundeiro se encontra as seis. O indicador de reserva de marcha está ao lado de um termômetro bimetálico.
      O movimento automático, chamado perpétuo, integra 823 componentes com acabamento excepcional. As "platinas", as pontes, a peça méovel mais pequena da engrenagem do minuteiro, do calendário e da repetição estão fabricados em ouro rosa polido com madeira. Os parafusos são de aço azul e polido, os pontos de fricção, ponteiros e "niveles" engastados com safiras. O engenhoso movimento estâ além disso equipado de um modeleo particular de escape de alavancas naturais, de um espiral cilindríco de ouro e de um volante bimetálico. Um dispositivo anti-choque com para-choques duplos protege o eixo do volante assim como as árvores da massa de carga contra os golpes e sacudidas.
      Em abril de 2008, depois de quatro anos de trabalho e reconstrução, o novo relógio Maria Antonieta está já em seu suntuoso lar, entalhado num carvalho de Versalhes embaixo do qual a rainha gostava de descansar.
      Depois de sofrer uma tormenta e uma seca, a Propriedade de Versalhes se viu obrigada a cortar este mítico carvalho antes de presentear a Nicolas G. Hayek por seu aniversário.
Fonte: Catálogo da Breguet

Algumas fotos:



Comentários:

1 - Ele estava no Museu do Louvre até esses dias. Infelizmente não está mais, planejava vê-lo ao vivo agora em fevereiro. Essa é uma informação que achei na net, espero que esteja errada.

2 - Ver ele já tá de bom tamanho, tocá-lo e para poucos e comprar nem com mastercard!

igorschutz

Eu, lamentavelmente, também não sei sorte em ver este relógio.

Quando estive nos EUA em outubro passado, passei uns 5 dias em NY.
Um dia após eu sair da cidade em direção a Las Vegas, o Maria Antonieta foi exposto na boutique Breguet de NY...

Uma pena!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Eu sabia da construção da cópia, mas não sabia da localização do original. Onde está?



Flávio

igorschutz

O original voltou para o L. A. Mayer Museum for Islamic Art, em Jerusalém, Israel, junto com o restante da coleção do falecido Sir David Salomons, de onde havia sido roubado.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Um relógio fantástico, com uma história fantástica!  :o  8)

Na minha modesta opinião, fica até difícil saber qual saga teria mais "peso", se a do original ou se a da "réplica".

Ao vinigrando, ficamos gratos por rememorar a história.
Para os que já sabiam e para os que leram pela primeira vez, é realmente uma informação fundamental para quem gosta do assunto "relógios mecânicos" e sua história, suas características, suas complicações, suas "sagas"...

Grato!

Abraços,
Alberto

marck

salve pessoal,

                    minha unica colocação sobre  a máquina é o reconhecimento da capacidade humana em construir mecanismos complexos  :D :D :D

                     " quando se quer,  tudo se consegue "  :D :D :D :D

                     

                       sds,

                             marck

flávio

Obviamente, para reproduzir o troço, a Breguet utilizou computadores, máquinas CNC, etc. Gostaria, para dar mais credibilidade ao troço, que eles tivessem utilizado apenas as ferramentas da época.

O que me impressiona hoje ainda é o ferramental que se usava no passado. E mais: com parcos recursos, saiam coisas melhores do que a atuais...SODA!


Flávio

Alberto Ferreira

Salve!

Soda mesmo!
E sem limão!  :o

Tem coisas lá do passado que beiram ao inacreditável, aos dias de hoje.  ::)

A impressão que dá é que a turma (que tinha a habilidade) não ficava com conjecturas, fazia!
Hoje, estamos cheios de "não-podes", de "inviabilidades econômicas", "não-tens-mercados" e por aí vamos...

Mas essas maravilhas "do passado", aí sim..
Talvez caiba falar em algo feito com "alma".

Abraços!
Alberto

thomas.bnu

Citação de: Alberto Ferreira online 15 Janeiro 2010 às 19:59:03
Salve!

Soda mesmo!
E sem limão!  :o

Tem coisas lá do passado que beiram ao inacreditável, aos dias de hoje.  ::)

A impressão que dá é que a turma (que tinha a habilidade) não ficava com conjecturas, fazia!
Hoje, estamos cheios de "não-podes", de "inviabilidades econômicas", "não-tens-mercados" e por aí vamos...

