Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!

  • 54 Respostas
  • 14143 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
No fórum antigo, existiam 5 moderadores e um moderador/administrador, que era eu. No fórum novo, que superou as expectativas, pois tem tido muitos acessos (nem eu consigo acompanhar direito), existem dois administradores (Bruno e Eu) e um moderador, o Alberto. As tarefas do moderador, por disposição do programa que estamos usando, não se diferem muito das do forum now, que são: bloquear tópicos, deletá-los, etc. Usuários, sempre, mesmo no fórum antigo, só podiam ser excluídos a pedido ou por imposição militar, digamos assim, do administrador.


Nunca fiz a última coisa, embora tenha excluído dois ou três usuários a pedido.

Agora vamos ao que interessa.

Os novos não sabem a história do site, não do fórum relógios mecânicos. Então vale a pena contá-la. Há uns 10 anos (minto, há 10 anos exatamente, pois foi quando recebi do meu avô o relógio dele, e ele morreu faz dez anos), procurei compreender como estas máquinas funcionavam. Isto me levou ao Timezone, que na época "bombava" como o The Purists bomba hoje.

Procurei, então, na minha cidade natal, BH, pessoas interessadas na história dos relógios, não apenas em fazer negócios.

Não as encontrei.

Então, resolvi criar algo tosco, mas nos moldes do TZ (bem, o site continua tosco, mas modéstia à parte, as coisas que aqui escrevemos, basta ver os últimos 3 textos, poderiam ser publicados em qualquer revista do mundo, disse do mundo), que unisse os amantes da relojoaria, não do comércio.

Com uns 3 anos de fórum, pediram que eu liberasse vendas no site, o que foi feito, após votação entre todos os participantes. Ok, mas vendas não nos moldes do Mercado Livre, e sim a "catira" comum entre os amantes da relojoaria, em síntese, as negociações deveriam ser feitas entre os participantes do fórum e, subsidiariamente, ocorreriam como um apêndice do mesmo.

Tenho recebido reclamações - e confesso que a princípio não liguei muito -  de pessoas que não participavam do fórum como interessados em relojoaria e estavam usando o espaço apenas para vendas. Eu nem acompanho o espaço de vendas, pois realmente não me interessa (nunca me interessou).

Fato é que, hoje, de forma militar, exclui dois usuários de quem já havia recebido reclamações de pelo menos umas 5 ou 6 pessoas, que estavam apenas usando o espaço para vendas e mais, entrando em atrito com pessoas, algo que nunca (minto, duas vezes) ocorreu neste fórum, em 10 anos!

Resumo da ópera.


Preciso de mais moderadores. Eu não posso ficar olhando o fórum o dia inteiro. Aliás, minhas intervenções tem sido pontuais, sabem disso.

Dois: se alguém violar as regras, não vou nem avisar, já vou excluir o usuário de cara. Percebi que discussões, como eu fazia antes, não levavam a nada. E não levam.

Três: entre os moderadores, que devem ser, claro, pessoas ativas no fórum, eu gostaria de alguém ligado a esta área de comércio, pois eu sinceramente não vou acompanhar a parte de comércio do fórum. Alguém tem que fazê-lo.

No mais, o comércio pode continuar, e deve, mas entre foristas, realmente foristas! Aqui não é lugar para alguém, por exemplo, do programa Mil e Uma Noites se cadastrar e passar a vender relógios. Caso contrário, acabaremos voltando ao esquema antigo: proibição total de vendas, o que acho que não é uma boa, pois, querendo ou não, a parte de vendas é instrínseca ao hobby e até une as pessoas.


Pensem e aqueles que se interessarem, aliás, acho que que os moderadores, para não criar confusão, podiam ser os antigos (para não virar disputa entre quem quer ser e muito menos ciumeira, como se eu estivesse escolhendo um em detrimento de outro), entrem em contato comigo por mensagem privada ou com o Bruno, que tem acesso para incluir novos moderadores.

E que esta mensagem seja lida por todas e, talvez, até seja fixada no alto, apesar de todos os erros de português e tom grosseiro até.


Flávio

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #1 Online: 28 Janeiro 2009 às 19:28:15 »
Flávio,

Concordo. 

Acho que este espaço, deve ser destinado, exclusivamente, pelos foristas.  Eu, nunca anunciei nada. Já usufrui deste forum, para a compra daquela coroa do Grand Seiko, através do amigo Gravina.  Antes, fazia muitas permutas com o Enéias, porém, nunca utilizando o fórum.

Regras são instruções, normas, procedimentos que devem ser seguidos  e respeitados, para a realização de um determinado objetivo.

Wadley
Wadley

*

Alberto Ferreira

Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #2 Online: 28 Janeiro 2009 às 19:44:02 »
Salve!

Como não podia deixar de ser, o Flávio falou, e disse!

Eu espero que logo os moderadores, que assim puderem, sejam (re-)homologados.

E que sigamos em paz.


Afinal,

Só depende de nós!

Abraços!

*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #3 Online: 28 Janeiro 2009 às 19:53:48 »
Eita o bicho pegou hein?

Flávio,

Te mandei uma MP!  ;)
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #4 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:10:21 »

Pode me cololcar como moderador, se quiser.

Farei com o maior prazer.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #5 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:14:48 »
Falou e disse, Flavio !

Liberdade sem um minimo de regras vira baderna.

Isso é essencial pra que esse espaço, que esta atualmente em plena aceleraçao, possa continuar a funcionar sem dificuldades, e com a convivialidade atual !

O nivel vai subindo a cada dia, ta ficando um espetaculo... E nao podemos deixar a peteca cair !!

1 abraço,

Bruno

*

Enéias

Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #6 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:25:54 »
De fato o fórum está um show! Diria que precisamos de pelos menos dois moderadores a mais do que tínhamos no fáorum anterior.

(1) Sugiro que os que estavam no antigo sejam homologados;
(2) Eu gostaria de poder colaborar, mas em face de muitos assuntos (e temperamento) prefiro apoiar os que assumirem o posto.

Podem contar com 100% do meu apoio, mas "off".

No que tange à página de vendas: de fato estava ficando chato. Precisava mudar. Do jeito que começava a a caminhar certamente não acabaria bem...


Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #7 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:35:35 »
Olá amigos,

Concordo com tudo o que disse o Flávio. Até gostaria de me candidatar, mas 3 fatores impedem:

1. Estou de férias e, por conta disso, tenho gasto grande parte do meu tempo acessando e participando do forum. Mas o batente volta na próxima semana e é quase certo que não terei tanto tempo assim;

2. Não é a imagem que passo, mas sou um pouco explosivo e não é sempre que tenho aquele "jogo de cintura", sempre muito impotante, para resolver determinadas situações que, vez ou outra, aparecem.

3. E existem vários colegas aqui do forum muito bem preparados para assumir esta penosa função.

Abraço,
Guilherme.

Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #8 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:49:14 »
Flávio,

Tens MP !

Gostaria de ser moderador se possível. De qualquer modo, gostaria de ajudar mesmo que não fosse. E concordo com os amigos quando dizem que os antigos devem voltar e também acho que os mais velhos tem a preferência.

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #9 Online: 28 Janeiro 2009 às 20:49:50 »
Não sei o que aconteceu, mas me lembro de ler um anúncio outro dia e não saber quem era o cara. Fica ruim mesmo...

Apóio a decisão.

Não dá pra exigir um status pra postar em vendas? Acho que tem os ranks especiais no fórum (que podemos inventar, inclusive) e todos os que conhecemos poderiam receber esse rank, que permitiria usar aquela seção.

Não sou nada explosivo, mas ao mesmo tempo não lido com vendas. Sou péssimo com cobranças e pagamentos (quem faz tudo aqui em casa é minha esposa).

Gosto de agitar a turma e promover temas específicos do fórum, como o de fotografias, os dois projetos RM...



*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #10 Online: 28 Janeiro 2009 às 21:10:30 »
Eu fico on-line direto.

Se precisar de alguma ajuda, farei com prazer.

Abraços,
Jose A.

Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #11 Online: 28 Janeiro 2009 às 21:18:00 »
Concordo também Flavio, mas infelizmente estou longe do Brasil, e não estou o tempo todo disponível.
Gostaria muito de ajudar.

Creio que também os participamtes deste forum, ajudando, quando virem algo suspeito, denunciar aos moderadores para as devidas providencias.

Tenho certeza de que temos pessoas aqui no forum, capacitadas para serem moderadores, e que fiscalizará estes tipos de situações, que realmente não podem acontecer.
Acredito que a grande maioria que frequenta este forum, são amantes destas magnificas obras de arte, e ninguém vai querer que este tipo de coisas aconteçam.

Abraços,

Ricardo.
« Última modificação: 28 Janeiro 2009 às 21:21:10 por Ricardo »

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #12 Online: 28 Janeiro 2009 às 21:49:27 »
Flávio, posso colaborar no que for necessário e apoiarei aqueles que foram os moderadores !! ;)

Abraço !


Marcos Lima

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #13 Online: 28 Janeiro 2009 às 23:35:25 »
Posso ajudar também !!

Acho que uma regra interessante seria: Mínimo xx Posts para poder anunciar.
O que acham ?

Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #14 Online: 28 Janeiro 2009 às 23:52:52 »

Gostei da idéia do Humberto...

Um sistema bem básico de pontuação seria bem legal.

Por exemplo: se o fulano e o beltrano fazem um negócio, cada um recebe um ponto por exemplo, algo do tipo...

E como um moderador gerenciaria esse ranqueamento, dois desconhecidos informarem que fizeram um negócio (pois algo do tipo vai, invariavelmente, acontecer) nem serão considerados.

Nem vou me oferecer como moderador, pois a gama de opções já está bem ampla...

[]'s

*

Offline Robson

  • ****
  • 416
    • Ver perfil
Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #15 Online: 29 Janeiro 2009 às 00:26:29 »
Quando estava lendo o texto do Flávio, pensei a mesma coisa que o Humberto, só teria acesso (nem consultar o cidadão poderia) ao Fórum de Vendas o membro com um número mínimo de postagens, isso inibiria o pessoal que só pensa em $$$.

Se o malandro começar a postar só para aumentar a pontuação, pode-se zerar o contador da criatura. Não sei se este fórum permite, mas quando participava de um de Fórum de Bicicletas, o moderador às vezes tinha que fazer isso.

Quanto a idéia proposta pelo Rodrigo, acho que aqui se tornaria um Mercado Livre, o que queremos evitar.
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #16 Online: 29 Janeiro 2009 às 00:48:57 »
Olá amigos.
 Quanto mais controle existir em um ambiente de vendas melhor será para as pessoas sérias. Devemos apoiar todas as regras e iniciativas nesse sentido. Eu mesmo recentemente fiz bons negócios com membros sérios e ativos do forum. 
 Sou a favor da existencia de um tópico de vendas no Forum justamente pela qualidade do ambiente e pela segurança que este pode possibilitar. Regras rígidas e o conhecimento que os próprios membros possuem sobre as pessoas que realmente são integrantes do Forum poderiam possibilitar que o tópico funcionasse em ordem.

Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #17 Online: 29 Janeiro 2009 às 01:23:36 »
 
   Se olharem com atenção na lista verão até usuário registrado cujo site é digamos, picante ;D , começa em B..

  Acho muito moderador para pouca ou nenhuma briga . Ainda bem que moderador não é movido a $$ público .
« Última modificação: 29 Janeiro 2009 às 01:26:42 por jobasa »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #18 Online: 29 Janeiro 2009 às 08:27:25 »
Como moderador do antigo fórum, estou à disposição para ser novamente, se fôr da aprovação da maioria.
Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Informações importantes para todos os usuários! Leiam!!!!!!!!!!!!!!!
« Resposta #19 Online: 29 Janeiro 2009 às 09:04:47 »
Salve, amigos!!

Pode parecer óbvio, mas não custa ressaltar.

O grupo de moderadores (nomes e quantidade recomendável) será em breve confirmado pelo Flávio, com base na disponibilidade dos colegas para a tarefa.

Eu lembro que a função, apenas os difere dos demais pela "delegação" concedida para adotar certas ações com relação às postagens e medidas de ordem prática.

Portanto, qualquer um de nós pode e eu diria deve (no interesse geral) continuar ajudando com a sua própria postura e apoio às ações dos moderadores, do Bruno e do próprio Flávio, sem que seja com isso necessária qualquer "autorização".

Os moderadores também estarão aqui para "curtir" o fórum, seus assuntos e a convivência com os colegas, eles não são "xerifes".

Abraços!