Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...

  • 1592 Respostas
  • 428314 Visualizações
*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #360 Online: 05 Junho 2014 às 03:05:03 »
Hoje de madrugada resolvi dar uma pausa nos estudos para fumar um Bundle Selection Corona.. Fiz o pedido no site em SP na Tabacaria Nacional e em menos de 24 horas já estava em minha residencia.. Eita eficiencia.

Sou um completo novato nisso.. Mas provei esse e é infinitamente melhor das merdas que já fumei antes.. (Guantanamera. hahahah) e ainda paguei o mesmo preço..! Acendi com fósforo mesmo





Só o toquinho final achei ruim. Estava vindo quente.. Não sei até onde é o "certo" para fumar isso.. Mas comecou a me incomodar dai parei..



Em tempo... Fumei o charuto tomando chá preto... Eu curti! Como estou estudando ainda resolvi nao arriscar com bebidas alcoólicas e resolvi seguir a dica do Adriano.. hahahaha


Ainda to com um Bundle Churchill para experimentar.. Os próximos da lista sao, mediante leitura do tópico todo:

Monte Pascoal - Ainda nao decidi qual..
Don Porfírio - Também não
Romeo y Julieta - Coronitas en cedro e Mille Fleur

Estou curtindo a experiencia. É um momento muito relaxante!

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #361 Online: 05 Junho 2014 às 10:25:46 »
Shun, charuto geralmente se fuma até chegar na anila, ou até esquentar na boca, bom, eu sempre tiro as anilas  ;D, dai fico com a segundo opinião.

Bom no caso da Tabacaria Nacional, sou confrade do Aluisio, o proprietário, e eles são top mesmo, aqui para Brasilia, pede num dia no outro ta em casa.

Don porfirio eu conheci pessoalmente o proprietário o Dr Diógenes, tente os Belicosos, são uma delicia, porem fortes ok, mais muito bons.

RYJ esta começando bem, esses são realmente os charutos de entrada, não gasta muito e tem uma boa (não confunda com bela) fumada hehehe.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #362 Online: 05 Junho 2014 às 11:39:25 »
A Tabacaria Nacional é um bom lugar.
Comprei minhas coisas lá, inclusive isqueiro, caixa umidora, boveda e quase todos os charutos.
São bem atenciosos, os charutos vem bem embalados e em uma folha de cedro(que pode não representar muita coisa, mas achei legal).

Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #363 Online: 05 Junho 2014 às 11:52:08 »
Shun,

A Tabacaria Nacional é formidável. Vai pela indicação do Estrela, que conhece charutos como poucos.

Outra coisa: pode ser que você esteja fumando rápido demais. Aí o charuto amarga, fica horrível.

As tragadas devem ser mais ou menos de 40 em 40 segundos. Mais do que isso corre o risco de apagar ou de "esquentar".

E, no final, por favor, não esprema o charuto no cinzeiro. Deixe-o morrer com dignidade.

Por fim: bonita cinza desse que você fumou. Certinha, densa...

Dic

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #364 Online: 05 Junho 2014 às 14:04:37 »
Octavio, conheci o Aluisio pessoalmente quando era diretor regional do Cigar Club em Brasília, ele era do cigar club de São Paulo, mais sei que desde aquela época remota ele já estava trabalhando para se tornar um dos "BONS" vendedores de charutos do Brasil, entrega tudo muito bem embalado, hoje ele manda os charutos em petacas personalizadas com cedro por dentro, o preço dele na minha opinião é m dos melhores do Brasil, se tratando e Emporium OK, para vocês terem uma ideia, eu comprei um BHK 56 com ele por R$ 180,00 era 200,00 porem ele da 10% - em todos os pagamentos por transferência ou boleto, aqui em Brasília no rep da Emporium o BHK 52 esta 252,00 sem choro, e no máximo para pagamento em dinheiro eles tiram 5%, então não tem como perder tempo, alias ele tem quase tudo a PE então para o cara que quer degustar uma seleção X ele é o cara.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #365 Online: 05 Junho 2014 às 18:36:46 »
Obrigado, amigos, pelos conselhos!

