Menu principal

Que relógio você está usando hoje?

Iniciado por Miguel, 14 Outubro 2008 às 15:18:48

tópico anterior - próximo tópico

Malima

Alberto, Obrigado pelos Link´s !! ;) :D

Abraços !

Marcos Lima

Miguel

Tá difícil tirar do pulso!

Depois que voltou da revisão na Orient, tá fazendo ZERO segundos / dia.

Acho que colocaram um movimento quartz nele!

Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

hessel

Citação de: Miguel online 27 Janeiro 2009 às 11:33:21

Prezado Miguel:

EU QUERO UM DESTES TAMBÉM. Agora estou admirando somente relógios japoneses.

Este, com day/date, tentei comprar no Japão. Não tem. É só para o mercado externo. Fiquei traumatizado.

Tem na cor azul? Onde compraste? Quanto saiu (por mensagem, please!!!)
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)

sat

igorschutz

Excelentes links, meu amigo Alberto.

Recentemente comprei este livro, que fala sobre os relógios modernos e, principalmente, sobre os relógios quartzo e outros eletrônicos que o precederam (Accutron, balanço magnético, quartzo sem CI), pois quero estudar este assunto mais a fundo.
Seus links serão de imensa utilidade neste meu estudo e já estão devidamente arquivados. Quem sabe não sai um artiguinho daí?

Já faz tempo que perdi o preconceito contra os relógios quartzo, e cada vez mais eles têm minha admiração.
Espero que um dia eu consiga fazer os colegas olharem para estes relógios sobre outra ótica, a da busca pela precisão, que é o principal objetivo da ciência relojoeira.

Quando se estuda a evolução do relógio de pulso, e você se dá conta do monumental esforço despendido para criar os primeiros relógios eletrônicos, os primeiros relógios a quartzo, os primeiros relógios de LED, os primeiros relógios LCD, você percebe que estes relógios não são "simples" crias de alguma maquinona-robô, e sim das melhores mentes humanas da época, com componentes da melhor qualidade; e então você passa a enxergar uma "alma" ali, uma alma que, garanto, é mais genuína e pura do que aquelas que os aficcionados de pouca visão dizem enxergar numa ETA 7750 fabricada por robôs na China.

Um abraço e obrigado,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

betampex

Hoje com um suiço vintage, Aureole

sds

Paulo

Clélio

Hoje um Seiko 6138-0040 Chifrudão, parecido com este....

Abs

jeans

Citação de: igorschutz online 27 Janeiro 2009 às 13:00:42
Excelentes links, meu amigo Alberto.

Recentemente comprei este livro, que fala sobre os relógios modernos e, principalmente, sobre os relógios quartzo e outros eletrônicos que o precederam (Accutron, balanço magnético, quartzo sem CI), pois quero estudar este assunto mais a fundo.
Seus links serão de imensa utilidade neste meu estudo e já estão devidamente arquivados. Quem sabe não sai um artiguinho daí?

Já faz tempo que perdi o preconceito contra os relógios quartzo, e cada vez mais eles têm minha admiração.
Espero que um dia eu consiga fazer os colegas olharem para estes relógios sobre outra ótica, a da busca pela precisão, que é o principal objetivo da ciência relojoeira.

Quando se estuda a evolução do relógio de pulso, e você se dá conta do monumental esforço despendido para criar os primeiros relógios eletrônicos, os primeiros relógios a quartzo, os primeiros relógios de LED, os primeiros relógios LCD, você percebe que estes relógios não são "simples" crias de alguma maquinona-robô, e sim das melhores mentes humanas da época, com componentes da melhor qualidade; e então você passa a enxergar uma "alma" ali, uma alma que, garanto, é mais genuína e pura do que aquelas que os aficcionados de pouca visão dizem enxergar numa ETA 7750 fabricada por robôs na China.

Um abraço e obrigado,

Igor

Igor,

Lembro que antes de você sair para tomar um suco, vc estava procurando relógios quartz de altíssima precisão, isso ocorreu? Compraste algum?

