Menu principal

caseback openers

Iniciado por prgarcia, 15 Outubro 2010 às 22:04:39

tópico anterior - próximo tópico

prgarcia

Saudações.

Algum forista já teve alguma experiência com os "abridores" de tampa de fundo-a-pressão feitos de  borracha e que funcionam por sucção?
Funcionam com todo tipo de fundo de pressão?

Um abraço.
Garcia

Fa

Com nenhum de fundo de pressão ;), e com quase todos de rosca, desde que estejam quase que completamente frouxos. ;D
Abs,
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

Alberto Ferreira

Salve!

A meu ver a questão é meramente física.
Na verdade não há (propriamente) uma "sucção", o que há é a pura aplicação do atrito da parte de borracha contra o fundo.

A coisa funciona porque a pressão exercida pela parte de borracha contra o fundo da caixa gera uma força de atrito entre a borracha da tal "ventosa" e o fundo de metal, tornando então possível a aplicação do torque necessário para o "desenroscamento" da tampa.

O problema é que para roscas mais "apertadas" seria necessário aplicar uma pressão maior contra o fundo, o que também gera esforços adicionais nos próprios filetes da rosca, dificultando de certa forma o "desenroscamento" e demandando ainda maior pressão contra o fundo.

Eu tenho um dispositivo desses, já o usei como "recurso" quando não tinha à mão a chave apropriada, mas eu não gosto de fazê-lo, pois eu acredito que ele pode forçar desnecessariamente na abertura ou não apertar convenientemente, no caso de fechamento da caixa.

Abraços,
Alberto

shun

Momento tabajara: Para fundos de rosca, é possível abrir usando uma bola feita de duct tape...  :-X :-X :-X Não foi eu quem falou isso!  ;D

Adriano

O "borrachão", ou aquela bolinha milagrosa que vendem também por aí, é só um quebra galho, pois se um fundo de rosca estiver mesmo fechado como deve estar, não há borracha nem bolinha que abra. E há exatamente o problema citado pelo amigo Alberto: é necessário apertar a ferramenta contra o fundo, e do mesmo modo, o fundo se pressiona contra a caixa, aumentando o atrito na rosca e logo dificultando a coisa. Esse aliás é a principal desvantagem desse tipo de ferramenta, tornando-a ineficiente. Quando um relógio, especialmente de mergulho, está bem fechado mesmo, só se abre ele no "volante", que é como chamamos a ferramenta própria para isso. E para fechar também, o borrachão nao aperta o suficiente.

Abraços!

Adriano

shun

Eu uso uma ferramenta que o pessoal chama de "Jaxa", aquele de 3 pontas que dá para regular... Esse é o tal do volante Adriano?

Abraços!

EDIT: Desse tipo aqui

Fonte da imagem: http://www.watchtool.co.uk

MVasconcelos

Nada que uma tesoura comprida não resolva...

:o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

Cigano

Citação de: MVasconcelos online 16 Outubro 2010 às 20:36:45
Nada que uma tesoura comprida não resolva...

:o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D :o  ;D

Já usei também, uma da minha mãe, ela usa nas costuras, é bem grossa e não tem perigo de empena-la!!
;D ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

FALCO

Eu sou contra à utilização do bastão com ventosa, bolas ou estas chaves com 2/3 pinos, eu acho que sempre deve ser utilizado o abridor de bancada, onde tanto a tração quanto a pressão podem ser aplicados de forma correta. Dos 3 apetrechos anteriormente citados, os dois primeiros não terão efeito caso a tampa esteja corretamente fechada, e o 3º é muito arriscado (sem trocadilhos), qualquer escapada faz risco profundos (pela força necessária), quando esta chave funciona bem, acredite, é porque a tampa não está fechada corretamente.

Sobre uma maneira prática de abrir relógios em casa, no MASP... não conheço, relógio não foi feito para ser aberto na rua...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Chris Galbraith

Citação de: broker online 17 Outubro 2010 às 11:52:48

Sobre uma maneira prática de abrir relógios em casa, no MASP... não conheço, relógio não foi feito para ser aberto na rua...

;) +1!! ;D
No need of swiss 2 B a WIS!