Menu principal

Uma questão filosófica...

Iniciado por solano, 20 Maio 2010 às 10:03:29

tópico anterior - próximo tópico

fernando r

Achei pefeita a colocação do Adriano! uma porção de gente tem BIC e ele tinteiro e uma porção de gente tem a quartzo e por isso ele prefere os automáticos!
Penso o seguinte: relógios hj são como um fator de diferenciação e de individualidade, no meio de tanta massificação e pasteurização.
Quantas pessoas(fora deste Fórum de de outros do gênero) tem coragem, mesmo tendo renda suficiente, para pagar cinco ou dez mil reais por um relógio? Poucas com certeza!
Claro que não se trata apenas de comprar algo assim, mas de se identificar com o que vc adquire e que, demonstra sua personalidade.
Tenho alguns Eco Drive tb, mas em primeiro lugar no meu coração estão os mecânicos e, pasmem, se pudesse teria apenas os de corda manual. Adoro dar corda nas minhas peças!
Abraços.

fernando r

Ainda bem que não tenho nenhum 2892, mas apenas alguns 2824!
Abraço.

Citação de: flavio online 07 Agosto 2010 às 16:50:30
Minha rápida opinião. O relógio mecânico tem mais espaço para discussões porque é algo com pelo menos 700 anos de história. O relógio a quartzo surgiu há 40. Simples assim. Mas eu acompanho tudo, não vejo problemas nas discussões sobre relógios a quartzo. O problema é que não conseguimos separar tantos modelos singulares assim a ponto de levar discussões por anos a fio, como temos feito aqui.

Mas claro, os estudo também!

Sobre os relógios mecânicos em si, não tenho nenhuma ilusão de que são fabricados por duendes em fábricas mágicas. Basta ver, por exemplo, um vídeo que mostra a fabricação dos calibres coaxiais da Omega, está no youtube. Tudo feito por robôs!

Sim, é um paradoxo, como já ressaltei aqui, algumas fábricas, por exemplo, usarem escapamentos de silício, um material da época do computador, para fabricação de escapamentos, coisas de mil anos atrás!

Mas o que me atrai no relógio mecânico é que esse representa, parafraseando um livro da Omega, os tais 700 anos de história de uma manufatura que, querendo ou não, consegue englobar em algo tão pequeno todos os ramos da ciência. O objeto é uma cápsula do tempo da história!

Quanto às revisões, fazem parte do "negócio". Preços? O Bruno falou que na França uma revisão gira em torno de 300 reais, algo como 150 euros, confere? Em comparação com o Brasil, está barato, pois o salário de um francês é umas 10 vezes maior do que o de um brasileiro!

Eu não vou dizer o preço que acho justo. Acho que o trabalho bem feito deve ser recompensado. Bem feito eu disse, pois, como também foi discutido no tópico, há relojoeiros e relojoeiros.

Sobre a evolução da técnica e lubrificantes, já expus minha opinião também por aqui. Não vou repeti-las.

Sobre calibres atuais, também tenho uma opinião: existem os ruins e os bons. Quando comecei a usar relógios de corda, achava os 2892 da ETA, por exemplo, o máximo em robustez e precisão pelo que custavam. Hoje, analisando friamente, percebo que o calibre, pelo menos na concepção que a ETA apresenta (os da Omega, acredito que pelo rotor diferente não pecam por esse problema) é uma porcaria. Se não lubrificado adequadamente, nos mínimos detalhes, ele simplesmente não funciona; se lubrificado adequadamente, funciona mal. Ora, o mínimo que se exige de um calibre é robustez, e o troço me parece muito pior do que o 2824 que, teoricamente, ele veio substituir. Com a desnecessidade de relógios extraplanos na atualidade, preferia ver mais 2824 em relógios do que o 2892.

Flávio

FALCO

Citação de: fernando r online 07 Agosto 2010 às 17:36:04...
Quantas pessoas(fora deste Fórum de de outros do gênero) tem coragem, mesmo tendo renda suficiente, para pagar cinco ou dez mil reais por um relógio? Poucas com certeza!
...

Xará, penso e vejo diferente de você, conheço dezenas (não são alguns) de pessoas que tem relógios de bem mais que o valor citado e não estão nem aí para movimentos, história e etc. Alguns tem 4, 5 ou mais e não estão nem perto de serem colecionadores ou entusiastas...
Acho que esta percepção é o que mais frustra os apreciadores de relógios, com raríssimas excessões, a indústria não está nem aí para nós, apenas porque representamos um percentual muito pequeno de suas vendas, e, percebam, nosso gosto geralmente não bate com o gosto do consumidor normal, aquele que representa xx% (alto) das vendas da indústria.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

igorschutz

Mesmo dentro deste Fórum, poucos realmente se importam com o que vem dentro do relógio ou desejam saber como funciona, qual a história, etc., etc.
A maioria apenas quer ter um relógio bonito/bacana e acabou.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

