Menu principal

Sucatas e restaurações de 6119

Iniciado por paulorocha, 23 Julho 2010 às 09:43:05

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Olá amigos

Gostaria de propor uma "brincadeira cultural", reunir sucatas de relógios 6119, restaurar aqueles que forem possíveis e sortear os restaurados entre os que participaram da brincadeira.

A ideia básica seria assim: colegas que tenham sucatas deste relógio enviariam as mesmas para aqueles dispostos a tentar a restauração. Eu já me coloco a disposição como um dos "restauradores", mas acho que seria interessante se outros colegas também entrassem como restauradores. Os relógios que estiverem em estado mais precário serviriam como "doadores de peças" para aqueles em melhor situação e que possam ser restaurados. A ideia é de evitar ao máximo a aquisição de componentes. A restauração de cada peça seria fotografada (pelo menos nos pontos principais da restauração) e o passo-a-passo seria colocado neste tópico.

Cada relógio que ficasse pronto seria então sorteado entre todos os que estiverem participando.

Pensei no 6119 devido a este relógio ser barato (ainda mais em estado de sucata...), ter um movimento simples e robusto (o que facilita a restauração) e ser um verdadeiro ícone entre os apreciadores de relógios.

O que acham? Será que uma ideia destas tem chance de "decolar"?

Grande abraço a todos
Um grande abraço

Paulo Rocha

Pandolfi

Olá Paulo, vejas estes que consegui, só que mandei prum relojoeiro pra fazer orçamentos:

Vou esperar a resposta dele, dependendo...
Já postei-os no tópico Antes e Depois, veja lá....
Abração.
Pandolfi

Jefferson

Olá caro Paulo,

Eu achei uma ótima idéia.

Tenho uma 6119C parado. Está à disposição para a brincadeira.

Um abraço,

Jefferson

dyeego

eu tenho um seiko dx com 6119, também topo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa

Luis O

eu tb topo.....posso arrumar umas sucatas......sou apaixonado pelo 6119.....

Moscabranca

paulorocha

Opa! Que beleza!

E quem mais se prontifica a fazer restaurações comigo? Se for alguém aqui de BsB, ou puder vir até aqui, posso providenciar uma oficina profissional completa, sem custo algum, mas teria que ser final de semana e preciso de um certo tempo de antecedência para marcar.
Um grande abraço

Paulo Rocha

Cigano

Citação de: paulorocha online 23 Julho 2010 às 23:29:14
Opa! Que beleza!

E quem mais se prontifica a fazer restaurações comigo? Se for alguém aqui de BsB, ou puder vir até aqui, posso providenciar uma oficina profissional completa, sem custo algum, mas teria que ser final de semana e preciso de um certo tempo de antecedência para marcar.

Que idéia genial caro Paulo Rocha, além de sair belos relógios dessas sucatas, irá ampliar muito á amizade dos colegas que irão participar, doando sucatas e ajudando pessoalmente nas restaurações em BsB!!

Pena eu não ter nenhuma sucata de 6119 para doar, o único que tenho está funcionando perfeito e, sou 2º dono ainda!!

Boa sorte na empreitada, já estou ancioso por fotos, o tópico "Antes e Depois" vai bombar!!!
Abraços,
Cigano!

chip

Bom dia

Eu gostava de participar mas, estou longe.

Onde "arranjo" relogios desses? gostaria de ter um.

Cumprimentos
Aquele abraço

Alberto Ferreira

Salve!

Sem dúvidas uma idéia muito legal, Paulo!
Parabéns pela iniciativa.

Mas, se me permitem uma "contribuição", não seria o caso de se pensar melhor (apenas por praticidade) o formato da brincadeira?

Por exemplo, talvez estipulando que seja um relógio (de "restauração" viável) de cada um, ou ainda formando "duplas" ou "grupos" de doadores & restauradores, etc...

Por favor, entendam que estas são apenas idéias (minhas), lançadas aqui com a melhor das intenções.

No meu modo de ver, o maior "problema" poderia ser os "custos" do envio das sucatas, para lá e para cá.
Infelizmente, isso poderia tornar o "molho mais caro que o peixe" e, de certa forma, até inviabilizar a coisa.

Abraços a todos!
Alberto

chip

Boa tarde

Onde posso adquirir uma "reliquia" 6119?

Cumprimentos
Aquele abraço

Jefferson

Olá pessoal,

Caro Chip, tente alguma feira de antiguidades.

Outra forma de encontrar seria visitar relojoarias e perguntar se tem relógios antigos para venda.

Por fim, as páginas de comércio eletrônico.

Boa sorte na busca.  ;)

Abraço,

Jefferson

chip

Citação de: Jefferson online 24 Julho 2010 às 15:14:47
Olá pessoal,

Caro Chip, tente alguma feira de antiguidades.

Outra forma de encontrar seria visitar relojoarias e perguntar se tem relógios antigos para venda.

Por fim, as páginas de comércio eletrônico.

Boa sorte na busca.  ;)

Abraço,

Jefferson

Eu bem tento mas os preços são um pouco "altos" para o meu bolso ;D ;D

Mas vou continuar a tentar, obrigado pela ajuda

Cumprimentos
Aquele abraço

Jefferson

Olá Chip,

Estranho, no Brasil costumam ser bem baratos.

No entanto, já percebi que os preços no ebay costumam ser um pouco elevados.

Você pode tentar a seguinte estratégia: compre nas relojoarias, dois ou três, na forma de sucata. Teoricamente, deverão ter os preços baixos. Certifique-se de que seja a mesma variação do calibre (A, B ou C)

Destes, tente encontrar um com mostrador e ponteiros em boas condições, e que seja a configuração original.

A partir destes, você poderá montar um que funcione.

Abraço,

Jefferson

chip

É uma boa extratégia Jefferson

Pena que aqui em Portugal é muito dificel adquirir máquinas dessa forma.

Porquê? Eu penso que é porque as relojoarias que "poderiam" ter desse material, muitas já fecharam e as que ainda restam e que possam ter, inflacionaram o preço.
É de loucos

De qualquer forma obrigado pela sugestão

Um abraço amigo
Aquele abraço

chip

Aquele abraço

Pandolfi

Citação de: chip online 24 Julho 2010 às 16:06:11
Porquê? Eu penso que é porque as relojoarias que "poderiam" ter desse material, muitas já fecharam e as que ainda restam e que possam ter, inflacionaram o preço.
É de loucos
Um abraço amigo
Olá chip, espere os meus ficarem prontos ou uma resposta do relojoeiro. Veja o meu post anterior.
Quem sabe eu poderia despachar um pra você?
A dica serve para os outros interessados também.
Abração.
Pandolfi

chip

Citação de: Pandolfi online 24 Julho 2010 às 20:23:31
Citação de: chip online 24 Julho 2010 às 16:06:11
É de loucos
Um abraço amigo
Olá chip, espere os meus ficarem prontos ou uma resposta do relojoeiro. Veja o meu post anterior.
Quem sabe eu poderia despachar um pra você?
A dica serve para os outros interessados também.
Abração.
Pandolfi

Bom dia a todos

Fico a aguardar feedback

Cumprimentos
Aquele abraço

Robson

Posso entrar na brincadeira colaborando com um reloginho com caixa polida e vidro novo, mas sem revisão na máquina.
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

paulorocha

Que legal, vejo que estamos já formando uma "massa crítica" para dar início a brincadeira.

Concordo com o Alberto, temos que desenvolver um formato que torne a brincadeira prática. Sinceramente, eu não sou a melhor pessoa para definir este tipo de coisa (organização).

Quem poderia criar um conjunto de regras para prosseguirmos? (Alberto?  ::))

Grande abraço!

PS.: tenho um movimento completo de 6119 C em muito bom estado. A caixa e o mostrador estão horríveis mas o movimento está ótimo. Já está na lista!
Um grande abraço

Paulo Rocha