Menu principal

Desafio nº 14 (é isso mesmo?)

Iniciado por igorschutz, 01 Março 2010 às 16:03:29

tópico anterior - próximo tópico

nilomis

Igor,

De acordo com as minhas fontes, parece que a Girard Perregaux produziu um, recentemente (2009), e que funciona mesmo.

Procede ou é coisa mais antiga que escapou do Google?

Se o Mestre Daniels diz ser impossível, funciona mesmo?

Abs,

Nilo

igorschutz

Nilo,

Está ficando "quente"! :D

Este escapamento da Girard Perregaux (que na verdade não é da GP, falo disso mais pra frente) promete, graças ao uso do silício, que, dizem, é imune a um dos principais defeitos encontrados nos escapamentos de força constante anteriores: o desgaste dos componentes, tornando-o, portanto, o único escapamento de força constante verdadeiro, conforme ressalta este artigo que você linkou.

Inclusive, é nesta tecla que Daniels bate. Ele diz que ao longo do tempo, a palheta sempre tocando naquele mesmo ponto da alavanca, acaba desgastando o material, e o escapamento torna-se errático (deixa de entregar uma força constante).

Sobre o escapamento da GP não ser da GP, dê uma olhadinha nesta patente (WO9964936). O tal escapamento já foi patrocinado pela Rolex um dia! :o
Isso quer dizer que não é um desenvolvimento do R&D da GP, como eles querem dar a entender, e sim de um relojoeiro que vem de fora e a GP apenas está bancando o projeto.

Acho uma puta sacanagem esconder o inventor da maneira como estão fazendo. Deviam ser mais transparentes... >:(

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Bruno Recchia

Oi Igor !

Bom, uma informaçao que NAO é a resposta, mas tem seu lugar aqui...

Na tua conta de relojoeiros que conseguiram fazer um "force constante", você nao deve ter incluido um bem recente : o do Karsten Frasdorf, da FDMN. Extremamente complexo, com nada menos de três ancoras, diz o criador que funciona bem sim... O Karsten é o mesmo que criou o movimento do Chronoswiss sauterelle, na minha opiniao o movimento mais bonito desta ultima década... Um pequeno artigo sobre ele :

http://www.businessmontres.com/breve_1180.htm

E pra saber mais sobre o mecanismo :

http://watchcollector.free.fr/hebergement/steyr/Brogsitter.pdf

Ah, as ultimas noticias que tenho indicam que a FDMN ta quase falida por conta da crise...

Abraços,

Bruno

shun

O Chronoswiss Sauterelle é maravilhoso mesmo, aquela roda de escape gigante é incrivel!! hahaha

flávio

Esse relógio não foi enviado a competição de cronômetros do ano passado?

Flávio

igorschutz

Bruno,

Meu francês é quase inexistente, mas, pelo que pude entender, o movimento ali descrito não possui um escapamento de força constante e sim um remontoire (a força constante é distribuída na âncora, e não diretamente no balanço).

Um abraço,

Igor

nilomis

Igor,

Seria a patente CH504028 (A) - 13/11/1970, de Andre Cachin e Albert Botta (Longines) que equipa o A. Lange & Söhne Zeitwerk - Mechanical Digital Jump Hour? 

Abs,

Nilo

igorschutz

Nilo,

O Zeitwerk possui um remontoire, não um escapamento de força constante.
Este que estou falando é do Século XVIII.

Um abraço,

Igor

nilomis

Igor,

Esgotando ("eita" perguntinha chata) meus "chutes":

Breguet  - 1798 Patenting of first constant force escapement (9 March).

Abs,

Nilo

igorschutz

Nilo,

O inventor é inglês e a patente é anterior a esta do Breguet.

Um abraço,

Igor

nilomis

Nossa,

Meus chutes estão piores do que o time que é, até o meio do mês, meu vizinho.

Mais um:

Charles Haley - 1796

Se não for o Haley, desisto.

Abs,

Nilo

HumbertoReis

O Nilo merece 3 pontos adicionais, pela persistência!

nilomis

Citação de: HumbertoReis online 04 Março 2010 às 11:10:38
O Nilo merece 3 pontos adicionais, pela persistência!
Já que o meu time só empatou, tenho que ganhar algo.  ;D
Abs,

Nilo

igorschutz

AÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Isso aí, resposta correta: Charles Haley, com seu escapamento Haley patenteado em 1796!

Segue o gabarito deste Desafio:

1-) Nivarox, além do nome de uma empresa, também é o nome da liga utilizada na maioria das molas de balanço dos relógios suíços. De onde vem esse nome? Qual o nome (completo) de quem o cunhou?
R: Nivarox é um acrônimo, do alemão 'Nicht Variable Oxydfest', e foi criado por Reinhard Straumann.

2-) Quem foi o inventor do escapamento destacado, isto é, aquele em que o elemento oscilante movimenta-se livremente, entrando em contato com a alavanca apenas no momento do impulso?
R: Pierre Le Roy.

3-) Quem foi o(a) proprietário(a) do primeiro relógio de pulso que se tem registro?
R: Rainha Elizabeth I do Reino Unido.

4-) O uso de gemas funcionais em relógio vem de muito tempo, porém seu uso ficou muito mais comum após o início da fabricação de rubis sintéticos. Qual o nome do processo de fabricação dos rubis sintéticos? Qual o nome do seu inventor? Em que ano ele anunciou sua descoberta?
R: Processo Verneuil, inventado por Auguste Victor Louis Verneuil, anunciado em 1902.

5-) Escapamentos de força constante em relógios portáteis não são comuns. Primeiro porque são dificílimos de desenvolver, e segundo porque, mesmo que funcionem na teoria, nada garante que na prática o resultado será o esperado. Ainda assim, alguns chegaram lá.
Qual o nome do inventor do primeiro escapamento de força constante a equipar um relógio portátil? De que ano é a patente?
R: Charles Haley, inglês de Londres, inventor do Escapamento Haley, de 1796.

O Nilo foi o grande vencedor do Desafio nº 14, acertando quatro questões, inclusive a nível hardcore!

Por esta conquista, ganhará meus efusivos "PARABÉNS!" e também um forte aperto de mão em nosso próximo encontro no Masp!

Agora a bola está com ele!
O que será que teremos para o 15º Desafio?

Um abraço a todos e muito obrigado pela participação, em especial ao persistente Nilo Duran!

Igor

nilomis

Oba!!!

Vou passar o final de semana consultando os livros.

Abs,

Nilo

Alberto Ferreira

Salve!

Parabéns a todos!

A nós, que pudemos acompanhar este instigante desafio.
Ao Nilo, por razões óbvias!  8)

E ao Igor, pelas bem boladas (instigantes na boa medida  8)) questões.

Abraços!
Alberto

HumbertoReis

Muito legal, amigos!

Nilo, sem palavras.

Já estou à espera do Desafio 15!!

flávio

Ok, ok, ok, como diria aquele imbecil da TV. Mas como esse escapamento funciona? Parece um escape de cronômetro, mas com outro detent! E para que duas molas helicoidais? E afinal, isso aí foi construído?

Flávio

nilomis

Flávio,

Parece que foi construído. Veja aqui.

Abs,

Nilo

igorschutz

Veja o comentários deste link:

CitarCharles Haley was an eminent and pioneering chronometer maker.  He was granted a patent in 1796 for a constant force escapement.  Only two of these are known to exist and this piece would appear to have been converted from the constant force to Earnshaw escapement by Haley.  At the end of the 18th Century he was appointed by the Select Committee of the House of Commons to report on Mudge's timekeepers and application for a reward.  See the Catalogue Watches in the British Museum, Pocket Chronometers, items 54 and 76.

Ah! Sobre o segundo escapamento de força constante que foi construído, e que mencionei algumas mensagens acima, trata-se do Pettavel, que ganhou vida pelas mãos de ninguém mais, ninguém menos que Paul Ditisheim:

Fonte: The marine chronometer, its history and development, fig. 42

Um abraço,

Igor