Menu principal

Sobre os relógios Mondaine que dão a "paradinha"

Iniciado por admin, 28 Outubro 2010 às 22:31:02

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Como discutimos longamente em outro tópico, na Suíça, os caras quase não são preocupados com a hora exata: os relógios de lá simplesmente se sincronizam com o master clock do país de minuto a minuto e, dão a paradinha para você ajustar o seu, senão perde o trem (e perde MESMO!).

Vi em outro post comentarem que os "stop and go" da Mondaine que davam a paradinha eram automáticos. Corrijam-me, mas a informação não me parece correta. Eles tinham sim um movimento continuo, mas eram quartz. Davam a paradinha por programação.

Mas depois fiquei a pensar e os engenheiros e entusiastas podem tentar responder. Já pensaram como fazer um relógio mecânico com essa função? Seria possível? Lembrem-se que o tempo que o ponteiro fica parado é compensado pelo pulo direto dois segundos adiante. Só que o relógio gira atrasado, claro!

Primeira coisa, então, seria um conjunto completamente diferente de engrenagens, para fazer o relógio girar o ponteiro de segundos não uma vez a cada minuto, mas a cada 58 segundos. Mas e a paradinha e o pulo? Alguém tem notícia de essa complicação ter sido feita mecanicamente alguma vez? Não acho que seja um troço simples...

Flávio

igorschutz

Não é complicado não. A resposta está numa peça (que não sei o nome em português) chamada "snail can".

Basta você fazer o ponteiro girar por 58 segundos e parar nessa "snail cam". Daí você põe a "snail cam" pra dar uma volta completa em 2 segundos e, ao fim do seu período o ponteiro pulará para a marcação inicial, onde continuará sua volta.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Citação de: igorschutz online 28 Outubro 2010 às 22:34:24
Não é complicado não. A resposta está numa peça (que não sei o nome em português) chamada "snail can".

Basta você fazer o ponteiro girar por 58 segundos e parar nessa "snail cam". Daí você põe a "snail cam" pra dar uma volta completa em 2 segundos e, ao fim do seu período o ponteiro pulará para a marcação inicial, onde continuará sua volta.

Um abraço,

Igor

Sim, eu pensei nisso. Tipo dos calendários perpétuos. Mas, de qualquer modo, o conjunto de engrenagens teria que fazer o relógio girar o ponteiro de segundo mais rápido, em 58 segundos no que seria um minuto. Conhece alguém que já fez esse troço?

Flávio

igorschutz

Se não me engano, os caras da Greubel Forsey têm um relógio turbilhão que dá uma volta completa a cada 52 segundos. Acho que é uma simples redução no número de dentes.

Um abraço,

Igor

Mario_Fpolis

Came da lesma???

É isso mesmo???

Agora, se considerarmos que é uma peça que deve fazer precisamente a mesma coisa num intervalo de tempo sempre igual, não deve ser complicado não.
Amplexos do Mário

zE_

Por acaso hoje encontrei nos correios um cara com este relógio e puxei um papo.
O dele dá a paradinha e é quartz. Disse que comprou por volta de 2000-2001.  
O relógio ao vivo é bem interessante, gostei! Mas disse que a bateria dura no máximo 2 anos.

igorschutz

Citação de: Mario_Fpolis online 28 Outubro 2010 às 22:46:37
Came da lesma???
É isso mesmo???

O nome em português eu não sei, mas joga "snail cam" no Google Images e você verá diversos exemplos da peça que estou falando.

Um abraço,

Igor

Alberto Ferreira

Salve amigos!

Falando do termo "snail cam",

Embora eu nunca tenha visto uma real "tradução" (do nome da peça) para o português, eu creio que a coisa devesse ir no sentido de "came" (uma peça mecânica, giratória, (com ressalto(s)) e "caracol" (devido ao seu formato).

Imagem da NET – obtida com a ajuda do "tio Gugu".

O dispositivo não é apenas usado em relógios, mas em muitos mecanismos.

Abraços,
Alberto

FSV

Caros :

Pergunta simplista, do "preguiçoso" aqui, de plantão a esta hora da noite (ou da matina, como preferirem...)...  :P

Afinal, o "railway station" de pulso, com movimento automático, tem a tal da paradinha ou não ???

Abraços

Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

gabriel

Essa marca me lembra o antigo e famoso Caso Cláudia, onde, perdoem os que ainda lembram, dois playboys cariocas fizeram um festinha no Motel Vips no Rio com uma moça chamada Claudia Lessin Rodrigues. Os sujeitos eram o cabeleireiro  Georges Khour e o já não lembro o quê, Michel Frank, consta que depois de muita droga e sexo, a moça Claudia faleceu e os dois cavalheiros revolveram sumir com a evidência jogando o corpo no mar. Para tanto, à frente do motel, do outro lado da rua, na ‪Av. Niemeyer,‬ havia uma espécie de deck sobre o mar conhecido como Chapéu do Pescador, de onde os patifes atiram a moça morta.

Infelizmente, ou felizmente não sei, não lembro mais sobre a tragédia, mas uma coisa eu me lembro bem, o pai desse Michel Frank era o proprietário de uma fábrica de relógios na Suíça, uma tal de Mondaine. Isso não esqueci, e tenho um preconceito contra ela graças a essa memória, nem sei se lá muito verdadeira. Mas agora que estou aqui escrevendo, vou dar uma peruada na net e ver se meu asco era justificado.

Abs, gabo  :(

igorschutz

Citação de: vulpino online 30 Outubro 2010 às 02:25:24
Afinal, o "railway station" de pulso, com movimento automático, tem a tal da paradinha ou não ???

Não.

Um abraço,

Igor

Mario_Fpolis

Igor,

Só traduzi o nome porque achei tão estranho o termo...

Mas daí o Alberto, sempre o grande Alberto, juntando o desenho, fez ver que seria muito mais o caso de um came excêntrico. E que a melhor interpretação do termo snail cam deveria ser um came caracol, pelo formato.

E repito que acho uma complicação até simples de se colocar em um automático.

Abraços sonolentos do Mário

Amplexos do Mário

Fa

O meu, automático, não !

Contudo esse meu tem um movimento mais simples.  Um colega aqui do fórum postou noutro tópico (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,4522.0.html  ) um filminho com um desses relógios que me pareceu automático, contudo mais "elaborado". Vejam que ele tem 25 rubis (pelo menos nas fotos) ao contrário do meu  que tem apenas 17.

Talvez, então exista esse de pulso com a tal paradinha. Ou não Igor ?   ???

Aí certamente o amigo saberá responder melhor do que eu. ;)

De qualquer forma, fiz um filminho do meu, automático, "caixa de bronze "100% reciclado", que como salientado acima, não é "claudicante", feito o lobo do meu avatar ! ;D

Link do meu filminho, aqui:  http://www.youtube.com/watch?v=7pQNuIUJGhc

Ah, e antes que perguntem,  a música é "Night Train", do mestre do "funk/soul" James Bronw.

Abraços,

Citação de: vulpino online 30 Outubro 2010 às 02:25:24

Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

igorschutz

O Mondaine de pulso com a tal paradinha é quartzo, não automático. Já tive oportunidade de ver este relógio ao vivo, quando na minha primeira ida à Suíça.
O ponteiro roda continuamente como os relógios da estação, mas o movimento não é mecânico.

Um abraço,

Igor

Fa

Rolex "True Beat" ao contrário.  ;D
Abraços,
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
"Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta" (Wanke)

Robson

Interessante esta função, mas qual o movimento?

Um abra...
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."