Menu principal

Chronostop e Cronógrafo: quais as principais diferenças?

Iniciado por Jefferson, 13 Abril 2010 às 14:07:56

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Olá meus caros,

Já faz algum tempo que estou com esta dúvida. Pesquisei, mas não encontrei muitas informações, então, compartilho a dúvida com os companheiros.

Além do Omega que recebe o mesmo nome, existem diversos exemplares suíços mais simples, como este (que parecem, de forma geral, datados da década de 1950).

Fonte: internet.

E mesmo da Seiko

Fonte: http://larrybiggs.net/scwf/index.php?mod=103&action=0&id=1137091258

De imediato, percebo a ausência de acumuladores nos modelos Chronostop.

Mas suspeito que as diferenças não parem por aí.

O que os colegas podem dizer a respeito?

Abraços,

Jefferson

igorschutz

Jefferson,

Chronostop é um nome próprio, que algumas pessoas usam para denominar certo tipo de relógio, tal como muitas vezes lemos "Tri-Compax" como sinônimo de cronógrafo com três acumuladores (quando na verdade, "Tri-Compax" é uma marca da Universal Genève, e nada tem a ver com três acumuladores).

A tal "função" cronostop seria a possibilidade de parar, e as vezes zerar, um ponteiro central de segundos, a fim de que o usuário tenha controle sobre o funcionamento deste ponteiro.

Esta funcionalidade pode ser obtida de diferentes maneiras, como bem ilustradas pelos modelos acima exemplificados.

O primeiro relógio, marca "Stopwatch" nada mais é do que um relógio comum, com maquinário normal (três ponteiros), que conta com um botão às 10h que faz o ponteiro de segundos parar.
Pela carinha dele não dá pra identificar se aquele botão faz: a) todo o movimento parar (como uma alavanca "hack" existente em diversos movimentos atuais); b) apenas o ponteiro de segundos parar, enquanto o de minutos e horas continua a funcionar; c) o ponteiro de segundos parar e zerar, até ser solto novamente.

Alguns desses cronostop mais fuleiros contam até com dois botões. São legítimos cronógrafos "de pobre". :D

Já o segundo relógio, o Seiko, é um cronógrafo normal, porém, por razões de estilo, sem acumuladores de minuto ou horas. Eu não o chamaria de cronostop, e sim de cronógrafo.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Jefferson

Olá Igor,

Obrigado pela resposta.  ;)

Pelas leituras que fiz, eu suspeitava que tratava-se de um movimento comum, com a complicação da parada. Só não sabia se era de todo o movimento, ou apenas dos ponteiros dos segundos. Pelo visto as duas possibilidades existem.

"Alguns desses cronostop mais fuleiros contam até com dois botões. São legítimos cronógrafos "de pobre".  :D"

É verdade. E foi justamente esta característica que me chamou a atenção para este tipo de relógio.

Posso dizer que meu critério para o ajuntamento hoje é o seguinte: Seikos vintage (quanto mais melhor  :D), e relógios europeus produzidos para "a classe trabalhadora". Me refiro àquelas marcas existentes entre os anos 1940 e a crise do quartzo (posso não estar sendo muito preciso na periodização... :-\). Gostaria de conhecer um pouco mais de suas histórias, o que produziram, etc...

Claro que muito deste foco se deve a razões econômicas, mas honestamente, o fato de serem representantes da era da produção fordista me interessa bastante.

Vamos ver se nossos colegas tem mais informações e quem sabe algum exemplar para nos mostrar.

Mais uma vez obrigado.

Um abraço,

Jefferson