Menu principal

Será que alguém saberia explicar este bezel?!

Iniciado por hessel, 15 Setembro 2010 às 17:59:02

tópico anterior - próximo tópico

hessel

Olá pessoal:

Olhando o relógio de um amigo, vi este Eterna com uma marcação no bezel que não consegui decifra. Alguém sabe explicar?

Abraços,

Hessel.
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)

Adriano

Sim, é um bezel com tabela de limites de tempo para determinada profundidade sem descompressão, calibrada em metros. É como as lunetas dos Doxa. O Doxa vem calibrado em pés ou em metros. Significa que, por exemplo, se você pretende mergulhar à uma profundidade máxima de 40 metros (ou 120 pés), você tem apenas 15 minutos de mergulho, para poder fazê-lo sem parada de descompressão. Por isso, naturalmente, a escala é progressiva. Para 60 metros, seu tempo de mergulho é menor, enquanto para 18 metros, é maior.

Abraços!

Adriano

JotaA

Interessante, não havia pensado nisso.

Relamente os Doxa possuem duas escalas no bezel.

hessel

Citação de: Adriano online 15 Setembro 2010 às 18:34:05
Sim, é um bezel com tabela de limites de tempo para determinada profundidade sem descompressão, calibrada em metros. É como as lunetas dos Doxa. O Doxa vem calibrado em pés ou em metros. Significa que, por exemplo, se você pretende mergulhar à uma profundidade máxima de 40 metros (ou 120 pés), você tem apenas 15 minutos de mergulho, para poder fazê-lo sem parada de descompressão. Por isso, naturalmente, a escala é progressiva. Para 60 metros, seu tempo de mergulho é menor, enquanto para 18 metros, é maior.

Abraços!

Adriano

Prezado Adriano:

Pô, é verdade. Muito obrigado pela explicação. Ficou bem fácil de compreender. Nunca tinha pensado nisto.

Para comparar, verifiquei no site da Doxa. Olha só como fica em metros:

Abraços,

Hessel.
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)

igorschutz

Hessel,

Apenas como referência, segue imagem de um aro Doxa com a marcação em metros:

Fonte: Doxa Sub 300T

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Paulo Sergio

Caraca... nunca tinha visto!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Valeu Adriano!

Nunca desconfiei disso. Mais uma que aprendi!!!

Abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

shun

Eu nunca nem tinha visto um bezel assim.. Grato Amigos!  ;)

HumbertoReis

Já tinha visto o bezel do Doxa e não sabia a função daqueles numerais...

Pô, gente, assim não dá pra desgrudar do fórum!

fabs77

Citação de: shun online 15 Setembro 2010 às 21:30:45
Eu nunca nem tinha visto um bezel assim.. Grato Amigos!  ;)

Eu também...  :-[

Obrigado pela explicação, Adriano!

Grande abraço!

Fab's
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

Gravina

Depois da explicação.........parece tão óbvio,tão simples,  né? ;D.................quase tudo é assim.

A Heuer facilitou para a turma............naquela época não existia fórum sobre relógios, bem como  o Adriano não tinha nascido ;D

Sumatra - O&P

Abs

Gravina

Bonito esse Autavia, hein mestre?!!!!
Cal 11 ou 12?

Grande abraço!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Mario_Fpolis

Amplexos do Mário

Gravina

Citação de: Sá online 15 Setembro 2010 às 22:25:19
Bonito esse Autavia, hein mestre?!!!!
Cal 11 ou 12?

Grande abraço!

Grande Sá!!
Lindão mesmo! :-*
Calibre 12

Abs

Gravina

hessel

Citação de: Gravina online 15 Setembro 2010 às 21:58:03
Depois da explicação.........parece tão óbvio,tão simples,  né? ;D.................quase tudo é assim.

A Heuer facilitou para a turma............naquela época não existia fórum sobre relógios, bem como  o Adriano não tinha nascido ;D

Sumatra - O&P

Abs

Gravina
Amado Oráculo:

Que showwwwww. Este Mestre sempre tem uma carta na manga...

e um surpresa (agradável) no pulso.

Abraços,

Hessel.
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)

O Cara

Mais uma que aprendi, nunca nem tinha visto um bezel assim.
Alguém aqui foca uma parte da coleção nos bezeis (digo um (ou mais) relógio(s) com cada tipo de bezel diferente)?
Um abraço
Fábio

Gravina

Citação de: hessel online 16 Setembro 2010 às 00:31:56
Citação de: Gravina online 15 Setembro 2010 às 21:58:03

Sumatra - O&P

Abs

Gravina
Amado Oráculo:

Que showwwwww. Este Mestre sempre tem uma carta na manga...

e um surpresa (agradável) no pulso.

Abraços,

Hessel.

Ops!!!

Infelizmente Hessel, este autavia não é meu :'( ;D
Ele pertence a um companheiro de fórum..... ;)

Abração

Gravina

KrioK

Na década de 80 fiz mergulho autônomo (deep dive). Para quem não tem muito conhecimento do esporte, a profundidade máxima permitida (pelas limitações do corpo humano) para mergulho com ar comprimido, é de 150 pés (aprox. 45 metros, ou seja, o equivalente à altura de um prédio de 15 andares). Além disso, só com mistura de gases especiais e MUITA, mas MUITA mesmo, descompressão. Os mergulhadores da Petrobrás que o digam.

Na época, eu usava um (pasmem) Casio de 50 dólares, e com ele fiz todos os meus mergulhos, chegando várias vezes a essa profundidade máxima. Nunca entrou uma gota sequer no Casio, jamais.

No final dos anos 90 fui a S.Paulo com um amigo empreiteiro (tínhamos uma reunião de negócios) e ele estava usando um Rolex Submariner (para minha enorme inveja, mas empreiteiro é empreiteiro, fazer o quê).

Resultado: perto da Alameda Santos um sujeito nos abordou com um 38 e roubou os dois relógios. Por causa do Rolex dele (alguém no aeroporto sacou o Rolex e marcou o táxi) o meu querido Casio foi embora. Desde então tenho procurado um modelo igual, mas jamais encontrei. Achei até um site com uma relação enorme de modelos fabricados pela Casio, mas ele não tem imagem, então não consigo identificar meu Casinho.

Alguém tem uma idéia do que devo fazer para encontrá-lo?

Agradeço desde já.  :-[

Robson xavier

DECIFRA-ME OU AFOGO-TE...

Rapaz...estou sempre aprendendo aqui!

Abraço a todos,

Robson Xavier.

Cavaleiro

Eu também nunca tinha visto esse bezel.
Vivendo e aprendendo. Ou será: acessando o FRM e aprendendo?  ::)
Parabéns ao Adriano, ao Gravina e a todos os que sempre nos brindam com seus conhecimentos.
Este forum é muito diferenciado.

[]s
Carlos Cavaleiro