Menu principal

As Touradas vão acabar ??

Iniciado por Clélio, 29 Julho 2010 às 10:29:01

tópico anterior - próximo tópico

Clélio

Olá Amigos,

uma boa noticia: foi promulgada uma lei na Catalunha que extingue as touradas naquela região a partir de 2012 :
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,regiao-espanhola-da-catalunha-proibe-touradas,587117,0.htm
Muitos alegam que a decisão foi tomada mais com intuito de "separa culturalmente" a região do resto da Espanha, seja como for é bem positivo, quem sabe não serve como reflexão para outras regiões ?

Além da Espanha este tipo de espetáculo ainda resiste na França, Portugal, México, Colômbia, Venezuela, Peru e Guatemala, com algumas variantes..

Ainda que respeitando o aspecto cultural do evento, fica difícil entender o que pode ter de divertido em assistir um animal sendo sacrificado com tantos requintes de crueldade... :-X :-X

Abs a todos

Alberto Ferreira

Citação de: Clélio online 29 Julho 2010 às 10:29:01
...

Ainda que respeitando o aspecto cultural do evento, fica difícil entender o que pode ter de divertido em assistir um animal sendo sacrificado com tantos requintes de crueldade... :-X :-X
...

Salve!

Pois é!
E ainda por cima, a meu ver, de forma "antiética"...
Afinal, o "bam-bam-bam", o valoroso "matador", só entra na arena depois que o animal está bem ferido, cansado, aturdido e "irado"...

Antes, com ele "atento", nem pensar!

E também pela mesma razão (talvez por "aprender" os truques do matador...), ele morre no final.
:P

Numa tourada, eu torço pelo touro.
O único que não está lá por vontade própria.

Abraços a todos!
Alberto

shun

mestreaudi

Notícia espetacular!!! Que sirva de exemplo para outras regiões em q se pratica essa atrocidade!!
Rafael.

Julio Celes

Sei que esse é um assunto cheio de polêmica.
Mais sou contra acabarem com as touradas, faz parte da cultura do povo espanhol.
Já fui em uma e realmente quem não está acostumado pode chocar, mais o povo espanhol que acompanha a temporada adora e as arenas ficam lotadas.
Quem não gosta basta não assistir.
É como o comer carne de cachorro, que em alguns países é normal, ou a caça a baleia que o Japão tanto defende. Isso é a cultura do lugar, não está certo nem errado, apenas faz parte de suas tradições.
Mais isso é apenas a minha opinião.

Abraço a todos

Julio Celes

O Cara

Eu particularmente sou contra as touradas, porém entendo esse lance da cultura do povo e tem outros detalhes também.

Empregos
Quantas pessoas irão perder seus empregos com essa proibição (entre toureiros, ajudantes, organizadores, administradores e donos de arenas, vendedores etc etc etc)?

Alimento
Até onde sei, os touros abatidos não são descartados, sua carne é utilizada como alimento, não sei se são doadas ou vendidas, mas servem de alimento para o povo.

Dentre outros detalhes que envolvem as touradas.
Não estou defendendo (até porque sou contra elas) mas não é tão simples como parece.
Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

Salve!

Isso mesmo.
Mas,...
Mesmo sem concordar com os "objetivos" e acreditando que o que fazem com os "despojos" dos animais e nem, menos ainda, com o lado "econômico-social", justifique a coisa...
A questão maior é mesmo estritamente cultural.

Ninguém disse que é simples.

Abraços!
Alberto

Jose Luis

Sou espanhol e nunca fui a favor das touradas, porem neste caso essa "manifestação cultural" esta sendo utilizada pelos catalães para ir contra o governo central e fomentar o espirito separatista.  Isso vem de longa data, essa idéia de que são melhores e "sustentam" o resto do pais e por isso devem se separar.  Vimos isso inclusive na conquista da Copa, onde alguns jogadores comemoraram com a bandeira catalã (listrada de amarelo e vermelho) , quem venceu a Copa foi a España não a Cataluña. 

Bandeira Catalã

Bandeira da España

"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

HumbertoReis

Bom, eu morei nesse país encantador e meu filho nasceu lá. Aliás, ele é o único hexa aqui de casa (cinco pelo Brasil e um pela Espanha).

