Menu principal

Uma questão filosófica...

Iniciado por solano, 20 Maio 2010 às 10:03:29

tópico anterior - próximo tópico

solano

Amigos

Lá do forum francês :

http://www.chronomania.net/

Um amigo encontra-se em dilema :

" Tenho apreciado muito o relógio mecânico, mas agora, a mais de um ano, eu só uso no meu pulso um G-Shock GW-M5600. Outros  " chefs "  estão armazenados nas gavetas."

" Para os relógios não devemos nos iludir, mecânicos:

custam muito caro para os serviços que oferece.

francamente não é muito funcional.

requer a manutenção onerosa.

é mais frequentemente usado para mostrar ou para satisfazer um narcisista.

é frágil, fraco, que quebra quando cai.

que retarda ou avança, nunca é na hora certa. "

" E a sério, quando eu ouço aquela relógios mecânicos possuem uma vida longa, eu digo relógios de quartzo digital, eles também podem durar muito tempo. Por exemplo: o primeiro G-Shock fabricados na década de 80, se fossem devidamente mantido, ainda estaria em funcionamento hoje muito bem."

" Mas quando você conhece os movimentos e do preço real e os processos de fabricação mecânica, é quase repulsivo: tudo é feito por máquinas, tripuladas por robôs, montados correntes, controladas por computadores e câmeras digitais. Então, quando eu ouço sobre o charme de mecânico ... eu sorrio. "

" Em suma, para resumir o meu ponto, eu gostaria de ler revistas com mais freqüência e posts dedicados à quartzo e de ver  menos críticas "quartzo anti- esnobe", especialmente porque esta tecnologia merece muito mais! "

Enfim, existe um fundo de verdade não é ?

O que vocês pensam ?

Abs,

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

igorschutz

Mais do que um "fundo" de verdade, penso que, olhando-se objetivamente, toda a argumentação está correta. Já postei algo nessa linha diversas vezes por aqui, é só olhar meu histórico de mensagens.
Porém, é fato que algumas pessoas se divertem com os relógios mecânicos exatamente por conta destes "defeitos" intrínsecos. Outras não.

Eu gosto dos relógios mecânicos, mas cada dia tenho gostado menos. Esse negócio de ter de ficar revisando, etc., não é pra mim. Quero sossego.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

nilomis

Esta é uma boa questão, já discutida em praticamente todos os fóruns que frequento.

Meus 5c:

- Cada pessoa faz o que bem entende e participa dos fóruns que lhe são mais convenientes. Conheço um fórum que tem um sub tópico especializado em quartzo e até para quartzo "high end".

- O nome deste fórum é "Relógios Mecânicos". Não tenho notado esnobismo, pelo menos nessa área, aqui contra relógios digitais porém (esta é a minha impressão) falar de relógios digitais aqui é o mesmo que falar de Nikon em um fórum de Canon ou de Rolex em um fórum de Omega.

- O debate "quartzo x mecânicos" é, novamente para mim, uma discussão interminável e portanto uma boa perda de tempo. Cada um usa o que bem entender e é isso.

- A minha atração por relógios mecânicos se deve, em parte, as minhas memórias do passado. Acho que uma pessoa mais jovem pode ter outra motivação.

- Considero as revisões não como uma chateação mas sim como uma forma de carinho com algo que gosto. Da mesma forma, faço revisões no meu carro pelo mesmo motivo. Para que ele continue funcionando perfeitamente.

Abs,

Nilo

igorschutz

Citação de: nilomis online 20 Maio 2010 às 11:05:02
- O nome deste fórum é "Relógios Mecânicos". (...) falar de relógios digitais aqui é o mesmo que falar de Nikon em um fórum de Canon ou de Rolex em um fórum de Omega.

Respeito sua opinião, mas acho-a completamente infundada, principalmente por não termos sub-fóruns específicos (aí seria outro caso).

