Menu principal

Relógio "Jean Perret" - vale a pena recuperar?

Iniciado por Bernardo, 10 Julho 2011 às 14:21:22

tópico anterior - próximo tópico

Bernardo

Tenho um relógio da marca "Jean Perret" e gostaria da opinião dos amigos sobre se valeria a pena ou não tentar recuperá-lo.

O relógio funciona com relativa precisão mas para quando se aproxima o instante da mudança do calendário.

Parece ter entrado água no passado. Na tampa está escrito, entre outras coisas, "Tested at 20 atm 600 feet".

Abs,

Sergiaum

pra ser sincero, nao conheco a marca... mas por ate uns R$ 150 eu recuperaria...

ele era seu/da sua familia ou vc comprou? tem historia?

a caixa tem um desenho muito bonito... ela + bezel + vidro devidamente restaurados ficarao lindos!

apenas olhando o movimento nao consigo dizer muita coisa (nao conheco mto)... mas por ser automatico, 25 rubis, suisso... parece q tem coisa boa ai...

me avisa se decidir nao recuperar q eu fico com ele... ;)

abs.

Bernardo

A marca parece ser antiga (1893) e possui um site - http://www.jeanperret.com

Tenho o relógio há cerca de 2 anos. Veio num lote de relógios antigos e parados.

Interessante observar a escrita no mostrador de "25 rubis", quando seria mais comum "25 jewels". Vi o mesmo em fotografias de outros modelos da marca.

Abs,

Paulo Sergio

Olá amigo...
Bela peça...
Eu recuperaria...
Creio que esse "musgo"  ;D ;D ;D  não é de fábrica,  ;D ;D ;D podendo ele, ou "seres semelhantes", serem os responsáveis por essas "paradas"!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Cigano

Caro Bernardo, achei bonito esse modelo, e pelo estanque de 200m, faz o tornar um diver vintage, (particularmante) eu acho muito atraente os divers vintage... Eu játinha visto essa marca nos ML das vida!!
Eu recuperaria sim, porém deixaria o mais original possívem, pricipalmente o composto luminoso dele que está com uma pátina uniforme e bonita!!

Ele está parado de tudo, ou da alguma "giradinha" no segundeiro ??
Essa máquina se parece muito com as Eta 27xx !!

Boa sorte na recuperação, caso faça a tal recuperação, nos mantenha informado!!
Eu já muitos relógios suiços, com a descrição "rubis" e não jewels no mostrador...
Abraços,
Cigano!

Bernardo

Citação de: Cigano online 10 Julho 2011 às 23:28:59

Se eu colocar ele no pulso numa manhã ele irá funcionar bem até a noite, parando quando inicia a troca do calendário. Neste instante, se os ponteiros forem adiantados até concluir a troca do calendário, ele volta a funcionar. Resumindo, parece faltar força para fazer o calendário "pular".

Abs,

Sergiaum

Citação de: Cigano online 10 Julho 2011 às 23:28:59Caro Bernardo, achei bonito esse modelo, e pelo estanque de 200m, faz o tornar um diver vintage, (particularmante) eu acho muito atraente os divers vintage... Eu játinha visto essa marca nos ML das vida!!
Eu recuperaria sim, porém deixaria o mais original possívem, pricipalmente o composto luminoso dele que está com uma pátina uniforme e bonita!!

Essa máquina se parece muito com as Eta 27xx !!

Boa sorte na recuperação, caso faça a tal recuperação, nos mantenha informado!!
Eu já muitos relógios suiços, com a descrição "rubis" e não jewels no mostrador...

cigano, se me permite, mas eu faria uma modificacaozinha: nao repintaria os marcadores do bezel.. deixaria o bezel td preto...

eu sei q ele esta desgastado, mas imaginando ele pintado, achei q ele ficou bem melhor assim (e todo preto ficara ainda melhor)... pra mim esse relogio nao ta c/ jeitao de diver... e o bezel c/ os marcadores brancos acabou destoando dessa caixa "estilo" datejust...

abs.

Bernardo

Mais informações sobre o movimento:

- frequência de 21600 bph
- aceita corda pela coroa
- sem "hack"
- sem câmbio rápido
- incabloc

A coroa não é rosqueada.

O bezel parece ser fixo. Se for móvel, está "emperrado".

Abs,

Cigano

Citação de: Bernardo online 10 Julho 2011 às 23:39:36
Citação de: Cigano online 10 Julho 2011 às 23:28:59

Se eu colocar ele no pulso numa manhã ele irá funcionar bem até a noite, parando quando inicia a troca do calendário. Neste instante, se os ponteiros forem adiantados até concluir a troca do calendário, ele volta a funcionar. Resumindo, parece faltar força para fazer o calendário "pular".

Abs,

Então parece ser simples, agora sim, mais animo para fazer a recuperação!!

Citação de: Sergiaum online 11 Julho 2011 às 00:04:20
cigano, se me permite, mas eu faria uma modificacaozinha: nao repintaria os marcadores do bezel.. deixaria o bezel td preto...

eu sei q ele esta desgastado, mas imaginando ele pintado, achei q ele ficou bem melhor assim (e todo preto ficara ainda melhor)... pra mim esse relogio nao ta c/ jeitao de diver... e o bezel c/ os marcadores brancos acabou destoando dessa caixa "estilo" datejust...

abs.

Opa fique a vontade, caro Sergiaum, tem toda a razão, pois tinha me esquecido do bézel, pois é, eu faria também, aqui em CG-MS, tinha uma empresa que fazia esse tipo de serviço, porém não ouvi mais falar nesse serviço, pois ela fazia as remarcações das teclas das calculadoras financeiras da HP, as com teclas de plástico, pois o serviço ficava muito bom, um primo meu já tinha mandado fazer o mesmo tipo de serviço no teclado no laptop dele....
Abraços,
Cigano!

Cigano

Citação de: Bernardo online 11 Julho 2011 às 00:13:44
Mais informações sobre o movimento:

- frequência de 21600 bph
- aceita corda pela coroa
- sem "hack"
- sem câmbio rápido
- incabloc

A coroa não é rosqueada.

Abs,

Eu tenho um Technos com ETA 2782, o movimento dele tem as mesmas características que você passou do seu relógio caro Bernardo, porém tem 17 jewels, e tenho um Classic com ETA 2783, é muito parecido, porém tem hack e câmbio rápido, e tem 25 jewels!!
Abraços,
Cigano!

cass

Caro amigo, recupere, vale a pena sim,
observe na tampa, parece que a rosca da tampa tem uns amassados, é isso?
Sera que esta entrando aguar por ai?
ele é plaque?....

att
cassiano
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Bernardo

Citação de: cass online 11 Julho 2011 às 01:36:52
observe na tampa, parece que a rosca da tampa tem uns amassados, é isso?
Sera que esta entrando aguar por ai?
ele é plaque?....

O ressalto onde fica a rosca não está amassado - a fotografia é que não está suficientemente boa.

Na foto não dá para identificar, mas internamente e ao redor do ressalto onde fica a rosca há um pequeno filete ondulado, acho que decagonal, cujas partes mais altas tem cerca de 2/5 da altura do ressalto da rosca. Na fotografia, tal filete e o ressalto da rosca parecem ser uma coisa só e se têm a impressão de que está amassado.

A caixa é plaquê sim.

Abs,

cass

Ata,,,entendi....esse filete tem em alguns omegas geneve tambem,,acho que é para dar um supote no calibre,,

obrigado por responder..

att
cassiano
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Cigano

Deve ser esse o ressalto que o caro Cass está falando !!

Essa aí é a tampa do meu Technos, aquele que dei uma geralzinha tempos atrás !!

PS: Achei uma foto de um Mirvaine, e está escrito Rubis e não Jewels no mostrador!!

Abraços,
Cigano!

Bernardo

Citação de: Cigano online 12 Julho 2011 às 10:25:00
Deve ser esse o ressalto que o caro Cass está falando !!

Essa aí é a tampa do meu Technos, aquele que dei uma geralzinha tempos atrás !!

É justamente esta a configuração da tampa do Jean Perret. A oxidação que aparece na última foto da primeira mensagem deste tópico se desenvolveu no filete ondulado interno, que parece ser feito de material diferente do restante da tampa.

Abs, 

michelim

Manda ver! Vai ficar legal o resultado! Eu tentaria arrumar outro bezel, ou então reformaria este
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

sat

Antigamente, a coisa era engraçada. Relógios interessantes, com máquinas ótimas, de marcas inexpressivas e caixas, muitas vezes, de materiais ruins Eu possuo um Mafil, que reformei, devido a um erro do vendedor, que quis me agradar e limpar o mostrador e acabou estragando. Paguei R$ 56,00, no relógio, mas, a reforma acabou custando um horror! Não me importei, não vendo relógios mesmo.
Esse relógio possui uma máquina interessante: uma ETA 24XX, com 30 rubis.
Uma precisão incrível! Superior à de um Eterna, que possuo!
Também está escrito "RUBIS", em vez de "JEWELS".
Mas, a caixa... :'(
Uma porcaria de metal cromado :'(
Abraços,

SANDRO

sat

E, sobre o relógio do tópico: lindo! Eu o recuperaria, sim.
Abraços,

SANDRO

Paulo Sergio

Citação de: michelim online 12 Julho 2011 às 13:32:41
Manda ver! Vai ficar legal o resultado! Eu tentaria arrumar outro bezel, ou então reformaria este

Será que esse bezel teria condições de reforma???
Aliás, os amigos saberiam dizer alguma coisa sobre "reforma" de bezel... até onde sei, somente a troca resolve...
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Bernardo

Pois é, o relogio ainda não foi recuperado - está na "fila". Parece que existe, na net, uma abundância de falta de informação sobre o referido modelo.

Algumas questões que gostaria de trazer para os amigos:

1) Observando melhor a máquina, vi que é "ETA 2772". É um bom calibre? Fácil de encontrar peças?

2) Sobre o acrílico: talvez a substituição seja inevitável. Será que se consegue outro, semelhante ao original, com a lente de aumento sobre o calendário?

3) Retirei o bezel. Trata-se de um plástico encaixado na parte superior do relógio, e só. Será que falta algo? Não há nenhuma moldura de metal ao redor, como pode ser visto em foto postada anteriormente. Reparem que há ranhuras ao redor do bezel, as quais são estampadas no próprio plástico. Havia muita sujeira embaixo e ao redor dele, a qual retirei. Agora ele gira, mas será que é mesmo feito para girar? Não faz nenhum "clique" ou algo parecido. A impressão que tenho é, que se ficar girando, pode causar uma folga com o tempo e o bezel não fixar mais. Por outro lado, lembro que no fundo está "TESTED AT 20 ATM 600 FEET" e que a vedação parece muito bem feita, o que, de certa forma, parece não condizer com a aparente fragilidade do encaixe/fixação do bezel.

Repetindo uma foto postada anteriormente, onde se pode ver detalhes do bezel:

Abs,