Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...

  • 1592 Respostas
  • 431453 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #180 Online: 24 Setembro 2013 às 16:39:28 »
Boa Octávio! Vale lembrar que tanto os Zino quanto os Avo, que são marcas irmãs da Davidoff, são excelentes e para mim não devem nada para os Davidoff. Os Zino Classic são excelentes e a única coisa que pode-se dizer em comparação com os Davidoff é que as melhores capas da Oetinger (as genuínas cultivadas à sombra em Connecticut) são reservadas para eles e para alguns Zino Crown e Scepter. As capas dos Zino Classic são dominicanas mesmo e ainda assim, são umas putas capas. A diferença dos Zino, seja o Classic, Scepter ou Crown (na ordem de nobreza) são blends mais complexos, de diferentes origens, enquanto os Davidoff e os Avo possuem blends quase que totalmente dominicanos.

Eu fumei muito Avo, gosto muito dos Classic e dos Domaine, e os equilibradíssimos Avo XO. Tenho até uma caixa de Avo Signature, a última caixa que havia no estoque da Davidoff no Brasil na época. São fantásticos. Ainda tenho um bocado mas tenho fumado pouco qualquer dominicano ultimamente. Um que fumo muito são os pequenos Avo Puritos, excelentes para uma fumada rápida de 20 minutos depois do almoço.

Por muito tempo inclusive eu preferi comprar Avo do que Davidoff pois estava pagando a mais somente pela marca nos Davidoff.

Sobre os fumos de cachimbo, os Davidoff já estão muito à frente dos aromatizados como os Captain Black e similares. Quase não possuem umidificantes e não têm aromatizantes artificiais. Isso significa que são mais gostosos e mais suaves para quem fuma, mas menos perfumados para quem está em volta. Os aromatizados deixam o ambiente cheiroso mas os aromatizantes e umidificantes deixam a fumada mais áspera, mais picante e além disso, o fumo fica pobre em aroma pois é quase tudo puro virgínia ou um pouco de burley de qualidade mediana.

Gosto muito dos fumos Davidoff para fumadas suaves, descompromissadas. Não são fumos marcantes, nem muito fáceis de fumar. Se não encher corretamente o cachimbo e manter um ritmo bom de fumada, e o fumo esquentar demais, muda muito a qualidade da fumada e ficam muito ásperos. Mas dando tudo certo, são deliciosos. Gosto de todos. E lamento nunca ter conseguido comprar o Oriental Mixture...

O English é muito bom embora pouco genuíno já que as misturas tipicamente inglesas possuem latakia, e ele não. O Scotish e Danish são bem adocicados, muito bons.

O Royalty é uma excelente introdução ao latakia. Dos fumos que conheço com latakia, é um dos mais suaves. Se gostar deles, é só partir para um inglês brabo com bastante latakia, quem sabe até um MacLintock Syrian Latakia. Você vai ficar pelo menos 24 horas com o aroma no seu nariz.

Abraços!

Adriano

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #181 Online: 25 Setembro 2013 às 11:44:54 »
Caro Adriano,

Estou começando e aprendendo. Aqui leio bastante e procuro, dentro das possibilidades, aproveitar mais este prazer.
Dentro do nosso mercado, consegui comprar unidades destes:
- Avo Domaine 30 Churchill;
- Avo XO Preludio;
- Provate Stock Medium Filler Lonsdale;
- Bundle Corono;
- Bundle Churchill;
- Don Porfírio Belicoso;
- Monte Pascoal Corona.

Tenho ainda 4 unidades de RyJ e um Fonseca(que achei mais forte!). Como já fumei alguns RyJ, tenho algum parâmetro para iniciar comparativos.

Ontem fumei um Bundle Corona:


Achei o charuto bom, com bastante fluxo(comparado ao RyJ) e bem leve, tanto que eu conseguiria fumar outro em seguida. O fluxo é bastante solto e você percebe de cara a diferença.
O tempo de fumo foi de 30 minutos, com uma cinza consistente e "branca"(a do RyJ é bem mais escura).
Achei gostoso  e leve. Ideal para uma fumada descompromissada.

