Menu principal

Atrasados e adiantados

Iniciado por HumbertoReis, 24 Fevereiro 2010 às 20:45:26

tópico anterior - próximo tópico

HumbertoReis

Provavelmente sou o membro do fórum menos preocupado com a precisão dos relógios. Entretanto, para tudo existe limite...

Como todos sabem, desde sábado coloquei uma pulseira mesh no meu Sorna, único dentr os relógios que tenho que aceita pulseira de 22mm de largura. Pois bem.

Vários amigos e até uma amiga se espantaram com a beleza do relógio. Há muito tempo não percebia tanto espanto entre os meus amigos diante de um relógio. Até comecei a gostar mais dele... Na verdade, passados alguns dias percebi que a pulseira mesh deu ao relógio um charme inesperado. Quem ainda não viu fotos e está curioso pode espiar minha foto concorrente ao Primeiro Bimestre do Concurso de Fotografias do Fórum deste ano (aqui).

Tudo bem, clima de festa, novidade no braço e... Opa, esse negócio está atrasado. No dia seguinte: atrasado de novo. Ajusto e... Novo atraso.

Sorna Global Timer, indicação de data, dia da semana e mês. Fonte da imagem.

Resolvi ajustar os ponteiros segundo o relógio do PC no final da tarde ontem e fui conferir hoje de novo, 24 horas depois: SETE MINUTOS DE ATRASO.

Vou continuar usando o brinquedo, pois - como já disse algumas vezes - realmente não dou importância para a precisão. Só não sei por quanto tempo poderei tolerar tamanho atraso.

marck

ola humberto,

07 minutos por dia......  ??? ??? ???  é , num mes dá 3,5 hs.   ??? ??? ???  poxa vida, vc. deve ser uma pessoa muito importante pra deixar o pessoal esperando tanto tempo .eheheheheh ;D ;D ;D 

desculpe a brincadeira mas 07 minutos por dia ,acho que é demais...  a não ser que vc. efetue as correções diariamente, tudo bem...

sds,

marck

HumbertoReis

Sim, é demais.

Tive um Mido que adiantava 1 minuto ao dia e achava demais. Imagina este.

Mas minha rotina é ficar no consultório o dia todo. Os pacientes vão chegando e eu vou atendendo. Então, não muda muito se eles chegam na hora certa ou não, nem se eu termino na hora planejada ou não. Acho que este é o motivo (não tenho de sair em determinado horário para ir a outro lugar) para eu não ligar muito para precisão.

Mas como disse: tamanha disparidade tem seus limites...

Adriano

Amigo Humberto, visto a máquina que equipa esses Sorna, até que a precisão está boa...  ;D ;D ;D

Tá bom, chutei o pau, mas que essa maquininha é ruim, isso é. Por melhor regulada que ela seja, não espere nada melhor que 30 segundos por dia,

Abraços!

Adriano

Sandro Maduell

Amigo, não seria o caso de levar em um relojoeiro, abrir a tampa traseira e dar aquela avançada na regulagem?
Agora me dei conta que não sei o nome daquilo, mas tudo bem, acho que vc entendeu.

Relógio é como coputador ou carro, vc tem que confiar nele e ter certeza que não vai te deixar na mão. Se vc fica desconfiado, já era.

Alberto Ferreira

Salve!

Realmente, amigo Humberto, este Sorna é lindo.

E na verdade, como disse o Adriano, não dá para esperar muita "precisão" dele, não.

Tentar ajustar a cada vez pode ser como ficar enxugando gelo...  :(

Eu faria o que você já faz, usaria baseado nessa "premissa".

Um grande abraço!
Alberto

Sandro Maduell

Mestre Alberto,
Uma perguntinha básica: Ficar ajustando todos os dias não desgastaria demais a coroa?

Alberto Ferreira

Citação de: Sandro Maduell online 25 Fevereiro 2010 às 10:51:52
Mestre Alberto,
Uma perguntinha básica: Ficar ajustando todos os dias não desgastaria demais a coroa?

Salve!

Sandro,
Na verdade, o ajuste a que eu me referia era o da marcha.
Aquela coisa de alguém ficar tentando ajustar (para + ou para -) lá na "raquete", no movimento.

Isso, por si só, não adianta fazer em um movimento com problemas de marcha, ok?
Seria um mero "paliativo", algo sem consistência.
Aquele ajuste tem que ser feito, nas devidas posições, com o movimento já devidamente em boas condições de marcha (amplitude, etc).

Quanto à sua pergunta, eu diria que vai depender da freqüência com que o tal "acerto" do horário seja feito (usando normalmente a coroa, puxando-a para acertar, etc).
O movimento de que falamos é automático.
Mas,...
Por si só, acionar a coroa diariamente não é nenhum "bicho de sete cabeças", afinal fazemos isso (quase) diariamente em um relógio de corda manual (para carregá-la). Mas fazer um acerto do horário com muita freqüência (puxar, etc) naturalmente desgastará os componentes envolvidos um pouco mais.
Quanto? É difícil dizer...

Abraços!
Alberto

Cigano

Citação de: Sandro Maduell online 25 Fevereiro 2010 às 08:51:08
Amigo, não seria o caso de levar em um relojoeiro, abrir a tampa traseira e dar aquela avançada na regulagem?
Agora me dei conta que não sei o nome daquilo, mas tudo bem, acho que vc entendeu.

Relógio é como coputador ou carro, vc tem que confiar nele e ter certeza que não vai te deixar na mão. Se vc fica desconfiado, já era.

Raquete do balanço!!
Abraços,
Cigano!