fernando r

Quando mencionei que "poucas pessoas" tem coragem o que eu quis dizer é que conheço muitas pessoas de classe média alta e até alguns que podem ser classificados como ricos e que acham um absurdo pagar 10 mil reais em um "objeto apenas para ver a hora", como já ouvi de muitos.
Claro que existem exceções, mas achio que mesmo nas classes mais abastadas são minoria.
Trata-se de um exercício de "chutologia" mas a Tecnhos(http://www.suframa.gov.br/publicacoes/site_pim/relogio.htm) produziu em 20 anos a ZFM 40 milhões de relógios, e detem 30% do mercado brasileiro dos mesmos. Esse número significa 1/5 da população brasileira. A gorsso modo, se ela detem 30% do mercado, esse mercado total abrangeria 120 milhões de relógios nesse período, o que ficaria em 2/3 da nossa população.
Assim, se todas as pessoas tivessem um relógio de uma das marcas aqui produzidas, sobrariam 80 milhões de pessoas sem nenhum relógio.
Segundo este site(http://www.saomateusdosul.com/servicos/noticias_ler.php?cod_not=26) a Rolex(relógios acima de 10 mil mais "populares" no Brasil), produz 400.000 relógios por ano. Assim, se 1% da população brasileira mais abastada(2 milhões de pessoas), fosse abastecida todos os anos com metade da produção da Rolex e cada um comprasse um modelo, demoraria dez anos para cada um ter o seu.
É um raciocínio meio "doidão" mas acho que me fiz entender.
Ou seja: mesmo nas classes abastadas, são pouco em números absloutos e relativos os consumidores de relógios de valor elevado. Claro que existem as exceções mencionadas pelo colega forista, mas ainda que sejam 10% do total, são minoria.
Abraço.
Abraço.

Citação de: broker online 07 Agosto 2010 às 19:19:15
Citação de: fernando r online 07 Agosto 2010 às 17:36:04...
...

Xará, penso e vejo diferente de você, conheço dezenas (não são alguns) de pessoas que tem relógios de bem mais que o valor citado e não estão nem aí para movimentos, história e etc. Alguns tem 4, 5 ou mais e não estão nem perto de serem colecionadores ou entusiastas...
Acho que esta percepção é o que mais frustra os apreciadores de relógios, com raríssimas excessões, a indústria não está nem aí para nós, apenas porque representamos um percentual muito pequeno de suas vendas, e, percebam, nosso gosto geralmente não bate com o gosto do consumidor normal, aquele que representa xx% (alto) das vendas da indústria.

JeanFabricio

Li o tópico todo só agora.
Há muitas opiniões e muito adequadas. Gostei do que li.

Mas no fundo no fundo a função de um relógio é marcar o tempo. Ponto.  8)
Qualquer coisa além disso é valoração pessoal. E como tal, impossível julgar ou emitir opinião que não seja a respeito de si mesmo.

Por isso falarei de mim.
Sim, relógio mecãnicos são um saco: adiantam, atrasam, tem de dar corda, tem de "sacolejar", revisão, lubrificação, peças difíceis, relojoeiros raros... há mais contra do que a favor.
Quartz são práticos. "Pontuais". Tudo bem que tem o problema da bateria, mas você usa uma a cada 3 anos... convenhamos, não é isso que vai acabar com o ecossistema - você pode guardar em casa a bateria usada. Depois uns 48762 anos você terá enchido um vidrinho de maionese de pilhas de relógio.  ;D  Há os "eco-drive" para os mais radicais (os eco-chatos!  ;D). Enfim, quartz têm mais a favor do que contra, se contarmos exclusivamente a função "marcar tempo".
(se bem que quartz com ponteiros podem ser considerados mecânicos, já que os ponteiros de movem mecanicamente e não digitalmente...  ::)  ;D )

Mas, para mim, nada como o charme de um relógio mecânico.
Por quê?
Porque sim, oras!  ;D

aguiar

Jean Fabrício, assino embaixo.

Grande abraço.

GILBERTO

Olá ! Gostaria de uma indicação de um relojoeiro para relogios de cordas Duas Setas !Obrigado

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

thomas.bnu

Eu uso um Tissot PRC200. Quartz, não tenho mesmo de usar, relativamente barato, confiável, o aço é lindo, vidro
de safira, pulseira de aço, cronógrafo, prova de água.

Acredito que o ponto de vista dele tem sim uma visão prática.

Tenho ainda um casio G Shock WR5000...ele tem minha idade e vai indo.

Nada contra ter um Rolex e gostaria de ter, mas se for todo mundo
na visão dele ao pé da letra também não tem  muita graça

DonPepe

Citação de: nilomis online 20 Maio 2010 às 19:32:39
Citação de: Matheus Tag online 20 Maio 2010 às 19:12:42
Garanto que a maioria das peças dos colecionadores do fórum são quartzo, eu mesmo tenho 6 relógios dentre eles 1 mecânico o resto quartzo.
Matheus,

Veja a minha resposta aqui (Não em centenas de línguas).

