Menu principal

Como funciona um calendário perpétuo?

Iniciado por dexter30, 29 Agosto 2011 às 10:34:25

tópico anterior - próximo tópico

dexter30

De que forma um relógio mecânico "sabe" quais meses têm 30 e 31 dias, ou 28 e até 29 dias em anos bissextos?

Adriano

Por meio de uma série de engrenagens com desenhos específicos para pular corretamente os dias, meses e anos. É o desenho das engrenagens que determina se o disco do calendário deve continuar girando até o dia 31 ou pular o dia 30, ou pular até o 29, ou não pular o 29 de fevereiro em anos bissextos.

Abraços!

Adriano

dexter30

Legal a explicação.. Obrigado Adriano!

Adriano

Dê uma lida neste velho e bom artigo do Walt Odets, dá uma idéia superficial de como funciona o treco.

http://www.timezone.com/library/horologium/horologium0015

Abraços!

Adriano

wilbor

Adriano, valeu pelo link! Excelente matéria!

Citação de: Adriano online 29 Agosto 2011 às 14:03:34
Dê uma lida neste velho e bom artigo do Walt Odets, dá uma idéia superficial de como funciona o treco.

http://www.timezone.com/library/horologium/horologium0015

Abraços!

Adriano

flávio

O principal do sistema é a roda com ressaltos múltipos. Ali estão "programados" os avanços menores ou maiores de dias.
Esse vídeo da IWC dá uma idéia, mas tenho um em DVD da Patek que é mais explicativo, do museu. Fiquei um pouco perdido neste na IWC, mas dá para o gasto. Vejam que não é algo tão simples.

http://www.youtube.com/watch?v=00k6sjow_jo

Flávio

O Cara

E para acertar um relógio desses, é complicado?

Obrigatório ter um Watch Winder para não deixá-lo parar hein.
Um abraço
Fábio

igorschutz

Tem uns mais fáceis e uns mais difíceis.

O calendário perpétuo da UN, por exemplo, é tão fácil de acertar quanto um relógio com data simples; já um Patek, com seus zilhares de ponsoirs, precisa ser acertado dentro de um horário específico e numa ordem correta. O que ferra a vida, especialmente, é a presença do indicador de fases da lua.

Mas quem tem um relógio desses normalmente tem um watchwinder, que custa pouco perto do preço do relógio (aliás, há muito ww por aí que custa menos do que uma pulseira de boa qualidade).
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

FALCO

Citação de: O Cara online 30 Agosto 2011 às 02:48:12
E para acertar um relógio desses, é complicado?
...

O mais "interessante" deles é o da IWC...
Caso seu amigo, de sacanagem, acerte-o para 2012, ou você deixa-o parado, por um ano, até ele alcançar a data ou manda para a autorizada para acertar...
E este relógio custa caro...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Adriano

Fernando, tem certeza que é assim? (Não é uma pergunta retórica!)

O calendário não vai para frente e para trás? Todos os calendários perpétuos que já mexi, embora não tenham sido muitos, o calendário vai para frente e para traz. Se passar um dia, ou um mês, ou um ano para frente, sem querer, é só voltar.

Abraços!

Adriano

michelim

Citação de: Adriano online 30 Agosto 2011 às 12:13:51

O calendário não vai para frente e para trás? Todos os calendários perpétuos que já mexi, embora não tenham sido muitos, o calendário vai para frente e para traz. Se passar um dia, ou um mês, ou um ano para frente, sem querer, é só voltar.

Abraços!

Adriano

O IWC Perpetual é pra frente e pra trás com certeza, quando fui para Aruba, fiz exatamente esta pergunta ao vendedor, e testei o calendário pra frente e para trás, dia a dia...
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

Citação de: michelim online 30 Agosto 2011 às 12:31:58
Citação de: Adriano online 30 Agosto 2011 às 12:13:51

Abraços!

Adriano

O IWC Perpetual é pra frente e pra trás com certeza, quando fui para Aruba, fiz exatamente esta pergunta ao vendedor, e testei o calendário pra frente e para trás, dia a dia...

Falei besteira!!!   :-X :-X :-X
Confundi as bolas, o calendário e fases da lua só vai pra frente mesmo!! eu lembrei que o cara pediu para que o calendário que estava com um mês de defasagem não fosse adiantado além da data, não sei porque cargas dágua eu fiqei na cabeça poderia mexer pra frente e pra trás!

michelim