Menu principal

Cubo Mágico ou Cubo de Rubik

Iniciado por O Cara, 26 Outubro 2010 às 05:36:54

tópico anterior - próximo tópico

O Cara

Cubo mágico ou cubo de Rubik.

Vocês gostam de charadas?
Sabem a solução deste quebra cabeça?

Eu tenho a solução aqui, um tutorial passo a passo para tal (testado e aprovado, não é a toa que to acordado até quase 6 da matina, hehe), mas vou esperar um pouco para postar, quero ver as opiniões dos amigos primeiro.
Um abraço
Fábio

Bruno Recchia

Iiiiiiih...

NUNCA consegui resolver esse troço... Horas e horas tentantdo...

Ah, consegui resolver uma vez sim... basta girar o topo de 45°... uma peça fica ali, desprotegida... Você pega ela, da um giro seco, e BUM... desmonta o cubo !! Despois, é so montar as cores certinho... Como bom engenheiro, sempre exploro todas as alternativas pra atingir um resultado !!

;D ;D ;D

Agora, falando sério... La em casa, meu irmao sabia resolver... Entao, ha uns anos atras, pro natal, eu achei à venda o cubo original, o Rubik's. comprei de presente ! Ele adorou !! E eu, tentei resolver de novo... NADA !!!

Abraços,

Bruno

Alberto Ferreira

;D ;D ;D

Tuturial para "quebra-cabeças" é dose, não é mesmo?
;D ;D ;D

Mas, tudo bem...
Também deve haver quem vê o Mister M antes de pagar para ir num show de mágicas...  ::)

Abraços...
Numa boa!  ;)
Alberto
8)

MVasconcelos

Hehehe, devia ser materia obrigatoria em psicotecnicos...

Eu nunca tiva paciencia nem disciplina pra tentar muito tempo e parti pra mesma solução "engenheirosa" do Bruno...
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

shun

Sinceramente, não vejo nada de lógico nesse brinquedo. Pode me dar um desses com prazo de 100 anos para resolver que não consigo..! hahahaha sou um asno mesmo!  ;D ;D

mestreaudi

Esse cubo é mto legal. Um grande amigo meu participa de competições (acreditem se quiser!)!

Existem várias categorias no campeonato. Ele tem q resolver o cubo em menos tempo, de costas, vendado, com uma mão só, com os pés e por aí vai... o cara é craque!!!

No you tube tem um monte de vídeos desses campeonatos!

Abs!
Rafael.

Paulo Sergio

Engraçado como são as coisas... não tenho interesse nenhum nesses cubos!!!  :-\  :-\  :-\
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Marcelo Costa

Teve uma época...nos 80...  8).....que esse cubo era uma verdadeira mania e lembro de uma amigo que apareceu com um tutorial desses!!  :D

Quem passou dos 40 deve se lembrar disso...rsrsrs

Abraços

Marcelo

solano

Eu gosto de coisas redondas... Bolas... B... Etc! ;D

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

O Cara

No youtube tem vários vídeos, o record mundial foi 17 segundos.
Tem uma garotinha de 3 anos que resolveu em menos de 2 minutos.

Eu tenho menos de 40 e vivi essa febre, não apenas do cubo mais do elo maluco (dentre outros) também, lembram?

Eu quando tinha lá meus 10 / 12 anos era nerd e consegui resolver (conseguia resolver todos esses enigmas), hoje burro velho, só com o tutorial mesmo, hehehehe.
Um abraço
Fábio

hessel

Olá pessoal:

Nunca consegui resolver este problema do cubo mágico.

Mas, para quem não consegue resolver o de 3 x 3:

Sugiro, talvez, tentar este de 5 x 5:

Ou até mesmo este:

Alguém se habilita?

Abraços,

Hessel.
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)

Marcelo Costa

;D

Eu sou do tempo do cubo mágico, do Genius da Estrela, do Atari, do computador TK-85 da Microdigital...

Putz...pára senão vão me mandar pro Asilo.... ;)

Alberto Ferreira

Citação de: Marcelo Costa online 27 Outubro 2010 às 11:31:16
;D
...
Putz...pára senão vão me mandar pro Asilo.... ;)

;D ;D ;D

Então vamos combinar uma coisa...

Vamos pedir, quando for o caso, que os nossos descendentes (ou seriam "curadores":  ::) ) nos internem num mesmo asilo...

Aí nós ficaríamos numa boa...
Só curtindo as respectivas "velharias" (nem que fosse só as memórias...  ;D)

Abraços!
Alberto
8)

PS:
Mas,... Não riam, não...
Isso pode mesmo acontecer (nas melhores famílias da Baviera...).  ::)
Quem viver... Verá.  ;)

;D ;D ;D

O Cara

Calma gente, não tem ninguém precisando de asilo (ainda) por aqui, hehehe.
Também curti tudo isso que você curtiu Marcelão, e ainda tenho esperança de encontrar um Atari em bom estado e com variedade de jogos para comprar.