Há de se analisar o nome do Fórum dentro de um contexto, que engloba o status da relojoaria mecânica no Brasil, o número de participantes, o Fórum como referência, etc.
Hoje, argumentar com base no nome do Fórum já não faz sentido, pois o escopo deste espaço ampliou-se há muito tempo, apenas o nome não mudou.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

nilomis

Citação de: igorschutz online 20 Maio 2010 às 11:35:17
Respeito sua opinião, mas acho-a completamente infundada, principalmente por não termos sub-fóruns específicos (aí seria outro caso).
Igor,

Infundado é tentar comprar peixe em açougue ou falar de Nikon em fórum de Canon.  ;D ;D ;D

Daí a minha observação, que talvez não tenha sido compreendida, sobre a falta de esnobismo, o que acho extremamente comendável aqui, com relação aos não mecânicos.

Abs,

Nilo

Jefferson

Olá pessoal,

Acredito que muitos deste fórum já tenham participado e lido bastante a respeito do debate "quartzo x mecânicos", mas permitam ao novato aqui cometer o pecado da repetição.

Minha opinião a respeito do texto apresentado pelo colega Solano:

A relação das pessoas com os relógios envolve a dicotomia razão x emoção.

O simples e estrito registro do tempo é das ações mais ligadas à razão humana. Porém, os objetos que realizam esta tarefa, os relógios, despertam sentimentos diversos entre os homens.

O gosto pelos relógios mecânicos envolve certo romantismo, o gosto pelo passado, a apreciação da arte e da dificuldade de produzir pequenas peças móveis que funcionem com relativa perfeição, as referências a algum fato histórico, ou ainda um ente querido que usou ou presenteou um relógio, etc.

É tudo uma questão de vivências pessoais, da personalidade e mesmo do "humor" de cada um.

Se você é ou está numa fase mais racional, relógios a quartzo são mais precisos, mais baratos, mais robustos, mais simples...Para os mais jovens, talvez o primeiro relógio, ou o relógio do pai já tenha sido um quartzo.

Se você é ou está numa fase mais "romântica", certamente se deixará atrair pelos relógios mecânicos. Lembrará de seu pai ou avô, ou ficará idealizando um velho mestre relojoeiro, trabalhando em sua pequena oficina, com ferramentas rudimentares, para produzir uma peça rara da relojoaria (Mesmo que o mecânico ora em seu pulso tenha sido produzido por robôs).

Os mecânicos hoje são feitos por robôs? Claro!

Os relógios mecânicos, mesmo em seu passado mais remoto, nunca foram feitos por machados de pedra lascada! Sempre foram feitos com uma tecnologia coerente com seu tempo.

As ferramentas evoluem. Mas serão sempre ferramentas. Há pessoas por trás de todo o processo.

Por outro lado, também é possível ver poesia num relógio quartzo. Atualmente, fico encantado em ver relógios que conseguem converter a luz em energia.
Produzir um destes envolveu tanta pesquisa, experimentação, enfim, dedicação humana, quando aquele dotado de engrenagens e molas.

Enfim, "nem tanto ao mar, nem tanto à terra". O importante é que os relógios, além de úteis, possam trazer alguma satisfação para quem os usa.

Satisfação de precisar fazer manutenções.
Satisfação de não precisar fazer manutenções.

Abraços,

Jefferson

Arrais

Confesso estar ficando cansado dos mecanicos. Por outro lado, ainda gostaria de ter alguns modelos especiais e entao acabar com a mania de vez.

Easily satisfied with the Best

Enéias

Acredito que seguirei gostando de relógios mecânicos e não me vejo usando relógio quartzo. Quero, porém, dominar a coisa de tal modo a ter poucos e bons relógios. Procuro não ser racional nessa questão. Caso fosse eu não usaria qualquer tipo de relógio. Veria a hora no celular e teria algo a menos no corpo (no caso o relógio, no pulso).

Gostar de relógio parece muito com gostar de um time de futebol. Paixão seria algo justificador. ;)

Adriano

Para mim é tão simples:

- relógios a quartzo são infinitamente melhores que os mecânicos em quase tudo
- canetas BIC são infinitamente melhores que as tinteiro em absolutamente tudo

Mas relógio a quartzo e caneta Bic todo mundo tem. Por isso prefiro os mecânicos e as tinteiro. Simples assim minha filosofia. A hora que todo mundo tiver mecânico e tinteiro, eu mudo para o quartzo e a Bic.

Abraços!

