Menu principal

Patek Philippe: Aquanaut (mais)

Iniciado por João de Deus, 09 Julho 2010 às 19:58:46

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Pois é, depois de digerida a perda do negócio com o Patek Aquanaut vou retomar alguns pontos.

1-) De fato o relógio não é dos mais belos, porém o movimento é com certeza o MAIS BONITO que pude ver até hoje. Tive Speed Broad Arrow GMT com FP 3603, Jaeger Lecoultre Master Compressor e não chegam nem perto do acabamento da Patek.
Perguta: O que tem de especial na manufactura destes relógios?

2-) Caixa em aço e mostrador com ponteiros em ouro branco, como nos Rolex.
Pergunta: O que este fabricante difere dos Rolex se levarmos em conta o tipo de aço, acabamento geral da caixa e mostrador?

3-) Verifiquei que o balanço do Patek é Giromax enquanto os outros fabricantes usam Glucidur.
Pergunta: Quais as diferenças entre eles?

4-) E finalmente porque custam tanto? apesar do modelo que tive em mãos ser de aço...

Abs
João

flávio

Citação de: João de Deus online 09 Julho 2010 às 19:58:46
Pois é, depois de digerida a perda do negócio com o Patek Aquanaut vou retomar alguns pontos.

1-) De fato o relógio não é dos mais belos, porém o movimento é com certeza o MAIS BONITO que pude ver até hoje. Tive Speed Broad Arrow GMT com FP 3603, Jaeger Lecoultre Master Compressor e não chegam nem perto do acabamento da Patek.
Perguta: O que tem de especial na manufactura destes relógios?

2-) Caixa em aço e mostrador com ponteiros em ouro branco, como nos Rolex.
Pergunta: O que este fabricante difere dos Rolex se levarmos em conta o tipo de aço, acabamento geral da caixa e mostrador?

3-) Verifiquei que o balanço do Patek é Giromax enquanto os outros fabricantes usam Glucidur.
Pergunta: Quais as diferenças entre eles?

4-) E finalmente porque custam tanto? apesar do modelo que tive em mãos ser de aço...

Abs

1) Sei lá. Isso é questão de gosto. Eu sinceramente acho o acabamento das fábricas alemãs mais interessantes. O Suíço costuma frufruzar demais seus movimentos. Mas falando em acabamento, o da Patek é semelhante - senão igual - ao da Audemars, por exemplo. Aliás, há algum tempo eles compartilhavam movimentos cuja base era da...Le Coultre!

2) Não vejo diferenças de acabamento nas caixas da Patek e Rolex. Vejo um acabamento na Patek menos "tosco", mas isso é porque os Rolex são assim.

3) Glucidur é o material.  Basicamente todos usam glucidur (uma liga). Giromax é o sistema de ajuste de inércia do balanço para regulagem (freesprung, sem regulador). A ausência de regulador e, consequentemente, a fixação da mola em ponto fixo, leva a um melhor ajuste posicional. A Rolex também usa isso, mas com outro nome, chama-se microstela. A Omega também, nos calibres coaxiais. São exceções. Hoje a regra é ter regulador.

4) A Patek inflacionou o mercado, dizem, até mesmo propositalmente, ao comprar diversos relógios para seus museus por uma baba. Não estou dizendo aqui que Pateks sejam baratos ou tenham sido. Pelo contário, sempre foram caros paca, a tríade dos relógios top e caros na Suíça sempre foi Audemars, Patek e Vacheron. Mas há um "que" de artificial nos preços aí, como também existe em outras marcas. Um Hublot porcaria, por exemplo, custa o mesmo preço de um Calatrava. O que me diz? Em síntese...

A Patek é a marca, mas existem outras com o mesmo padrão de qualidade. Aliás, muitas outras. O que a Patek conseguiu fazer nos anos de existência e que, na minha opinião, nem mesmo Audemars e Vacheron conseguiram, foi manter o padrão de qualidade.

Vou exagerar, mas para entender meu ponto de vista, a Omega já foi vista como a melhor marca média do mundo e batia de frente com Rolex. Na minha opinião, bate até hoje. Porém, nos anos 80 a Omega fez muita porcaria. Durante uns 10 anos eles praticamente só fizeram porcarias e que quase destruíram a imagem da marca. A Patek nunca passou por isso.

Flávio