Menu principal

O Mostrador do meu Patek

Iniciado por Fa, 27 Outubro 2010 às 20:48:35

tópico anterior - próximo tópico

Fa

Como alguns daqui sabem, estive até ontem em São Paulo.
Aproveitando essa viagem estive na Sarica, onde revi com alegria o meu amigo Alexandre Russo, e também levei o mostrador do meu Patek Philippe para restauro.
Não que o mostrador estivesse tão ruim assim, vejam ...

... mas sim, porque suspeitamos (eu e o Gravina), que o numeral "6" ali existente tivesse sido aposto em indevidamente alguma restauração "mal resolvida", haja vista que em várias fotos disponíveis na internet, no lugar do tal "6" aparecia sempre uma "bolinha safada", vejam:

Ademais disso, como na foto logo acima, percebe-se também que a marca grafada aparece como "Patek Philippe Geneve, omitindo os caracteres "& Co" que no meu relógio são bem visíveis.

Pois bem, ao entregar o mostrador ao Alexandre, ele foi logo me dizendo que o meu mostrador era original. E que aquela marca constante com os tais "& Co" eram feitas de porcelana, e que mesmo quando removesse a tinta do mostrador essa marca permaneceria, e continuaria visível na nova restauração.

E mais disse: que por ser original o meu mostrador, a cifra "6" também era original (percebia-se pelos orifícios de fixagem da cifra), ao contrário da foto acima, que salientou, "deveria  tratar-se de um mostrador refeito".

Indagando ao Alexandre se eram comuns essas gravações de marca em porcelana, salientou-me ele que "somente em alguns Patek Philippe mais digamos assim, "finos" e em alguns Cartier de boa linha, apareciam essas coisas".

Assim, amigos, com a experiência do Alexandre em mostradores, fica difícil discordar do que ele fala. Pra mim, que pensava ter um relógio com o mostrador trocado, a surpresa foi mito boa. :D

Agora pergunto aos amigos: alguma informação sobre essas gravações de marca em "porcelana" ? ???

Saliento novamente que não é todo o mostrador do meu relógio que é em  porcelana, mas somente os dizeres "Patek Philippe  & Co Geneve".

Abraços, e aguardo vossas manifestações.
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

Luis O

Ah Fa, e diante disso tudo que ele te falou, vc ainda vai fz a restauração? deixaria exatamente como está...o seu PP é lindo demais...não mexa...

abs

igorschutz

Várias marcas refinadas utilizavam esse método no passado, não só a Patek, mas também a Vacheron e a Audemars.
É só observar em alguns relógios antigos se a marcação está em auto-relevo.

Trata-se do mesmo método do enamel.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Fa

Já tinha visto pelo menos um Piaget com esse tipo de marcação, também. ;)

E a forma como se faz ? Da mesma maneira que é feito o mostrador todo em  porcelana ?

E outra pergunta que minha boca não quer calar: porque fazer apenas a marca, e não todo o mostrador ?

É isso aí.

Abraços,

Citação de: igorschutz online 27 Outubro 2010 às 21:45:46
Várias marcas refinadas utilizavam esse método no passado, não só a Patek, mas também a Vacheron e a Audemars.
É só observar em alguns relógios antigos se a marcação está em auto-relevo.

Trata-se do mesmo método do enamel.

Um abraço,

Igor
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

Gravina

Citação de: Fa online 27 Outubro 2010 às 20:48:35
... mas sim, porque suspeitamos (eu e o Gravina), que o numeral "6" ali existente tivesse sido aposto em indevidamente alguma restauração "mal resolvida", haja vista que em várias fotos disponíveis na internet, no lugar do tal "6" aparecia sempre uma "bolinha safada", vejam:

[Ademais disso, como na foto logo acima, percebe-se também que a marca grafada aparece como "Patek Philippe Geneve, omitindo os caracteres "& Co" que no meu relógio são bem visíveis.

Pois bem, ao entregar o mostrador ao Alexandre, ele foi logo me dizendo que o meu mostrador era original. E mais disse: que por ser original o meu mostrador, a cifra "6" também era original (percebia-se pelos orifícios de fixagem da cifra), ao contrário da foto acima, que salientou, "deveria  tratar-se de um mostrador refeito".