Pode deixar que ele teve um fim digno.. Não espremi ele.. hahahaha!

jfestrela, valeu pelas dicas.. Eu por "feeling" senti que era para parar de degustar o charuto quando a puxada comecou a vir quente..! Os bundle não tem anilha então nao tem esse 'checkpoint' definido.. hahahah Mas farei como voce.. Fumarei até esquentar! Sem essa de parar na anilha hahahaha!

Dicbetts eu fumei bem tranquilamente... Tava vindo quente pq estava no fimzinho mesmo, eu acho..! hehehe

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #366 Online: 05 Junho 2014 às 23:28:27 »
Obrigado, amigos, pelos conselhos!

Pode deixar que ele teve um fim digno.. Não espremi ele.. hahahaha!

jfestrela, valeu pelas dicas.. Eu por "feeling" senti que era para parar de degustar o charuto quando a puxada comecou a vir quente..! Os bundle não tem anilha então nao tem esse 'checkpoint' definido.. hahahah Mas farei como voce.. Fumarei até esquentar! Sem essa de parar na anilha hahahaha!

Dicbetts eu fumei bem tranquilamente... Tava vindo quente pq estava no fimzinho mesmo, eu acho..! hehehe

Normal esquentar no final, uns mais rapidos outros menos, a etiqueta manda desovar na anilha, porra quem liga p etiqueta kkkkk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #367 Online: 06 Junho 2014 às 12:55:54 »
Obrigado, amigos, pelos conselhos!

Pode deixar que ele teve um fim digno.. Não espremi ele.. hahahaha!

jfestrela, valeu pelas dicas.. Eu por "feeling" senti que era para parar de degustar o charuto quando a puxada comecou a vir quente..! Os bundle não tem anilha então nao tem esse 'checkpoint' definido.. hahahah Mas farei como voce.. Fumarei até esquentar! Sem essa de parar na anilha hahahaha!

Dicbetts eu fumei bem tranquilamente... Tava vindo quente pq estava no fimzinho mesmo, eu acho..! hehehe

A rapaziada aqui (na qual me incluo) fuma até o toco.

Concordo com o Estrela que, entre amigos, vale a regra da descontração. Num ambiente mais elegante, eu decretaria a morte do charuto quando a anilha estivesse para ser alcançada pela cinza. Em casos assim, gosto de manter a liturgia.

E no final não tem jeito: amarga mesmo.

Dic

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #368 Online: 06 Junho 2014 às 14:42:24 »
Upzinho, Partagas Lusitânias, um dos Double Coronas mais tops do bitolário cubano, rivaliza muito, mais muito mesmo com o Hoyo Double que tb é um brelo exemplar.







Dic, sério cara, já fumei com tudo quanto é nego que vc possa imaginar, ministro, Jurista, Policia, Bandido  ;D, empresários, mané assim igual a nós hehehe e em nenhum dos casos eu apaguei na anilha, mesmo porque eu sempre tiro antes de chegar perto, dai não tem como eu saber aonde apagar.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #369 Online: 09 Junho 2014 às 10:53:07 »
Caro Estrela,

O atendimento sempre foi muito bom. Tive um probleminha só com eles, mas nada de grandes proporções. No final, continuo comprando lá.

Este, que comprei com eles foi uma grata surpresa:





Charuto Dona Flor Gran Corona.
Bem leve, gostoso, uma bitola que nunca tinha experimentado, esquenta pouco. Gostei! Dos nacionais que já fumei esse foi o melhor. Furei e não cortei. Acho que o corte deixa o fluxo muito solto.

Também esperimentei esse:



Dona Flor reserva Especial.
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #370 Online: 09 Junho 2014 às 15:23:43 »


Dic, sério cara, já fumei com tudo quanto é nego que vc possa imaginar, ministro, Jurista, Policia, Bandido  ;D, empresários, mané assim igual a nós hehehe e em nenhum dos casos eu apaguei na anilha, mesmo porque eu sempre tiro antes de chegar perto, dai não tem como eu saber aonde apagar.

A gente já fuma junto, na varanda, há algum tempo. Penso como você: têm horas que o bicho está tão bom que se vai até o toco.