[]'s
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

Gravina

Citação de: igorschutz online 27 Janeiro 2009 às 09:12:29
Citação de: Gravina online 27 Janeiro 2009 às 00:01:20
(...), em contra-partida, este calibre é considerado o melhor da espécie............

Falou e disse, Mestre!  ;)

Hoje estou com um Bulova Accutron Spaceview (desculpem a qualidade da foto, foi tirada em close pelo vendedor):

O meu é com o calibre basicão, 214, que não é chique como o do Gravina, que conta com microregulagem.
Mas sempre fui doido neste relógio e, há pouco tempo, finalmente tive oportunidade de adquiri-lo por um bom preço.

Che Bello!!! :o :o :o :o
Complimenti!!!

Um dos maiores estudiosos de relógios aqui no Brasil, o "Vecchio Dino" (in memorian) (rofessor aposentado do Departamento de Física Nuclear da USP).......um grande amigo, dizia sempre:

Todo colecionador de relógios tem que ter em coleção:
1 Seiko 6119
1Roskopf Patent
1 Omega 30 T2
1 Relógio do Fico (isso para os colecionadores pátrios)

O resto é gosto pessoal, e vem com o tempo.

Concordo com aquele nobre e estimado companheiro, mas acrescentaria ao rol este Bulova 214 ;)

Abs

Gravina

Gravina

rlessa

igorschutz

Citação de: jeans online 27 Janeiro 2009 às 14:15:24
Lembro que antes de você sair para tomar um suco, vc estava procurando relógios quartz de altíssima precisão, isso ocorreu? Compraste algum?

Oi Jean!

Comprei sim, um Citizen Chronomaster, mais conhecido como The Citizen. É o meu relógio favorito.
Se eu contar você não acredita, mas assim que ele chegou, atei ao braço e só o tirei mais de um ano depois. Neste período não usei qualquer outro relógio (nem pra dormir eu tirei). Resultado depois de um ano de observação: +2 segundos (!) em comparação com o NIST.

Além dele, comprei outros relógios eletrônicos e quartzo, sempre diferenciados, mas nenhum de alta precisão.

Um que estou muito afim, mas é bem raro e caro, é o Sjöö Sandström UTC Ocean Race Chronometer Extreme Black.

Fonte da imagem: Watch Cellar

É um dos raríssimos exemplos de quartzo de alta precisão com mostrador LCD (além deste, só ouvi falar de um Casio 4Mhz lá dos anos 70).

Abraços,

Igor

jeans

Citação de: igorschutz online 27 Janeiro 2009 às 14:33:40
Citação de: jeans online 27 Janeiro 2009 às 14:15:24

Oi Jean!

Comprei sim, um Citizen Chronomaster, mais conhecido como The Citizen. É o meu relógio favorito.
Se eu contar você não acredita, mas assim que ele chegou, atei ao braço e só o tirei mais de um ano depois. Neste período não usei qualquer outro relógio (nem pra dormir eu tirei). Resultado depois de um ano de observação: +2 segundos (!) em comparação com o NIST.

Além dele, comprei outros relógios eletrônicos e quartzo, sempre diferenciados, mas nenhum de alta precisão.

Um que estou muito afim, mas é bem raro e caro, é o Sjöö Sandström UTC Ocean Race Chronometer Extreme Black.

É um dos raríssimos exemplos de quartzo de alta precisão com mostrador LCD (além deste, só ouvi falar de um Casio 4Mhz lá dos anos 70).

Abraços,

Igor

O The Citizen além de tudo é lindo demais! Esse eu quero ter também.

