Menu principal

Qual veio primeiro - Rotor livre ou Bumper?

Iniciado por Atalo, 07 Junho 2011 às 17:11:27

tópico anterior - próximo tópico

Atalo

Amigos,

Em conversas com colegas de trabalho sobre os tipos de carregamento automático, surgiu uma daquelas questões que ninguém soube definir ao certo e então ficamos com várias opiniões "definitivas" e nada "conclusivas".

Então, as perguntas:

Dos sistemas de carregamento automático, qual é a ordem cronológica de apresentação/aplicação/patente?

O rotor livre veio primeiro? O "bumper" veio como evolução do rotor livre?

O sistema bi-direcional com rodas reversoras é dos anos 30, certo?

Agradeço antecipadamente.

Átalo

igorschutz

Em tese, o rotor livre veio antes, com Perrelet, mas era ineficiente em relógios de bolso. Daí, veio o Perpetuelle do Breguet, que usava um sistema similar ao bumper, que funcionava melhor em relógios de bolso.

Em relógio de pulso, o bumper apareceu, comercialmente, antes, e logo em seguida veio o Perpetual da Rolex, com rotor livre.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Rafa_Almeida

Caro Atalo,

Eu com certeza não sei responder sua questão...

Mas digo uma coisa...

Que inveja do seu círculo de amizade no trabalho!!!!  ;D ;D ;D

Abração,

Rafa

Atalo

Rafa,
Não é um hospital psiquiátrico, mas bem que tem uns maluquinhos. E são uns caras que apreciam um bom papo ;D
Átalo

Volante

Pessoal, eu não compreendo por que o bumper funciona bem em relogios de bolso e o rotor livre não, já que o rotor livre é um bumper que pode trabalhar com uma amplitude maior, para mim os dois sistemas tem o mesmo principio, um com a amplitude limitada e o outro não. Abs.

igorschutz

O "bumper" do relógio de bolso é diferente do relógio de pulso, mais adequado aos movimentos que aquele faz quando seu dono está portando-o.

Volante

Igor, cite algumas diferenças, conheço muito pouco sobre os relogios de bolso automáticos. Abs.

igorschutz

A diferença está no formato e no ponto de fixação do pêndulo.

Como imagino que você já conheça um bumper de pulso, procure por Breguet Perpetuelle pra você ver a diferença.

Volante

Igor, realmente a  diferença está na posição da montagem do pino central do pendulo e no formato da massa, mas no meu ponto de vista o mecanismo é o mesmo, são  formatos diferentes para o mesmo mecanismo; pelo que entendi a grande diferença entre os pendulos  está justamente na massa, como os relogios de bolso tem pequena amplitude de movimento, a massa maior propicia um carregamento tambem maior nessa situação, m x v, para termos a mesma energia armazenada, com pouca velocidade, mais massa. Abs. Volante.