Menu principal

Cotés de Geneve o que é isso??

Iniciado por jokr82, 18 Fevereiro 2010 às 16:29:46

tópico anterior - próximo tópico

jokr82

acho que eu já perguntei isso, mas como não achei o tópico to perguntando outra vez, me desculpem!!  :'( :-\

Pois no site da Tag fala do Cotes de Geneve procurei no google e não achei, aqui vai a foto!!!

obrigado

Fa

http://www.hautehorlogerie.org/glossary/cotes-de-geneve-138/

Abs,

Citação de: jokr82 online 18 Fevereiro 2010 às 16:29:46
acho que eu já perguntei isso, mas como não achei o tópico to perguntando outra vez, me desculpem!!  :'( :-\

Pois no site da Tag fala do Cotes de Geneve procurei no google e não achei, aqui vai a foto!!!

obrigado
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

jokr82

acho que ainda não entendi muito bem!!  :-X :-X

alguém mais please!!

julianobernartti

Eu tambem não sabia o que era, mas pelo post do Fa, acho que é uma decoração de linhas onduladas, que representam um movimento de qualidade superior!

é isto? hahaha

Abraço;
Juliano

Alberto Ferreira

Salve!

Caro Jokr62,
Como foi mostrado, é uma decoração, das mais tradicionais, diga-se, que geralmente aplicada às platinas.

Neste site aí abaixo, o Vianney Halter ilustra (inclusive mostrando o equipamento de usinagem) como se faz uma.

Clique ---> (http://people.timezone.com/mdisher/decorte/vh/vhart.htm)

Abraços a todos!
Alberto

Cigano

Grande dica albertão adorei sua indicação !!

Agora falando em decoração eu gostei desse fideo aqui

The Art of Openworking by AUDEMARS PIGUET

Feito artesnalmente !!
Abraços,
Cigano!

Fa

Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

EduBSB

Tópico e links interessantes...

Edu.

shun

as Côtes de Geneve entao sao produzidas manualmente(artesanalmente)? pois alguns relogios fabricados em massa que eu vejo anunciado que possuem acabamento com cotes de geneve na verdade são identicas às "Cotes Mécanique", ou seja, fabricado com máquinas.

Alberto Ferreira

Salve!

Shun,
Considere o seguinte...
Trata-se apenas de uma decoração, de um acabamento estético das platinas.

Num dos sites (links) indicados, é mostrado o equipamento no qual é feita a usinagem (o tal acabamento).
Seja em massa ou não, fazer com os dispositivos mostrados permite a obtenção do efeito (regular, uniforme) que caracteriza a decoração.

No passado, ou melhor dizendo, antes das máquinas automáticas (CNC - de alta produção) a tal usinagem era feita "manualmente", sim, em dispositivos acoplados em máquinas (ferramentas) de controle manual.

Quando nós dizemos que um mestre relojoeiro faz uma peça manualmente, isso não quer necessariamente dizer que ele faça todas as operações com ferramentas manuais, como serras, limas, buris, etc. Ele usa, e os antigos também usavam, tornos, fresas, etc.

Um abraço!
Alberto

Adriano

Citação de: shun online 20 Fevereiro 2010 às 21:12:54
as Côtes de Geneve entao sao produzidas manualmente(artesanalmente)? pois alguns relogios fabricados em massa que eu vejo anunciado que possuem acabamento com cotes de geneve na verdade são identicas às "Cotes Mécanique", ou seja, fabricado com máquinas.

Aí que está: parece igual por foto. Mas já viste mesmo ao vivo? É outro esquema.

Aliás, cotés de geneve genuínas só podem ser apreciadas ao vivo mesmo: não existe foto que consiga reproduzir tal beleza.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Sim!

Há reflexos. Verdadeiros (sutis) jogos de luzes.

Alberto

shun

Saquei... é que por enquanto estou nos relogios japoneses, tenho apenas 1 suiço, um Rado com ETA 2787(acho que é esse o calibre) que é decorado mas nao tem esse nível nao... nunca vi ao vivo hehehe

flávio

E mesmo as cotes de geneve da Omega, por exemplo, são bem bonitas. Não sei como são feitas, mas obviamente não uma a uma à mão numa máquina com politriz com ponta em madeira.

Mas o perlage da ETA, por exemplo, parece-me claramente algo estampado, bem tabajara. Aliás, está aí um lugar que gostaria de visitar, se possível, a fábrica da ETA.

Flávio

igorschutz

As cotés de genève são feitas por máquinas na imensa maioria dos relógios.
É só colocar as platinas num molde e deixar que a máquina escorregue o disco com pasta abrasiva ali. Coisa simples, tal qual como feito por um ser humano.

O perlage é a mesma coisa. Põe a platina no molde e a máquina faz sozinha.

Citação de: flavio online 21 Fevereiro 2010 às 11:46:42
Aliás, está aí um lugar que gostaria de visitar, se possível, a fábrica da ETA.

Isso é um recado para mim? ;D
Vê aí com nosso amigo "costas quentes" Adriano R. Passarelli se ele descola um free pass VIP pra nós... ;D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES