Menu principal

Diferenças

Iniciado por solano, 27 Dezembro 2010 às 22:44:04

tópico anterior - próximo tópico

solano

Diferenças

Nordeste, Recife, costumes. Moro no Rio de Janeiro e percebo as diferenças culturais nas minhas vindas por aqui, muitas delas são só pontos de vista pessoal, outras verdades, vocês que venham sentir para apreciá-las. Acordou? Tome banho! Isso é regra. Explicação não há, será o calor? O sujeito sonha com uma bela companheira e acorda suado... Será preguiça? Não sei. A água daqui sai quente da torneira e os que podem tomam banho mais quente ainda, fervendo mesmo! A teoria da preguiça morre aí, no banho quente, se fosse frio vá lá! O povo daqui gosta e trabalha muito, não creio que o banho quente aumente as energias, será? Vou testar. Vi, creiam, o sujeito tomar banho e ir para a praia, perfumoso... Meu pai contava que um tio dele, rico cidadão, era questionado pela digníssima esposa, ao cair do crepúsculo, "Vóis meçê vai me ocupar?" No caso do" Sim" ela partia para o banho noturno, fora de hora. Então fiquemos assim, acordou-banhou!
Café matutino, coisa boa e farta: Macaxeira, carne de sol refogada, inhame, tapioca, queijo de coalho assado, banana comprida, suco de graviola ou pitanga (prá refrescar), ovos mexidos, café preto, bolo de Souza Leão... É prá comer e morrer... O povo acorda cedo, come bem (quando tem), trabalha e... BEBE muita cana, "cerva", nos" pega-bêbo" que são bares improvisados nas esquinas, tem na cidade toda, desde o maior até um" isonor" com um" tamborete de forró" para sentar. Lembro-me de um professor de concreto armado que nos ensinava o que seria um pilar curto, sem flambagem, o nobre Paraibano definiu "Pilar curto é tamborete de forró! Não flamba nunca!" Cabra bom, professor objetivo, um tamborete de forró é a coisa mais estável do mundo! Um anão com alma de super-homem.
São os costumes da "terrinha": Comer, beber e repetir a receita, engordar feliz, exibir a linda barriga cultivada, saúde. Um magro, por aqui, é doente ou um problema genético. Um tio de minha mulher era tão magro, tão magro, que quando ele morreu o médico colocou-o de pé e sacudiu, foi só varrer os ossos...
Beber uísque é aqui, arvores de natal feitas de Red Label, banho quente e uísque, certo? Vai que entra uma frente fria rigorosa, não é mesmo? O povo é prevenido. No inverno vai à Suíça brasileira: Gravatá, 22 graus e acende-se a lareira, vinhos e fondue, uma beleza mesmo, clima europeu. Eu gosto muito, mas não sinto frio, acho que sou muito resistente, diferente, afinal sou carioca pô ! Qual é mermão? Sou da turma que não toma banho de manhã, que vai prá praia e não volta cedo, bebe chope sem muito colarinho, fica no bar até tarde, de calção mesmo, não tem receio do frio e nunca toma uísque, só convida a galera "passa lá em casa prá tomar um uísque!" Aliás, alguém já foi comer e beber em casa de carioca? Se foi tenha a certeza que ele era nordestino!

Roberto Solano
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Mario_Fpolis

;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

http://maragato.net/regionalismos-e-mal-entendidos/

De Daniel Becher....

Muitos acham que é barda. Mas é esparrela, pois apesar de o Brasil ter sido colonizado primeiro pelos portugueses, em cada região existem outras colônias de outros povos (europeus, latinos, asiáticos, etc.) que dão uma certa licença poética para a criação de mini dialetos (entendamos isso por gírias, independente do sotaque). Então, antes que te apurrinhes pois ainda não sabes para que venho, mofas co'a pomba na balaia se pensas que eu vou acabar por aqui. Se achas que este post é um estruvilho, tudo bem, podes não lê-lo e passar ao próximo. Mas já te digo – ô ixtepô – não sou nenhum atolesmado! Não ia escangalhar com meu blog dessa forma, não tenho vocação pra mazanza! Falar nisso, esse papo me deu fome. Acho que vou comer um pirão de náilho. Quéx? Si quéx, quéx, si não quéx, dix!

Essa foi a maneira original que eu achei de continuar o Meme convidado pelo Leonardo do Blogueisso!. A proposta é mostrar algumas gírias que não são entendidas por todos podendo gerar mal entendido na Internet (principalmente em blogues).

Os florianopolitanos vão entender, mas aqui vão as traduções:

Barda: mania;
Esparrela: exagero;
Apurrinhar: encher o saco;
Mofas com a pomba na balaia: algo como "espera sentado", uma discordância. Surgiu na resposta de uma mulher a um pombeiro que vendia pombas expostas num balaio ao discordar do preço da mercadoria;
Estruvilhar: atrapalhar;
Esteporado: estragado, arruinado; Ixtepô: variação de estepô, pessoa ruim, mazanza!
Atolesmado: Tolo, abobado;
Escangalhar: estragar;
Mazanza: bobo, tanso;
Pirão de náilho: Pirão de nylon, fazendo analogia ao nylon usado nas redes de pesca. Pirão feito com água fervente e farinha;
Si quéx, quéx, si não quéx, dix: Bordão usado para perguntar a alguém se ela quer alguma coisa ou não.

Amplexos do Mário

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é.  8)
Eu curto muito esses "regionalismos" do nosso Brasil.

Que, convenhamos, não é para qualquer um (país), não.  :D

E,...
Por incrível que possa parecer a alguns...  ::)
Eu até me atreveria a dizer, que tais "regionalismos", se encarados devidamente, no seu verdadeiro "espírito", mais nos "aproximam" do que "separam".
8)

E eu também curto muito os famosas "ditos populares" (regionais)...
Eles costumam ter uma verve deliciosa.

Lá do Rio...

"Enquanto existir cavalo, São Jorge não anda a pé."

"Enquanto existir Deus no Céu, urubu não come folha."

Do Nordeste...

"Brabo como siri numa lata."

;D

Abraços a todos!
Alberto

solano

Grande Alberto

Verdade, as regiões são livres e criativas, adoro o " trem " do Mineiro, serve prá tudo ! ;)
O " Vixe " e o " ôxente " é muito usado no nordeste, o " caracas " oriundo do " caramba " é usado pela garotada no Rio. Em sampa tem o " pau " como moeda e o " puta " como uma coisa boa !!! ?????

" Ô meu, eu tenho uma PUTA Mãe ! "  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana