Eu acho

  • 0 Respostas
  • 1468 Visualizações
*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Eu acho
« Online: 01 Janeiro 2011 às 16:24:42 »
 Eu acho
 
Do verbo achar, muito usado e comum. Eu acho que o ano de 2011 será bom! Eu não concordo com o verbo em nossa língua portuguesa, ele pressupõe que você achou algo, encontrou o que querias, etc... Vamos para o Francês: “Je pense”, não é lindo? Eu penso que vou achar ou que é verdade o que penso, não achei nada ainda, certo? I think, também vai bem, o inglês também “pensa” não procura como nós. Eu acho... “Tem um gosto do definitivo, do certo, do “eu sei” , do “ Papai sabe tudo “ ( os mais velhos lembram ) , eu sei o que quero ! Másculo mesmo, poderoso. Vamos lá, trocar o  “ acho “ por “ penso “ , que tal ? Mais inteligente, simpático, elegante mesmo. E dá um ar intelectual no locutor : “ Eu penso que o ano de 2011 será bom ! “Ficou mais leve e até poético, gostei! Eu não acho mais nada, pronto! Eu penso!
 Sempre fui educado a ver o mundo falho, torto mesmo, como ele sempre foi. Meu pai dizia “Nunca afirme nada meu filho! Nada é absolutamente certo!” Verdade, hoje eu acho (achava, cacete! Já estava errando, EU PENSO!) que devemos ter cuidado com nossas certezas e cuidado com as pessoas para qual afirmamos a " nossa verdade “. Desconfie sempre! E pense muito, não ache nada, pesquise, ouça, olhe para os lados, e se possível diga “Nós achamos” ( merda de novo! Nós pensamos! ) aí vou te dar uma nota DEZ! Você é inteligente e corporativo! Equipe, meu velho, trabalho de equipe, tudo diluído, até o erro... Mas ás vezes tem que afirmar, e re-afirmar, com o tenho certeza! Se não tiver muita platéia concordata pise fundo: Tenho certeza ABSOLUTA! Meu amigo, estás na beira do abismo, se bobear você vai cair no abismo, se morrer na tua certeza passarás a ser o bobo da corte, um piadista ou um idiota mesmo, quiçá burro. CUIDADO! Certeza absoluta é um bilhete só de ida companheiro, sem crédito de milhas e sem previsão de retorno, avião vazio, vais saltar de pára-quedas, lá no meio do Alasca, se der sorte não cairás na cabeça do faminto urso polar, cuidado... Primeiro pense, depois ache, confira, dê uns beliscões na pele e se tiver bebido volte atrás. Depois conte até 10, respire fundo e dispare a bala: Eu tenho certeza! Na cartucheira a segunda bala: ABSOLUTA! Vá lá, veja se o tiro pegou no adversário, veja se ele morreu, esse duelo é mortal, querido. Cuidado! Quando achamos (porra! errei de novo!) que matamos a questão aparece um super-herói do nada, o Fantasma, ou o Batmam, pior ainda com o Tio Patinhas, e ele te dá o troco, prova que estás errado, ferrou! Então a regra é: Pense, ache, desconfie e diga o famoso “será ?”. Será que Oslo (antiga Christiania ou Kristiania) é a capital e maior cidade da Noruega ? Você tem certeza, mas joga a isca contra os super-heróis, isso dá certo! Não afirme nada colega, principalmente com os sabichões na mesa: O silêncio é o melhor dos conselhos! Se tiver que falar seja humilde, não afirme, e se fores muito inteligente se faça de bobo, antes que “eles” te promovam a um bobo-maior!

 Roberto Solano

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana