Menu principal

Antes e Depois !!

Iniciado por Malima, 28 Janeiro 2009 às 20:11:12

tópico anterior - próximo tópico

Paulistano

gostei muito......vamos começar a comprar uns mostradores originais para esses relógios?
PARABÉNS amigo Cigano.
um grande abraço.

zE_

Ficou muito bom Cigano!!
Voce está cada dia melhor.  :D

gabriel

Cigano é praticamante um Uri Geller!

Abs, gabo  :)

Jefferson

Olá pessoal,

Cigano, parabéns meu caro. Um dos detalhes que procuro ter cuidado quando faço um polimento é o de preservar o formato original da caixa, com suas arestas, etc. Vejo muitas caixas de relógios totalmente descaracterizadas, fruto de uma concepção equivocada, de que polir uma caixa é dar brilho a ela.

Para mim, polimento de caixa, está mais para um trabalho de lapidação.

Vemos pelas fotos que você conseguiu renovar o brilho da caixa, mas principalmente conseguiu preservar as arestas da mesma.

Se puder passar detalhes sobre as técnicas que você tem experimentado em seus trabalhos fico agradecido.

Citação de: Paulistano online 25 Abril 2012 às 20:01:36
gostei muito......vamos começar a comprar uns mostradores originais para esses relógios?
PARABÉNS amigo Cigano.
um grande abraço.

Paulistano, você saberia indicar onde conseguir mostradores? Tenho um 6119 em casa que está precisando de um mostrador original.

Abraços,

Jefferson

Paulistano

amigo Jeff
você está em SP?
existem dois lugares aqui em SP.
um é a fornitura 777 , do sr. Sergio Yoo, na Barão de Paranapiacaba, 25 (ou 24)...confira no site deles... que comprou todo o material da seiko do brasil...peças, mostradores etc. ele tem muitos mostradores originais...
outro lugar é a Sarica, que também tem muitos mostradores, apesar de já ter vendido quase todos que tinham...mas eles ainda tem muita coisa de seiko e orient.
fica a dica.
grande abraço e boa sorte.

Jefferson

Olá pessoal,

Paulistano, vivo no sul do Rio Grande do Sul. Por aqui não há fornituras.

As s únicas fornituras que tenho acesso são via internet. Observe que essas tradicionais de São Paulo não oferecem a modalidade de venda por site.

Abraço,

Jefferson

Paulistano

me fala qual o modelo do seu relógio, mande uma foto dele, que eu vejo se acho aqui...

a 777 tem venda por site, e a Sarica vc pode ligar e falar com o Alexandre.

fico no agurdo de sua MP.

grande abraço.

Cigano

Citação de: Paulistano online 25 Abril 2012 às 20:01:36
PARABÉNS amigo Cigano.
um grande abraço.

Muito obrigado caro Paulistano, a cada um que faço, tento fazer o melhor possível para ter bons resultados!! :)

Será que compensa comprar mostradores novos ?? ???

Citação de: zE_ online 25 Abril 2012 às 21:27:58
Ficou muito bom Cigano!!
Voce está cada dia melhor.  :D

Muito obrigado caro zÉ, pois tento deixa o mais próximo do original, com fotos de modelos "mint" ou "nos" !!
Até o próximo!! ;)

Citação de: gabriel online 25 Abril 2012 às 21:31:04

Cigano é praticamante um Uri Geller!

Abs, gabo  :)

Uhhh... quem me dera caro Gabriel, poder consertar relógios só de tocar neles, eu estaria com um bom dinheirinho... ;D
Mais muito obrigado pela consideração e elogio, um dia eu chego lá, mais não a ser um Uri Galler... ::)
Até o próximo!! ;)

Citação de: Jefferson online 25 Abril 2012 às 21:59:04
Olá pessoal,

Cigano, parabéns meu caro. Um dos detalhes que procuro ter cuidado quando faço um polimento é o de preservar o formato original da caixa, com suas arestas, etc. Vejo muitas caixas de relógios totalmente descaracterizadas, fruto de uma concepção equivocada, de que polir uma caixa é dar brilho a ela.

Para mim, polimento de caixa, está mais para um trabalho de lapidação.

Vemos pelas fotos que você conseguiu renovar o brilho da caixa, mas principalmente conseguiu preservar as arestas da mesma.

Se puder passar detalhes sobre as técnicas que você tem experimentado em seus trabalhos fico agradecido.

Jefferson

Sim caro Jefferson, e uma das pessoas que me inspirou nos polimentos, foi você, pois lembro que você fez alguns que ficaram show, aliás todos que vi ficaram muito bom mesmo.
E por isso quando sempre que vou começar um polimento, eu lembro de você ter descrito aqui, algo mais ou menos assim, "que além do brilho, ou efeito que for, tem que preservar o modelo original da caixa, cantos, saliências e arestas!"

A técnica que uso, não tem nada de profissional, apenas lixas com graduações diferentes, flanela, ou outro tecido em algodão, massa de polir, nº 1 ou nº 2, usando qualquer uma delas, dão um ótimo resultado final.

As lixa que eu uso são todas d'agua, quando só tem micro riscos, eu começo com uma 800 e termino com a 1200, no acrílico faço o mesmo, se não tiver arranhões, apenas massa com flanela.
Quando tem cantos que estão arranhados, ou batidos, eu coloco um pedaço de lixa, em um pregador de madeira, usando a parte plana como base, e com alupa, vou passando de vagar para evitar muito desgastes, para tirar apenas o essencial, que são os riscos ou batidos.
Agora na tampa do fundo, que geralmente são bem arranhadas, por conta de manuseio mal sucedido da ferramenta, ou até mesmo o uso de ferramentas inadequadas para o modelo, tem muito relógios assim!!
Eu começo com a 400, focando mais o ponto com arranhões profundos, e quando vejo que os arranhões já estão imperceptíveis, eu vou passando a lixa 400 em toda ela, para deixar uniforme, depois, vou para 800, e termino na 1200, e pra finalizar, flanela e massa de polir.

Como pode ver, bem "caseirão" mesmo...hehehe

Espero que tenha tirado suas dúvidas, caso contrário, é só perguntar!!

Muito obrigado, e até o próximo!! ;)
Abraços,
Cigano!

Jefferson

Oi Cigano,

A técnica do pregador de roupa eu uso também!!  ;D ;D

Mas essa sua dica da lupa foi boa.

O segredo é ter paciência, e uma visão ampliada certamente ajuda a identificar o ponto quando o lixamento já removeu os riscos.

Grande abraço,

Jefferson

Cigano

Citação de: Jefferson online 26 Abril 2012 às 14:37:26
Oi Cigano,

O segredo é ter paciência, e uma visão ampliada certamente ajuda a identificar o ponto quando o lixamento já removeu os riscos.

Grande abraço,

Jefferson

Com certeza, aliado a vontade de executar um bom serviço!! ;)
Abraços,
Cigano!

Jefferson

Olá pessoal

Citação de: Paulistano online 26 Abril 2012 às 12:16:56
me fala qual o modelo do seu relógio, mande uma foto dele, que eu vejo se acho aqui...
Editado.

Amigo Paulistano, aí está.

Esse mostrador não confere com o conjunto caixa-ponteiros-aro interno. Deveria haver aí um mostrador 6119 8160, como esse da foto abaixo.

Fonte: Watch Talk Foruns.

Esse mostrador que está instalado pertence a uma caixa 6119-8430, segundo nosso grande zE. Seria essa aqui.

Fonte: Time Universe.

Das duas uma: ou consigo um mostrador novo e completo meu poor man Explorer, ou uma caixa nova e monto um poor man 6105  ;D ;D

Obrigado pela dica da 777. Não sabia que eles vendiam via site.

Abraço,

Jefferson

Cigano

Caro Jefferson, é exatamente isso, pois estive pesquisando sobre este modelo...

Um dos que recebi do caro Pandolfi, é exatamente igual o da 2ª foto que você postou!! Só que no meu caso o mostrador já está meio fosco pela ação do tempo, com "micro bolhas" em boa parte dele.

Veja, o acrílico está bem arranhado nesta foto, mais já vi o estado do dial, está como eu descrevi !!

Seiko 6119-8163 !! Muito parecido com o seu, mais no dial está escrito como 6119-8160.
Abraços,
Cigano!

Filipeandrade

Boa noite a todos!