Adriano

michelim

A caneta tinteiro tem um negócio que só quem escreve pode sentir, eu acho que quando a tinta molha o papel, e tem aquela sensação do metal deslizando no papel é que me dá prazer!! Olhem esta foto, que eu acho que é a que melhor traduz a sensação em imagem, tirada do site da Montblanc

Já o relógio mecânico tem aquele tic tac que parece que entra no cérebro e vicia
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

shun

De fato reconheço que relógios a quartzo são superiores em tudo, e no meu caso, não seria nem questão para um debate filosófico, é simplesmente pela estética, acho movimentos a quartz muito feios!

Como tudo, há exceções vide: http://forums.watchuseek.com/showthread.php?t=78559

Abraços!

Matheus Tag

Citação de: igorschutz online 20 Maio 2010 às 11:35:17
Citação de: nilomis online 20 Maio 2010 às 11:05:02
- O nome deste fórum é "Relógios Mecânicos". (...) falar de relógios digitais aqui é o mesmo que falar de Nikon em um fórum de Canon ou de Rolex em um fórum de Omega.

Há de se analisar o nome do Fórum dentro de um contexto, que engloba o status da relojoaria mecânica no Brasil, o número de participantes, o Fórum como referência, etc.
Hoje, argumentar com base no nome do Fórum já não faz sentido, pois o escopo deste espaço ampliou-se há muito tempo, apenas o nome não mudou.

Um abraço,

Igor

Garanto que a maioria das peças dos colecionadores do forum são quartzo, eu mesmo tenho 6 relogios dentre eles 1 mecanico o resto quartzo.

nilomis

Citação de: Matheus Tag online 20 Maio 2010 às 19:12:42
Garanto que a maioria das peças dos colecionadores do fórum são quartzo, eu mesmo tenho 6 relógios dentre eles 1 mecânico o resto quartzo.
Matheus,

Veja a minha resposta aqui (Não em centenas de línguas).

Nada tenho contra o quartzo. Tenho uns ... dois ou três. O que me aflige no quartzo é acabar a bateria em uma hora errada.

Outro ponto é que qualquer técnico pode fazer um relógio quartzo. O princípio é elementar. Agora para fazer um movimento mecânico, mesmo os mais pedestres, o criador tem que ... criar.

Ahh, as baterias dos digitais são um poluente bem sério. Já pensaram nisso?

Abs,

Nilo

solano

Citação de: Jefferson online 20 Maio 2010 às 14:36:49
Olá pessoal,

Acredito que muitos deste fórum já tenham participado e lido bastante a respeito do debate "quartzo x mecânicos", mas permitam ao novato aqui cometer o pecado da repetição.

Minha opinião a respeito do texto apresentado pelo colega Solano:

A relação das pessoas com os relógios envolve a dicotomia razão x emoção.

O simples e estrito registro do tempo é das ações mais ligadas à razão humana. Porém, os objetos que realizam esta tarefa, os relógios, despertam sentimentos diversos entre os homens.

O gosto pelos relógios mecânicos envolve certo romantismo, o gosto pelo passado, a apreciação da arte e da dificuldade de produzir pequenas peças móveis que funcionem com relativa perfeição, as referências a algum fato histórico, ou ainda um ente querido que usou ou presenteou um relógio, etc.

É tudo uma questão de vivências pessoais, da personalidade e mesmo do "humor" de cada um.

Se você é ou está numa fase mais racional, relógios a quartzo são mais precisos, mais baratos, mais robustos, mais simples...Para os mais jovens, talvez o primeiro relógio, ou o relógio do pai já tenha sido um quartzo.

Se você é ou está numa fase mais "romântica", certamente se deixará atrair pelos relógios mecânicos. Lembrará de seu pai ou avô, ou ficará idealizando um velho mestre relojoeiro, trabalhando em sua pequena oficina, com ferramentas rudimentares, para produzir uma peça rara da relojoaria (Mesmo que o mecânico ora em seu pulso tenha sido produzido por robôs).

Os mecânicos hoje são feitos por robôs? Claro!

Os relógios mecânicos, mesmo em seu passado mais remoto, nunca foram feitos por machados de pedra lascada! Sempre foram feitos com uma tecnologia coerente com seu tempo.

As ferramentas evoluem. Mas serão sempre ferramentas. Há pessoas por trás de todo o processo.

Por outro lado, também é possível ver poesia num relógio quartzo. Atualmente, fico encantado em ver relógios que conseguem converter a luz em energia.
Produzir um destes envolveu tanta pesquisa, experimentação, enfim, dedicação humana, quando aquele dotado de engrenagens e molas.

