Menu principal

Qual a função da "capa" protetora da roda de coluna nos cronos da Patek?

Iniciado por admin, 01 Junho 2011 às 20:18:50

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Sempre observei tais "capas" e nunca entendi o motivo da existência delas. Qual o motivo, considerando que a Patek é a única que usa isso? Aliás, já usava desde os primórdios da Valjoux...

Exemplo:

http://www.worldwatchreview.com/wp-content/uploads/2010/12/patek-philippe-ch-29-535-ps-manual-wound-chronograph-movement.jpg

Flávio

RÔMULO FÓZ

Uma vez perguntei isso para um senhorzinho relojoeiro de Campinas. Ele comentou que era para evitar qualquer escorregada de alavanca/mola comprida. Os cronos de bolso por terem peças enormes eram equipados com esses tipos de capas... Não sei se é verdade ou lenda..
abs
romulofoz

flávio

Rômulo, andei dando uma pesquisada e vi as seguintes explicações:

- Pura estética. Minha opinião: estética é um troço estranho, subjetivo. Mas no caso da Patek, não faz o mínimo sentido, pois se queriam esconder uma engrenagem, por que não o fizeram com todas?

- Servir de reservatório de lubrificante. Também não faz o mínimo sentido, já que a capa não gira junto com a roda, ela fica solta acima e, claro, a ponta da alvanca não toca nela, mas nos dentes.

- A sua, cuja crítica que faço é a mesma acima.

Eu sinceramente não sei para que diabos serve isso! Depois de anos essa dúvida me ocorreu...

Flávio

RÔMULO FÓZ

Rsss, sim as vezes usar algo para tampar é mais bonito ou aguça mais a nossa imaginação.... ;D

abs
romulofoz

flávio

Cigano

É meio constrangedor para mim o que vou dizer agora, mais é a mais pura verdade, e sei que muitos vão me chamar de "asno" e tirar o sarro!! :-[

Faz um tempão que participo do FRM, e pesquiso algo dali, daqui, e podem acreditar....
Vejo falar, leio algo que diz... mais na prática não sabia o formato e o que era :-[... mais já tinha visto aos montes...

A tal roda de colunas... afff... essa vai ficar para história do fórum... um participante, praticamente ativo do fórum que sou, vivo as vezes postando coisas não muito interessantes... será que isso é para mim ??? :-\

Caro Flávio, devo a você por agora saber o que é a tal famosa roda de colunas...

Por conta deste tópico, me lembrei da tal dúvida, e fui fazer uma pesquisa melhor, com base na foto do link que você postou... Valeu mesmo. :-[

Obrigado...

Agora vi que minhas pesquisas estão extremamente fracas... :( :'(
Abraços,
Cigano!

flávio

Citação de: Cigano online 02 Junho 2011 às 00:18:30
É meio constrangedor para mim o que vou dizer agora, mais é a mais pura verdade, e sei que muitos vão me chamar de "asno" e tirar o sarro!! :-[

Faz um tempão que participo do FRM, e pesquiso algo dali, daqui, e podem acreditar....
Vejo falar, leio algo que diz... mais na prática não sabia o formato e o que era :-[... mais já tinha visto aos montes...

A tal roda de colunas... afff... essa vai ficar para história do fórum... um participante, praticamente ativo do fórum que sou, vivo as vezes postando coisas não muito interessantes... será que isso é para mim ??? :-\

Caro Flávio, devo a você por agora saber o que é a tal famosa roda de colunas...

Por conta deste tópico, me lembrei da tal dúvida, e fui fazer uma pesquisa melhor, com base na foto do link que você postou... Valeu mesmo. :-[

Obrigado...

Agora vi que minhas pesquisas estão extremamente fracas... :( :'(

O fórum serve para isso: não sabia o que era, procurou, se inteirou, conhecimento difundido. Bom. Mas agora vem a pegadinha, já que eu também não sei a resposta: e a capa? Só a Patek usa isso atualmente...

Flávio

Cigano

Citação de: flavio online 02 Junho 2011 às 00:20:31

O fórum serve para isso: não sabia o que era, procurou, se inteirou, conhecimento difundido. Bom. Mas agora vem a pegadinha, já que eu também não sei a resposta: e a capa? Só a Patek usa isso atualmente...

Flávio

Olha eu achei em alguma coisa, traduzi no google...mais já que o seu inglês é 100x melhor que o meu...rsrs vou mandar em inglês para que você dê uma olhada e outros membros, pelo que li, essa "capa" não está aí á toa!! Foi o que me pareceu na leitura!!

The eccentric cap
It is one of the eccentricities of Patek Philippe to hide its column-wheel under a cap; lesser brands expose their column-wheels just to show they have this widely considered attribute of the better class of chronograph. The now defunct purpose of this cap was to pre­vent the column-wheel levers from popping out if the watch is jolted. Rather than remove the cap and commit the unspeakable vulgarity of exposing the column-wheel, the constructors have found a new use for it. The cap serves to adjust the depth at which the chronograph wheels mesh together. If they engage too tightly, the movement grips; too loosely and the chronograph hand shudders. Past chronographs have used an eccentric screw placed awkwardly near the middle of the movement to adjust the depth. Instead of a screw, the column-wheel cap on this model is made eccentric by a tenth of a millimeter, controlling the depthing at the far end of the clutch lever. The watchmaker need only rotate the eccentric cap to adjust the depth.

FONTE

OBS: Se tiver algo de errado, pode excluir a postagem!!
Abraços,
Cigano!

Desotti

Acho a roda de colunas justamente a peça mais atraente nos movimentos de cronógrafo com ela equipados, escondê-la para mim beira a heresia! :P ;D

Mas "Patek é Patek", em materia de horologia eles podem tudo... ;)

[[]]'s

Gravina

Citação de: Cigano online 02 Junho 2011 às 01:04:04

Flávio
]

Excluir? ;D......A fonte é boa ;)
Grato por compartilhar, pois acabo de encontrar uma informação neste site que buscava há anos, valeu!

Abs

Gravina

Gravina

Citação de: Desotti online 02 Junho 2011 às 01:51:50
Acho a roda de colunas justamente a peça mais atraente nos movimentos de cronógrafo com ela equipados...
[[]]'s

Idem!
A primeira coisa que olho para identificar um movimento cronógrafo, conhecer um calibre,  é a roda de coluna (é um tipo "sacada geral"), depois é que vou para  o desenho da  ponte do cronógrafo, e para outras molas em busca da identificação!

Abraços

Gravina

RÔMULO FÓZ

Opa, valeu Cigano  ;)
E não é que o veinho estava certo, ou quase certo...  ;D
Ele comentava que os cronos de bolso minerva tinha um parafuso com uma cabeça chata no meio da alavanca somente para travar esta alavanca, a capa veio justamente com esta finalidade, substituir o parafuso. A patek, assim como todo apaixonante por movimento, adorou esse "plus a mais" nos movimentos visto que em movimentos pequenos, que por consequencia alavancas pequenas, não necessitavam da capa protetora.
abs
romulofoz

Flávio

Olha eu achei em alguma coisa, traduzi no google...mais já que o seu inglês é 100x melhor que o meu...rsrs vou mandar em inglês para que você dê uma olhada e outros membros, pelo que li, essa "capa" não está aí á toa!! Foi o que me pareceu na leitura!!

The eccentric cap
It is one of the eccentricities of Patek Philippe to hide its column-wheel under a cap; lesser brands expose their column-wheels just to show they have this widely considered attribute of the better class of chronograph. The now defunct purpose of this cap was to pre­vent the column-wheel levers from popping out if the watch is jolted. Rather than remove the cap and commit the unspeakable vulgarity of exposing the column-wheel, the constructors have found a new use for it. The cap serves to adjust the depth at which the chronograph wheels mesh together. If they engage too tightly, the movement grips; too loosely and the chronograph hand shudders. Past chronographs have used an eccentric screw placed awkwardly near the middle of the movement to adjust the depth. Instead of a screw, the column-wheel cap on this model is made eccentric by a tenth of a millimeter, controlling the depthing at the far end of the clutch lever. The watchmaker need only rotate the eccentric cap to adjust the depth.

FONTE

RÔMULO FÓZ

Pequisando, achei um crono de bolso sem a capa, nota-se que tem um parafuso com uma cabeça que segura a alavanca.

abs
romulofoz

Phebos

Obrigado por esse ótimo tópico flavio.
Sou novo aqui no fórum. Apenas um engenheiro que gosta muito dessa arte que é a horologia e a cada dia tento me aprofundar mais nesse vasto mundo!!
Confesso que não sabia o que era a roda de coluna e tambem depois desse tópico fui comparar a fotos do patek postado com o do meu zenith EL primero.
Realmente a roda de coluna fica exposta diferente do PP.

Eu já lia o fórum mas agora pretendo participar mais ativamente.
Espero aprender muito com os grandes mestres!!

Um abraço!

Adriano

Citação de: RÔMULO FÓZ online 01 Junho 2011 às 20:38:25
Uma vez perguntei isso para um senhorzinho relojoeiro de Campinas. Ele comentou que era para evitar qualquer escorregada de alavanca/mola comprida. Os cronos de bolso por terem peças enormes eram equipados com esses tipos de capas... Não sei se é verdade ou lenda..
abs
romulofoz

O relojoeiro senhorzinho está correto. Os parafusos "cabeçudos" entre alavancas e molas têm essa função.

Abraços!

Adriano

Gravina

Crono Patek de 1906, que passou pela Mooca.....uma breve permanência...

Abs

Gravina

flávio

Ao invés de existir o parafuso no meio da alavanca, com a capa essa é premida na ponta que está em contato com a roda de colunas, é isso?

Flávio

RÔMULO FÓZ

pois é pois é pois é  ;D

abs
romulofoz

Citação de: flavio online 02 Junho 2011 às 10:12:26
Ao invés de existir o parafuso no meio da alavanca, com a capa essa é premida na ponta que está em contato com a roda de colunas, é isso?

Flávio

Alberto Ferreira

Salve!

Sim. Parece ser mesmo isso.
Manter a alavanca em seu lugar, evitando que ela escape da posição.

Eu também gosto das rodas de colunas (de ver inclusive)  pois além da função em si elas são uma espécie de "ícone" para os cronos que a possuem, portanto eu prefiro vê-las à mostra.  ;)

Mas nós temos que convir que a solução da Patek é muito mais elegante, mesmo do ponto de vista do acionamento mecânico, do que aqueles parafusos que "guiam" as alavancas.

Abraços a todos,
Alberto

Cigano

Citação de: Gravina online 02 Junho 2011 às 05:35:55

Flávio
]

Excluir? ;D......A fonte é boa ;)
Grato por compartilhar, pois acabo de encontrar uma informação neste site que buscava há anos, valeu!

Abs

Gravina

Caro mestre Gravina, eu também gostei desse site, é muito legal!!

Citação de: RÔMULO FÓZ online 02 Junho 2011 às 07:52:44
Opa, valeu Cigano  ;)
E não é que o veinho estava certo, ou quase certo...  ;D
Ele comentava que os cronos de bolso minerva tinha um parafuso com uma cabeça chata no meio da alavanca somente para travar esta alavanca, a capa veio justamente com esta finalidade, substituir o parafuso. A patek, assim como todo apaixonante por movimento, adorou esse "plus a mais" nos movimentos visto que em movimentos pequenos, que por consequencia alavancas pequenas, não necessitavam da capa protetora.
abs
romulofoz

Eu é que tenho que agradecer vocês pela aula, e que grande aula, burro que eu sou, já tinha visto a tal roda de colunas, mais nem me passava na cabeça que é essa "pecita" aí!!
Abraços,
Cigano!