Menu principal

Para quem vai viajar para o exterior...

Iniciado por solano, 30 Novembro 2010 às 15:34:36

tópico anterior - próximo tópico

solano

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

solano

"
Relógio, máquina fotográfica, celular, Ipod e pen drive

A partir de agora, os bens trazidos na bagagem para uso pessoal não são mais contabilizados na cota limite do viajante para isenção de imposto, de US$ 500 (por via aérea) ou US$ 300 (por via terrestre).

Relógio de pulso, máquina fotográfica, celular, Ipod e pen drive são alguns dos itens que podem fazer parte desta categoria. Para que eles obtenham o benefício, no entanto, é necessário que o viajante traga apenas uma unidade de cada, a qual deve necessariamente já ter sido usada.

Importante ressaltar, ainda, que o produto importado se soma àqueles levados do País. Ou seja, caso o viajante já leve consigo algum desses itens na ida e retorne com mais um, então não é mais considerado uso pessoal e o produto deverá ser contabilizado na cota de isenção de imposto.

No caso do relógio, se o item levado do Brasil tenha comprovadamente dado defeito no exterior, isso justifica uma nova aquisição. No entanto, se o brasileiro viajar mais de uma vez por mês, ele só se beneficiará da isenção na primeira viagem, ainda que traga um relógio por vez.
                                                                                       "

Ou seja, só um relógio por pessoa e no pulso ! :-[ É bom não levar, se fôr comprar...

abs,

Alberto Ferreira

Salve!

Para mim os comentários e esclarecimentos do Consultor da Receita estão bastante claros.

Mas uma questão, que inclusive já havia sido levantada aqui por um colega seria a que eu tentei desdobrar nas três perguntas aí abaixo...

- A partir de que idade um cidadão pode fazer uso da nova legislação?

- Seria necessáro algum tipo de comprovação de "independência financeira", por exemplo caracterizando não ser "dependente" como ocorre com o IR?

- O "menor", se fose o caso, teria (ou poderia) estar acompanhado de um "responsável"?

Abraços,
Alberto

solano

MVasconcelos

Eita... 12 novos relógios por ano minha gente... ;)
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

solano

Citação de: MVasconcelos online 30 Novembro 2010 às 16:13:04

Não é bem assim...

" No caso do relógio, se o item levado do Brasil tenha comprovadamente dado defeito no exterior, isso justifica uma nova aquisição. No entanto, se o brasileiro viajar mais de uma vez por mês, ele só se beneficiará da isenção na primeira viagem, ainda que traga um relógio por vez. "

:-[

mhasse

Citação de: MVasconcelos online 30 Novembro 2010 às 16:13:04

Não viajo tanto, mais quando vou, umas 4 vezes ao ano, volto com um novinho no pulso, não da nada!!

abraços..
"Lá, onde há risco, não há morte. Aqui, onde não há nenhum risco, não há vida. " - Pa. Duruz p/ Jo Siffert"Seppi"

"Os covardes, não fazem história!!."

MVasconcelos

Solano,

Pelo que entendi a isenção é válida dentro de um mês, então são 12 novos por ano na boa...

Ou não ?

solano

Não, amigo, se Vc viaja todo mês pode ser pego sim... Só tem direito uma entrada por ano. Agora não me pergunte como eles vão controlar isso... ::)

abs,

Alberto Ferreira

Citação de: solano online 30 Novembro 2010 às 19:59:01
Não, amigo, se Vc viaja todo mês pode ser pego sim... Só tem direito uma entrada por ano. Agora não me pergunte como eles vão controlar isso... ::)

abs,

Mas, Solano...

Não foi isso o que o tal consultor da Receita Federal parece ter dito naquele vídeo, não...

Sobre essa questão em específico, aliás, ele disse exatamente o contrário...

Outra vez, após cada mês.  ::)
Veja lá... No tal vídeo.

Abraços,
Alberto

MVasconcelos

Foi exatamente o que entendi do vídeo...

solano