Também tive TK85 (foi meu primeiro Pc) Pentium 286, Pentium 233MMX, K6II500 (tínhamos um aqui em casa até domingo, dei pra minha cunhada).

Quem foi que disse que só gostava de coisas redondas???
Solano, agora não tem mais desculpas:

Se não gostar desse tem esse outro também:

Tem para os Cegos também:

Para os Nerds:

Como sei que tem muita gente do HT Fórum por aqui, tem um especial para a galera que curte Home Theater e Home Cinema:

Tem esse para ser resolvido no escuro:

Pra galera que curte PPC, Ipod, Palm etc:

Tem esse Assimétrico (esse achei fantástico):

Não é só enfeite não, olha como ele fica quando está sem resolução:

Aqui um vídeo review dele: http://www.youtube.com/watch?v=HN8Ej0rc4VU&feature=player_embedded

Tem o facinho, versão pocket:

Tem o difícil, 12 lados e mais de 60 peças:

Tem o dificílimo, 12 lados e 1000 peças:

Agora se em todo o caso ainda não se sentirem aptos a resolver, tem esse aqui, esse todos conseguem resolver:

Agora olha que bacana, fazendo arte com o Rubik:

http://obviousmag.org/archives/2009/12/mosaicos_de_cubos_rubik.html

E tem até fórum sobre o assunto, essa página aqui mostra outros tipos de cubo e até esculturas feitas com ele:

http://cubomagicobrasil.com/forum/index.php?showtopic=644

É isso aí pessoal, vou segurar o tutorial mais um pouquinho.
Um abraço
Fábio

Paulo Sergio

Caramba, vai gostar de cú...bo assim lá na China!!! ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

VES

Para quem quer ficar no cubo, sugiro o de 5x5, na teoria é o mesmo que o 3x3 mas bastante interessante na montagem.
No 3x3 temos algorítmos de no máximo 6 sequencias ficando fácil de decorar.
Já no 5x5 temos algorítmos com 18 sequencias ai fica interessante.
Imagino o de 12 lados deve ser uma nóia....

Vagner

O Cara

12 lados é para loucos, hehehehe.
Os de 6 lados (cubos) 4x4, 5x5, 6x6, 7x7 são muito interessantes e com lógica parecida (óbvio que quanto mais peças mais complicado).
Vagner, eu previso rever meu algoritmo então porque no 3x3 tenho uma sequência com 8 passos e não 6 como você disse.

Bom, já que ninguém falou mais nada, aí vai a solução para quem estiver interessado, são 11 vídeos muito bem explicados, basta seguir os passos:
http://www.montarcubomagico.com.br/como-montar-cubo-magico-parte-1/
Um abraço
Fábio

mhasse

Eu perdi muito tempo da minha vida com essa mercadoriaaa....

To fora..rs... Burro nunca consegui!
"Lá, onde há risco, não há morte. Aqui, onde não há nenhum risco, não há vida. " - Pa. Duruz p/ Jo Siffert"Seppi"

"Os covardes, não fazem história!!."

O Cara

Com o tutorial você consegue, está bem explicadinho.

To ficando viciado nessa po&$@, to fazendo em 3 minutos (o record mundial é 7 segundos :o ).

Navegando na internet foi que vi como é amplo esse lance de quebra-cabeças, o colecionismo, as competições, a variedade de modelos e marcas, virou esporte, com prêmios de até 15 mil euros (campeonato mundial).

Incrível mesmo, já encomendei mais 3 cubos na Deal Extreme  :-X
Um abraço
Fábio

VES

Citação de: O Cara online 30 Outubro 2010 às 17:25:21
12 lados é para loucos, hehehehe.
Os de 6 lados (cubos) 4x4, 5x5, 6x6, 7x7 são muito interessantes e com lógica parecida (óbvio que quanto mais peças mais complicado).
Vagner, eu previso rever meu algoritmo então porque no 3x3 tenho uma sequência com 8 passos e não 6 como você disse.

Bom, já que ninguém falou mais nada, aí vai a solução para quem estiver interessado, são 11 vídeos muito bem explicados, basta seguir os passos:
http://www.montarcubomagico.com.br/como-montar-cubo-magico-parte-1/

Não esquecer que o mais importante é um cubo de qualidade, pois dá nervoso estes que enroscam....
Vc tem razão chega a 8, é que desconsiderei dois posicionamentos basicos para retorno....
Agora preciso rever se no 5x5 esta correto tb, rsrsrs........
Abraço,
Vagner