A primeira vez em que vi uma tourada foi pela TV (passam todos os dias, no período das touradas, como se fosse 'sessão da tarde'). Fiquei chocado. Depois, meus amigos, entramos - minha esposa e eu - no clima e aprendemos a apreciar cada aspecto da tauromaquia: o preparo do toureiro, dos banderilheiros, do touro... É cultural.

Essa raça de touro usada nas touradas não é boa pra corte, nem pra leite. A destinaram, portanto, para a arena.

Como bem sugeriu o amigo acima, a tentativa é de separar ainda mais a cultura catalã da espanhola. O povo catalão - por possuir cultura rica e distinta da espanhola, por possuir uma língua que os une e identifica, e por outros argumentos mais - no direito de solicitar sua autodeterminação. Numa tentativa de frear esse ímpeto (para cada ação, existe uma reação) o governo espanhol aprovou como idiomas oficiais na Espanha todos os dialetos falados dentro do Estado (gallego, catalão, euskera e valenciano, além do castellano). Não vou comentar muito, mas defendo os catalães pela medida tomada, não pelo aspecto da preservação animal, mas pelo aspecto político.

Viva Catalunya!

Matheus13

Ontem até discuti isso com minha mãe.

O assunto é polêmico, mas sou totalmente contra a proibição (o que não significa que eu seja a favor das touradas).
Primeiramente, realmente faz parte da cultura espanhola. Segundo que, de acordo com um texto que li, a carne do gado é doada a pessoas carentes. E terceiro que as pessoas tem liberdade de não assitir, nem ao vivo nem pela TV.
Liberdade, Igualdade e Fraternidade Srs. O mundo parece que se esqueceu da liberdade, como se fosse um valor do séc. XVIII já "superado".

Outro ponto que me irrita demais nesse séc. XXI é a crescente situção de preterir os próprios humanos em favor dos animais.
Reparem: nós vemos muito raramente alguma manifestação contra os absurdos da falta de água/comida na África, por exemplo. No próprio Brasil, existem absurdos que colocam pessoas abaixo dos cachorros. E ninguém dá a mínima.
Já quando vão sacrificar um cão, o pessoal resolve parar avenidas, fazer o escambau.
Em relação a licenças ambientais, idem. O pessoal para tudo, xinga, reclama, diz que "a Terra não vai aguentar".
E os problemas de hoje? E os infelizes que passam fome? E as crianças que nem educação têm, no presente?

Só um dado pra comparar. No Brasil, ainda é relativamente comum a prática do infanticídio em algumas tribos indígenas.
Nem todos sabem disso, mas aqueles que sabem fazem alguma coisa? Protestam? Defendem seres humanos indefesos mortos friamente??  Fica tudo na base do "salvem as baleias, que se f*dam as crianças"!

Aqui vai um trech da reportagem para ilustrar:
CitarEntre os índios brasileiros, o infanticídio foi sendo abolido à medida que se aculturavam. Mas ele resiste, principalmente, em tribos remotas – e com o apoio de antropólogos e a tolerância da Funai. É praticado por, no mínimo, treze etnias nacionais. Um dos poucos levantamentos realizados sobre o assunto é da Fundação Nacional de Saúde. Ele contabilizou as crianças mortas entre 2004 e 2006 apenas pelos ianomâmis: foram 201.

Fonte: http://veja.abril.com.br/150807/p_104.shtml

Só pra esclarecer, sou a favor de dignidade animal também, seja com touros, cães, aves, etc.
Agora, tornar isso prioridade pra mim é coisa de Greenpeace.

shun

Só para complementar, o infanticídio não ocorre apenas com tribos indígenas..

No norte do Brasil isso é comum, o pai da criança não a quer, logo, a leva para o meio do mato e a abandona lá, para algum bicho silvestre 'levar'..

Correia

Sou a favor e contra as touradas.

Explico : contra quando um cavaleiro, um bandarilheiro ou matador provocam ferimentos, sofrimento e morte, atraves de ferros no animal. 100% contra !

a favor das variantes das touradas : pega de caras(forcados - creio que apenas em Portugal se pegam touros, e para isso, meus amigos, e necessaria muita coragem); na lide a pe com capote, sem ferros e nas largadas que se efectuam principalmente no sul de Portugal, onde as ruas de aldeias e vilas sao fechadas e os touros correm pelas ruas, tentando cornear algum incauto(e sao muitos, garanto ;D). Sem violencia nenhuma, e uma tradiçao secular).

Ate em algumas praias se fazem essas largadas, fechando a mesma para o efeito.

Um video onde se pode ver a bravura e coragem dos forcados portugueses, porque a pega de caras e isso mesmo - a mais digna e leal de todas as variantes tauromaquicas.

http://www.youtube.com/watch?v=da5kZpZ_lcw&feature=related

Uma pega :

http://www.youtube.com/watch?v=qLWvKpQdjSo&NR=1

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

prgarcia

Não precisamos ir muito longe:

Até há alguns anos atrás, no estado de Santa Catarina, se praticava uma brincadeira chamada de "Farra do boi", em que um boi era massacrado a pauladas, pedradas e outros meios dolorosos por um grupo de pessoas.

Recentemente a prática foi proibida (embora se acredite que ainda ocorra clandestinamente em algumas localidades).

Abs.
Garcia

Volante

Sou carioca, mas moro em Natal, no nordeste, e tenho muitos amigos nortistas que moram aqui e lá, e nunca ouvi falar que o infanticidio por lá seja comum.

Para mim a tourada, é um espetáculo em que o rtouro é torturado até a morte, um espetáculo sádico e desumano, seja cultural ou seja lá o que for.

e
Citação de: shun online 29 Julho 2010 às 18:41:28
Só para complementar, o infanticídio não ocorre apenas com tribos indígenas..

No norte do Brasil isso é comum, o pai da criança não a quer, logo, a leva para o meio do mato e a abandona lá, para algum bicho silvestre 'levar'..

shun

Citação de: Volante online 31 Julho 2010 às 23:46:36
Sou carioca, mas moro em Natal, no nordeste, e tenho muitos amigos nortistas que moram aqui e lá, e nunca ouvi falar que o infanticidio por lá seja comum.

Para mim a tourada, é um espetáculo em que o rtouro é torturado até a morte, um espetáculo sádico e desumano, seja cultural ou seja lá o que for.

Isso é bastante comum sim, não nas cidades grandes de lá, e sim em regiões mais remotas, como por exemplo a região da 'cabeça-do-cachorro', que também possui um problema muito sério relacionado ao tráfico de drogas. Há uma presença forte do Exército Brasileiro por lá, através do SIVAM.

Volante

Acho que a violencia contra as crianças, acontece no Brasil inteiro, a violencia é uma praga, mas dizer que é comum, numa região imensa como o norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) acho que é exagero, assim como se eu dissesse que em São Paulo é comum atirar as criancinhas de cima dos prédios.

Citação de: shun online 01 Agosto 2010 às 00:12:04
Citação de: Volante online 31 Julho 2010 às 23:46:36

Isso é bastante comum sim, não nas cidades grandes de lá, e sim em regiões mais remotas, como por exemplo a região da 'cabeça-do-cachorro', que também possui um problema muito sério relacionado ao tráfico de drogas. Há uma presença forte do Exército Brasileiro por lá, através do SIVAM.

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Pois é,...
Citarmos exemplos de outros absurdos, não justifica os casos mencionados anteriormente.
Mas, antes que alguém "reaja", por favor, eu não estou dizendo que isso aconteceu nas mensagens anteriores...  8), ok?

Infelizmente, nós ainda qualificamos aqueles exemplos de "desumanos", ou seja, de algo não humano...
...animal.

Animal?
Será mesmo?  ::)

Eu diria que há controvérsias.

Abraços,
Alberto

PS:
Claro que eu não estou dizendo que nós devamos "desistir" da nossa "humanidade" (com minúscula mesmo...), apenas acho que já passou (há séculos) a hora de pensarmos (bem) a respeito.
Afinal, diz o nosso "discurso", nós ainda acreditamos que a "inteligência" está em um nível superior ao do "instinto"...

Ou não?  ::)