Menu principal

Como ficou a questão da liberação de imposto para relógio de pulso?

Iniciado por O Cara, 04 Julho 2011 às 12:57:24

tópico anterior - próximo tópico

O Cara

Galera, há algum tempo atras, houve um debate aqui sobre a liberação do imposto para compra de relógio, notebook, máquina fotográfica (1 unidade para uso pessoal de cada).
Em que pé está isso?

À galera que viaja com frequência, está funcionando isso? Pode mesmo trazer uma peça de cada sem limite de valor ou a interpretação da lei foi errônea?
Um abraço
Fábio

igorschutz

Fábio, já está valendo, e não tem erro (aliás, desde antes da mudança na legislação já não havia muito erro).

Você pode trazer um relógio de pulso de qualquer valor e não será taxado, desde, claro, que você venha "vestindo" o relógio e ele venha em estado de "usado", ou seja, sem aquele monte de lacres, etiquetas, etc.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Leandro

Além disto, você só deve estar com um relógio, então, deve sair do Brasil sem relógio, comprar o seu lá e voltar ou Brasil com apenas um relógio, se tiver um segundo na mala, mesmo que seu antigo relógio (que provavelmente será importado), o novo pode ser taxado.

Um abraço,
Leandro

lucius

E só podemos sair e voltar com apenas um relógio?

Um homem prevenido vale por dois  ;D !

Como fiscalizam isto e podem dizer que o relógio que está no pulso é mais novo que o que está na mala e vice versa?

Há uma declaração específica para saída de relógios?

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

igorschutz

A legislação não é muito clara, diz apenas que bens de uso pessoal são isentos, e lista relógios como exemplo de uso pessoal.
Ela não impõe limites e nem determina regras específicas.

Quando falam pra você entrar só com um relógio, é uma precaução. Não quer dizer que você será taxado se entrar com dois ou mais.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Leandro

A Declaração de Saída Temporária de bens não existe mais.  A lei não menciona especificamente estes itens (1 câmera, 1 telefone, 1 relógio), fala em bens de uso pessoal e isto depende de interpretação do agente da RF (que está orientado a deixar passar os três itens).  Esta recomendação de entrar com um relógio eu ouvi do porta voz da Receita em São Paulo, em uma entrevista ao Globo News.

Um abraço,
Leandro

O Cara

É amigos, mas no caso das compras no freeshop, você compra, já arranca as Tags, reduz a pulseira e coloca no pulso imediatamente?
Joga a caixa na bagagem e vem embora.

Eu só pretendo comprar na volta e se sobrar dinheiro, não vou ficar minha estada toda sem relógio, terei que ir com meu skydiver velho de guerra e o tadinho voltará dentro da meia, sei lá.
Um abraço
Fábio

Sergiaum

até onde eu sei, o que havia mudado nesses ultimos tempos eh que vc podia, além da cota (acho q a cota eh U$ 500), entrar com 1 relogio, 12 garrafas de bebida, 1 caixa de charutos, 1 notebook, 1 camera e outras coisas mais (independentemente do valor delas)...

acho q era uma portaria da RF ou algo assim e ela dizia exatamente com o q vc podia entrar no pais e nao seria taxado e nem entraria na cota... isso, inclusive, foi bem divulgado (saiu em jornal, na veja, na epoca, etc.)...

quanto a sair do pais com um relogio que vc ja possui, eu sempre soube q vc tinha q declarar... mas, em ultimo caso, saia com um relogio q tem NF e leve a nota... qdo vc for entrar, se perguntarem, vc diz q um eh o q vc esta trazendo de fora e q o outro vc já possuia (e mostra a nf dele)...

nessa linha, n tem problema nenhum se vc quiser trazer 10 relogios de U$ 50 (considerando q a cota eh realmente U$ 500) + 1 "por fora" da cota... mas isso desde q n fique caracterizado que vc esta trazendo pra revender/comercializar... ou, se vc sabe q n vai estourar a cota, vai com um seu q eh baratinho... ai se te encherem, vc n vai pagar imposto, pois esta dentro da cota...

quanto ao freeshop, entra nessa cota e tb vale o negocio dos "produtos individuais"... comprar no freeshop e comprar lá fora, nesse aspecto, eh a mesma coisa...

abs.

O Cara

Sergiaum, mesmo estando abaixo da cota acho pouco provável que uma pessoa possa entrar com 10 relógios e não tê-los apreendidos (nesse caso acho que dá apreensão mesmo, nem pagando imposto vão liberar) porque fica caracterizado comércio (mesmo não sendo, vai tentar discutir com um oficial da RF).

Mas no meu caso em particular estou visando um relógio de uns USD800,00, pouca coisa acima da cota e vou trazer apenas ele mesmo (além de umas garrafas de vinho e um óculos, mas no contexto isso é irrelevante).

A idéia é comprar no Freeshoping devido à oferta ser maior, não por achar que automaticamente estará isento.

Na verdade eu to até me precipitando um pouco, pois vou curtir minhas férias e o relógio só virá se sobrar dinheiro, mas já quero saber até onde posso chegar e como devo proceder.

Na ida irei com um reloginho barato mesmo, um Technos Skydiver ou um Orientzinho diver, acho que com esses não terei problemas não, são relógios nacionais, nem tem como eles alegarem que comprei fora do país.

A dúvida é quanto ao outro mesmo, se estiver correto o que você disse, posso trazê-lo na bagagem na caixa, com nota, tags, sem problemas pois é de uso pessoal e apenas uma peça.

Eu acho que não terei problemas, mas em todo caso é bom perguntar né.
Um abraço
Fábio

O Cara

Muito obrigado Paulo,
vou "colar" aqui em baixo o que é de nosso interesse:

Eletrônicos de uso pessoal
celular, máquina fotográfica, mp3, kindle, relógio de pulso etc.

Quantidade máxima permitida: 1 modelo por pessoa (isento de impostos)
ou até 03 modelos novos idênticos (mas nesse caso entram na cota).

Cota de importação:
Bens de uso pessoal (novos ou antigos, mas usados), estão isentos da cota de importação. Produtos novos, na embalagem, entram na cota de importação.

O benefício vale apenas para uma unidade de cada produto.
Não entram nesta categoria laptops e filmadoras.
Um abraço
Fábio

Rodrigo_swiss

Citação de: O Cara online 05 Julho 2011 às 19:30:11
Muito obrigado Paulo,
vou "colar" aqui em baixo o que é de nosso interesse:

Eletrônicos de uso pessoal
celular, máquina fotográfica, mp3, kindle, relógio de pulso etc.

(...)

Tá, mas só os quartz são eletrônicos... será que para um mecânico depende da interpretação do fiscal?

solano

Amigo

Desencana ! Eles não estão olhando muito não e Vc vem da Argentina, não é ? Compre seu relógio e se quizer traga na caixa com tudo dentro ! ;) É de uso restrito e pessoal. Agora mais de uma unidade nova pode ser problema... Se quizer leve uma relógio " velho de guerra " e diga que o mesmo está atrazando, com defeito e Vc TEVE que comprar outro ! ;D ;D ;D ;D ;D ;D

No problem ! ;)

Abs,

A tempo: A turma que vem de Miami, NY, etc... Correm mais riscos!

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

O Cara

Isso aí Solano,
já comprei as passagens, hotel (graças à ajuda de sua esposa), já liguei para ambos e confirmei tudo, se o vulcão não atrapalhar dia 21 eu to partindo.
Agora vou entrar na fase de anotar as dicas que me deste e tem 2 tópicos aqui no fórum falando sobre B.A., vou anotar todas as dicas.
Até livrinho com mapa já comprei, kkkkkk.

Se sobrar um dinheirinho virei com um mimo no pulso.
Um abraço
Fábio

zE_

Citação de: O Cara online 06 Julho 2011 às 14:14:15
Isso aí Solano,
já comprei as passagens, hotel (graças à ajuda de sua esposa), já liguei para ambos e confirmei tudo, se o vulcão não atrapalhar dia 21 eu to partindo.
Agora vou entrar na fase de anotar as dicas que me deste e tem 2 tópicos aqui no fórum falando sobre B.A., vou anotar todas as dicas.
Até livrinho com mapa já comprei, kkkkkk.

Se sobrar um dinheirinho virei com um mimo no pulso.

Ihhh tinha até esquecido que voce vai tambem. Duvido voce nao voltar com uma novidade no pulso  ;D

solano

O Cara

Estou fazendo o possível para "colar" mais uma "figurinha" no "álbum".
Mas o intuito principal da viagem são as férias mesmo, o mimo só virá se sobrar algum.

E o encontro de julho????
Seria bom se ele saísse antes da viagem para podermos trocar uma idéia, topam?

Um abraço
Fábio

solano

O Cara

Então vamos oficializar?

Que tal terça-feira da semana que vem, dia 12?
Qual horário e local?
Um abraço
Fábio

solano