Só que ali é irmandade, confraria. E, entre camaradas, não vale ficar regulando o que o outro está fazendo.

Mas já vivi episódios, anos atrás, de fumar entre gente que levava a liturgia do charuto muito a sério. Um deles aconteceu ainda no Rio - se minha memória não falha, em 1988/89.

O Roni Ganon, investidor e que era dono de uma grife de roupas chamada Polo by Kim (não sei se tinha aqui em Brasília), me chamou certa vez para o jogo do time de polo dele com os Cangrejos, da Argentina, no Itanhagá Golf.

No final daquele sábado, teve uma roda de charutos regada a The Antiquary (única vez que vi servirem esse uísque, que sei somente ser um blended de muito boa qualidade, como se fosse água). Os caras tiraram a anilha quando a cinza se aproximou dela. Fiz o mesmo.

Deram mais um, dois tapas e dispensaram. Fiz o mesmo. Não queria parecer um extraterrestre, claro.

Como diz o ditado: "Em Roma, como os romanos".

Dic



Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #371 Online: 09 Junho 2014 às 20:11:59 »


Dic, sério cara, já fumei com tudo quanto é nego que vc possa imaginar, ministro, Jurista, Policia, Bandido  ;D, empresários, mané assim igual a nós hehehe e em nenhum dos casos eu apaguei na anilha, mesmo porque eu sempre tiro antes de chegar perto, dai não tem como eu saber aonde apagar.

A gente já fuma junto, na varanda, há algum tempo. Penso como você: têm horas que o bicho está tão bom que se vai até o toco.

Só que ali é irmandade, confraria. E, entre camaradas, não vale ficar regulando o que o outro está fazendo.

Mas já vivi episódios, anos atrás, de fumar entre gente que levava a liturgia do charuto muito a sério. Um deles aconteceu ainda no Rio - se minha memória não falha, em 1988/89.

O Roni Ganon, investidor e que era dono de uma grife de roupas chamada Polo by Kim (não sei se tinha aqui em Brasília), me chamou certa vez para o jogo do time de polo dele com os Cangrejos, da Argentina, no Itanhagá Golf.

No final daquele sábado, teve uma roda de charutos regada a The Antiquary (única vez que vi servirem esse uísque, que sei somente ser um blended de muito boa qualidade, como se fosse água). Os caras tiraram a anilha quando a cinza se aproximou dela. Fiz o mesmo.

Deram mais um, dois tapas e dispensaram. Fiz o mesmo. Não queria parecer um extraterrestre, claro.

Como diz o ditado: "Em Roma, como os romanos".

Dic




Eu tinha continuado, quem sabe vc não lançava uma tendencia ;D
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #372 Online: 10 Junho 2014 às 12:28:55 »
Segue os que fumei no fim de semana.


IMG_0362[1]


IMG_0367[1]

O bolivar está se tornando a minha marca favorita entre os cubanos, que charuto gostoso.
Abraços
Julio

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #373 Online: 10 Junho 2014 às 15:12:29 »
Julio, o Bolívar Belicoso Fino é na minha opinião o melhor belicoso de Cuba, e o MELHOR charuto da Bolívar, esse charuto é soberbo, uma vez um renomado conhecedor de charutos de SP o Cesar Adames estava em Cuba junto com uns amigos ano 2007, e eu tinha pedido a ele que se pudesse indicasse uma caixa de Bolívar para esse nosso amigo em comum trazer para mim, pedi esse charuto por causa do filme Black Hawk Down, não sei se vc já assistiu, no filme tem um negão que é vendedor de armas para os milicianos, e ele esta na captura dos EUA e oferece um charuto ao General que esta na sala, bom, esse charuto era um Bolívar Belicoso, se vc assistir vai ver ele falando.
Bom mais vamos voltar a Cuba, o Cesar Adames, pegou um Cabinet (pra quem não sabe são caixas próprias para armazenar os charutos, onde os mesmos vem enrolados em um papel arroz, depois posto fotos) de Bolívar Belicoso Fino que seu não me engano era de 2002, ano do filme era 2001, nessa época os Bolívares que eram vendidos em Cabinet não possuíam anilha, coisa muito interessante.
Bom resumindo, é um pequeno monstro esse charuto.





