Menu principal

Hum.. e agora? O que eu faço? Experts ajudai-me!

Iniciado por shun, 30 Agosto 2010 às 17:42:21

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

;D

Mas, mesmo sem "pôr de molho" em uma cuba...

Não daria para pôr umas gotinhas ali, pontualmente...
No local do crime?  ;)

E esperar pelo melhor?
A soltura das peças.  ::)

Alberto

shun

Bom, consegui tirar o movimento do relógio, e sem usar benzina!  ;D

Nada que uma boa dose de impaciência e um alicate de corte em mãos não resolvam.. ( não se preocupem, cortei apenas a coroa.. que estava detonada mesmo..! )

Próxima missão: Desmontar o movimento todo e tentar arrumar esse negócio..!

Um abraço!

Luis O

O Cara

Acalmem os ânimos rapazes, kkkkk.

Luis, há muitas pessoas aqui que fazem elas próprias os pequenos consertos (eu incluso).
Não somos relojoeiros por profissão, mas gostamos de meter a mão na massa e criticar sem ter conhecimento prévio sobre o que se passa e sobre quem está executando o serviço foi um pouco infeliz de sua parte, não é a primeira vez que vejo o Sr. atacando membros aqui do fórum sem os conhecer.

Eu vou me defender, não vou revisar e nem desmontar o crono, sei da complicação que é, agora retirar um movimento e recolocar um ponteiro no lugar eu faço sim, com muito prazer, entretando na volta a coroa me deu o problema relatado.

Se houver algo que eu possa fazer em casa farei para poder usar o relógio por hora e depois numa ocasião mais propícia irei remetê-lo a um relojoeiro para uma revisão completa.

Antes de postar suas críticas diretas e deboches procure conhecer mais as pessoas e do que elas são capazes.

Alberto, o sistema em questão não é de parafuso não, é aquele que pressiona para retirar a Tige, mas parece que ele emperrou la em baixo e não voltou a segurar a Tige, será que o "pinguinho" de Solução Araújo como aconselhou ao Douglas funcionaria no meu caso também?
Um abraço
Fábio

Luis O

Ô CARA.......................................vou ignorar solenemente seu comentário.

e toma maracujina vc tb.

att.

Alberto Ferreira

Citação de: O Cara online 31 Agosto 2010 às 21:02:39

...
Alberto, o sistema em questão não é de parafuso não, é aquele que pressiona para retirar a Tige, mas parece que ele emperrou la em baixo e não voltou a segurar a Tige, será que o "pinguinho" de Solução Araújo como aconselhou ao Douglas funcionaria no meu caso também?

Salve!

Fábio,
O sistema com o tal "botão" é menos "suscetível" a uma manobra "intempestiva", tipo soltar demais o parafuso, que no caso nem existe.   ;)

Mas o dito "botão" pode ter ficado preso por alguma "rebarbinha", jogo, ou mesmo por sujeira.
Outra hipótese seria a deformação da "mola" que o faz retornar.  :(

Em qualquer dos casos, eu não veria problema em que a tal "gotinha mágica", benzina e/ou (depois) desengordurante, fosse colocada lá e deixada "agir" por algum tempo.
Pode ser que solte...

Aí, o movimento teria que ser desmontado, lavado, lubrificado, etc.  ;)

Ah!
Vez ou outra, nós vemos colegas propondo e realizando manutenções "expeditas" (as popularmente chamadas "gambiarras")...
Eu lembro de ter "perpetrado" uma delas aqui, quando sugeri a você aquela "solução expedita" (afff!) do plástico de tampa de refrigerante, lembra?  ;D  ;D  ;D
O pior é que, por vezes, até funciona.

Tudo isso pode até valer a pena,... Se a alma não for pequena.  ;)

Isso é uma coisa,... Que até poderia ser encarada assim, na "conta e no risco"...  ;D

Mas,...
Tudo sem nunca perdermos de vista, ou até mesmo comentarmos (e ressaltarmos), aquilo que seria a solução verdadeiramente mais correta, técnica, profissional.
Que isso fique sempre claro.

Um abração a todos!
Alberto

O Cara

Citação de: Luis O online 31 Agosto 2010 às 21:07:11
Ô CARA.......................................vou ignorar solenemente seu comentário.

e toma maracujina vc tb.

att.

Ok Luis, sem ressentimentos, de minha parte não ouvirá mais nada.

Alberto,
lembro sim da tampinha, está lá até hoje, o relógio praticamente foi pro lixo, dei para meu sogro que estava desempregado, agora voltou a trabalhar e com seu primeiro salário comprou um Orient, imagina como deve estar tratando aquele relógio.

Depois vou abrir novamente o crono para ver se consigo pingar ali alguma coisa, vou ver se acho a solução adequada, mesmo não usando o crono (fico com medo do ponteiro pular novamente) já volto a usar o relógio até ele fazer uma visita ao relojoeiro para uma revisão geral.

Algumas gambiarras até que funcionam, já outras são uma verdadeira cag***.
Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

;D

Por definição.
Gambiarra é uma cag*** que funciona.

;D  ;D  ;D

Alberto
8)

paulorocha

Olá amigos!

Primeiramente, meus agradecimentos ao Cigano por ter lembrado do meu blog (tenho que tomar vergonha na cara e escrever alguma coisa, qualquer hora destas...).