Então, já comecei a desossar o as 5008. pra pqp.. tem peça d++++ muita mesmo ( gostei muito da engenharia desse movimento, recomendo a todos! )

Alem do duall date rápido, quando vai acertar as horas, ele para o balanço, o alarme é alto e usa um movimento automático.

Movimento muito completo e robusto!

Já vi que vou usá-lo no dia dia!

Já cheguei até a platina principal, apresentava um pouco de oxidação (ferrugem), as peças estão em ótimo estado, em breve devo fazer um tópico do desmonte dessa maquina interessante!
Segue uma foto

Abraços a todos

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Paulo Sergio

Amigo Filipeandrade,
Sempre respeitei, muito, esse relógio...
MMMUUUIIITTTAAA peça rapaz!!!  :o :o :o
Parabéns pela coragem!!! Bela empreitada!!!  ;) ;) ;)
Aguardo sua postagem sobre o desmonte passo-a-passo dessa linda máquina!!!
Alguém saberia algo da história desse mecanismo? Alguém saberia onde encontrar uma "vista explodida" de tal mecanismo?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Cigano

Muito bacana caro Filipi, quero ver também ele em um tópico... pois esse movimento é muito bacana, pelo que vi na Net, não conheço um em mãos ainda!!

Caro Paulo Sergio, eu não achei uma versão explodida do movimento, mais achei um PDF dele, muito bacana!

Siga o link!! ;)
http://www.cousinsuk.com/PDF/categories/2032_as5007,%205008_Smaller.pdf
Abraços,
Cigano!

Paulo Sergio

Obrigado amigo Cigano!!!   :) :) :)
Mas meu intento é no sentido de obter um "guia" para esse difícil mecanismo, com a vista explodida!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Cigano

Olá caros amigos, bom, mesmo em meio as correrias da semana, estou conseguindo dar continuidade no visual dos Seiko da "era" Pandolfi, o qual sou muito grato por promover essa experiência que venho tendo com os Seiko, muito bacana por sinal, tanto no aprendizado manual, quanto nas pesquisas sobre alguns modelos que eu já mais tinha visto, e que ainda irão aparecer por aqui.

Mais hoje quando me sobrou um tempinho, dei um trato no visual deste aqui:

Antes...

Veja, que apesar de ser um modelo 8080/3, está com a tampa do 8160.

Durante...
Peças limpas para o polimento.

Depois...

Aí está caros colegas, ele está funcionando (não revisado ainda), e troquei o mostrador com um outro que está sem balanço e com maquina oxidada, porém são o mesmo 8080, ou seja ainda original. ;)
Por hora é só pessoal, tenham um ótimo final de semana.
Espero que gostem!! Criticas e sugestões estou aqui para ouvir e aprender mais. :D
Abraços,
Cigano!

Mac1969

Pessoas, boa noite............

Resolvi meter a "mão na massa"!!

O relógio em questão é um Ansonia 8 meio baleado, mas funcionando   ;D ;D ;D.........

A idéia é restaurar o mostrador.... a madeira será uma decisão posterior.

Com a ajuda do amigo Paulistano, agradeço!!!!! (sem ele eu já teria feito um monte de bobagem) começei a desmontagem e limpeza do mostrador.

Assim evoluindo posto mais fotos.....

[ ] ´s..............
"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

Cigano

WOW!! Mais um que vai se tornar mestre?!?!?!
Fico muito feliz caro amigo Mac pela empreitada, e pelo amigo Paulistano por estar lhe ajudando, ele é uma pessoa muito gentil e bacana!! Sempre me atendeu com destreza !!

Quero ver mais depois !! ;)

Bom restauro caro Mac, é um belo relógio !! :D
Abraços,
Cigano!

Mac1969

Cigano, agradeço mas nada de mestre.... apenas um restauro de material...

o movimento nem coloco a mão!!!!  :o :o :o :o

[ ] ´s.................

Citação de: Cigano online 02 Maio 2012 às 21:50:04
WOW!! Mais um que vai se tornar mestre?!?!?!
Fico muito feliz caro amigo Mac pela empreitada, e pelo amigo Paulistano por estar lhe ajudando, ele é uma pessoa muito gentil e bacana!! Sempre me atendeu com destreza !!

Quero ver mais depois !! ;)

Bom restauro caro Mac, é um belo relógio !! :D
"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005