Menu principal

Hum.. e agora? O que eu faço? Experts ajudai-me!

Iniciado por shun, 30 Agosto 2010 às 17:42:21

tópico anterior - próximo tópico

shun

Gente, estou com um problemão..

Estou com um 6309A e a coroa está presa no movimento, portanto não consigo tirar o movimento de dentro da caixa... no início não conseguia nem puxar a coroa para ajustar data/dia e hora, então decidi tentar remover a coroa e tige apertando o botãozinho lá, consegui puxar a coroa mas ela fica emperrada pois parece que ao puxar a coroa, algum componente do movimento veio junto e bloqueia a saída da tige...  :o

Minha idéia inicial para 'resolver' esse problema seria desmontar o movimento dentro da caixa mesmo, mas li alguns relatos de que ao remover o sistema do automático, se o relógio tiver corda remanescente, pode haver danos no movimento pois a corda restante será liberada de uma vez só...! procede?

E agora? o que eu faço?

Abraços!

Alberto Ferreira

Salve!

Amigo Shun,...
Vamos por partes.

Sim, "procede".

A corda tem que ser liberada antes de qualquer outra coisa.
Não é muito "complicado" fazê-lo,...
Uma das técnicas é reter o tambor com uma chave, destravar cliquê (cliquet), aqui ilustrada como a peça de número 26...

...e ir soltando a tensão da corda (no tambor), gradativamente, atuando na roda 27 (carga) ou na tige.

Mas, pelos outros problemas que você relatou, pode ser que algo tenha se quebrado no sistema de "travamento" da tige.
Há molas, pinhões "y otras pecitas" por lá.  :D

Sendo assim, talvez o mais recomendável mesmo seria levar o relógio para um técnico relojoeiro.

Abraços!
Alberto

igorschutz

Que eu saiba, o módulo de corda automática pode ser removido sem qualquer dano ao mecanismo, mas vamos aguardar a confirmação de membros mais experientes.

O que você não pode fazer é remover o balanço com a corda carregada, pois aí sim haveria a liberação da corda de uma só vez, podendo causar graves danos ao movimento.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Sim.
O problema não seria a remoção do rotor.

shun

Entendi, mas e se eu insistir em um DIY ( do it yourself ), aonde, exatamente, está o clique num movimento automático ( magic lever ) da Seiko? ( Sim, sou estúpido.  ;D ). Em um movimento à corda manual é facil de identificar, mas juro que eu não acho esse bendito clique no movimento.

Infelizmente eu nao consigo postar fotos, pois minha mãe perdeu a camera fotográfica quando voltou de viajem  :-\

Grato pela ajuda Alberto! e Igor!  ;)

Abraços!

chip

Ups... Desculpem enquanto escrevia os amigos postaram primeiro... Veja indicações dos amigos.

Boas

Pode tirar o sistema automático que esse problema não vai acontecer... Depois segure na roda de força ou na tige e solte o cliqué, não deixe escapar de uma só vez, mas vá deixando a força da mola (corda) ir deslizando até não dar mais... Aí já não há problema de força da mola.

Aconselho alguma "experiência" e muita paciência no assunto, pois aí tem umas engrenagens,... sugiro que desenhe e tome nota de tudo ao pormenor.

Cumprimentos
Aquele abraço

Cigano

Citação de: shun online 30 Agosto 2010 às 17:42:21Minha idéia inicial para 'resolver' esse problema seria desmontar o movimento dentro da caixa mesmo, mas li alguns relatos de que ao remover o sistema do automático, se o relógio tiver corda remanescente, pode haver danos no movimento pois a corda restante será liberada de uma vez só...! procede?

Caro Shun, ao ler seu tópico, eu me lembrei que li algo á respeito no Blog do grande Paulo Rocha em um desmonte que ele fez de um 6119, e lá tem uma dica que ele até frisa como "dica de ouro"

Aqui uma dica de ouro: evite descarregar a corda removendo a âncora. O modo correto é liberando o cliquê (a mola em formato de haste sobre o tambor de corda), girando o parafuso da roda de carga até que a corda esteja totalmente desenrolada e finalmente removendo a roda de carga.

Aqui o link do desmonte do 6119c que Paulo Rocha fez

Desmonte 7005
Só para inspirar!

Espero que isso o ajude de alguma forma!!
Abraços,
Cigano!

igorschutz

Citação de: shun online 30 Agosto 2010 às 18:03:33
(...) aonde, exatamente, está o clique num movimento automático ( magic lever ) da Seiko?

Veja abaixo, indicado pela seta azul:

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

shun

Beleeeza, valeu gente! Obrigadão mesmo pela assitência imeditada!

Adoro esse fórum!  :-* :-* :-*

Final de semana vou desbravar aquele relógio, queria remover o movimento porque o estado da caixa é deplorável, e eu queria limpar ele. Se duvidar o relógio sai andando por aí, com vida própria, de tanta sujeira AHAHAHAHHA!  ;D

Obrigado a todos novamente!

Cigano

Citação de: shun online 30 Agosto 2010 às 18:13:19
Beleeeza, valeu gente! Obrigadão mesmo pela assitência imeditada!

Adoro esse fórum!  :-* :-* :-*

Final de semana vou desbravar aquele relógio, queria remover o movimento porque o estado da caixa é deplorável, e eu queria limpar ele. Se duvidar o relógio sai andando por aí, com vida própria, de tanta sujeira AHAHAHAHHA!  ;D

Obrigado a todos novamente!

Aqui é tudo de ouro, dica de ouro "Paulo Rocha" e demais amigos, fórum de ouro e amizade de ouro!!

Minha mãe fala "a roupa estava tão suja que estava quase andando só" rsrsrs!! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Robson

"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

O Cara

Eu to com um reloginho aqui que o problema está ao contrário, a tige está solta.
Ao tentar zerar o crono de um 6139 o ponteiro do acumulador saltou fora.

Abri o relógio, retirei a coroa + tige, retirei o movimento, recoloquei o ponteiro no lugar, coloquei o movimento na caixa, mas a tije não se prende mais, está solta.

Não tenho como usar o relógio dessa forma, não tenho como acertar as horas, data etc, se puxo a coroa ela sai na mão.
Tem como eu consertar isso ou só mandando revisar?
Um abraço
Fábio

Cigano

Citação de: O Cara online 31 Agosto 2010 às 02:06:07
Eu to com um reloginho aqui que o problema está ao contrário, a tige está solta.
Ao tentar zerar o crono de um 6139 o ponteiro do acumulador saltou fora.

Abri o relógio, retirei a coroa + tige, retirei o movimento, recoloquei o ponteiro no lugar, coloquei o movimento na caixa, mas a tije não se prende mais, está solta.

Não tenho como usar o relógio dessa forma, não tenho como acertar as horas, data etc, se puxo a coroa ela sai na mão.

Caro Fábio, veja se o botão que retira a tige está pressionado, isso aconteceu comigo, acho que ele estava emperrado, eu resolvi aqui por minha "conta e risco" da seguinte form, pequei um palito fino com uma mão, e na outra eu fiquei empurrando a tigue com a corôa, enquando pressionava o botão com palito, ai do nada deu o 1º "tic" depois vagarosamente coloquei toda ela para dentro enfim, ficou normal!!
No meu caso foi com um movimento ETA!!
Abraços,
Cigano!

Luis O

Vamos mudar o nome do tópico? sugestão: COMO ESTRAGAR UM RELÓGIO MECÂNICO. UMA AULA TEÓRICA! KKKKKKKKKK

Prezado.............dá uma corridinha num relojoeiro e pede para ele te ensinar pessoalmente..........depois vc faz.

O crono é um relógio delicado, e a tige mais ainda.....vai que acontece algo.....

abs

Alberto Ferreira

Citação de: O Cara online 31 Agosto 2010 às 02:06:07

...

Salve!

Isso pode ocorrer com diversos movimentos, especialmente no caso daqueles que têm um parafuso para travar a tige.

Se o parafuso for solto em demasia, se algo (uma mola, por exemplo) sair do lugar, quebrar, ou desgastar, tem mesmo que desmontar o sistema "keyless" (que muitas vezes é um "saco", diga-se), e isso exige alguma dose de experiência.

Eu espero que o meu comentário ajude de alguma forma.

Abraços!
Alberto

leon

Essa tá boa eheheheheheheh ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

shun

Luis, se você não sente confiança em mexer no mecanismo de um relógio, achando que todos vão "ESTRAGAR" um relógio ao fuçar nele, você não deveria ter postado nesse tópico.

Sei da existência de relojoeiros, mas se eu criei esse tópico, é porque eu quero fazer sozinho, quero aprender. Peço ajuda aqui pois há vários membros que conhecem ( muito ) mais do que eu, e aprendo com eles e tento fazer, na medida do possível, sozinho. Eu tenho plena consciência de que se "a coisa ficar preta" posso enviar a um relojoeiro competente e o tal realizar os devidos reparos.

Não tenho medo de mexer no relógio, e muito menos acho que esse tópico serve de "aula teórica de como ESTRAGAR um relógio", mexe no próprio relógio quem tem confiança e quer fazer isso por conta própria.

Não entenda esse post como um ataque pessoal, só acho que o comentário foi desnecessário e inconveniente.

Abraços

shun

Sou ansioso e não aguentei esperar até o final de semana...

O que causa o travamento da coroa+tige eu descobri, a 'castle wheel' ( não sei o nome em português ) está emperrada na tige, tentei usar um pouco de força mas não funcionou, não quero usar mais força senão acredito que posso causar algum dano irreversível.. Alguma sugestão? Ou só um relojoeiro resolve mesmo? Já matutei aqui uma "Solução Final".. Seria, em último caso, cortar a tige com alicate de corte ou similares e depois tentar liberar a castle wheel.

(A propósito, este relógio que comprei só me interessa o movimento, portanto a tige+coroa não teria muita serventia para mim, pois talvez utilizarei o movimento em outra caixa.)

A peça indicada com os números 1,2 e 3 é que está emperrada na tige.

Alberto Ferreira

Salve!

Shun,
Deve haver alguma oxidação lá, além da sujeira.
Eu tentaria deixar as peças de molho em benzina e numa solução desengordurante (a famosa "Solução Araújo", que se acha nas fornituras).
Os colegas com experiência profissional podem recomendar algo mais específico.

Mas tente não danificar o "coulant" (a peça 25 aí abaixo), pois pode não ser lá muito fácil encontrar uma nova para esse movimento (não estou certo disso...  ::)).

Neste tópico, bem antigo, há alguns nomes (em três línguas) para as peças mais conhecidas ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,16.0.html

A coisa é de uma época em que a maioria de nós estava ávida por conhecimentos básicos sobre os movimentos (nomenclatura em português, inclusive), mas eu creio que ainda dê para ajudar de alguma forma.

Um abraço!
Alberto

shun

Fala Grande Alberto!

Obrigado pela dica, a benzina e o desengordurante ficam no aguardo, pois não teria como deixar as peças em molho, pois nem consigo tirar o movimento da caixa porque a coroa e tige estão presas junto ao movimento  ;)

E quanto ao coulant, sei não... Tenho leves suspeitas de que essa peça não está no movimento..   >:(

Abraços!