« Última modificação: 10 Junho 2014 às 15:25:23 por jfestrelabr »
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #374 Online: 11 Junho 2014 às 11:41:26 »
Ontem foi esta delícia!!

Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #375 Online: 11 Junho 2014 às 13:11:21 »
Não existe regra sobre até onde deve-se fumar um charuto. Nem no âmbito da etiqueta, não se deve levar nada muito a sério. O fato de se dispensar o charuto por volta da altura da anilha é mais uma coincidência e um fator natural do que qualquer outra coisa. A maioria dos charutos piora nessa altura, pois o charuto todo funciona como um filtro e todos os resultados da combustão passam pelo charuto desde o começo e vão se acumulando no último terço dele. A tendência de todo charuto é piorar nesse último terço. É raro um charuto parecer mais agradável o último terço do que no segundo, que costuma ser o mais agradável. Soma-se a isso a fumaça mais quente, já que a proximidade da combustão é maior. Isso pode ser desagradável, especialmente para novatos.

Ao mesmo tempo, o charuto nessa altura do campeonato está menor e mais difícil de manusear, e até de parar no cinzeiro às vezes. E ele esquenta também, externamente. Por isso é comum que se largue o charuto nessa altura.

Eu, e muitos confrades, compartilhamos da seguinte idéia: o charuto tem uma única finalidade, que é a de ser um momento prazeroso. Portanto, faça-o assim e fume até onde achar prazeroso. Ponto final. Se você estiver realmente entre cavalheiros e apaixonados por charutos, eles te dirão a mesma coisa. Já se estiver entre esnobes que fumam apenas para parecerem bacanas, os famosos "fumadores de anilhas", espere todo tipo de regra, conduta, etiqueta...

Eu particularmente quase sempre fumo além da anilha. Ou seja, tiro, ela quando a chama se aproxima e continuo por um bom tempo. E quando o charuto está bom mesmo, vou até o ponto em que não dá mais para segurar nos dedos.

Isso é tão relativo que tenho um amigo que fuma quase sempre Hoyo Double. Mas apesar de ser um double corona, ele o fuma como se fosse um robusto, por uns 50 minutos a uma hora, e larga. Sempre perguntamos por que então ele não fumava um robusto. Mas de fato, é diferente. Para fumar um robusto por uma hora você passa por todas as fases dele, e possivelmente pela fase não tão boa, que é o final. Ao fazer o mesmo com um Double, ele só fuma o "fino". Sim, é um exagero, e também, é preciso "bala" para largar um Hoyo Double pela metade e acender outro. Eu mesmo acho exagero até porque o Hoyo Double promete excelência do começo ao fim. Mas que faz sentido, faz.

Fazendo uma analogia imprecisa, é como abrir uma lata de cerveja e largar ela no meio porque ela perdeu o gás e o gelo, para abrir uma nova. É exagero e desperdício, mas faz sentido, e se é assim que é prazeroso para você, que assim seja. O objetivo é esse e só esse.

PS: uma etiqueta comum na Inglaterra, mas hoje já fora de moda, era a de se retirar a anilha antes de fumar um charuto. Fumar charuto com anilha era considerado esnobe, pois parecia pretencioso de que você estivesse "desfilando" a marca do charuto que fumava.

Abraços!

Adriano


« Última modificação: 11 Junho 2014 às 13:13:29 por Adriano »

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #376 Online: 11 Junho 2014 às 14:20:02 »
"PS: uma etiqueta comum na Inglaterra, mas hoje já fora de moda, era a de se retirar a anilha antes de fumar um charuto. Fumar charuto com anilha era considerado esnobe, pois parecia pretencioso de que você estivesse "desfilando" a marca do charuto que fumava."