Hoje devo ir de Churchill. Vou experimentar um Bundle. Assim que tiver minhas impressões eu vou colocar aqui.
Estou fazendo anotações e experiências para futuras compras. Assim, determino e afino meu gosto.

Tenho pouco conhecimento do assunto. O que escrevi foi baseado em senso comum. Se algo estiver errado, podem falar à vontade, pois estou aqui para errar e aprender.

Abraço,

Octávio Augusto

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #182 Online: 25 Setembro 2013 às 13:57:54 »
Octávio Augusto, ja fumei muito bundle selection aqui, uma vez comprei um maço de churchill, charuto bom, muito fraco para o meu paladar, mas tem um custo beneficio muito bom.

Mas para vc ter uma ideia eu prefiro muito mais um Don Porfírio Belicoso a um Bundle, digo isso pela força que o Don entrega, o fumo Dominicano em geral não me agrada, é fraco e até hoje não fumei nada que me marcasse, hoje ou é Cubano ou é nicaraguense, de resto só experimento mesmo, agora fonseca que vc fala é o fonsequinha cubano? charuto é fraco, o dia que vc tiver o prazer de fumar um Partagas SD4, um Bolivar Belicoso, um Sancho ou então encarar um Camacho ai sim vai sentir o que é forte hehehehhe.

Em relação ao fluxo os charutos cubanos tendem a ter um fluxo um pouco mais preso que os demais mesmo devido a quantidade de folhas de seu miolo (coisa que eu adoro) odeio aquela senssação que ta fumando um tubo de PVC.

Acho que o que vc esta fazendo é o correto, ja que esta no começo fuma de tudo e depois vai separando o que vc mais gosta, quando tiver oportunidade, compre em uma Casa del Habano ou em algum revendedor credenciado um RYJ Churchill , vc vai ver que espetáculo, vai entender o porque esse é o pai dos churchills, outra boa escolha é o montecristo n°2, alias poderia ficar aqui o dia todo lhe indicando charutos cubanos, eu sou um apaixonado por eles.

Dia 30 agora estarei indo a Orlando e vou dar um pulo na Corona Cigars, um Shopping de charutos em Orlando heheheh, dai vou fumar os meus nicaraguenses e mais um monte de Fuentes, CAO e o que tiver com uma classificação boa por la, dai vou postando as fotos in loco. 
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #183 Online: 25 Setembro 2013 às 18:20:51 »
Olá Estrela,

Eu comprei um Don Porfírio Belicoso. Vou experimentar estes dias e ver se me agrada.

O Fonseca que falei é o cubano. Comprei um Delicias. Achei m ais forte que o RyO Mille Fleurs. Nada de ficar verde, mas é mais forte. Rsrsrs.

Estou anotando tudo, quais modelos estão indicando aqui, onde comprar e as dicas de harmonização e armazenamento. Com o tempo eu vou aprimorando.
Vou experimentar este RyJ Churchill. Deve ser maravilhoso!

Realmente comparando o fluxo de um cubano com o dominicano, percebemos claramente a fluidez. Temos uma sensação de fumar em cano.("senssação que ta fumando um tubo de PVC") Rsrsrs.

Vou fumando e fazendo meus pequenos comentários aqui!


Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #184 Online: 25 Setembro 2013 às 21:00:29 »
É quase regra que todo dominicano tem fluxo mais solto que os cubanos. O certo é adaptar o corte. Eu costumo de todo modo sempre fazer um corte bem pequeno, até porque a coisa que mais detesto é a capa ameaçar desenrolar, então eu sempre corte consideravelmente acima do acabamento da capa. Nunca verão um charuto meu sem um ombro no corte.

Se cortar muito um dominicano ou qualquer charuto com mais fluxo (Montecristo Open, por exemplo), vai terminar tendo fluxo demais o que é desconfortável de fumar e prejudica a sensação da fumada tanto por mudar a concentração da fumaça como por aumentar a temperatura da queima, o que também não é legal para o sabor e qualidade da cinza.

Eu consigo ver por essa foto sua que ele foi cortado demais. Para quem gosta de mais fluxo em cubanos, até beleza (embora eu corte bem menos que isso), mas num Bundle, fica com fluxo demais.

Uma coisa bacana em dominicanos, especialmente de bitolas maiores, é furar em vez de cortar. Eu gosto, fica bem confortável, mas pode juntar alcatrão. Então é tentativa e erro para cada charuto.

Abraços!

Adriano

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #185 Online: 26 Setembro 2013 às 08:56:08 »
"Eu gosto, fica bem confortável, mas pode juntar alcatrão" essa é a questão meu caro, eu parei com o furo por causa disso, chegava que as vezes eu não conseguia mais fumar o charuto tamanha a concentração de alcatrão na boca  :'(
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #186 Online: 26 Setembro 2013 às 11:43:51 »
Realmente eu corto de forma que as 2 pontas fiquem iguais. Isso faço para evitar o acúmulo de alcatrão. Vou experimentar um corte mais fechado.

Eu nunca furei. Não tenho furador e tenho medo de improvisar. Umdia farei o teste.

Ontem foi dia de Bundle Churchill:



Um charuto de fumo leve e gostoso. Até o 3/4 estava muito bom!!
Cinza firme, queima uniforme, bastante fluxo e fumaça. Harmonizei com 2 doses de Grants 12 anos. Foram uns 45 minutos excelentes.

Achei o charuto discreto. Digo isso porque ele não é algo marcante, que você se concentre enquanto fuma. Achei o charuto bom para cotidiano e para fumadas sem compromisso.

Hoje devo ir de nacional. Acho que um Don Porfírio Belicoso.
Abraço,

Octávio Augusto

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #187 Online: 26 Setembro 2013 às 11:59:17 »
Percebi que estes charutos comprados individuais vem em uma embalagem plástica:



Acredito que isso ajude a manter as características do charuto relacionadas a umidade, mas será que resolve?

Minha dúvida vem pelo fato de não ter uma caixa própria para guardar charutos. Já li que as melhores caixas são em cedro, que troca umidade com os charutos.

Moro no Maranhão, onde há um alto grau de umidade. Aqui a temperatura gira em 32 graus, e a umidade relativa chegando a 80%.

Com isso, guardo meus charutos em suas embalagens, numa bolsa térmica, loge do calor e de mudanças de temperatura.
É certo que não tenho uma quantidade grande, e que o giro destes charutos deve ser de 30/45 dias, mas busco uma alternativa de mantê-los bem.


Alguém teria uma boa dica de caixa que pudesse comprar online?

Obrigado!!
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #188 Online: 26 Setembro 2013 às 21:05:05 »
Octávio, os dominicanos vêm quase sempre em celofanes individuais. Do mais barato até o Opus X, usam esse tipo de embalagem. Ela não serve para conservar exatamente, mas para preservar durante o transporte entre fornecedores.

Nada substitui o umidor. Procure por tabacarias virtuais, várias têm umidores bacanas. Recomendo que compre um envelope de Boveda, é um umidificante especial, você bota lá e esquece. Mas caso queira cuidar você mesmo, use apenas água destilada, tipo água de injeção, no efusor.

E antes de usar, precisa climatizar ele, umidecendo propositalmente o revestimento de cedro.

Abraços!

Adriano

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #189 Online: 27 Setembro 2013 às 10:02:44 »
Octávio, os dominicanos vêm quase sempre em celofanes individuais. Do mais barato até o Opus X, usam esse tipo de embalagem. Ela não serve para conservar exatamente, mas para preservar durante o transporte entre fornecedores.