Ahh, as baterias dos digitais são um poluente bem sério. Já pensaram nisso

+1 hehehe

Tenho um ajuntamento de 36 relógios, destes 5 são quartzo (um PRC 200 e dois GShock, um Swatch e um Ecodrive) o resto é mecânico. E não procuro racionalizar o assunto pois objetivamente o quartzo é melhor que o mecânico em tudo, mas meu barato são os mecânicos e pronto.

E o prejuízo ambiental das baterias dos quartzo é real... Os únicos que minimizam isso muito bem são o ecodrive, o kinect.

Se formos pensar apenas na questão funcional, o celular seria a nova versão do relógio de bolso e bastaria ele... Está sempre conosco, é preciso, sincroniza o horário com o relógio  referência da operadora a todos tempo etc

Arriba!

edulpj

A palavra pode soar grosseira, mas não me ocorre melhor... TESÃO... Só isso... Meu histórico de relógios, pelo menos o quantitativo, perde longe da maioria dos participantes deste fórum, mas os relógios quartz conseguiram acabar com o meu tesão por relógio de pulso... Ultimamente eu só usava relógio de bolso marca MOTOROLA...

Até que resolvi arriscar a comprar um relógio mecânico hiper-mega-blaster vagaba chinês, mas que apesar de toda essa "fuleirice", restaurou o tesão que eu tinha por relógios de pulso...

De lá pra cá, já sucateei o chinês, comprei um russo que tá dando conta do recado e a luz lá no final do túnel, é um relógio que quero ter desde meus 6 anos de idade... Um relógio de astronauta ;)

E pro francês cujo comentário ensejou este tópico: NARCISISTA é a p.q.p. ...

paulorocha

Um grande abraço

Paulo Rocha

teofaouaz

Olá, Solano.

Concordo parcialmente com sua opinião. Pois bem, comcordo que:

1) Relógios mecânicos não tem a mesma precisão de um Precisionist da Bulova, que consegue a poeza de manter a precisão de 10 segundos por ano. O Wave Ceptor da Casio sincroniza até 6 vezes ao dia com o relógio atômico. Nenhum relógio de pulso pode ser mais preciso que o último.

2) Máquinas mecânicas em geral tem manutenção mais frequente que máquinas elétricas/eletrônicas. 3) Hoje em dia, todas empresas de renome tem seus processos altamente automatizados, o que faz reduzir os custos de fabricação.

Entretanto, acho importante conservar a tradição do uso de relógios mecânicos. Essas máquinas são realmente apaixonantes. Manutenção, falta de precisão e certa fragilidade dessas máquinas fazem parte da paixão.

Um grande abraço,

Teodor.

jungman

Para mim é tão simples:

- relógios a quartzo são infinitamente melhores que os mecânicos em quase tudo
- canetas BIC são infinitamente melhores que as tinteiro em absolutamente tudo

Mas relógio a quartzo e caneta Bic todo mundo tem. Por isso prefiro os mecânicos e as tinteiro. Simples assim minha filosofia. A hora que todo mundo tiver mecânico e tinteiro, eu mudo para o quartzo e a Bic.

Abraços!

Adriano
Maravilhosa justificativa, X2; é a necessidade de nos sentirmos diferentes e únicos no meio dos iguais, levados pelos apelos da mídia.
Um abraço
Flavio

thomas.bnu

Citação de: jungman online 25 Novembro 2012 às 08:31:07

Para mim é tão simples:

- relógios a quartzo são infinitamente melhores que os mecânicos em quase tudo
- canetas BIC são infinitamente melhores que as tinteiro em absolutamente tudo

Mas relógio a quartzo e caneta Bic todo mundo tem. Por isso prefiro os mecânicos e as tinteiro. Simples assim minha filosofia. A hora que todo mundo tiver mecânico e tinteiro, eu mudo para o quartzo e a Bic.

Abraços!

Adriano
Maravilhosa justificativa, X2; é a necessidade de nos sentirmos diferentes e únicos no meio dos iguais, levados pelos apelos da mídia.
Um abraço
Flavio

Além do mais acredito que aquilo que fazemos que fora do comum nos fazem aprender coisas
que o meio mediano não tem capacidade de nos oferecer por causa das experiencias sempre iguais.

Hora veja se alguém não vai querer escrever que nem um Conde (hehe) com uma Fountain....e se
isso não deixa de ser um exercício de ampliação das habilidades....

Relógios mecânicos devem ter inspirado muitos engenheiros. E principalmente pessoas a trazerem alguns items
no pulso em viagens e faturar algo ..hehehe

Deve ser algo que a gente se cansa uma hora, mas é uma 'cachaça' por algum tempo.

naio21

Abs,

Ivan B. Prado