Enfim, "nem tanto ao mar, nem tanto à terra". O importante é que os relógios, além de úteis, possam trazer alguma satisfação para quem os usa.

Satisfação de precisar fazer manutenções.
Satisfação de não precisar fazer manutenções.

Abraços,

Jefferson

Amigo

Parabéns pelo texto ! :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Alberto Ferreira

Salve amigos!

Pois é...  ::)

As opiniões podem, e devem, variar...
Apesar de tudo nós temos que aceitá-las.

O fato de conversarmos sobre os relógios a quartzo, o que nós nem fazíamos no princípio, é apenas mais um passo que ao longo dos anos nós demos no sentido da "pluralidade", de aceitarmos outros gostos, bla-bla-bla e tal...

Eu sou um dos que sempre acreditaram que os movimentos a quartzo têm o seu devido lugar.
Portanto, nada de xenofobias...

Mas,...
Uma coisa é certa, daí a sofismar (ou mesmo dizer diretamente) que o nosso fórum de Relógios Mecânicos não passa de um congresso de amantes de movimentos a quartzo (enrustidos) que apenas "fingem" gostar dos "ultrapassados" movimentos mecânicos e que não o admitem por puro esnobismo...

É um pouco demais para o meu juízo, não é não?

Eu tenho vários relógios a quartzo, não tenho absolutamente nada contra eles, aliás, bem o contrário.
Eles são minoria no meu ajuntamento.

No frigir dos ovos, eu continuo com os mecânicos, e não abro!
8)

Abraços,
Alberto
;D

marck

ola pessoal,

confesso que as vezes tenho um pouco de receio de emitir opinião numa situação como esta, acho que bom senso , moderação ,mas principalmente EQUILIBRIO e COERENCIA nas atitudes e palavras são fundamentais para o bom andamento das relações da comunidade.

vale a musiquinha....  ADO, AADO, CADA UM NO SEU QUADRADO...heheheheh!!! ;) ;) ;) ;)

sds,

marck

betampex

Otimo topico aberto pelo Solano, eu particularmente amo os relogios mecanicos pela sua complexidade e fico maravilhado com os movimentos, mas tambem comecei a minha colecao com os meus Citizens a quartz e tenho 5 deles e alguns com mais de 25 anos e todos funcionando perfeitos, depois passei a comprar mecanicos e recentemente voltei a comprar quartz tambem que alias estao chegando logo e serao 2 quartz um da marca Android e outro Sttomarino Italia que achei barbaros, entao concluindo, eu adoro ambas tecnologias e tenho ambos na minha colecao e sem stress e viva a horologia  ;D ;D ;D ;D ;D

em breve estarei postando as fotos quando chegarem

abracos a todos

Paulo

dekkardnexus5

Eu admiro a complexidade dos relogios mecanicos, e a sua certa "autonomia" em relacao a civilizacao - nao precisa de bateria, movido a energia "humana". Já me bastam as baterias de celulares e notebooks que teimam em acabar nas horas mais inapropriadas. Quanto aos quartz, gosto dos Citizen Ecodrive, justamente por serem livres de baterias.

EduBSB

Ótimas postagens, belos textos e depoimentos.

Quartzo X Mecânicos. Daí vem minha indagação: Um homem não pode ter dois amores?

Pelo menos nesta área acredito que sim, acredito que deva.

Como já falei em outra oportunidade, minha paixão por relógios começou com os de movimento a Quartzo e ainda continua. Com relação

aos mecânicos, a medida que vou conhecendo-os fico mais curioso e possivelmente em breve também será uma paixão.

Mais como a indagação inicial foi na linha  Quartzo X Mecânicos, falemos mais de quartzo, pois.

Edu.

Davi-RJ

O que tem me desanimado com relação aos mecânicos ultimamente é a questão da manutenção. Não o incômodo de levá-los para a revisão, mas o contínuo escasseamento de profissionais capacitados. Quando leio pedidos de indicação de relojoeiros aqui no fórum, vejo sempre os mesmos poucos nomes sendo repetidos. Daqui a 5 anos, quantos ainda estarão trabalhando? Quem os substituirá?

Um abraço,
Davi