LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE

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Offline flávio

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #20 Online: 20 Abril 2011 às 00:07:14 »
Essa discussão toda me trouxe uma questão, que já foi dirigida a mim, e respondi na época, agora faço o inverso. Luís, quanto acha que um relojoeiro deveria cobrar na revisão de um Omega 30 T2? Vou além. Quanto esse mesmo relojoeiro deveria cobrar em uma revisão de um Rolex, agora não um vintage, mas meu Milgauss GV comprado há menos de um ano, modelo 2010? Lembro a todos que provavelmente o relojoeiro gastará mais tempo revisando o Omega antigo do que o GV...Retomando o exemplo de autorizadas de carro, te cobram por hora.

O grande problema em se ter vários relógios mecânicos - e foi por isso que um dos que aqui atuam como moderador encheu um pouco o saco do troço e passou a vender seus relógios, algo que, do mesmo modo, fez o outrora famoso Walt Odets, que escrevia para o TZ e hoje tem apenas 3 relógios - é que os troços começam a dar problema e, lá pelas tantas, se não for por algo sentimental, simplesmente não vale a pena revisá-lo. Meu pai, por exemplo, usa um Seiko Militar que dei para ele há anos. Quando precisar revisar, irei fazê-lo, mas mesmo pedindo aos meus colegas relojoeiros de BH um desconto "na fé", não sairá por menos de 150 paus (com o polimento do cristal). Numa autorizada sairia por uns 400, 500 reais. Tanto numa quanto noutra, não valeria a pena, do ponto de vista estritamente financeiro, já que esse relógio em particular me custou uns 200 contos na época!

Ou seja, existem basicamente alguns problemas na relojoaria pós venda nos dias atuais:

- Uma política simplesmente imbecil iniciada pela Rolex, que passou a só fornecer peças para sua autorizada. Resumo da história: por melhor que seja o relojoeiro não autorizado, se algo der errado na revisão, você fica na mão. Essa prática pode ser normal no resto do mundo, aqui é abusiva, só não chegou às barras de algum tribunal porque não encontraram a pessoa certa para encrencar. Há leading case, citado por mim há muito tempo, envolvendo a Xerox, que tinha o monopólio da assistência técnica e, lá pelas tantas, cobrava o que bem entendia nas suas revisões;

- Por vias transversas, isso criou um "gap" enorme entre o relojoeiro que trabalha para autorizadas e os que não. A relojoaria mecânica evoluiu, estamos precisando de profissionais, mas, por outro lado, não existem mais escolas no Brasil e, em grande parte do mundo! Afinal, as fábricas tem interesse no mercado de relojoeiros pós venda, mas para eles.

No final das contas, o que conta é o trabalho envolvido. Quanto vale o show, como já disse aqui? Sei lá. Não tenho planilhas de custos para definir se vale ou não.

Gostaria, porém, de ver as seguiintes coisas:

- Possibilidade de escolha pelo cliente, o que hoje é inexistente, pois você até pode mandar o relógio ser revisado no relojoeiro de confiança, mas quando algo der errado, não haverá a loja de peças de carros para comprar a sobressalente. Antigamente havia fornitura, as fábricas vendiam peças para todos. Não mais.

- Vejo que não há uma preocupação das fábricas com o pós venda de relógios novos. No livro Time to Change, por exemplo, os autores sugerem, como na indústria automobilística, que a primeira revisão do relógio fosse gratuita, para incutir no comprador a boa imagem da marca e, também, a necessidade de correta manutenção. Isso também não é feito.

- Gostaria de preços de revisões fixos, baseados na complexidade do serviço, como, aliás, várias marcas já tem feito (ex Breitling, Vacheron, etc). Eles não querem saber quanto custa o relógio, se 100 mil dólares ou 100 reais. O trabalho que o cara vai ter para revisar um crono, estando ambos em ordem, é o mesmo. Sim, coitados daqueles que possuem relógios mais baratos. O custo poderia ser reduzido? Não sei, não estou no ramo para discutir custos.

