Menu principal

Relógio de Sol da Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes - MG

Iniciado por Bernardo, 07 Maio 2011 às 21:32:18

tópico anterior - próximo tópico

Bernardo

Olá,

Estive semana passada na cidade de Tiradentes, Minas Gerais. Lá, na Igreja Matriz de Santo Antônio, há um interessante relógio de sol, datado de 1785. Trouxe algumas fotos para compartilhar com os amigos.

Indo para Tiradentes, de trem, saindo de São João Del Rei:

Meu Seiko GS, recém revisado pelo Mauro, foi junto no passeio:

Aqui, o meu meio de transporte na cidade de Tiradentes, cuja força motriz parece em ótima forma física e cheio de disposição:

A Matriz de Santo Antônio:

O relógio de sol:

Parte da frente do relógio, onde é marcada a hora nesta época do ano:

Parte de trás do relógio:

Foto de um cachorro, no pátio de outra igreja, ainda em Tiradentes. Aparentemente, bem menos estressado do que eu...

Abraço a todos,

Bernardo

Alberto Ferreira

Salve!

Parabéns pelas fotos e pela viagem!
Grato por compartilha-las conosco!

Mas...
Em algumas delas, nomeadamente a terceira e a última, percebe-se que o tempo como que parou...
;)

Alíás, até o Sol deve passar um pouco mais devagar por aquele relógio, não?
8)

Abraços,
Alberto

O Cara

Excelentes fotos Bernardo,
eu adoro fotos de igreja, quando viajo procuro a igreja local para fotografá-la, tenho uma pequena coleção espalhada pelos meus arquivos.

Obrigado por compartilhar conosco.
Um abraço
Fábio

mestreaudi

Muito legal esse relógio!!  ;)

Se eu não me engano até vendem pequenas réplicas desse relógio na cidade... Ou não?

Abs
Rafael.

Bernardo

Citação de: Alberto Ferreira online 07 Maio 2011 às 23:08:31
Mas...
Em algumas delas, nomeadamente a terceira e a última, percebe-se que o tempo como que parou...

Olá Alberto,

O tempo realmente parece que parou. As características originais da cidade estão bem preservadas, a cidade tem poucos habitantes e tudo me pareceu muito calmo.

A foto abaixo ajuda a contextualizar a última foto, que foi tirada em frente à Igreja do Rosário:

Um abraço,

Bernardo

Bernardo

Citação de: O Cara online 08 Maio 2011 às 01:44:05
eu adoro fotos de igreja, quando viajo procuro a igreja local para fotografá-la, tenho uma pequena coleção espalhada pelos meus arquivos.

Prezado Fábio,

Interessante observar que a Matriz de Santo Antônio é a segunda igreja em ouro no Brasil. É muito rica em detalhes e vale a pena fazer uma visita. Entretanto, não é permitido fazer fotos no interior dela.

Fiz fotos no interior da Igreja do Rosário, que também é muito bonita:

Teto da Igreja:

Um abraço,

Bernardo

Bernardo

Citação de: mestreaudi online 08 Maio 2011 às 20:37:45
Muito legal esse relógio!!  ;)

Se eu não me engano até vendem pequenas réplicas desse relógio na cidade... Ou não?

Prezado Rafael,

Sim, são vendidas pequenas réplicas do relógio de sol, o qual entendo ser um símbolo da cidade.

Trouxe uma destas réplicas para mim. Irei fazer fotos dela nos próximos dias para postar aqui.

A foto abaixo é da entrada de uma loja de artesanato na cidade, onde havia para vender, além das réplicas do relógio de sol, alguns relógios de parede e carrilhões bem antigos:

Um abraço,

Bernardo

Bernardo

Olá,

Fotos da pequena réplica do relógio de sol:

Abraços,

Bernardo

Alberto Ferreira

Salve!

Que legal, Bernardo.

E o "reloginho", funciona?
Digo, é razoavelmente "aferido"?

Abraços,
Alberto

Bernardo

Olá Alberto,

De acordo com o "manual", um pequenino pedaço de papel, escrito a mão, que me foi entregue pelo vendedor:

na primavera e verão a hora é marcada no lado onde aparece a marcação XII (frente);
no outono e no inverno a hora é marcada onde aparece a marcação IIX (trás);
a marcação VI da tarde deve ficar virada para o leste.

Para fazer ele funcionar eu teria de colocá-lo em um ambiente aberto e ensolarado, onde, nesta época do ano, o sol batesse na parte de trás do relógio. Supondo meio-dia, eu teria de posicionar o relógio de modo que a haste faça sombra na marcação de IIX, e o restante das horas, a princípio, seria marcado de maneira correta. Isto, considerando que o pequeno relógio tenha sido bem projetado. O vendedor disse que funciona.

Mas... moro em apartamento... o relógio está em local sempre sombreado e/ou com luz artificial e não há como fazê-lo funcionar de maneira apropriada.

O relógio original, corretamente projetado e posicionado, marcava a hora de maneira correta, conforme pode ser visto na 10ª foto (repare na sombra da haste). Era cerca de meio-dia, conforme marcava o meu relógio de pulso.

Estive lendo que este relógio de sol foi trazido de Portugal e colocado no terreno em frente à igreja no ano de 1875. 

Abraços,
Bernardo

Alberto Ferreira