Menu principal

ORIENT - aniversário de 60 anos -13/07

Iniciado por el guapo, 13 Julho 2010 às 00:09:11

tópico anterior - próximo tópico

el guapo

Oi amigos, achei que não poderia passar em branco o aniversário de fundação da ORIENT- 13 de julho de 1950- ,afinal a empresa fabrica relógios mecânicos reconhecidos pela robustez e durabilidade e nos últimos anos tem-se destacado também pela qualidade de acabamento e design.
Por suas características já citadas seus relógios desempenharam um papel coadjuvante, silencioso e constante no desenvolvimento de nosso país, estando presente nos pulsos mais variados, dos escritórios às frentes de expansão ao longo de décadas,fazendo parte da história de muitos de nós.
A empresa remonta do desenvolvimento de um negócio de venda de relógios , iniciado por Shogoro Yoshida no distante ano de 1901- a 'Relógios Yoshida' em Tóquio
Em 1920  funda a Toyo ( Oriente em japonês ) Tokei Sei Saku Sho e começa a montar relógios, em 1934 amplia o negócio e passa a fornecer relógios ao Exército Imperial, durante a guerra fabricou detonadores de bombas e canhões ( !?) com o nome de 'Toyo Weapon Industries' ou Indústria de Armas Oriente.
No devastado Japão do pós guerra é refundada a empresa que hoje conhecemos,dia 13 de julho de 1950, há 60 anos atrás,primeiramente sob a denominação Tama Instruments Corporation, passando a adotar em 1951 o nome de Orient Watch Company.
Em nosso país em 1977 é inaugurada em Manaus uma unidade de manufatura/montagem,'berço' de muitos dos modelos que possuímos .
A exemplo de acredito muitos outros aqui no fórum, eu sou suspeito para falar, visto que sou fã da marca desde criança.
Fica o registro e a singela homenagem ao sonho e ao empreendedorismo de Shogoro Yoshida .
Abraço a todos.

vai o link do  museu virtual da marca ,voltado mais para as linhas Orient Star e Royal Orient.
http://www.orient-watch.com/feature/museum/
demais links fontes
http://www.larrybiggs.net/scwf/index.php?mod=103&action=0&id=1008632594
http://www.orient.ru/word/?p=169

franco

ANDRÉ "doxa 750 t gmt"FRANCO

Cigano

Muito bom mesmo El Guapo, bela homenagem e muito grato por nos lembrar!!
Eu também gosto muito da marca, e sempre via os Orient em pulso dos meus familiares!!
Hoje eu tenho 3 modelos que adoro muito, por enquanto!! 8)

Olhem só este artigo que encontrei no Watchuseek, é sobre Orient Star Retro Future Camera
60th Anniversary Orient Star Retro Future Camera

Lindas imagens desse belíssimo relógio!!
Abraços,
Cigano!

HumbertoReis

igorschutz

Boa a homenagem, e grato por compartilhar a história. Parabéns à Orient!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

O primeiro Orient a gente nunca esquece..............(isso não foi muito original ::))

Ainda mais quando fruto de uma ótima permuta..................Orient WT x Bicileta Philips 1955 aro 28 (New Old Stock) que ganhei do meu saudoso tio Waldemar Melchiori! :-*

Ótima permuta para a parte que ficou com a bicicleta, diga-se! :'( :'(

Este, como diz meu amigo Lobo, faz parte do "núcleo duro" da minha coleção...................mesmo porque ninguém me dará uma bicicleta Philips NOS por ele :'( :'( :'(

El Guapo..........grato por compartilhar tão importante data ;)

Abs

Gravina

JeanFabricio

Citação de: Gravina online 13 Julho 2010 às 08:57:11
...................mesmo porque ninguém me dará uma bicicleta Philips NOS por ele :'( :'( :'(

Gravina, sem desmerecer o belo relógio, mas essa da permuta doeu até em mim aqui...  :-\ :'(

Rafa_Almeida

flávio

Citação de: JeanFabricio online 13 Julho 2010 às 09:14:39
...................mesmo porque ninguém me dará uma bicicleta Philips NOS por ele :'( :'( :'(

Gravina, sem desmerecer o belo relógio, mas essa da permuta doeu até em mim aqui...  :-\ :'(

Dois, sobretudo porque meu pai teve uma Philips, a reformou e, sei lá porque - pois era a bike da sua infância - doou para alguém, mesmo sabendo e tendo me acompanhado durante uns 5 anos de competições no ciclismo. Eu tenho um amigo, o Lucas, que coleciona esses troços. Tenho uma teoria: dê para quem irá difundir o conhecimento do troço. Sério, até hoje não sei qual a dessa bike do meu pai.

A outra foi uma Bianchi do meu avô que, pasmem, usava pacas para rodas nas estradas de terra do nosso sítio em MInas (e era de speed!), nuna deu problemas e, a última lembrança que tenho dela, na minha adolescência, ainda estava em bom estado. Sumiu!

A minha Fisher antiga eu revisei, desmontei e empacotei. Não valia a pena vender. Se algum dia uma pessoa que vá efetivamente utilizá-la num museu, sei lá, quiser, a dou. Caso contrário, ficará guardadinha.

Flávio

ESTRELADEDAVI

Que legal saber que hoje é o aniversário da ORIENT, também admiro essa empresa e seus relógios, que ela continue por muitos anos a inovar e agradar com seus relógios maravilhosos.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

Ricardo Cobu

Muito legal saber que hoje é o Aniversario da Orient ;D ;D
   Uma importante marca presente em nossos pulsos, principalmente aqui no Brasil.

Abraços

Cobu

O Cara

Parabén à Orient.
Na linha "O primeiro Orient a gente nunca esquece" (horrível essa, mas vamos lá).
Meu primeiro Orient foi o RM2, além de um belo relógio tem um valor sentimental grande pra mim, pois representa sobretudo a amizade.

Confesso que não sou um bom conhecedor da marca Orient, não conheço seus calibres, mas prometo que vou estudar mais a marca (puxão de orelha em mim mesmo, kkkk).
Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

Salve!

Muito legal a lembrança, el guapo!
8)
Como muitos colegas aqui, eu também sou um apreciador desta marca.

Então,...
Como homenagem eu estou pondo hopje no pulso este aqui...

Orient 25 anos - comemorativo da produção da Orient no Brasil (FRM).

Diâmetro do relógio = 36 mm (sem as coroas).

Abraços!
Alberto

Gravina

Obrigado amigo por ser solidário :'( :'(

Abs

Gravina

Gravina

Citação de: flavio online 13 Julho 2010 às 09:58:02

Se algum dia uma pessoa que vá efetivamente utilizá-la num museu, sei lá, quiser, a dou. Caso contrário, ficará guardadinha.

Flávio

Vai um Orient?

Abs

Gravina

automatic

Passei a gostar muito da marca fazem uns 4 anos, depois que passei a conhecer mais os movimentos mecânicos.
Confesso que eu tinha um certo preconceito devido os relógios largamente usados pelos peões no Brasil na década de 70/80.

Mas depois que vc conhece uma linha como Orient Star, ou modelos que foram lançados no Brasil da Limited Edition, RM2...
Aí meu conceito mudou muito.

É uma marca que merece respeito.

Parabéns !

gfranco

Engraçado que eu tinha o mesmo preconceito do amigo acima, inclusive lá em salvador todo mundo chamavo os Orient de "relógio de porteiro".
Depois de um tempo passei a admirar os relógios e lembro que meu avô tinha um bem bonito. Quando ele faleceu, eu fui procurar onde foi parar o relógio para que eu usasse com orgulho no pulso, mas o mesmo tinha sumido. Uma pena... :-[
Enfim...qualquer marca que sobrevive há 60 anos é digna de crédito!

Gravina

Citação de: automatic online 13 Julho 2010 às 12:24:50
........... relógios largamente usados pelos peões no Brasil na década de 70/80.

Um aspecto que demonstra a resistência.
Um programador de computador, por exemplo, não precisa de um relógio forte, penso!!! ???
Já um outro tipo de trabalhador...........este sim, precisa!........

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Salve!
Pois é...
E aqui vai mais um "depoimento-homenagem".   :)

Eu passei bastante tempo da minha vida profissional em contato direto com obras de construção pesada e minerações, onde relógios deste tipo eram de fato maioria nos pulsos dos trabalhadores.

Eu "cansei" de ver relógios com as pulseiras e caixas, ambas de aço, literalmente "esmerilhadas", desgastadas, por aquela "massa" de suor e poeira...
O operador de uma perfuratriz ou rompedor de concreto trabalha, de sol a sol, em um ambiente assim. E se chover, continua...

E,...
Os relógios, mesmo sem a devida manutenção, funciona(va)m, ano após ano.

Outras marcas, as suíças, digamos,  "agüentariam"?
Possivelmente sim.
Não seria justo e seria até leviano afirmar algo em contrário sem uma base de comparação.
Mas devido aos seus preços, eles não eram os dos "peões".  ;)

Mas se nós não podemos traçar diretamente tal comparativo, por outro lado também temos que respeitar o que aquelas pequenas maravilhas da micro-mecânica agüentaram e agüentam.

E, em geral, eles eram mesmo mecânicos.
A razão da preferência dos peões, a meu ver, é simples de entender.
Numa obra desse tipo, em locais remotos, etc, é mais difícil conseguir as baterias e quem as troque.

E com os automáticos, era pôr no pulso e usar, os relógios não saíam de lá nem na hora do banho...
Ou na de namorar a Das Dores...  8)

Abraços a todos,
Alberto

Mario_Fpolis

Parabéns a Orient.

O meu primeiro relógio automático, comprado por mim, foi um Orient Sub, depois de adentrar neste fórum.

Tenho por ele um carinho especial.

Assim como é de se ressaltar a cumplicidade deste fórum com a Orient, desde o RM1, prosseguindo por uma compra conjuta do Orient 300m e culminando no RM2.

Aliás, para comprovar como esses relógios são versáteis, o relógio mais caro que possuo também é um Orient, o LE.

Ou seja, desde modelos muito simples e democráticos até relógios com fino acabamento.

Amplexos, Mário
Amplexos do Mário