Menu principal

Tissot T005.517A

Iniciado por chip, 04 Junho 2011 às 08:45:02

tópico anterior - próximo tópico

chip

Olá ;)

Tenho um Tissot, modelo 7005.517A com a precisar de substituir a bateria...

Qual a melhor forma de abrir a tampa de fundo sem danificar nada?
Esta é uma tampa de encaixe, certo?

Acho as tampas de rosca bem mais fáceis de trabalhar e consequentemente mais "fiáveis".

Abraço
Aquele abraço

automatic

Para as tampas do tipo pressão eu uso um estilete.

chip

Citação de: automatic online 04 Junho 2011 às 10:29:36
Para as tampas do tipo pressão eu uso um estilete.

Uma navalha certo? e não risca?

Das duas tentaivas que fiz escapou a navalha.
Tem alguma técnica específica?

Os meus cumprimentos
Aquele abraço

Paulo Sergio

"Tem alguma técnica específica?"

Tem... mãos firmes!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Adriano

Bem, o certo certo mesmo é levar na autorizada. Lá tem o mais importante, que é o técnico com experiência de abrir milhares de relógios. O relógio será testado no funcionamento e na vedação. Vale a pena.

A ferramenta correta é o canivete de relojoeiro. Aí é preciso experiência para abrir numa tacada só, sem escapar e riscar e o mais importante, sem danificar ou cortar a junta!

Abraços!

Adriano

solano

Citação de: Adriano online 04 Junho 2011 às 17:03:25
Bem, o certo certo mesmo é levar na autorizada. Lá tem o mais importante, que é o técnico com experiência de abrir milhares de relógios. O relógio será testado no funcionamento e na vedação. Vale a pena.

A ferramenta correta é o canivete de relojoeiro. Aí é preciso experiência para abrir numa tacada só, sem escapar e riscar e o mais importante, sem danificar ou cortar a junta!

Abraços!

Adriano

Pois é a junta !!!! Aí é que mora o perigo ! :-\
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

chip

Boas :D

Obrigado pelos conselhos, mas consegui abrir sem danificar nada.

Curioso é o material que está a fazer de vedante... Nylon? ???

Eu esperava uma borrachinha toda xpto.
Bem,  :-\ tudo isto fica muito justinho e é como vinha de origem... O certo é que eles garantem estanquicidade até 100Metros? ???

Abraço
Aquele abraço

Adriano

A junta de plastico, ou mais exatamente, Asutane, em fundos de pressão e muito mais eficiente do que as de borracha. No sistema de borracha, a junta é muito passiva no sistema, e é a tampa quem se fixa na caixa, encaixe este que não oferece muita precisão.  No sistema desse Tissot, usado em muitos Tissot, Mido, Longines, Rado e Omega, como os Speedy Reduced, Date e Day-date mais antigos, e Constellation, a junta é quem fixa a tampa na caixa, e a vedação é perfeita.

Abraços!

Adriano

chip

Olá :)

Ao Amigo Adriano, o meu muito obrigado por toda a informação técnica e disponibilidade.
Eu já havia encontrado noutros Tissot de Senhora e um Omega Crono 1152, exactamente o mesmo processo de encaixe e devo dizer que achei um método de fecho, pouco "digno" para marcas com alguma tradição no mercado.

De facto, após troca da pilha... Envolvi o Asutane em "silicone puro" (humedecido) e voltei a encaixar tudo direitinho.
Efectuei o teste de estanquicidade e devo dizer que não havia nenhuma fuga... (não é que funciona?) ;)

Grato
:D
Aquele abraço

Adriano

Não não não! Jamais use silicone nesse tipo de junta! É terminantemente proibido!

Esse é mais um motivo pelo qual recomendamos a assistência técnica: lá há procedimentos e normas que os relojoeiros de fora não conhecem!

O uso do silicone nesse tipo de junta não apenas não permite a vedação, como pode fazer com que a tampa seja expulsa da caixa expontaneamente. Recebemos na assistência técnica um número considerável de relógios simplesmente faltando a tampa do fundo. Motivo? A pilha foi trocada em qualquer lugar. Um exame rápido revela o silicone na caixa. O prejuízo é grande.

Então, se quiser fazer a coisa razoavelmente certa, remova imediatamente todo o silicone aplicado. Limpe de maneira a nao restar nenhum resquício de silicone nem na caixa, nem na tampa e muito menos na junta.

E nunca use siicone em juntas fixas de fundo de pressão, seja de nylon, Asutane, ou nitrile (borracha).

Infelizmente poucos relojoeiros sabem que o silicone não veda nada. Silicone é apenas um lubrificante para juntas de borracha móveis ou que sofrem atrito, com as de coroas, botões e fundos rosqueados. Se a junta não se relaciona com peças móveis, como juntas de vidro, não se deve usar silicone pois ele PREJUDICA A VEDAÇÃO.

O silicone é um lubrificante e não um vedante, jamais. E usa-se ele nesses materiais porque não ataca o nitrile ou borracha natural, coisa que aconteceria com lubrufucantes vegetais, minerais e etc.

Abraços!

Adriano

chip

Boas de novo :)

Puxa vida, eu a pensar que estaria a proceder correctamente.

Vou já retirar todo o "material aplicado" (silicone).

Mais uma vez, obrigado pela "dica"... Grato.

Abraço
Aquele abraço