Mas no final das contas, manter um conjunto de relógios não tão grande, como, por exemplo, o meu (tenho uns 10 relógios que "prestam" e são novos), não sai barato, isso é fato...


Flávio

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awatchmaker

Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #21 Online: 20 Abril 2011 às 00:23:37 »
Flavio isso eh verdade , as empresas estão regulando geral, mas aqui nos EUA com diploma de relojoeiro vc consegue conta com a Rolex, Omega, Tag, entre outras mais, menos Catier, sem chance , varias pessoas ja entraram contra ela e perderam, eles alegam, falta de preparo, falta de ferramentas adequadas, fazem de tudo para nao venderem pecas a ninguem...mas se vc manda pra revisar ums desses Pachas ou cartier santos da vida eles sao barato para revisar e bem rápido retorno e um serviço impecável com os clientes, Omega aqui tbm nao eh cara nem Breitling em suas revisões gerais... Claro que independete se rala todo para trabalhar....

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Offline Adriano

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #22 Online: 20 Abril 2011 às 09:03:17 »
Ah, só dois pontos que gostaria de comentar. Sim, sim, sei que também vou falar, falar, e não dizer nada. Mas aí vai:

- definitivamente um 30T2 não PRECISA de uma revisão caríssima. Eu pelo menos, nunca disse isso. Aliás, relógio nenhum precisa. É o dono do relógio quem decide que cuidados o relógio dele merece e onde ele quer levar para revisar.


Outra coisa, acho engraçada a velha e boa comparação do preço do produto versus preço da revisão. Muita gente em nosso país acha "injusto" o valor da revisão uma vez que o produto custou "x" ou "y". O engraçado é que:

- o preço dos relógios aqui no Brasil custam em torno do quê? Uns 250% a 400% do preço médio internacional? Pelo menos é o que custam comparados com o preço suíço.

- Já as manutenções, e tenho dados concretos disso, de algumas marcas, custam em torno de 50% a 60% do preço médio internacional tabelado pelas marcas e chegam a 40% apenas do preço para o mercado suíço, ou seja, revisões na fábrica, na suíça.

Conta engraçada essa. Reflitam.

Abraços!

Adriano

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Offline Luis O

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #23 Online: 20 Abril 2011 às 12:56:48 »
Bem, vamos lá....rsss

Começamos a falar de números, e isso eu gosto.