Mas essas maravilhas "do passado", aí sim..
Talvez caiba falar em algo feito com "alma".

Abraços!
Alberto

Desculpa reviver o tópico pessoal mas é que adoro essa peça.

E Sobre o que o Alberto falou, realmente, mas o que acontece é que as experiências se acumulam
e já se faz aquilo o que se provou sempre mais economicamente viável pela experiência até então (até
também virarmos uma reles peça dessa máquina que toma vida).

Gostaria mesmo de ter é um réplica dessa peça, claro se saísse seria uma edição limitada e com certeza caríssima.

Mas o que mais me impressionou sobre o Maria Antonieta é que quando o vi pela primeira vez em um Vídeo da Breguet
achei que fosse uma peça atual comemorativa, depois que descobri que se trata de um projeto iniciado no final do século
18, quase surtei, sinceramente eu achei uma das peças mais impressionantes que jamais vi.


Paulistano

nossa, quanta informação legal.
realmente aqui se aprende muito.
muito obrigado por compartilhar e reviver o tópico.
não conhecia o Maria Antonieta.
grande abraço.

Cigano

Quem tem o catálogo da Breguet, conhece, realmente uma história muito legal mesmo!!
Obrigado por compartilhar !! 8)
Abraços,
Cigano!

jobasa




  Considerando que o original foi encontrado novamente somente em 2007 ,e o novo terminado "somente" 1 ano depois,  quão fiel será a réplica ?

   [ ]

thomas.bnu

#12
Citação de: jobasa online 28 Outubro 2011 às 22:48:33



 Considerando que o original foi encontrado novamente somente em 2007 ,e o novo terminado "somente" 1 ano depois,  quão fiel será a réplica ?

  [ ]

Acredito que deviam ter o original bem documentado, fotos dessas peças é que não faltam.

Só achei interessante ter levantado o Ponto: será que reproduziram com as ferramentas de época?
Teria sido um marketing e uma realização muito legais.

Eu já vi as ferramentas de época, fico imaginando como conseguiam tanta precisão milimétrica.

Certa vez levei um Verge de época Francês (1800-1820) mas o relojoeiro comentou sobre
certa má qualidade do balanço, 'feito no facão' segundo ele.

Ocorria de poder ganhar facilmente de 5 a 15 min por dia uma peça dessas, mesmo esse Maria Antonieta
não devia ter Rubis como os verge na época (mas pelo o que parece esse é de escapamento cilindrico, o Antonieta)
não os vejo na foto, era fricção de metal a metal e com o tempo ia afrouxando e corria cada
vez mais rápido.

Já a História conta que a casa Breguet mesmo nessa época já produzia peças de maior precisão, com
certeza tudo baseado na competência e minunciosidade.



flávio

Na verdade o relógio não estava documentado oficialmente pelo próprio Breguet. Os caras utilizaram muitos diagramas e fotos que George Daniels tirou quando analisou o relógio para escrever o livro The Art of Breguet. E, aliás, vocês acham que ele teria conseguido construir uma cópia fiel, sem o ferramental moderno, mas usando as velharias que ele tinha na sua oficina? Não precisam responder... :o


Flávio

thomas.bnu

Citação de: flavio online 28 Outubro 2011 às 23:45:58
Na verdade o relógio não estava documentado oficialmente pelo próprio Breguet. Os caras utilizaram muitos diagramas e fotos que George Daniels tirou quando analisou o relógio para escrever o livro The Art of Breguet. E, aliás, vocês acham que ele teria conseguido construir uma cópia fiel, sem o ferramental moderno, mas usando as velharias que ele tinha na sua oficina? Não precisam responder... :o


Flávio

Este video vai tirar bastante dúvidas

http://www.youtube.com/watch?v=laP9hi2dgu4&feature=related

thomas.bnu


cass

Impressionante... :o :o :o

Abraços

CAss
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

VIP

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

mhasse

Muito boa matéria, valeu?

Hasse
"Lá, onde há risco, não há morte. Aqui, onde não há nenhum risco, não há vida. " - Pa. Duruz p/ Jo Siffert"Seppi"

"Os covardes, não fazem história!!."

Paulistano

é a relojoaria sendo levada ao extremo da perfeição.
faz com que os omegas e rolex's da vida sejam vistos como toscos.
muito obrigado por compartilhar amigo thomas.
fiquei maravilhado.
abraços e ótimo fim de semana.