Fico feliz, e mais uma, ora acabo de aprender mais esta, portanto! ;).................Mestre é bondade, e educação dos meus pares (graças....agradeço), sou um aprendiz!!!
Para já, e até para que reste claro, eu entendo tanto de Patek, como entendo de mecânica quântica (quem me conhece sabe que não resolvo sequer uma equação de segundo grau......e nunca resolvi, passei colando!!!)
Ao ver o post, aqui, naquela altura da apresentação do tal modelo,  do amigo Fernando fui falar com o Tio Google.....e àquela  altura tinha apenas uma certeza, era um mostrador restaurado (acho que o Fernando também tinha esta certeza.........de bobo, nem o nome tem........é um expert, e amante deste troço como todos nóis), mas como era............nem imaginava, nunca vi, portanto, nem pouco antes pesquisei, mas notei em todos os visíveis no tal tio (ao alcance de todos..........isso é democracia ;D ;D, que o tal "seis "era diferente ao do meu amigo Fernando!!!, portanto, sugeri, à presença de amigos como o Alberto, no Masp, neste último domingo,  que já que ia restaurar, eliminasse este tal "6".
Surpresa total para mim, portanto, ao saber que o mostrador é original, e com laudo de pessoa que tem isso como profissão, tem experiência, etc..........e que analisou (diferentemente de nós), o verso do mostrador (aqui há sinais característicos de restauração.sem falar nos "pics" do gabarito" entre, na maioria, em 9 e 3.)
Estou feliz, pois um mostrador original é outra coisa...........num Patek é coisa e cinco, 10, 100................mas ainda sim diria que é restaurado!!!...porém, sem domínio científico!!!......portanto, vejo que é a hora de parar em dar o meu parecer  sobre originalidade de mostradores frente as solicitações dos amigos!!!........aqui está o meu fim!!! ;D ;D ;D...........sou teimoso, mas fui preparado pela vida, então é a exata hora de parar!!!
O Alexandre examinou a fundo.......frente, e verso.......é da área deste troço, experiência, conhecimento de causa ;)...........eu um mero entusiasta............parei!!!! ;)...Pinico pedido, sem considerações ;D ;D ;D

Parabéns Fernando!!!......agora sim consilidou esta raridade com chave de ouro!!!.....quiçá o único em solo Sul Americano 100% oroiginal.........isso não tem preço!

Abração

Gravina

Ps. Alexandre este post é em sua homenasgem, e aqui consolida o meu total respeito em termos técnicos por você, que desconhecia até então, , pois em termos de educalção você é uma das pessoas mais educadas que conheci neste meio!!!,,,,,,,,,,,você, seu finado avô :-*, :-* o sr, Camilo, e o finado Sr. Otacílio (Este o Papa em Educação) :P :P :P........saudades!!!

Abração

Gravina

Luis O

tô chorando muito................. :'( :'( :'(

Gravina

Citação de: Luis O online 27 Outubro 2010 às 23:20:59

Não fique assim!!!
Não vale a pena!!! são meros  bens materiais (lato)..........desprovidos de tudo, em termos espirituais......pura matéria
A vida é bela............esta sim, vale mais do que qualquer outra coisa, ou melhor, vale muito mais que um relógio.............. melhor ainda, do que qualquer relógio, por mais valioso que seja!!!
Este troço só vale se você curte, se está no sangue,  pois se ficar nervoso............é melhor parar.........vai por mim!!!.............e veja que já fiquei nervoso (escuridão pura), não nego!!!.........como digo-lhe, não vale a pena!!!.... e reafirmo, vai por mim!!!!
Diria isso, para um filho meu.............caso algum deles tivesse interesse neste troço!!.....é sincero!!! ;)
Hoje, mais que ontem, admiro aqueles, que entedem de relógios...........muito mais que você, ou eu...........sem mesmo possuí-los ;).......este negócio de possuir o raro, ou o caro, não dá status para ninguém, ou não deveria dar..........
A paixão, esta sim, deveria ser suprema neste nosso específico caso........o marditos relógios!!! :-* :-* :-* ;D ;D ;D ;D

Abs

Gravuina

Cigano

Eu não mexeria no mostrador dele não, está em bom estado, sem contar que é originalíssimo, pense só nas origens dele e o modo de que foram feito naquela época para os dias de hoje!!

Falando em PP...

http://images.antiquorum.com/242/full/643.jpg
Lindíssimo, e custa baratin ;D ;D ;D ;D
Valor estimado em Real :R$ 1.386.007 á R$ 3.465.019 !! ;D

OBS: Coloquei só o link porque a imagem é gigante, ai já sabem né ??!!
Abraços,
Cigano!