Bem, como todos sabem, sou um dos "malucos" que "detonam movimentos"  ;D. Mas eu encaro isto de maneira bastante salutar. Minhas regras são: o relógio é barato (para os meus padrões)? O movimento é simples? Encontrei material didático sobre o movimento (manuais, vistas explodidas, etc.)? Se a resposta for sim para todas as perguntas, meto a mão sem dó!

Mas é claro, esta é a MINHA opinião, e não aconselho (nem desaconselho  ;D) ninguém a tentar o mesmo. Assumo o risco de detonar totalmente o relógio em troca de conhecimento.

Mas isto deve ser feito com, pelo menos, uma boa quantidade de bom senso.

Shun, tenha um pouquinho mais de paciência nas suas próximas "fuçadas". Usar um alicate de corte em um relógio é um absurdo, mesmo que seja para retirar uma peça já totalmente detonada, como foi o caso. Você teve muita sorte de não piorar, e muito, o problema. Não desista de mexer nos relógios, mas seja mais criterioso. Se precisar de dicas, apesar de eu não ser nenhum expert, fique a vontade para me consultar. Estou à disposição.

Grande abraço a todos!
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alberto Ferreira

Salve!

Um alicate, mesmo devidamente correto e afiado, pode "torcer" a peça, no caso a tige.
Um profissional usaria uma serra.

Tudo bem...
O ponto já foi levantado e a nossa intenção não é "chatear" o amigo Shun, é exatamente o contrário, (sempre) na medida do possível, tentar apoiar e dar "dicas".

Então,...
Lá vai a "regra" número zero do bom amante ("fuçador") de relógios:

A pressa, ou ansiedade, não são boas companhias. Pense bem, anote tudo e vá com calma.

Eu creio que todos os que um dia se dispuseram a "colocar a mão na massa" (por vezes oscilante  ::) - eu falo da mão...  :D) já viveram essa "tentação", de "queimar etapas"...
O chato é que, por vezes, queima mesmo.  ::)  :D

Já pensaram se nós chegamos em um oculista e o "doutor" nos diz...
- Senta ali...
E vem com um arame para o nosso lado...

Se relógio falasse...
;D

Um abração a todos!
Alberto
8)

shun

shun

Gente, eu tenho plena consciência do que fiz, não estou desmotivado a mexer nos mecanismos.. aquela coroa + tige estava sem salvação, a tige estava torta antes mesmo de eu mexer nela, torta e emperrada = lixo

Alicate de corte de longe é a ferramenta adequada, porém, por sorte ou não, realizou o objetivo esplêndidamente bem. Não estou incentivando ninguém a usar minha "técnica" ( ou falta dela  ;) ), que fique registrado!

Abraços!

paulorocha

Shun, prometo que vai ser o último pitaco, tá... Não fica chateado comigo  ;D

Uma coroa detonada pode ser "facilmente" adaptada (atente as aspas que eu coloquei...), já uma tige tem que ser do modelo exato. E mesmo uma tige torta pode ser recuperada (não fica lá estas coisas, mas dá - já fiz...).

Além disto, um alicate permite a aplicação de uma força descomunal sobre o mecanismo, extremamente delicado, do relógio. A tige NÃO É a única peça em perigo neste procedimento.

Num caso como este, e tomando por base que você simplesmente não consegue encontrar o produto correto (Solução Araújo), eu tentaria até mesmo usar o bom e velho WD40. Te garanto que é menos prejudicial que o alicate.

ATENÇÃO!!! NÃO ESTOU RECOMENDANDO USAR WD40 EM MOVIMENTOS DE RELÓGIOS!!!

Mas até ele é melhor que o alicate, vai por mim...
Um grande abraço

Paulo Rocha

shun

Beleza Paulo, sugestões anotadas para o futuro!  ;)

Só para finalizar o assunto, nem a tige eu iria usar..  :D Estou guardando somente as peças desse movimento para um outro relógio que espero poder mostrar para vocês em breve, portanto nem a tige me seria útil, já que a caixa do outro relógio é completamente diferente e encontrar coroa+tige para o relógio que comprei ( o que de fato usarei. ) é fácil demais  :P

Prometo não usar o meu alicate de novo.  ;D

Alberto Ferreira

Citação de: shun online 01 Setembro 2010 às 11:11:38
Citação de: Alberto Ferreira online 31 Agosto 2010 às 22:18:23
;D

Por definição.
Gambiarra é uma cag*** que funciona.

;D  ;D  ;D

Alberto
8)

Tipo isso?

;D

Huuuummmm...
Marromeno... ::)

Essa eu achei bem legal!
E, se nós olharmos bem, o cara ainda deve usar o queimador do fogão como "saleiro"...
Sai pelos furinhos!  ;)

Brilhante!
Mais brilhante ainda se escapar algum gás... ::)

Agora, tem uma coisa...
Gambiarra mesmo, assim com G maiúsculo é usar um grill para passar algumas cuecas...

Ou não?  ::)

Abraços!
Alberto
8)

paulorocha

Citação de: Alberto Ferreira online 01 Setembro 2010 às 16:51:33

Agora, tem uma coisa...
Gambiarra mesmo, assim com G maiúsculo é usar um grill para passar algumas cuecas...

Ou não?  ::)

Abraços!
Alberto
8)

É... Pode até ser...

Desde que a linguiça não esteja junto...  ::)
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alberto Ferreira

paulorocha

Um grande abraço

Paulo Rocha