Não procuro atrelar o valor da revisão ao valor do relógio....seria um total absurdo.
No entanto, não podemos deixar de considerar este fator.
Um 30T2 não pode ser revisado por R$1.000,00.........na verdade, nem um Rolex 1570. Estou falando de revisão, e não de troca de peças etc.
O valor citado pelo Flávio é um valor que considero justo, R$150,00 numa revisão de um relógio vintage normal, sem maiores complicações. Acima disso, já considero exagerado.
Quanto ao valor da revisão de um Rolex, convenhamos: O QUE SAI CARO É A TROCA DE PEÇAS QUE É IMPOSTA PELA AUTORIZADA, e não o preço da revisão pura e simples. Tem-se, obrigatoriamente, que trocar vidro, guarnições etc, etc.......o Resultado: uma revisão de R$1.500,00 sem necessidade.
Pagar R$150,00 num 30T2 em períodos de 3 anos, não é um absurdo....mas pagar R$500,00 de uma só vez é sim.
Faço uma pergunta ao Adriano: se eu levar um 30T2 na sua autorizada para lavagem e lubrificação(partindo da premissa estrita que só precisa disso), quanto custa? Se vc não responder sinceramente, vou pegar um relógio sem vc saber e mandar lá, e dps posto aki....kkkkkkkkkk
Quanto à questão da reserva de mercado feita pela Rolex, vcs bem sabem que a coisa não funciona do jeito que a Rolex pretendia que funcionasse. NINGUÉM DEIXA DE FZ SERVIÇOS EM ROLEX POR FALTA DE PEÇAS....Adriano, vc sabe disso! E esse fato curioso se dá por culpa da própria Rolex....Alguém deixou de beber durante a Lei Seca nos EUA? CLARO QUE NÃO! As peças de Rolex estão disponíveis em todos os lugares....no Ebay, nas fornituras, nos relojoeiros....só não tem acesso a elas quem não quer, ou prefere ficar adstrito às caríssimas autorizadas Rolex, e à roubalheira institucionalizada pela marca.
Enfim, verdade é que o assunto está se esgotando, e depois de tantas manifestações cheguei a algumas conclusões:
- Os preços dos materiais utilizados nas revisões pelas autorizada não é o que encarece a revisão;
-O valor para revisão de um 30T2 deve girar em torno de R$150,00;
A Rolex está com a estratégia errada, e quem paga numa autorizada Rolex está pagando muito acima do aceitável;
-O patrão do Adriano não toma banho de Moet Chandon nacional;
-E nós consumidores e colecionadores temos que valorizar os profissionais extra-autorizadas, pois nada perdem para os profissionais que lá trabalham;
Também, nós consumidores e colecionadores temos que rever e repensar a estratégia para manter nnossos relógios, pois quem tem vários sabe que não dá para manter uma coleção pagando o preço de autorizada...
Enfim, eram essas as minhas últimas considerações sobre o assunto.
Agradeço, mais uma vez, a manifestação de todos os envolvidos, e o alto nível da discussão.
Grande abraço e boa páscoa.

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Offline Adriano

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #24 Online: 20 Abril 2011 às 13:57:27 »
Luis, assim como médico não dá diagnóstico por telefone ou email, não se dá orçamento de relógio pelos mesmos meios. Dificilmente um 30T2 precisa só da revisão. Normalmente precisa de pelos menos um vidro novo e uma coroa, que são peças baratas. A Omega exige que o serviço tenha essa qualidade.

Então vamos lá: somente revisão de um 30T2, que se enquadra na categoria "C" de calibres muito antigos: R$ 750,00. Normalmente, tabelamos os 30T2 junto com os 260 (e etc.), que se enquadram na categoria "A" de calibre muito antigos: R$ 590,00. Com um ano de garantia e polimento como cortesia.

Como comparação, preço dos mesmos reparos na Suíça: CHF 790,00 para o 260 e CHF 990,00 para o 30T2.

- Sobre o valor da revisão de R$ 150,00 para um 30T2, essa é a sua opinião. Você sabe. Caso contrário não teriam tantos 30T2 para revisar na autorizada.

- Sobre valorizar o relojoeiro extra-autorizada, apóio. Mas recomendo cautela. Esses dias mesmo, o Mauro mostrou um calibre 1120, totalmente mal revisado, óleo por todo lado, lubrificação errada, graxa grafitada dentro do tambor... O relógio mal funcionava. Foi revisado por um relojoeiro extra-autorizada.

Reveja o tópico para refrescar:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,5313.0.html

Alguém confiou seu bem, precisamente um Seamaster Professional Chronometer, à um relojoeiro extra-autorizada, que julgou confiável. O resultado foi esse visto nas fotos.

Abraços!

Adriano


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Offline Luis O

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #25 Online: 20 Abril 2011 às 15:01:59 »
O meu 30T2 não precisa de nada....está perfeito...

Quanto ao valor apresentado......convenhamos....R$750,00 para uma revisão? kkkkkkkkkkkkkkk......troca de vidro e coroa? mesmo que não tenha necessidade?kkkkkkkkkkk....isso resvala na........................deixa para lá....

Citar preços operados na Suiça é o mesmo que comparar o preço de uma faxineira aki e lá......todo serviço manual na europa e nos EUA custa caro, e não é pq eles são super treinados, mas pela excassez de pessoas para fazê-lo....simples assim. Sabe quanto custa um bom marceneiro nos EUA? Eles andam de Ferrari Adriano....

Adriano, acho que chegamos ao apse da nossa discussão. Realmente deixarei maiores considerações para os nossos amigos do fórum....

Sobre a utilização de relojoeiros fora de autorizada, vc sabe que existem grandes relojoeiros em SP que fazem uma revisão dessas pelos exatos R$150,00......e não será vc quem terá capacidade para dizer que a revisão foi mal feita......nem eu....!

Enfim, continue defendendo o seu.....dou a maior força, e acho que vc, até certo ponto, está certo. A autorizada se presta para algumas condições....poucas...como relógios novos, na garantia, alguns modelos especiais, onde não haja peças disponíveis etc...

De qq forma, ficam as nossas considerações para o grupo.

Grande abraço e obrigado.
« Última modificação: 20 Abril 2011 às 15:23:17 por Luis O »

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Offline Adriano

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #26 Online: 20 Abril 2011 às 15:37:01 »

...

Adriano, acho que chegamos ao apse da nossa discussão. Realmente deixarei maiores considerações para os nossos amigos do fórum....

...


Concordo!



...

Sobre a utilização de relojoeiros fora de autorizada, vc sabe que existem grandes relojoeiros em SP que fazem uma revisão dessas pelos exatos R$150,00......

...



Sei sim. Inclusive foi um deles que fez aquela barbaridade no relógio do tópico do Mauro...



...

e não será vc quem terá capacidade para dizer que a revisão foi mal feita......nem eu....!

...

Está certo quanto à você e errado quanto a mim. Você não tem capacidade nenhuma de julgar uma revisão, nem técnica, nem teórica. Eu tenho TODA a capacidade de julgar uma revisão, técnica e teórica.

Abraços!

Adriano

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Offline Luis O

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #27 Online: 20 Abril 2011 às 15:41:42 »
 :D

Feliz Páscoa.

abs

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Offline Adriano

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #28 Online: 20 Abril 2011 às 16:00:17 »
 ;D ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano

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Offline Luis O

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #29 Online: 20 Abril 2011 às 16:10:27 »
Amigo Adriano
Esqueci de perguntar uma coisinha....
A técnica de revisão que vc fala conhecer tão bem é essa descrita em outro tópico?

"Para lavar: solução Araújo, alcool isopropílico e benzina bi-retificada. Isso é essencial mesmo, pois uma boa revisão começa numa boa limpeza, senão é tudo em vão. Caso não tenha uma máquina de lavar em casa, como eu não tenho, e a lavagem e limpeza vai ser feita na mão, quando preparar a solução Araújo, use água morna para diluí-la, em vez de água fria. Aí deixe as peças de molho por uns 10 minutos e esfregue todas com uma escova de dentes velha, e palite os rubis um um palitinho de dentes bem afiado. Volte tudo para a solução, deixa mais um minutos de molho e vá retirando as peças e secando elas bem com a bombinha. Depois de tudo seco, repita a mesma lavagem com o álcool isopropílico. Tem que ser o isopropílico. Vai encontrar ele em farmácias grandes ou lojas que vendem produtos para confecção de perfumes e cosméticos. Por último use a benzina que pode apenas deixar de molho. Não precisa mais esfregar."
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,5206.msg98608.html#msg98608

Só para saber se estou fazendo errado......

abs e aguardo o contato para irmos no Boteco do Bento. Vamos marcar na semana que vem.


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Offline Adriano

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #30 Online: 20 Abril 2011 às 16:29:38 »
Não, essa é a minha dica para revisões caseiras, que escrevi especialmente para você, naquele tópico, em resposta aos seus questionamentos. Uma linha acima do que você replicou em sua mensagem, eu escrevi:

"Se o papo é revisões em casa, como hobby, vou relacionar uma lista do que é preciso para uma revisão decente. É o que tenho e uso em casa:"

Isso não é revisão profissional, acho que isso ficou bem claro. Revisão profissional é bem diferente.