Luis O

Citação de: Gravina online 27 Outubro 2010 às 23:51:27
Citação de: Luis O online 27 Outubro 2010 às 23:20:59

Não fique assim!!!
Não vale a pena!!! são meros  bens materiais (lato)..........desprovidos de tudo, em termos espirituais......pura matéria
A vida é bela............esta sim, vale mais do que qualquer outra coisa, ou melhor, vale muito mais que um relógio.............. melhor ainda, do que qualquer relógio, por mais valioso que seja!!!
Este troço só vale se você curte, se está no sangue,  pois se ficar nervoso............é melhor parar.........vai por mim!!!.............e veja que já fiquei nervoso (escuridão pura), não nego!!!.........como digo-lhe, não vale a pena!!!.... e reafirmo, vai por mim!!!!
Diria isso, para um filho meu.............caso algum deles tivesse interesse neste troço!!.....é sincero!!! ;)
Hoje, mais que ontem, admiro aqueles, que entedem de relógios...........muito mais que você, ou eu...........sem mesmo possuí-los ;).......este negócio de possuir o raro, ou o caro, não dá status para ninguém, ou não deveria dar..........
A paixão, esta sim, deveria ser suprema neste nosso específico caso........o marditos relógios!!! :-* :-* :-* ;D ;D ;D ;D

Abs

Gravuina
Acho que vc não entendeu muito bem o motivo de meu choro compulsivo e descontrolado...kkkkkkkkk
"portanto, vejo que é a hora de parar em dar o meu parecer  sobre originalidade de mostradores frente as solicitações dos amigos!!!........aqui está o meu fim!!!   ...........sou teimoso, mas fui preparado pela vida, então é a exata hora de parar!!!

igorschutz

Citação de: Fa online 27 Outubro 2010 às 22:22:46
E a forma como se faz ? Da mesma maneira que é feito o mostrador todo em  porcelana ?
E outra pergunta que minha boca não quer calar: porque fazer apenas a marca, e não todo o mostrador ?

Sim, trata-se de enamel, o mesmo que pode ser feito em todo o mostrador. Faz-se da mesma maneira (põe o pozinho ali e esquenta no forno).

Neste caso, fazem apenas a marca por questões estéticas e econômicas.
Com o enamel em todo o mostrador, você não consegue obter cores peroladas, douradas, etc., e também não aplica marcações metálicas. Fora que, fazendo apenas a marca, fica muito mais fácil e, portanto, barato, que o mostrador inteiro.

Sobre o comentário de que apenas os Pateks mais finos possuíam a marca em enamel, não sei dizer com precisão, porém, a meu ver, todo Patek é fino, e todos os Pateks dessa época eram assim.
Nunca fiz um estudo sobre o assunto, e nem pretendo fazer. Comento apenas pelos exemplares que já vi pela internet, Museu Patek, museus diversos e livros. Na dúvida, a palavra do Sr. Alexandre vale mais que a minha, pois ele é o profissional e vê diversos mostradores todos os dias.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Citação de: igorschutz online 28 Outubro 2010 às 07:50:58
Citação de: Fa online 27 Outubro 2010 às 22:22:46
E a forma como se faz ? Da mesma maneira que é feito o mostrador todo em  porcelana ?

Sim, trata-se de enamel, o mesmo que pode ser feito em todo o mostrador. Faz-se da mesma maneira (põe o pozinho ali e esquenta no forno).

Neste caso, fazem apenas a marca por questões estéticas e econômicas.
Com o enamel em todo o mostrador, você não consegue obter cores peroladas, douradas, etc., e também não aplica marcações metálicas. Fora que, fazendo apenas a marca, fica muito mais fácil e, portanto, barato, que o mostrador inteiro.

Sobre o comentário de que apenas os Pateks mais finos possuíam a marca em enamel, não sei dizer com precisão, porém, a meu ver, todo Patek é fino, e todos os Pateks dessa época eram assim.
Nunca fiz um estudo sobre o assunto, e nem pretendo fazer. Comento apenas pelos exemplares que já vi pela internet, Museu Patek, museus diversos e livros. Na dúvida, a palavra do Sr. Alexandre vale mais que a minha, pois ele é o profissional e vê diversos mostradores todos os dias.

Um abraço,

Igor

Salve, amigos!

Apenas um comentário genérico sobre os mostradores "porcelanizados", que tecnicamente talvez fossem até melhor chamados de "esmaltados", ou seja, onde há a aplicação de esmalte sobre metal,...

O tal "esmalte" é na verdade um material muito semelhante a um "vidro".
Há várias técnicas de aplicação, muitas são antiqüíssimas.

De maneira bem simplista, nós podemos dizer que o esmalte (em forma de pó) é aplicado (há diversas técnicas) sobre o metal e fundido em um forno, a cerca de 800 - 900 graus centígrados.
Existe uma grande gama de esmaltes e após a fusão, além de uma enorme gama de cores, alguns podem apresentar aspectos "translúcidos", "opalinos", etc.

Em geral as áreas onde aparecem (pequenos) pontos metálicos (ouro, prata, etc) são aplicações destes sobre o pó de esmalte já aplicado, que com a fusão do esmalte são fixados. Mas há outras técnicas, dependendo do tamanho da tal área, como por exemplo deixar aparecer parte do metal da base.

Teoricamente, um desenho, uma pintura, ou algo de aspecto muito detalhado, podem ser feitos (na fase de aplicação do pó de esmalte) e posteriormente fundidos normalmente. Mas este é um procedimento que exige uma técnica (artística) muito elaborada.

Nas inscrições, os eventuais textos poderiam ser parte integrante da esmaltação (muito mais difícil de fazer, pelo detalhamento exigido) ou serem "pintadas" posteriormente.

Bom,...
Como eu disse, estes são comentários genéricos, feitos por um mero "esmaltador hobista".

Um abraço a todos,
Alberto

Fa

Só um esclarecimento: eu manifestei que o mostrador do meu relógio era original, muito embora, se não ficou claro, já tivesse sido repintado !

Aliás, o Alexandre garantiu que não foi a Sarica, mas uma concorrente que eles tinham "há mais de vinte anos" que deve ter feito esse tal serviço
.

No mais, amigo Gravina, não desita de dar seus doutos pareceres por um simples eqívoco que nos ocorre vez em quando. ;)

O amigo, como causídico feito eu (que já temos mais tempo como advogados do que como "leigos" no Direito) ainda devemos nos dar ao luxo de nos enganarmos às vezes, mesmo que a contragosto. :-[

Ontem foi um dia desses - esperava uma sentença favorável a um meu constituinte - que pelo histórico da lide, jurisprudência firmada em vários Tribunais, aplicação simples da lei ao caso concreto, perfil conservador do magistrado em foco, adicionado de uma porção da minha experiência pessoal em casos semelhantes, não tinha como dar diferente. Mas deu !!!

Muito embora questionável, o entendimento do juízo a quo merece ser acatado. Por ele, pois eu vou recorrer. E com certeza o Tribunal de Justiça vai reformar o mérito da sentença. Como acontece milhares de vezes, todos os dias, ao longo desse país que nos dá pátria.

Pois é, errou o juiz, homem acostumado a acertar, e errei eu com minhas previsões otimistas. Contudo, acertar sempre é da essência de Deus. E Dêle apenas !

A nós homens, simples mortais, já basta uma taxa de acertos maior que a de erros. Com isso, certamente, "viveremos" nas  lembranças dos que nos conheceram,  como homens justos, e que tiveram o dom de ensinar um pouco do que alguns não sabiam. Mas ousaram perguntar.

Cordial abraço no amigo, e vamos pra frente, e por favor, não nos prive das suas opiniões abalizadas, mesmo que  elas não estejam cem por cento certas.

shun

Mestre Gravina...

Mestres não erram, se equivocam..!  ;)

Continue contribuindo da mesma forma de sempre, admiro muito sua paixão por esses 'brinquedinhos'! Sem essa de pedir penico!

Abraços,
Douglas Shun

Fa

Aí é que você se engana.
Só quem não erra é Deus. ;)
Abraços,

Citação de: shun online 28 Outubro 2010 às 12:41:26

shun

Citação de: Fa online 28 Outubro 2010 às 12:44:56
Aí é que você se engana.
Abraços,

Eu sei Fa.. é uma mera brincadeirinha  ;) ;D

Alberto Ferreira

E mesmo que ele até eventualmente venha a pedir...

Nós não o daremos.
Pois, certamente nós precisamos muito mais que ele...

E, no nosso caso, o uso pode até ser bastante freqüente...  ::)

;D

Alberto

Fa

Entendi nada. ;D
Abraços,

Citação de: Alberto Ferreira online 28 Outubro 2010 às 12:48:21
E mesmo que ele até eventualmente venha a pedir...

Nós não o daremos.
Pois, certamente nós precisamos muito mais que ele...

E, no nosso caso, o uso pode até ser bastante freqüente...  ::)

;D

Alberto

Gravina

Citação de: Fa online 28 Outubro 2010 às 12:27:52
Só um esclarecimento: eu manifestei que o mostrador do meu relógio era original, muito embora, se não ficou claro, já tivesse sido repintado !

Grande Fernando,

Em primeiro lugar.................muito obrigado por suas palavras !

Agora estou tranquilo, mas estive nervoso     ;D ;D

Um abração, meu amigo........

Abs

Gravina

Ps. A outra empresa era a "Areal"

Fa

Fa

Claro, Shun. ;)
Abraços,

Citação de: shun online 28 Outubro 2010 às 12:46:56
Citação de: Fa online 28 Outubro 2010 às 12:44:56
Aí é que você se engana.
Abraços,

Eu sei Fa.. é uma mera brincadeirinha  ;) ;D