Nada substitui o umidor. Procure por tabacarias virtuais, várias têm umidores bacanas. Recomendo que compre um envelope de Boveda, é um umidificante especial, você bota lá e esquece. Mas caso queira cuidar você mesmo, use apenas água destilada, tipo água de injeção, no efusor.

E antes de usar, precisa climatizar ele, umidecendo propositalmente o revestimento de cedro.

Abraços!

Adriano

Falou tudo.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #190 Online: 30 Setembro 2013 às 11:55:46 »
Caro Adriano,

Muito obrigado pela dica!!

Vi alguns humidores e percebi que a grande maioria utiliza efusor. No eBay tem alguns que vêm com compartimento para o envelope de Boveda, que acho mais interessante.

Fiquei na dúvida sobre 2 aspectos:
- Com "vidro" ou sem na parte de cima?
- Com higrômetro interno ou externo?

Acho que vou comprar algum entre R$ 150,00 e R$ 200,00. Alguém tem alguma dica ou outros aspectos a observar no momento da compra?

Obrigado!!
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #191 Online: 01 Outubro 2013 às 17:14:31 »
A maioria dos umidores que existem por aí, no Brasil, em lojas físicas ou virtuais, são chineses e são de muito boa qualidade dentro e fora. A média de preço de um para 60 charutos é de algo entre R$ 250,00 a R$ 400,00.

Eu não recomendo você comprar um menor que isso. Primeiro porque para efeitos de controle da umidade é melhor ter espaço sobrando no umidor, nunca mantendo ele lotado. E outra: você compra um umidor pequeno, daqui uns meses vê que pirou no assunto e vai ter que comprar outro. Então recomendo um de 60 ou 70 charutos.

Uma coisa que recomendo evitar: não compre umidores de artesãos que fazem caixas para jóias, relógios, canetas e etc. Por mais bem feitas que possam ser, como caixas, muitos desses artesãos acham que a caixa de charutos é só mais uma caixa e ignoram o fato de que é um umidor, que tem que ter vedação, que tem que ter interior em cedro maciço...

Compre em tabacarias, exclusivamente. Se for presencialmente, verifique o acabamento interno, que não tenha buracos. Verifique a vedação fazendo um teste simples: levante a tampa e solte ela. Ela não pode bater, tem que abafar. Simples.

Praticamente todo umidor vem com efusor. Se optar por não usá-lo, basta remover. O envelope de Boveda não precisa de compartimento especial e pode ficar até diretamente sobre os charutos.

Sobre o higrômetro: tanto faz. O externo obviamente é mais prático. Mas todos eles são higrômetros baratos e não muito precisos. Precisam ser calibrados (você pode calibrar em casa com um experimento bem simples). O problema é que descalibram com a mudança de temperatura entre o inverno e verão. Se quiser mais precisão, compre um digital pequeno e deixe dentro do umidor.

Sobre a tampa de vidro, também é indiferente. É apenas estético, é mais bonito. O único cuidado que eu diria é que se optar por um com vidro, não deixe ele exatamente embaixo de uma luz forte como um spot, ou uma dicroica, pois a radiação UV vai ressecar a capa, desbotar e rachar. Apenas isso.

Não é um bicho de sete cabeças, é prazeroso cuidar do umidor. Eu tenho 6 com capacidade média de 60 charutos... Lotados...

Abraços!

Adriano

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #192 Online: 02 Outubro 2013 às 00:30:04 »
Jaja vou postar uma coleçao de fotos de humidores e charutos, por hora estou fumando um Davidoff nicaraguense que segundo o gerente aqui da Corona Cigars foi feito p quem ODEIA davidoff dominicano e ama o Charuto Cubano, charuto é uma delicia!!! Estou fumando um Toro.





Humidor do AF, lindo e bem cheio porem bem caro, perto dos 2k dolar



Flor de las antilhas tido como o numero 1 pela Cigar Aficionado, so por ela mesmo


« Última modificação: 02 Outubro 2013 às 01:10:31 por jfestrelabr »
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #193 Online: 02 Outubro 2013 às 23:19:05 »
Jaja vou postar uma coleçao de fotos de humidores e charutos, por hora estou fumando um Davidoff nicaraguense que segundo o gerente aqui da Corona Cigars foi feito p quem ODEIA davidoff dominicano e ama o Charuto Cubano, charuto é uma delicia!!! Estou fumando um Toro.





Humidor do AF, lindo e bem cheio porem bem caro, perto dos 2k dolar



Flor de las antilhas tido como o numero 1 pela Cigar Aficionado, so por ela mesmo




Hoje dia 02 estou estou de AVO, nao curti o começo vamos ver como se desenrola.



Olha a carreta aqui na frente kkkk RS8



Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #194 Online: 02 Outubro 2013 às 23:26:25 »
Cadeirante de primeiro mundo é foda





Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #195 Online: 02 Outubro 2013 às 23:34:54 »
Se o cadeirante tiver isenção de imposto aí como tem aqui e, considerando os preços praticados pela marcas na Flórida, essa Ferrari deve ter custado... O preço de um Pálio!  ;)


Flávio

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #196 Online: 03 Outubro 2013 às 00:00:25 »
Sei viu kkkkkk masssss voltando aos charutos, nao dei conta do AVO, pessimo, voltei ao nicaraguense!!!!!

Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #197 Online: 03 Outubro 2013 às 00:39:39 »
Muito massas as fotos Estrela, continue postando! ;)
Membro do RedBarBrazil

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #198 Online: 03 Outubro 2013 às 10:45:30 »
Show de bola essas fotos!!

Tenho 2 AVO Domaine 30 Churchill e 2 AVO XO Preludio. Vou experimentar!
Minha expectativa é de um charuto leve, de muito fluxo e fácil de fumar.

Fumei um Don Porfírio Belicoso e um Monte Pascoal Corona.
O Don amargou bastante. Não gostei. Tem um fluxo apertado como os cubanos, mas achei amargo e ácido.
O Monte é menos amargo, mas não é bom como os importados que fumei. A capa é feia, cheia de "veias" que marcam como linha a cinza. Para MINHA concepção é um charuto médio em termos de prazer.

Como estou começando e apurando o gosto, estes são meus comentários. Vou experimentando e apurando, pois só provando é que vou definir minhas preferências.
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #199 Online: 03 Outubro 2013 às 12:29:08 »
Mas se a aparência das capas dos Monte Pascoal não agrada, não vai encontrar nada melhor nos nacionais, pois as capas deles são ótimas para nosso padrão. Talvez de vez em quando ache capaz melhores nos Daneman Artist Line, pois cultivam a própria capa na sombra. Muitas vezes encontrará capas melhores que as cubanas, dependendo das safras, já que condições climáticas/meteorológicas tem grande impacto na aparência das capas. Muito sol "engrossa" as folhas, deixando-as mais ásperas e com veios mais grossos. Já as chuvas deixam manchas. Claro que nas capas cultivadas à sombra, com um puta controle, isso não tem influência.

Mas não vale comparar nenhuma capa do mundo com as do grupo Oetinger, tipo Avo, Zino, muito menos Davidoff. Os Davidoff usam as melhores capas do melhor tipo do mundo, que como disse, são as "Connecticut Shade Grown". Nada se compara. Qualquer charuto no mundo, vai parecer feio perto dos Davidoff e Zino Platinum.

Não conheço esse Avo, mas sempre gostei deles. Claro, são típicos dominicanos. Se não gostar de dominicanos ou tiver reticências, nem experimente. Eu cheguei a comprar caixa de Avo XO Noturno, muito bom.

Já os Davidoff Nicaragua, estou maluco para experimentar.

Abraços!

Adriano