Menu principal

Aniceto Jimenez Pita

Iniciado por admin, 12 Janeiro 2011 às 21:56:31

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Confesso que, apesar de o cara ser o único (que eu saiba) latino da AHCI, nunca dei muito valor ao seu trabalho, sobretudo porque os designs dos seus relógios nunca me agradaram. Ademais, sempre achei o acabamento deles espartano demais. Até...Até ler um texto hoje sobre o cara.

Ele nunca teve contato com a relojoaria suíça, aprendeu a consertar sozinho relógios ainda criança em uma cidadezinha do interior da espanha.

Depois, mudou-se para Barcelona - ainda sem ter qualquer contato com relojoaria técnica - para seguir seu sonho, a relojoaria. Mas escolas de relojoaria nunca existiram na Espanha. Ele acabou fazendo Engenharia Mecânica, o que seguramente reflete em seus projetos.

Palavras dele: o turbilhão é algo complexo, mas não único. Hoje há centenas de marcas que fazem, sobretudo com o auxílio do CAD. Portanto, desde o início, quis fazer coisas nos relógios que os tornassem simples, funcionais e que nunca tivessem sido realizadas antes.

Daí o motivo da maior parte dos relógios de Pita ser redondo e com apenas um ponteiro. Mas o principal é que eles não possuem coroa ou sistema de minuteria para ajuste de horas, o que reduz o número de peças do movimento em quase 25% (ele usa bases ETA 2824, também disse que usa porque se não for para produzir um movimento diferente do que está aí, ele não o fará). Seus relógios possuem um sistema onde o cliente escolhe como quer ajustar a data, sempre girando uma catraca abaixo do relógio, no seu centro, ou no bezel (ele produz cerca de 200 relógios por ano).

Exemplo aqui, do site do próprio:

http://www.pita.es/jsp/model9.2.jsp

Lá pelas tantas ele achou que podia fazer um relógio com mostrador curioso, um modo de só o dono saber como funcionava, como uma brincadeira. Criou o Sol e Luna. Aqui:

http://www.pita.es/jsp/model11.2.jsp

Esse relógio é muito doido! As horas sempre são mostradas no lado esquerdo acima, ao lado do Sol. O número que está mais acima aparecendo corresponde sempre às horas. Na foto acima, são 2 horas. Os minutos são mostrados pelo ponteiro abaixo. Se observarem, há uma escala numérica acima, mas o ponteiro aponta para pontinho (que frase horrível!). Fazendo a correspondência entre o pontinho e a escala, encontram-se os minutos que, no exemplo, corresponde a 20. Ele tirou a inspiração do movimento desses ponteiros de uma locomotiva.

Mas o melhor está por vir. No seu relógio para mergulho, simplesmente não há retentores! Aqui:

http://www.pita.es/jsp/modeloceana.jsp

O que ele pensou (mente de engenheiro). Usarei plástico para o cristal e farei um recesso nele para o movimento ser encaixado. Ou seja, a parte de cima da caixa é tanto cristal como caixa. A parte de baixo é apenas um bloco metálico onde se encaixa, por pressão apenas, a parte de cima. Como não há coroa nos relógios de Pita, e não há espaço para ar, etc, no relógio, quando mais se desce, maior a pressão exercida entre ambas as partes. Resultado: sem retentores, sem válvulas de hélio, nem nada, o troço resiste a 5000 metros!

Mas...Peraí? Como ajustar as horas se não há coroa e não há ligação exterior entre o sistema Pita de ajuste e a caixa, que só tem duas partes? O cara colocou o sistema Pita de ajuste por fora e imãs, sim, imãs movem os ponteiros, num sistema que ele demorou anos para projetar, que não produz campo magnético suficiente para atrapalhar o relógio.

Vale a pena ver o vídeo do relógio.

Depois disso, pensei: é, o cara é foda.

Flávio

Serafim

Citação de: flavio online 12 Janeiro 2011 às 21:56:31
Palavras dele: o turbilhão é algo complexo, mas não único. Hoje há centenas de marcas que fazem, sobretudo com o auxílio do CAD. Portanto, desde o início, quis fazer coisas nos relógios que os tornassem simples, funcionais e que nunca tivessem sido realizadas antes.

Engraçado, estava lendo agora mesmo uma entrevista com o Christophe Claret na qual ele fala algo semelhante, sobre a quantidade de turbilhões, que está todo mundo produzindo, e ainda vai além dizendo que isso não é bom pro mercado.
Mas enfim, esse review sobre o Pita foi ótimo, realmente o cara traz inovações interessantes, mas eu não gostei muito do design, meio estranho pro meu gosto.
Mas deixa eu ver se eu entendi direito esse sistema dos imãs: aquela parte que ele gira no vídeo não tem contato direto com nenhuma parte do movimento? lá tem imãs que mechem direto nos ponteiros?

Abraço,
Serafim

shun

Eu adorei o design do diver dele..! Só o cristal tem 9.8mm de espessura.. ave maria... 2 cm de espessura total do relógio é sacanagem..! hauhauhauhaua parece aquele outro diver lá que apareceu por aí, aquele que parece uma bola de bilhar com pulseira!

Abraços!

flávio

No sistema normal, a parte externa está em contato com a interna e move engrenagens. No Oceana há a catraca lateral na caixa, mas ela não tem contato com o interior. Entre a caixa e a catraca existem imãs posicionados de uma forma que eles empurram as engrenagens, que são específicas para modelo. O vídeo mostra rapidamente as tais engrenagens dentro da caixa, mas o que as movem não são engrenagens externas que se conectam a elas, mas imãs. Sério! Muito crazy!

O design, como disse, também não é do meu gosto. Mas há uma coisa bacana aí, e parafraseio (está certo isso?) Niemayer: você pode não gostar, mas nunca viu igual.

Certamente isso ocorre porque ele não tem nem teve contato algum com Suíços, Alemães, Ingleses, etc, o cara é da Espanha! Certamente se um relojoeiro independente surgisse no Brasil, seus relógios seriam diferentes. Um relojoeiro independente da AHCI na Espanha? Ah, truco! hahaha

Flávio

flávio

Ah, e o cara também não é um "ladrão". Apesar de tudo, para terem uma base, o Oceana tem preço de 3200 euros o em aço, chegando a 16000 o em platina.

Flávio

Wadley

Achei o Carousel sensacional. 

Diferentemente dos colegas, gostei muito do design do relógio.
Wadley

Serafim

Citação de: flavio online 12 Janeiro 2011 às 22:34:33
Ah, e o cara também não é um "ladrão". Apesar de tudo, para terem uma base, o Oceana tem preço de 3200 euros o em aço, chegando a 16000 o em platina.

Opa! Aí o custo-benefício da peça independente já começa a compensar!

Citação de: Wadley online 12 Janeiro 2011 às 22:50:24
Diferentemente dos colegas, gostei muito do design do relógio.
Não digo nem exatamente que não gostei, admiro de verdade esses designs engenhosos, acho que quanto mais o cara colocar a criatividade dele na coisa melhor, mas é que não me vejo usando um relógio assim, não pra mim.
Pra mim quanto mais clássico o design melhor, agora por dentro, quanto mais complexidade e inovação melhor também!

Abraços,
Serafim

Adriano

Acho o Oceana muito louco. Aliás, gosto do trabalho do Pita em geral. Estive ao lado dele (entre outros mestres, como Paul Gerber) em 2010 no estande da AHCI em Baselworld.

Abraços!

Adriano

Cigano

Caracas, para dizer a verdade, nunca tinha ouvido/visto falar no Pita, e muito menos nos relógios dele!!
Achei magnifico, e vi que apesar da expansão tecnológicas se penderem muito para o lado quartzo/digital, vi que a relojoaria mecânica ainda também está em expansão

Adorei os modelos, achei bonitos e com vizual original e honesto!!

Obrigado por compartilhar caro Flávio!!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Conceitualmente o Oceana é simplesmente fantástico.

Tempos atrás nós falamos dele aqui.
Eu confesso que custei a entender, e principalmente a aceitar, a concepção de um relógio mecânico ajustado pela força (digamos assim) de um campo magnético...

Parecia um contra-senso...
Campos magnéticos acionando componentes de um relógio mecânico?  :P
Loucura...  ::)

Não era.
Mas a grande indústria e os outros mestres relojoeiros, de fato, parecem nunca ter pensado seriamente nisso.  ::)

E...
Como diz aquela frase de efeito...

"Por não saber que era impossível, ele foi lá e fez..."
8)

Já o estilo...
Bem,...
Ora o estilo... É único, oras, para variar...  :D

E, para ser franco e justo, eu não vejo necessidade alguma que ele seja "belo" ou, melhor dizendo, classicamente belo.  ;)

Para mim, e eu sei que não haverá unanimidade aqui, a concepção é que é bela.
Instigante.

O cara é pHoda! Com pH (nada ácido) mesmo...
Criatividade básica.
8)

Abraços!
Alberto

HumbertoReis

Gosto muito de bisbilhotas os relojoeiros da AHCI, então já olhei algumas vezes o site do Pita. Não tinha parado pra ler sobre o cara, apenas tinha olhado os modelos. Achei o design 'mais ou menos'. Agora, sabendo da engenhosidade por trás do relógio parece que tudo fica mais colorido...

O outro relojoeiro espanhol, mas que está em outro nivel, é o Pedro Izquierdo (link aqui). Ministra cursos básicos e possui modelos interessantes com sua marca. Cheguei a ligar pra loja e tinha decidido comprar a caixinha de instrumental que ele vende, mas acabamos torrando grana na última viagem à Madri, daí tive de desistir da compra...

automatic

O cara é um gênio.
Precisaria apenas investir em novos designs para decolar.

Não adianta... Ninguém é bom em tudo...

Correia

É verdade, já haviamos falado na marca "Pita", concretamente no modelo Oceana 5000m, aqui :

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,1195.0.html

Já estive com um em mãos, e é incrível, um baita de um diver, grande, muito grande e alto(na ocasião levava o meu Oris 2000m com cerca de 18,5mm de espessura e ficou parecendo um JLC Ultrathin.... ;D :P

E não é que o sistema funciona mesmo com magnetismo? :o ;)

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

el guapo

É uma satisfação ter conhecimento de um artífice assim, o trabalho e dedicação de fazer algo inovador, gostei dos relógios , em especial o Oceana.
Abraço.