Menu principal

O SEU RELOJOEIRO FALA PORTUGUÊS?

Iniciado por Alberto Ferreira, 16 Março 2010 às 15:42:00

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Inspirado em uma troca de idéias havida em um outro tópico, onde foi discutida a questão das (devidas e "apropriadas") "nomenclaturas" e fontes de consulta, em português, para os princípios, funções e peças de um relógio mecânico, eu resolvi abrir este tópico.

A idéia seria postarmos aqui qualquer ajuda, orientações, dicas, links, de onde possamos conseguir informações, instruções e nomenclaturas em nossa língua.

Eu vou começar indicando o site do nosso colega (ele participava do nosso antigo fórum), o relojoeiro português Luís Silva, criador do curso aí abaixo, por ele mantido na NET.

http://relojoeiro.no.sapo.pt/page28.html

Abraços,
Alberto

igorschutz

Legal, Alberto.

O curso do nosso colega é realmente espantoso em termos de qualidade, e merece todos os elogios. Um esforço tremendo escrever tudo isso.

Ali, o tal do draw, que iniciou nossa conversa do outro tópico, ele chama de retenção. Pra você ver como há diferenças na terminologia até mesmo entre o português de Portugal e o português brasileiro (aqui o Adriano chama de tração).

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Julio Celes

Olá amigos, sou novo no forum, porém a algum tempo tenho lido os posts e tudo mais.
Não entendo muito, ou melhor quase nada, de tipos de movimento, partes e tudo mais, porém sempre gostei muito de relógios (tenho alguns até) mais ficava apenas restrito a admirar a parte externa, mais lendo aqui um pouco no forum percbi como são fascinantes as partes interna de um relógio, e com certeza esse curso vai me ajudar a pelo menos entender um pouco mais sobre o assunto.
Obrigado pela dica Alberto e um grande abraço a todos!!

Alberto Ferreira

Salve!

Seja bem-vindo, Julio!
Este é o espírito por aqui.
Todos nós temos algo a aprender e algo a compartilhar (nem que sejam "dúvidas"  :D) nesse assunto que tanto nos atrai.
Pode crer.

Fique à vontade e participe sempre que puder.
Abraços!
Alberto
8)

Wadley

Alberto,

Excelente !

Esse curso do Luis Silva é bem didático.   :)
Wadley

Gravina

Oh raios!!!!...............não sei porque, mas não consigo abrir este link :'( :'( :'(

Aproveitando o gancho, mesmo estando um pouco fora de foco do tópico, antecipadas escusas,, vejam o que este relojoeiro (na plena concepção da palavra) português (açoriano) faz :-* :-* :-*

Antes, um texto do amigo Fernando Correia de Oliveria sobre este mestre relojoeiro (Germano Silva)



A primeira vez que falámos (por e-mail) com Germano Silva, foi há quase uma década, quando investigávamos para História do Tempo em Portugal - Elementos para uma História do Tempo, da Relojoaria e das Mentalidades em Portugal (Diamantouro, 2003).

O seu nome tínha-nos sido indicado pelo Comandante Estácio dos Reis, que "en passant" tinha ouvido uma breve informação sobre ele na RTP Internacional. Uma busca na Internet e lá conseguimos chegar à fala com este emigrante português há muito radicado nos Estados Unidos, mais propriamente em San Jose, Califórnia.

Germano Silva tem figurado, desde a História do Tempo em Portugal, nos livros e outras publicações que temos editado, com o destaque que merece o seu trabalho. E contactamos regularmente com ele, agora não apena por e-mail, mas também por carta e por telefone, partilhando pelo seu entusiasmo na concepção e criação de belas Máquinas do Tempo.

Germano Silva é um relojoeiro autodidacta, que aprendeu a arte da relojoaria com um tio, João Inácio Brasil. Dedica-se há décadas à construção de peças únicas, monumentais.

Nascido em 1936 na Vila do Topo, S. Jorge, Açores, trabalha em relojoaria e joalharia na sua oficina em San Jose. Com o tio, construiu e instalou relógios de torre, nomeadamente no México.

Mas a paixão de Germano Silva é a construção de relógios complicados. Um deles tem 270 quilos, 2,6 metros de altura, 135 rodas dentadas, quatro faces, tem calendário completo e quatro mostradores. Levou 8 anos a fazer. Um outro, mais pequeno, mas do mesmo género, acaba de ser montado.

Fonte: http://estacaochronographica.blogspot.com/2009/10/germano-silva-relojoeiro-portugues-de.html

Vejam isso : http://www.vimeo.com/3218318

Meus sinceros parabéns ao mestre Germano, bem como ao amigo Fernando Correia de Oliveira  por compartilhar estas informações

Abraços

Gravina

igorschutz

WOW!!! Excelente, Mestre!

Nunca ouvi falar neste relojoeiro. Realmente é um Mestre na arte!

Obrigado por compartilhar!

Um abraço,

Igor

P.S.: Reparou o relógio de pulso do homem?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Valeu Igor!

É fantástico mesmo!!!! :-* :-* :-* :-*

O que vc. acha?
Seria um ref. 1680? ???

Abs

Gravina

igorschutz

De verdade verdadeira, não faço a menor idéia! Só sei que é um Rolex...

Pra mim, mais um ponto a favor da marca.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Citação de: igorschutz online 17 Março 2010 às 10:48:53
De verdade verdadeira, não faço a menor idéia! Só sei que é um Rolex...

Igor

Sim, um Rolex Submariner Aço (ciclop).....................na animação, aos 0.44, o mestre relojoeiro dá uma romântica "olhadela" para o seu relógio.

Abs

Gravina

Cigano

Caro mesre Gravina, adorei sua postagem!!

Levou 8 anos para ficar pronto e nem deve existir valor para o feito !!

Valeu por compatilhar Gravina!!
Abraços,
Cigano!