Fotos do The Citizen:

Confesso que esse de LCD eu não gostei muito não.  :D

[]'s
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

Gravina

Mera curiosidade: Este Seiko de 1973, depois de 1 ano de observação + 2 seg............acho que poderia ser melhor ;D (o projeto é poderoso, mas não foi adiante.........alto custo para a época)

Abs

Gravina

jeans

Citação de: Gravina online 27 Janeiro 2009 às 14:45:04
Mera curiosidade: Este Seiko de 1973, depois de 1 ano de observação + 2 seg............acho que poderia ser melhor ;D (o projeto é poderoso, mas não foi adiante.........alto custo para a época)

Abs

Gravina

Mestre,
Eu não era nem vivo nessa época! Belo relógio, o que ele tem de diferente para garantir uma precisão destas?

[]'s

igorschutz

Jean,

O meu tem o mostrador azul bem escuro, quase preto, como este aqui (só não postei a imagem direto pois ela é muito grande).

Quanto ao Sjöö, realmente ele é bem feio, pois foi desenhado pra ser um relógio ferramenta (duro na queda). O que me seduziu nele foi o fato de ter um movimento termocompensado com mostrador LCD. Isso é único!

Mestre,

Nem tenho o que falar deste seu Seiko, é um VFA, e pra quem entende, só resta se curvar! ;)

Quiser trocar essa porcaria sem alma, que mais parece ser do Sidney Magal (imagina, tem um luzinha piscando! :P) por um Seiko Bullhead (mecânico!) em estado de novo, é só me avisar.
Não tenho o Seiko, mas corro pra providenciar um, eheheh  ;D ;D ;D

Abraços,

Igor

klaus

Citação de: hessel online 27 Janeiro 2009 às 11:53:14

Prezado Miguel:

Este, com day/date, tentei comprar no Japão. Não tem. É só para o mercado externo. Fiquei traumatizado.

no site da orient dp brasil tem um muito parecido, automatico, 300 m, so o ponteiro de segundos q ta diferente.
modelo 469SS023

igorschutz

Citação de: jeans online 27 Janeiro 2009 às 14:58:19
Eu não era nem vivo nessa época! Belo relógio, o que ele tem de diferente para garantir uma precisão destas?

Jean,

O movimento deste relógio do Gravina é uma época que eu chamaria de "Era Romântica do Quartzo", bem do comecinho dos anos 70, em 1971 mais precisamente.

Vou colocar apenas uma foto, para fins didáticos, mas você poderá ver outras aqui:

Como pode ver, trata-se de um movimento transistorizado, mas sem CI. Por conta disto, o movimento não é termocompensado, isto é, em linhas rasas, não conta com uma programação eletrônica que compensa o adiantamento/atrasado do relógio de acordo com a variação de temperatura.
Hoje em dia, TODO relógio quartzo de alta precisão é termocompensado.

Mas como então este Seiko do Gravina é tão preciso?
É porque o cristal de quartzo que equipa este movimento (um pequeno diapasão embalado a vácuo naquele cilindro com a etiqueta "22 03..." na parte inferior do movimento) tem um corte especial, chamado corte AT, que confere a ele um resistência natural à variação de temperatura.
Fazer um corte deste tipo requer muita técnica e, portanto, é bem caro (como o próprio Mestre ressaltou). De milhares de cristaizinhos cortados de uma pepita, só se aproveitam uns poucos. :o

No caso deste Seiko em especial, um VFA (de Very Fine Adjusted), com certeza o cristalzinho foi escolhido a dedo e testado a exaustão, tal qual um relojoeiro gastaria horas para ajustar um balanço. Ou seja, dá trabalho! :D

Um Seikinho desses não é qualquer coisa não, e por isso eu e meu Citinho nos curvamos em reverência. :)

Abraço,

Igor

Miguel

É o mesmo relógio, que compramos em conjunto aqui no fórum.

Eu que mudei o segundeiro.

Não tem em azul.

Citação de: klaus online 27 Janeiro 2009 às 15:13:32
Citação de: hessel online 27 Janeiro 2009 às 11:53:14

Prezado Miguel:

no site da orient dp brasil tem um muito parecido, automatico, 300 m, so o ponteiro de segundos q ta diferente.
modelo 469SS023

Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

Correia

Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.