Ah, esqueci de citar: avaliar a qualidade da revisão é uma das minhas tarefas. Avaliar a qualidade da revisão do próprio relojoeiro que trabalha comigo.

Abraço!

Adriano

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Offline Luis O

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #31 Online: 20 Abril 2011 às 16:33:24 »
Valeu. Obrigado pelo esclarecimento.

abs

Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #32 Online: 20 Abril 2011 às 20:57:06 »
Algumas questões colocadas neste tópico chamaram a minha atenção.

A primeira delas é a avaliação da qualidade de uma revisão. Até há pouco tempo atrás, eu julgava uma revisão como bem feita exclusivamente pela observação da precisão do relógio. Se atrasava ou adiantava muito pouco, estava tudo ok. Depois, comecei a considerar também a reserva de marcha. O tempo passou e adquiri um “timegrapher”, aparelho simples, que me possibilitou “enxergar” parâmetros que não via antes: variação diária e amplitude nas diversas posições e abertura do escapamento. Assim sendo, a minha avaliação do que vem a ser uma boa revisão vêm se aprimorando com o tempo. Tomando como exemplo um relógio que retornou da revisão, feita fora da rede autorizada, na semana passada: A amplitude dele está baixa, cerca de 200º, me levando a supor que há algum problema de lubrificação ou peça desgastada que não foi identificada. Outro relógio, revisado em fevereiro pelo mesmo relojoeiro, está ok. Entendo que o profissional não teve recursos ou conhecimento para identificar o problema da amplitude baixa. Outra coisa que tenho observado é a “durabilidade” de uma revisão. Tenho relógios cuja queda de desempenho em poucos meses (perda de amplitude e precisão) foi muito rápida. Talvez lubrificação com produto inadequado? Sei lá.

Quanto ao preço cobrado nas autorizadas, entendo que uma assistência técnica tenha de preencher uma lista de requisitos para ter o status de autorizada. Equipamentos que permitam fazer um bom ajuste, ferramentas de qualidade, máquina para verificar a vedação, ambiente adequado para o trabalho, treinamento, etc. Neste contexto, onde o custo de manutenção da estrutura é alto, o uso de lubrificantes especiais de última geração me parece ser natural. O custo maior de tais lubrificantes é muito pequeno diante dos demais custos envolvidos. O contexto é bem diferente do pequeno relojoeiro, que trabalha sozinho, muitas vezes com material e treinamento obsoletos. Há ainda a questão dos impostos...

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Alberto Ferreira

Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #33 Online: 20 Abril 2011 às 22:08:43 »
... Sim, sim, sei que também vou falar, falar, e não dizer nada.
...

Abraços!

Adriano

Salve!

Bem,...
Se vocês me permitem,..
Nada disso, amigo Adriano.

Muitos aqui, "falam, falam" e...
Dizem, dão o recado, sim!

Se algum "problema" há...
Ele talvez possa eventualmente estar no lado que quem "ouve, ouve"...  ::)
:D

Um abraço para todos os amigos que estão participando desta "troca de idéias".
Alberto
 8)

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Pandolfi

Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #34 Online: 22 Abril 2011 às 10:54:48 »
Olá amigos, afinal, é melhor lubrificar com os produtos da época (se encontrados) ou dá no mesmo usar os atuais?
Abração e Boa Páscoa.
Pandolfi

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Offline Luis O

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #35 Online: 22 Abril 2011 às 11:11:57 »
Prezado amigo Pandolfi

Vc é a prova cabal de que os grande "especialistas" muito falaram e não disseram nada....

Ao contrário do que falou o Alberto, não foi problema de quem ouviu, mas de quem não soube se expressar corretamente.

Não ficou comprovado se existe ganho em utilizar produtos caros e atuais...ninguém sabe mensurar isso. Gastar uma grana numa revisão, em produtos caros etc até o presente momento não foi demonstrado que valha a pena.

Enfim.....devo ser muito ingorante mesmo.....como insinuou o Alberto.

Grande abraço e ótima Páscoa.
« Última modificação: 22 Abril 2011 às 11:16:53 por Luis O »

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awatchmaker

Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #36 Online: 22 Abril 2011 às 15:03:11 »
Hahahahahahaha isso parece ateh piada.....ninguem esta reinventando a roda aqui... depois de tudo que ja foi falado aqui ainda tem gente q nao entendeu que se vc tiver um vintage que valha a pena eh claro que eh melhor vc usar a melhor oleo melhor graxa, como tudo nesta vida,certo?
Agora se vc tiver um Vintage tipo que nao tenha muito valor, va no relojoeiro mais barato e boa sorte... nem pergunte que tipo de oleo ele vai usar, se usar, e como vai ser aplicado,  nem as ferramentas q estou certo que o relogio vai voltar cheios de riscos, e parafusos marcados oleo pra todos os lados, etc... se ainda nao entendeu desta vez vou pedir para minha filha fazer um desenho do jardim da infancia para ficar mais divertido este Forum e todos poderem entender....
Pobres Relojoeiros....
vou usar a biblia agora, tenhamos paciencia com Todos.... uma boa pascoa hhehehehehehe

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Offline Adriano

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #37 Online: 22 Abril 2011 às 15:18:04 »
Olá amigos, afinal, é melhor lubrificar com os produtos da época (se encontrados) ou dá no mesmo usar os atuais?
Abração e Boa Páscoa.
Pandolfi


Melhor usar os atuais. Terá melhor desempenho entre as revisões. É assim que recomenda o fabricante.

Abraços!

Adriano

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Offline Luis O

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Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #38 Online: 22 Abril 2011 às 17:21:27 »
Hahahahahahaha isso parece ateh piada.....ninguem esta reinventando a roda aqui... depois de tudo que ja foi falado aqui ainda tem gente q nao entendeu que se vc tiver um vintage que valha a pena eh claro que eh melhor vc usar a melhor oleo melhor graxa, como tudo nesta vida,certo?
Agora se vc tiver um Vintage tipo que nao tenha muito valor, va no relojoeiro mais barato e boa sorte... nem pergunte que tipo de oleo ele vai usar, se usar, e como vai ser aplicado,  nem as ferramentas q estou certo que o relogio vai voltar cheios de riscos, e parafusos marcados oleo pra todos os lados, etc... se ainda nao entendeu desta vez vou pedir para minha filha fazer um desenho do jardim da infancia para ficar mais divertido este Forum e todos poderem entender....
Pobres Relojoeiros....
vou usar a biblia agora, tenhamos paciencia com Todos.... uma boa pascoa hhehehehehehe

Pandolfi, reparou que agora nós dois fomos chamados de BURROS? kkkkkkkkkk.........o que é uma honra se considerarmos quem chamou, ou seja, o Alberto e o AWM...enfim...

abs
« Última modificação: 22 Abril 2011 às 17:29:06 por Luis O »

Re: LUBRIFICAÇÃO - RELÓGIOS VINTAGE
« Resposta #39 Online: 22 Abril 2011 às 19:38:45 »
Julgo que a discussão foi mais porque cobra mais por 1 revisão as marcas do que o relojoeiro da esquina, e menos quais os oleos a usar num vintage se os atuais se aqueles que existiam na altura do fabrico desse relogios.
Julgo que para 1 relogio funcionar bem tem é que ter boa lubrificação, com os oleos adquadas para cada parte do seu movimento..
Quanto ao valor a cobrar por revisão tem a mais ver com com as complicações de cada relogio, doque com o fato se ser vintage ou actual, pois um 1 calibre dos anos 50 que possa ainda estar a ser comercializado dá tanto trabalho a revisar quer tenha 30 anos como 10 pode ficar mais caro o mais antigo se tiver peças a substituir.
Pascoa feliz.