Menu principal

Mais uma marca no mínimo "estranha": Swiss Legend

Iniciado por admin, 19 Maio 2011 às 21:33:38

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Um amigo, todo feliz, comprou um relógio "Swiss Army". Isso foi o que ele disse...É bom? Bem, é bom cara, estão fazendo coisas bacanas, mas não é muito minha praia, pois não sou muito fã dessa mistura de produtos dentro de uma fábrica. Quando penso na Swiss Army, penso em cutelaria, não relógios! Mas são bons...

Trouxe para eu ver. O relógio, externamente, é bem feito. Vem inclusive com um watchwinder bastante legal. Porém, NÃO ERA UM SWISS ARMY, mas um Swiss Legend.

Olho ali, olho aqui...Está escrito Swiss no mostrador e o manual indica o movimento como Suíço. Não consigo identificá-lo (e achei muito pobrezinho, coitado...).

Não falei nada, mas lá pelas tantas estava achando que a única coisa suíça no relógio era o print no mostrador.

O movimento é esse mostrado em um modelo que escolhi aleatoriamente na Amazon:

http://www.amazon.com/Swiss-Legend-90020-22-Commander-Collection/dp/B001T0HVIO

O que sabem sobre essa marca e esse movimento? Achei no mínimo...estranho. Mas não falei nada. Gostou do relógio e, diga-se, não foi tão barato assim. Lembrou-me aquela discussão passada sobre a TWSteel.

Flávio

SlacKK

Flávio,

É um Claro-Semag CL888, dizem que é meio chinês (clone do Seagull ST16) - meio suiço (acabado na Suiça), são também usados nos Zodiac Oceanaire....

http://www.tractionink.com/watch_wiki/index.php?title=Claro-Semag

Comparativo do Swiss Legend no WUS:
http://forums.watchuseek.com/f72/claro-semag-cl-888-versus-sea-gull-st16-tear-down-312588.html

flávio

Nunca tinha ouvido falar nessa marca. E quem copiou quem? Será que a Seagull faz o grosso para eles e, depois, eles ajustam o movimento na Suíça? É nessas horas que concordo com o Igor: que 60% o que! Deveriam exigir 100% de toda fabricação na Suíça para ousar colocar alguma referência ao país onde quer que fosse. Digo isso porque no caso da tal marca, eles colocam o Swiss no mostrador. De acordo com a lei, então, não apenas 50% do valor agregado ao movimento deve ser suíço como montagem e controle feitos lá.

Flávio

SlacKK

Claramente é uma maneira de burlar as regras para poder constar o "Swiss Made" no relógio, mas na verdade é um movimento chinês clone de um movimento já considerado cópia....

Cigano

Citação de: SlacKK online 19 Maio 2011 às 22:13:08
Claramente é uma maneira de burlar as regras para poder constar o "Swiss Made" no relógio, mas na verdade é um movimento chinês clone de um movimento já considerado cópia....

Então resumindo... cópia da cópia!?!?! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

SlacKK

Cigano,

Até onde eu li, o Seagull ST16 é "meio que baseado" no Myiota 8215, e o Claro-Semag CL888 é um ST16 acabado e montado na Suiça...

Não que o CL888 seja um movimento péssimo, mas perde feio pro Seiko 7S26 e pro Orient 469, li relatos de +-45 Seg/Dia...

igorschutz

"Acabado na Suíça" entre aspas, pois os únicos processos de industrialização que essa porqueira recebe na Suíça são um rotor gravado lá e a mola do balanço.

É uma verdadeira vergonha um treco desses receber o selo Swiss Made.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

zE_

Provavelmente em algum lugar tem gravado "made in china".

Cigano

Citação de: SlacKK online 19 Maio 2011 às 22:29:03
Cigano,

Até onde eu li, o Seagull ST16 é "meio que baseado" no Myiota 8215, e o Claro-Semag CL888 é um ST16 acabado e montado na Suiça...

Não que o CL888 seja um movimento péssimo, mas perde feio pro Seiko 7S26 e pro Orient 469, li relatos de +-45 Seg/Dia...

Obrigado pela aula caro Slackk...

Nesse modelo postado pelo patrão, podemos ver que no mostrator não está "Swiss Made" e sim "Swiss Movt"

Então apenas o movimento se "diz" ser "suiço"... Certo ??
Abraços,
Cigano!

Cigano

Citação de: igorschutz online 19 Maio 2011 às 22:40:07
"Acabado na Suíça" entre aspas, pois os únicos processos de industrialização que essa porqueira recebe na Suíça são um rotor gravado lá e a mola do balanço.

Concordo!!
Abraços,
Cigano!

SlacKK

Citação de: igorschutz online 19 Maio 2011 às 22:40:07

Igor,

Entre aspas mesmo, acredito que no máximo seja montado lá mesmo...

Na minha opnião pra ser Swiss Made deveria além de fabricado, ter sido projetado lá...

flávio

No do meu colega vem escrito só Swiss no mostrador. Se ele tem apenas escrito swiss movt, é porque (pela lei) o movimento contém partes suíças, mas onde foi montado? Só Deus sabe...

Flávio

SlacKK

Citação de: Cigano online 19 Maio 2011 às 22:50:29
Citação de: SlacKK online 19 Maio 2011 às 22:29:03
Cigano,

Obrigado pela aula caro Slackk...

Nesse modelo postado pelo patrão, podemos ver que no mostrator não está "Swiss Made" e sim "Swiss Movt"

Então apenas o movimento se "diz" ser "suiço"... Certo ??

Cigano,

Esse Swiss Legend no fundo está gravado "Swiss Made" além do "Swiss Movt" no dial, e o famoso Zodiac Oceanaire também com o mesmo movimento também é Swiss Made,  não entendo disso mas um relógio fabricado na Suiça que levasse movmento chinês sequer poderia ser chamado Swiss Made.... mas o CL888 por ser montado e "acabado" na Suiça acaba levando o selo...

Cigano

Caros, Flávio e SlacKK, obrigado pela aula, e sei que ainda não acabou por aqui, então agora vou dar uma de bom aluno, e assistir mais um pouco!! 8) 8)

Thanks!!
Abraços,
Cigano!

flávio

Bem...Pela lei, o relógio só pode conter o swiss (sozinho) ou swiss made NO MOSTRADOR se o movimento é suíço, o movimento é colocado na caixa na Suíça e a inspeção final é feita na Suíça. Porém, para um movimento ser considerado suíço, ele não precisa ser...Suíço. O critério é o seguinte: o movimento foi montado na Suíça, foi inspecionado na Suiça e tem pelo menos 50% de valor de componentes feitos na Suíça.

Se o movimento atende ao critério de custo, mas não foi montado na Suíça, as expressões swiss, swiss movement, etc, poderão aparecer em partes do movimento (no caso do swiss) ou em outra parte do relógio.

O mesmo se aplica às outras partes específicas do relógio, como, por exemplo, caixa, bracelete, etc.

Exemplos? Tenho um Omega Speedmaster Automatic fabricado em 1998 que possui a inscrição Swiss Made no mostrador. Presume-se, pois, que o movimento tem pelo menos 50% de valor agregado suíço, foi montado na Suíça e ajustado lá. Vou além: EU SEI que tudo foi feito lá, pois a ETA e Omega lá estão localizadas. Como diria o poeta "eu vi com meus próprios olhos!"

Porém, não há qualquer inscrição no bracelete. Na caixa eu sinceramente não sei, pois não lembro o que está escrito dentro dela. O bracelete do Omega Speedmaster Auto, pois, não foi fabricado na Suíça, presume-se.

No meu Omega Planet Ocean, além do Swiss Made no mostrador (na caixa, mais uma vez, não sei, não abri o relógio), também há inscrição Swiss no bracelete. Ele é suíço (de acordo com a lei, mesma coisa: valor agregado, inspeção, blá, blá, blá).

Mas olhem o contrasenso desse tal Swiss Legend. No do meu colega, está escrito Swiss no mostrador e Swiss Made no movimento. A presunção legal é que o movimento foi fabricado na Suíça (o critério acima) e o relógio foi montado lá. No exemplo que citei sem querer, porém, fica um contrasenso e duro de levar à sério a fábrica. Ora, se está escrito Swiss movement no mostrador, quer dizer que o troço não foi regulado,  montado, etc na Suíça. Porém, o troço tem um Swiss Made na caixa, que não é normal, pois não colocam isso fora da caixa, mas dentro, dando a impressão que é Swiss Made, quando isso é incompatível com o Swiss Movemnt.

Não sei se ficou claro, mas achei trambicagem. Ou é ou não é!

Flávio

SlacKK

Também acho que é trambicagem... Eu não compraria um relógio suiço nem com o Sellita SW200 (clone suiço do 2824), imagina com o Claro-Semag...

Adriano

Chuta que é macumba!

Agora, com Sellita é diferente. O movimento é suíço mesmo, totalmente. A Oris por exemplo só usa Sellita já há algum tempo.E pelo que tenho avaliado, é a mesma coisa que um ETA em termos de qualidade e precisão. Em uma das fábricas, saem peças para Sellita e para Hublot, do mesmo lugar. Nem há comparação com a tal Claro-Semag, que nem aparência decente tem.

Apenas um adendo com relação ao comentado sobre o Speedmaster: o fato de um bracelete não estar escrito Swiss, de fato, é porque não foi feito na Suíça, mas não significa que que foi feito em lugares pouco nobres. Os braceletes mais complexos são feito na Suíça, mas os menos complexos vêm de outros lugares como Alemanha, França, Austria... A famosa pulseira mesh clássica, por exemplo, é feita na Alemanha. As pulseiras de couro por sua vez, normalmente são francesas ou austríacas.

Abraços!

Adriano

Ricardo

Se os colegas sabem LER, no dial está escrito. vou traduzir:

SWISS MOVT quer dizer.

MOVIMENTO SUIÇO

e não SWISS MADE, que quer dizer:

FEITO NA SUIÇA

Abraços.

Adriano

Vixe! Chamou alguém de "anarfabeto" e "inguinorante"!  :o

Abraços!