Menu principal

Meu primeiro desmonte de uma máquina por inteiro....(UT 6497)

Iniciado por Cigano, 22 Julho 2011 às 01:16:45

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Olá passoal, não sei se vocês se lembram que recebi algumas máquinas e ferramentas do caro Meneghetti, entre essas máquinas, estava um lindo Mirvaine de bolso, com UT 6497, assinada e tudo, pois então, depois de várias dicas passadas, e puxões de orelhas dele, resolvi desmontar o Mirvaine por inteiro, o relógio está em ótimas condições, está apenas com problema no aro do balanço... parece estar meio torto...

Vamos lá....  

Preparando o espirito.... :( :(

Movimento solto, e soltanto a Tige e Côroa.

Movimento fora da caixa, e alinhando ponteiros para retirada...

Ponteiros retirados, e Tige no lugar...

Mostrador retirado...

Começando a tremer as pernas...rsrsrs

Balanço, Ponte da âncora, âncora e roda do tambor de corda retirados...

Ponte do tambor de corda retirado...

Ponte da rodagem retirado...

Rodas retiradas... (aí, não consegui soltar a roda central, pois  parece estar colada na "CHAUSSÉE") :-\

Tige e côroa, pinhão "Coulant" fêmea e macho...

Parte do mostrador...

Aí a Chauseé, não consegui tirar não!! :( :(

Caixa, mostardor, aro com cristal, 1ª e 2 tampa.

Ponteiros...

Pecinhas reunidas...rsrsrs ;D ;D ;D... doidas para voltar de onde sairam!! ;D ;D

Ferramentas que usei para o feito... quero dizer, para o desfeito....rsrsrs :D ;D

Depois vou remontar, aí posto uma sequência de fotos melhor( se eu conseguir  ;D ;D), pois a bateria do celular esta no fim, por isso as fotos ficaram com a ordem um pouco aleatórias.... :( :(

Espero que gostem do desmonte, por enquanto é isso!! ;D ;D

Quero deixar aqui o meu agradecimentos ao fórum, e claro ao caro amigo Meneghetti, que tem me dado uma força para ajudar a entender melhor as máquinas...

Em breve ( espero que logo) eu volto que a montagem!!
Abraços,
Cigano!

igorschutz

Desmontar é fácil, eu mesmo, que sou toscão, já fiz diversas vezes. Quero ver é montar! ;D ;D ;D ;D ;D   Eu nunca consegui... :'( :'( :'(

Parabéns pelo esforço, Cigano! Agora esperamos a próxima fase.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Legal Cigano!!!!

Vai com tudo, pé-na-tábua..............Sangue de relojoeiro aprendiz tem poder!!! ;).......vc. vai conseguir montar!! ;D

Recebi um e-mail anônimo ::) com uma suposta foto do nosso amigo Cigano!.........não sei dizer se é sério

Abs

Gravina

jokr82

Citação de: Gravina online 22 Julho 2011 às 12:04:29
Legal Cigano!!!!

Vai com tudo, pé-na-tábua..............Sangue de relojoeiro aprendiz tem poder!!! ;).......vc. vai conseguir montar!! ;D

Recebi um e-mail anônimo ::) com uma suposta foto do nosso amigo Cigano!.........não sei dizer se é sério

Abs

Gravina

ESSE gRAVINA!! SÓ O SENHOR MESMO  ;D ;D

shun

Me junto ao Igor no grupo dos que conseguem desmontar um movimento, mas não conseguem remontá-lo novamente..! hahahahhahaha  :'(

vinicius

Meneghetti

Boa tarde caros colegas  ;D ;D como tenho dado algumas aulas ao amigo cigano até ai tudo bem  8) 8) mas eu não tenho nada a haver com o mestre da foto  ;D ;D sou mais joven e até mais bonito do que o mestre da foto  ;D ;D ;D ;D ;D

Como eu sempre digo o desmontar é o mais dificil do que o montar  8) 8)   

Abraços a todos  8) 8) 8)

Meneghetti

O movimento que o mestre aqui da foto está ensinando ao aluno dele é um movimento da marca Europa ou Silco  os dois depertadores são de viagens ...  quem aposta em um dos dois  ??? ??? ??? ???

Cigano

Citação de: igorschutz online 22 Julho 2011 às 09:05:35
Desmontar é fácil, eu mesmo, que sou toscão, já fiz diversas vezes. Quero ver é montar! ;D ;D ;D ;D ;D   Eu nunca consegui... :'( :'( :'(

Parabéns pelo esforço, Cigano! Agora esperamos a próxima fase.

Um abraço,

Igor

Sim caro Igor, vou tentar montar ele tudo certinho, acho que vou conseguir, quem está me dando umas aulas e dicas a distância é o caro forista Meneghetthi.

Obrigado pela força, espero voltar sim com boas noticias á respeito da montagem do movimento em questão!!
Tenha um ótimo final de semana!! 8)

Citação de: Gravina online 22 Julho 2011 às 12:04:29
Legal Cigano!!!!

Abs

Gravina

Muito obrigado pela força co mestre Gravina, pois creio voltar com resultados positivos.
Quem será que lhe enviou, agora é tarde para negar... aí nesta foto, foi meu 1º contato com a relojoaria, pois nessa época não deu muito certo.... ;D ;D ;D ;D ;D

Obrigado pela descontração caro mestre Gravina, tenha um ótimo final de semana!!

Citação de: shun online 22 Julho 2011 às 14:36:40
Me junto ao Igor no grupo dos que conseguem desmontar um movimento, mas não conseguem remontá-lo novamente..! hahahahhahaha  :'(

Ontem mesmo eu estava comentando com o Meneghetti,que eu já tinha desmontado parcialmente um Seiko 6319, consegui montar ele, ele funcinou de novo, porém o balanço dele foi pro sac* !! E é ro$$i encontrar um balanço para esse movimento!!
Tenha um ótimo final de semana!!

Citação de: vinicius online 22 Julho 2011 às 15:58:59
O Cigano é jovem!  hahahahah

Boa sorte Cigano

Abs

Quase, falta um pouco mais de 2 anos para chegar aos 30  ;D ;D ;D ;D
Obrigado caro Vinicius, e tenha um ótimo final de semana!!

Citação de: MENEGHETTI online 22 Julho 2011 às 16:17:16
Boa tarde caros colegas  ;D ;D como tenho dado algumas aulas ao amigo cigano até ai tudo bem  8) 8) mas eu não tenho nada a haver com o mestre da foto  ;D ;D sou mais joven e até mais bonito do que o mestre da foto  ;D ;D ;D ;D ;D

Como eu sempre digo o desmontar é o mais dificil do que o montar  8) 8)   

Abraços a todos  8) 8) 8)

Sim, e mesmo a distância, está sendo essencial para o primeiro desmonte completo, agora vou ver a teoria da facilidade na remotagem quando eu for montar, espero que tu esteja certo disso caro Meneghetti!!

Citação de: MENEGHETTI online 22 Julho 2011 às 19:59:43
O movimento que o mestre aqui da foto está ensinando ao aluno dele é um movimento da marca Europa ou Silco  os dois depertadores são de viagens ...  quem aposta em um dos dois  ??? ??? ??? ???

Prefiro não comentar, sobre esses movimento sou um 0 á esquerda!! ;D ;D
Deixo essa para os caro colegas responderem!! 8) 8)

Tenha um ótimo final de semana caro Meneghetti !!
Abraços,
Cigano!

automatic for the people

Bernardo

Prezado Cigano,

Parabéns pela desmontagem. Qual o tipo de óleo que você irá usar para a lubrificação?

Abs,

Bruno Mendonça

Bruno Mendonça

Cigano

Citação de: automatic for the people online 23 Julho 2011 às 11:54:32
Muito bacana cigano!

Abs

AFTP

Muitoobrigado caro AFTP... pois tenho muito a aprender com mestre Meneghetti, ele que está me guiando, e até agora estou satisfeito.

Citação de: Bernardo online 23 Julho 2011 às 18:25:58
Prezado Cigano,

Parabéns pela desmontagem. Qual o tipo de óleo que você irá usar para a lubrificação?

Abs,

Muito obrigado caro Bernardo, pois então, por enquanto, estou apenas praticando a montagem e desmontagem, depois que eu estiver bem nesta parte, o forista Meneghetti irá me passar as dicas de como lubrificar e qual tipo de óleos usar, por enquanto só praticando desmontagem e montagem, pois só assim para gravar a ordem e nome das "pecitas", e é verdade, pois já estou conseguindo indentificar com mais facilidade as peças pelo nome!!

Citação de: Bruno Mendonça online 23 Julho 2011 às 19:21:04
Muito Bom Cigano, parabéns!

Abraço

Muito obrigado caro Bruno, estou gostando muito dessa minha nova fase do hobby!! Espero que continue indo tudo bem ;D ;D ;D

PS: Pessoal o já remontei todo o relógio, depois eu postarei as fotos, pois tinha peças que eu achava que eu nunca iria conseguir repor no lugar, pelo fato do tamanho minúsculo, como eu tenho um sério problema de visão, mesmo usando lupa, não fica tão facil para mim, mais consegui, é o caso da báscula, ela estava empurrando a mola da tirete para trás, fazendo com que a tirete não segurasse a tige, aí consegui passar a mola da tirete por cima da báscula, fazendo o conjunto voltar a funcionar normalmente, ficou tudo bem agora!!

