Menu principal

ETA 2824 - Modificações Tudor...

Iniciado por jgaeti, 20 Março 2011 às 21:49:40

tópico anterior - próximo tópico

jgaeti

Fala galera!!!

Comprei um tudor e o movimento dele é eta 2824, dei uma ""fuçada" na net mas não achei muita informação a respeito.

Gostaria de tirar umas dúvidas, falam que ele é free sprung e tem kif shock, quais seriam as vantagens disso?

E qual versão a tudor usa? pelo que vi seria a TOP?

Peguei uma foto da net para ilustrar!

Abraços

Jgaeti

bicolico

Boa noite João,

Não sei se esta modificação aplica-se ao seu modelo. Em tempo : Parabéns !! Lindíssimo !
Mas, uma modificação muito legal adotada pela Tudor nos modelos sub mais antigos ( este da foto por exemplo..), é o regulador fino incorporado ao porta-piton. Embora exija uma mão muito firme e ao mesmo tempo delicada para regulá-lo pois qualquer movimento um pouco mais brusco pode tirar o balanço de centro. Vide link para o fornecedor :

http://www.valdar.ch/en.php/produits/reglage

Tenho um sub 79090 de 1990 com esse sistema e sem dúvida alguma, é meu relógio mais preciso. Atrasa 1 segundo por semana !!!

Grande abraço e parabéns pela aquisição

Fábio

jgaeti

Obrigado amigo, isso seria o "free sprung" certo?
Jgaeti

igorschutz

O Tudor não é free sprung.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

bicolico

Não João,

Este é apenas um sistema diferente de regulagem fina. Existem várias soluções adotadas por fabricantes para esta finalidade. E.G : Sistema Swan-neck da Omega.

Até onde sei, Free-Sprung tem a ver com o balanço. O balanço free-sprung tem pesos ou parafusos que uma vez movidos para dentro ou para fora modificam a massa e portanto aceleram ou retardam o relógio. Por exemplo, o sistema micro-stella da Rolex.

Tenho certeza, que outros foristas têm mais conhecimento que eu para esclarecê-lo neste tema.

Um abraço

Fábio

flávio

Não é "free sprung". O que é free sprung? O ponto terminal de fixação da mola é fixo, não ligado a um regulador. Então, para se alterar a marcha do relógio, você muda o momento de inércia do balanço, através de rotação de pesos (gyromax da Patek, Vacheron, AP), parafusos com anilhas com pesos (Omega, Rolex, etc). A vantagem é que você não altera o ponto de fixação da mola e, portanto, não interfere no centro de gravidade da mesma.

Eu sinceramente não vejo diferença entre antichoques KIF e Incabloc. Tenho alguns relógios com KIF (Zenith) e esse sistema costuma vir em relógios teoricamente mais caros. Mas isso é lenda! Uma peça dessa tem valor irrisório no custo do movimento.

Quanto aos sistemas de regulagem, os originais da ETA permitem ajuste fino também, chamam-se ETACHROM E ETASTABLE.

Visualmente falando, essa versão da Tudor é o padrão top da ETA e, sinceramente, no olhômetro, parece-me, por exemplo, o padrão dos usados em Longines, Breitling, etc (a Longines não usa a versão cronômetro, a Breitling sim. Os Breitlings são tecnicamente superiores, mas visualmente são iguais).

Um vídeo que achei no youbube:

http://www.youtube.com/watch?v=2rr6pSYAWiM

Veja, então, que no ETA original o regulador é diferente. Eu, do ponto de vista prático, não posso afirmar qual seja melhor. Isso é para o povo "da bancada".

Flávio

bicolico

Maravilha Flávio,

Completou minha tentativa com maestria. Obrigado !

Abraços

Fábio

flávio

E pensando bem...O curiooso é que a Rolex utiliza movimentos nos Tudor fabricados por empresa do SwatchGroup, sua maior concorrente! É como se a BMW passasse a usar motores da Mercedes.Vá entender...

Flávio