É por essas e outras que eu sempre digo, fume o charuto não a ANILHA, existe muito fumador de anilha por ai, e o pior, anilha verdadeira pero charutito falso.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #377 Online: 11 Junho 2014 às 15:39:10 »
Não existe regra sobre até onde deve-se fumar um charuto. Nem no âmbito da etiqueta, não se deve levar nada muito a sério. O fato de se dispensar o charuto por volta da altura da anilha é mais uma coincidência e um fator natural do que qualquer outra coisa. A maioria dos charutos piora nessa altura, pois o charuto todo funciona como um filtro e todos os resultados da combustão passam pelo charuto desde o começo e vão se acumulando no último terço dele. A tendência de todo charuto é piorar nesse último terço. É raro um charuto parecer mais agradável o último terço do que no segundo, que costuma ser o mais agradável. Soma-se a isso a fumaça mais quente, já que a proximidade da combustão é maior. Isso pode ser desagradável, especialmente para novatos.

Ao mesmo tempo, o charuto nessa altura do campeonato está menor e mais difícil de manusear, e até de parar no cinzeiro às vezes. E ele esquenta também, externamente. Por isso é comum que se largue o charuto nessa altura.

Eu, e muitos confrades, compartilhamos da seguinte idéia: o charuto tem uma única finalidade, que é a de ser um momento prazeroso. Portanto, faça-o assim e fume até onde achar prazeroso. Ponto final. Se você estiver realmente entre cavalheiros e apaixonados por charutos, eles te dirão a mesma coisa. Já se estiver entre esnobes que fumam apenas para parecerem bacanas, os famosos "fumadores de anilhas", espere todo tipo de regra, conduta, etiqueta...

Eu particularmente quase sempre fumo além da anilha. Ou seja, tiro, ela quando a chama se aproxima e continuo por um bom tempo. E quando o charuto está bom mesmo, vou até o ponto em que não dá mais para segurar nos dedos.

Isso é tão relativo que tenho um amigo que fuma quase sempre Hoyo Double. Mas apesar de ser um double corona, ele o fuma como se fosse um robusto, por uns 50 minutos a uma hora, e larga. Sempre perguntamos por que então ele não fumava um robusto. Mas de fato, é diferente. Para fumar um robusto por uma hora você passa por todas as fases dele, e possivelmente pela fase não tão boa, que é o final. Ao fazer o mesmo com um Double, ele só fuma o "fino". Sim, é um exagero, e também, é preciso "bala" para largar um Hoyo Double pela metade e acender outro. Eu mesmo acho exagero até porque o Hoyo Double promete excelência do começo ao fim. Mas que faz sentido, faz.

Fazendo uma analogia imprecisa, é como abrir uma lata de cerveja e largar ela no meio porque ela perdeu o gás e o gelo, para abrir uma nova. É exagero e desperdício, mas faz sentido, e se é assim que é prazeroso para você, que assim seja. O objetivo é esse e só esse.

PS: uma etiqueta comum na Inglaterra, mas hoje já fora de moda, era a de se retirar a anilha antes de fumar um charuto. Fumar charuto com anilha era considerado esnobe, pois parecia pretencioso de que você estivesse "desfilando" a marca do charuto que fumava.

Abraços!

Adriano




A regra é clara: sem regras.

Mas reconheço que os esnobes, figuras geralmente estranhas e que se acreditam escolhidas por unção divina, me incomodam.

Como não gosto de ser visto com rabo do olho (e no caso de alguns com o olho do rabo), sigo-os fingidamente.

E sempre que posso evito-os - a menos que a ocasião seja institucional de dela não possa fugir.

Dic

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #378 Online: 12 Junho 2014 às 21:03:18 »
Up ;D





 8)
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Falemos de charutos, cigarrilhas e cachimbos...
« Resposta #379 Online: 13 Junho 2014 às 18:26:47 »
PS: uma etiqueta comum na Inglaterra, mas hoje já fora de moda, era a de se retirar a anilha antes de fumar um charuto. Fumar charuto com anilha era considerado esnobe, pois parecia pretensioso de que você estivesse "desfilando" a marca do charuto que fumava.
Adriano

Perfeito o comentário, Adriano!

Combina exatamente com o que me ensinaram quando fumei o meu primeiro cubano.

Principalmente a parte de não ser pedante e pedestre e "beber o rótulo", como no mundo dos enochatos.
Amplexos do Mário