Fico muito agradeço pelos comentários dos caros colegas, issoé muito motivador!!

Obrigado Pessoal!!
Abraços,
Cigano!

O Cara

Parabéns Cigano, sou mais um do grupo do que desmontam fácil qualquer coisa (pra isso existe marreta, pé de cabra e picareta), agora montar realmente é outra história.

Tenho fé que você vai conseguir, kkkkkkk.

Força aí amigo.
Um abraço
Fábio

Cigano

Citação de: O Cara online 24 Julho 2011 às 19:16:07
Parabéns Cigano, sou mais um do grupo do que desmontam fácil qualquer coisa (pra isso existe marreta, pé de cabra e picareta), agora montar realmente é outra história.

Tenho fé que você vai conseguir, kkkkkkk.

Força aí amigo.

Boa noite caro amigo sumido Fábio...rsrsrs muito obrigado, fácil, fácil não é, mais ontem consegui montar o bixin, está funcionando, porém o balanço dele está bixado!!
Mais se não fosse as dicas e incentivo do amigo e forista Meneghetti, eu nem tinha saido do lugar com essa UT...

Obrigado pela sua participação, e hoje mais tarde eu posto a remontagem, e talves um video das rodas girando.
Abraços,
Cigano!

Jefferson

Que legal Cigano, parabéns, especialmente pela coragem!  ;)

Eu tenho alguns aqui nos quais poderia praticar, mas ainda não me animei...

Quem sabe você encontra um balanço novo para ele.

Poste as fotos da montagem!

Abraço,

Jefferson

Cigano

Citação de: Jefferson online 24 Julho 2011 às 21:50:51
Que legal Cigano, parabéns, especialmente pela coragem!  ;)

Eu tenho alguns aqui nos quais poderia praticar, mas ainda não me animei...

Quem sabe você encontra um balanço novo para ele.

Poste as fotos da montagem!

Abraço,

Jefferson

Caro Jefferson, muito obrigado, olha na montagem eu tive mais coragemdo que para desmontar, foi bem mais fácil !!

Então precisa do balanço completo, pois além do aro do balanço estar empenado, está comcola para segurar o antishock!!

Fotos da montagem ?? É pra já !!! ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Cigano

Pessoal como prometido, a remontagem, sem mistérios, e ocorreu tudo bem.

Aqui já com ponte de rodagem!

Com tambor de corda, "collant" macho e fêmea com tige, já em seus devidos lugares!

Platina principal em seu lugar!

Aqui com roda do tambor de corda, e âncora e a ponte da âncora em seus lugares

Aqui o mecanismo praticamente montado.

Mecanismo, já posto na caixa.

Com ponteiro de horas.

Com ponteiro de minutos.

Com ponteiro de segundos, faltando apenas o aro com acrílico.

Com acrílico no lugar.

Uma giradinha nos ponteiros, para ficar mais bonito...rsrsrs

Fiz dois videos pequenos depois de montado, um com movimento ainda fora da caixa, e o outro já dentro da caixa com os ponteiros no lugar!!
Video-1 Video-2
Os videos estão ruim, pois gravei com celular mesmo, assim como as fotos, também foram tiradas com celular!! :-[ :-[...rsrsrs

Pessoal, por enquanto é isso, confesso que gelei mais para desmontar do que para montar, agora só falta o balanço para que o relógio volte a viver.
Aliás, se algum dos colegas tiver esse balanço sobrando por aí para e quizer negociar, ou doar, me mande uma mp"zinha" ou pode postar aqui mesmo...
Ainda vou desmontar ele novamente para o próximo passo do aprendizado (by Meneghetti), que é a lavagem da máquina e lubrificação correta, só no final colocarei o balanço para funcionar!!

Agradeço desde já, pelas criticas, comentários e sugestões!!
Qualquer novidade, volto a postar!!

Tenham uma ótima 2ª feira !!
Abraços,
Cigano!

BCRodrigues

Parabéns Cigano....já recebi duas sucatas de um citizen "chifrudinho" para desmontar e montar....mas falta-me assessoria e coragem....valeu...vc tá me animando a começar.....abraçãooooo :) :) BC
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Meneghetti

Parabens caro colega Cigano  8) 8)  bacana mesmo joia joia  :D :D :D